• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal quem é mais velho?

acho que não adianta discutir sobre a raça do Tom bombadil.
mas sobre quem é o mais velho eu acho que Tom é o mais velho mesmo pois no Conselho de Elrond ele foi chamado do o primeiro.
 
mas sobre quem é o mais velho eu acho que Tom é o mais velho mesmo pois no Conselho de Elrond ele foi chamado do o primeiro.

Sim, no Conselho de Elrond Glorfindel disse:"Acho que, no fim, se todo o resto for conquistado, Bombadil sucumbirá, vindo a ser o Último, da mesma forma como foi o Primeiro; e então a noite virá." (SdA, p. 276)

Além disso, na p. 134 do SdA, o próprio Tom disse:"Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore."

Isso quer dizer que Tom já estava na Terra Média antes mesmo de Yavanna ter plantado as árvores. E no silmarillion, quando Yavanna se preocupava com o fato de que suas criações (principalmente as árvores) sentiriam, futuramente, o golpe dos machados dos anões que Aulë "criara". (Silma, p. 41) Manwë disse após seus pensamentos chegarem até Ilúvatar: "As águias habitarão as montanhas e ouvirão as vozes daqueles que clamam por nós. Mas nas florestas caminharão os Pastores das Árvores." (Silma, p. 43)

Portanto, as ávores surgiram antes dos Ents e Tom já estava lá quando o primeiro broto de árvore nasceu, logo, Tom é mais velho do que Barbarvore. :wink:
 
axo q toda discussaum q envolve o Tom eh meio complicada d se definir... mas naum axo q tom seja um dos Ainur, mas como Ungoliant,q era uma personificação do Vazio Primordial (acredito eu), Tom era a personificação da pureza no mundo, ou seja, qdo ele pega o Anel e o joga para cima, isso eh bem explicado: ele naum se prende a coisas materiais, importa-se apenas com a floresta e com os seres viventes... por isso, acredito q Tom seja mais velho... :o?:
 
Acho que Barbarvore é a mais velha criatura sobre a TM, já o Tom seria o "humanóide" mais velho, tipo talvez até um espírito mayar que tenha vindo junto com os Valar e as Valier e tenha ficado sem uma forma definida por algum tempo e assumido uma forma semelhante aos elfos (ou aos homens) quando estes surgiram, e o poder do anel não o afeta pq ele não se interessa por esses assuntos.
 
Tom era um ser de espírito, se um ainur, maia, vala ou espírito (que nem Ungoliant) não vem ao caso. O problema é que assim, ele não pode ser cotado como "mais velho" uma vez que é "eterno"

A questão do mais velho é validoa, mas seria entre Fangorn e Cïrdan, dos Portos, queparece ser um elfo "sem mãe" que "acordou"

se os elfos ensinaram os ents a falar, e assim, os toranram parte dos "seres viventes" os primeiros elfos seriam mais velhos que Fangorn. E como Cïrdan é (a primeira vista) um desses elfos, e está na Terra Média, seria ele mais "velho" que Fangorn?

com certeza, os Vanyar mais antigos o são. Mas esses nunca foram à TM.

Abraços.
 
creio q seja Bombadil....ele mesmo disse a Frodo que estava na Terra-Média ha muito tempo...mas se juntar a idade dos dois...pelo amor....da mto tempo :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo