1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Afinal...qual é o nome do mundo ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por [email protected], 16 Jul 2007.

1. N@ndo

[email protected] Escrevendo um livro fantástico

Eu, ainda estou para ler o livro do Senhor do Anéis. Mais, eu vejo vocês falando em Arda, outros falam em Terra-Média...

Afinal, o nome do mundo é Arda ou Terra-Média ?

Abraços.

2. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Arda é o mundo, Terra-média é um continente de Arda.

3. N@ndo

[email protected] Escrevendo um livro fantástico

há bom...então valeu ^^

Abraços.

4. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Extamente, Arda seria o Reino da Terra, parte de Eä (o Universo), onde Endor (Terra-Média) era um de seus continentes.

• Ótimo Ótimo x 1
  5. César

César Usuário

Ana, Arda não seria o Sistema Solar e Imbar a Terra?

6. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Essa é uma concepção mais tardia, que tá no HoME X, e também é válido. Acontece que como os dois materiais não foram publicados em vida, fica em discussão o que é "mais válido". O Silmarillion publicado coloca Arda como a Terra, então esse conceito ganhou mais evidência. Eu não acho difícil de conviver com as duas idéias, só diferenciar no contexto.

7. Tek

Tek Girls tend not to like me

Sistema Solar? Eles já conheciam o Sistema Solar???

8. Kainof

Kainof Sr. Raposo

E o Sistema Solar existe no universo tolkeniano? :tsc:

9. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Não o Sistema Solar, mas o Sistema idealizado por eles, o universo, as estrelas visíveis, etc.

10. Aracáno Elessar

Parte de Eä.

11. César

César Usuário

Eu sei, mas discordo quanto a "pertencer ao Silmarillion" siginificar que uma coisa é mais canônica que a outra. A concepção de Arda como sendo o Sistema Solar entra no Athrabeth Finrod Ah Andreth, e o próprio Christopher afirma que esse trabalho tinha uma certa auturidade:

Me baseando nessas afirmativas de CT creio que o trabalho é mais canônico que as partes correspondentes no Silmarillion. Além do mais, a concepção de Arda como sendo o Sistama Solar não fere as narrativas do Silmarillion. E Tolkien certamente teria feito a mudança se pudesse.

12. Aracáno Elessar

Não é uma questão de canône, ou não, mas sim de contexto das obras, e saber entendê-las dentro de cada um desses contextos.

Por exemplo, como citou Contos Inacabados, temos nessa compilação a apresentação de várias notas de fontes diversas, vertentes de contos que divergem entre si, e ainda assim podemos analisá-los, e através deles construir um "conhecimento" acerca das questões que nos perturbam.

Abraços.

13. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Pois é, eu não disse que o Silma publicado é mais válido, só que ele tem mais evidência porque é um texto mais difundido. A idéia mais tardia é que Arda é o Sistema Solar, mas provavelmente na maior parte das vezes que vermos falar em "Arda", vai ser referindo-se à Terra, porque quase todos lêem o Silmarillion, e poucos lêem o HoME X.

14. Vainkan

Vainkan Não sou um

Bom, vou começar a falar em Imbar então, TAMBÉM.

Mas, ainda me resta uma dúvida, meio off tópic mas ok, onde acho as HoME ??

Nenhum problema com lingua ou importação.

15. César

César Usuário

Eu só tive a impressão pela leitura da sua mensagem anterior que você tinha dito aquilo; se não foi assim, sorry. =]
    Mas também não acho que a questão é se um livro é mais acessível que outro.

Eu não acho, e em quase todos os foruns que eu conheço sempre se fala de Arda como sendo Sistema Solar (isso bem antes de eu conhecer o HoMe X). Como eu sou novo aqui, não sabia que as coisas aqui eram diferentes... =]

Imbar é o termo mais tardio, sendo precedido por Ambar (que se refere à Terra, num texto onde não havia a concepção de Sistema Solar). No "Ambarkanta" Terra-média é chamada de "Ambar-endya" e na coroação de Aragorn ele diz Ambar-metta cujo significado é "o fim do mundo".
    Os HoMe você encontra facilmente em lojas como Amazon.com, Livraria Cultura, Submarino...

16. Excluído049

Excluído049 Excluído a pedido

Exatamente. Dentro do Espaço Infinito, Abaixo das Mansões Eternas de Eä, fica Eä, A Existência. Eä é as Estrelas, Eä é o Céu Infinito, é tudo o que pode e o que não pode ser visto, é aquilo que está dentro ou fora do tempo, e Existe. Eä é tudo o que Existe. Dentro de Eä, em algum lugar perto do centro (onde arde a Chama Imperecível) fica nossa Arda, O Reino. Arda é tudo aquilo que atualmente está sobre o Poder Direto dos Valar e Maiar, aquilo que age sobre os Filhos. Vêm desde Ilurambar até essas bandas. Depois temos Imbar, o conjunto Aman-Endor-Úman, a Terra.

Última edição: 11 Ago 2012
  17. Placebo

Placebo O Bonitão das Tapiocas

deve existir algo a mais. então com oexplicar o material que a espada aglachel foi forjada? n o mínimo em ëa existem também meteoros. :ideia:

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Ilmarinen

Ilmarinen Usuário

Sim existe muita coisa a mais no universo tolkieniano Placebo. A noção referida por Alcarinollon é reminiscente do Ambarkanta e não se aplica mais ao Legendarium canônico pós anos 50.Arda, o nosso sistema solar, não fica perto do centro do Universo (Eä) não.

O nome tardio da Terra, o planeta propriamente dito, é Imbar como o César explicou, sendo Arda propriamente dita o sistema solar inteiro. Mas todos nós, por convenção, o chamamos de Arda mesmo, tomando a parte pelo todo.

Cheque essas mensagens e esse tópico aí onde a matéria foi debatida:

Última edição: 21 Ago 2012
    • Ótimo Ótimo x 1
  19. Placebo

Placebo O Bonitão das Tapiocas

foi apenas uma provocação =]

ainulindalës saudações,
    Placebo.

- - - Updated - - -

é possível a divulgação de vossa monografia?

saudações acadêmicas
    Placebo.

Última edição: 22 Ago 2012
  20. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Por que Tolkien foi vamo dizer, "remodelando" essa ideia de planeta, sistema solar e universo? Até então ele não tinha tudo em mente e ate publicado?

Compartilhar