• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

F. M. Kalyma

Felicidade é andar de chinelo!
. minha linha de pensamento sempre foi focada no objeto anel e, ao perceber que muitos o chamam de o um anel, isso aliado ao fato de ele controlar todos os outros, acabei imaginando que o senhor dos anéis é o próprio anel! e antes que me estigmatizem, acho válido dizer que não sou um profundo conhecedor de todas as obras de tolkien. li apenas a saga do anel, o hobbit e boa parte d'O contos incabados... se eu deixei passar alguma coisa num desses volumes, por favor, digam-me onde.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Bom, pelo meu entendimento, o "Senhor dos Anéis" seria Sauron, uma vez que ele forjou o Um Anel para controlar todos os 3, os 7 e os 9.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Na verdade acho que apenas os 7 e os 9, Sauron não sabia da existência dos 3 inicialmente e também não poderia controlá-los sem que os usurpasse primeiro.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

É dito, n'A Sociedade do Anel, que Pippin comemora a melhora de Frodo em Valfenda gritando "Viva Frodo, o senhor do Anel!" e Gandalf diz "O verdadeiro Senhor do Anel está sentado em seu trono na Torre Escura de Barad-dûr e não aqui." (Nota: Não foram exatamente essas palavras, mas o sentido foi esse)

Então penso que o Senhor dos Anéis era mesmo Sauron. E o título que Frodo dá ao Livro Vermelho é "A queda do Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei."
E quem caiu foi Sauron, mais uma prova de que ele é o Senhor dos Anéis.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Elfos ou Sauron, discute-se muito isso, por um breve período, todos os Anéis de Poder foram utilizados em Eregion entre o tempo em que Sauron deixou os Elfos após a forjadura dos anéis (1590 SE) e quando Sauron forjou o Um Anel (1600 SE), mas logo que Sauron pôs o Um Anel, os Elfos retiraram seus anéis pois finalmente perceberam as maquinações de Sauron e entenderam que suas criações seriam apenas corrompidas e usadas para o mal.Alguns aconselharam a destruição dos anéis, mas os Elfos por eles mesmos não poderiam destruir os anéis - então os ocultaram. Os Sete e os Nove foram separados. Dos Três, Celebrimbor deu um, Nenya, para Galadriel, e os outros dois, Vilya e Narya, para Gil-galad. Por sua vez, Gil-galad manteve Vilya e deu Narya para Círdan dos Portos Cinzentos. Então, quando marchava para a guerra na Última Aliança, ele deu Vilya para Elrond. Uma alternativa para esta versão, dado no Unfinished Tales diz que durante o primeiro Conselho da Segunda Era, foi considerado sábio que Elrond recebesse o anel Vilya e Gil-galad mantivesse Narya, até a partida para a guerra na Última Aliança quando o deu a Círdan. Furioso que seu plano foi revelado e falhou, Sauron fez guerra aos Elfos para reinvidicar os Anéis pois sem sua ajuda eles não teriam sido feitos. As lendas falam que os Elfos Ferreiros fizeram ainda outros anéis menos poderosos quando sua arte ainda estava evoluindo. Eram ensaios e testes que serviam para refinar e aperfeiçoar essa arte... infelizmente nada mais é falado ou conhecido sobre esses anéis de menor poder. Os Elfos de Eregion fizeram todos os anéis, exceto o um Anel que foi feito pessoalmente por Sauron na Montanha da Perdição. Após a derrota de Morgoth na Primeira Era, alguns dos Elfos Noldor remanescentes foram para Eregion e construíram a cidade chamada Ost-in-Edhil por volta do ano 750 da Segunda Era, próxima ao portão oeste da cidade dos Anões, Moria. Por volta do ano 1200, Sauron veio entre os Elfos numa bela forma usando o nome Annatar (Senhor dos Presentes), mas com um plano negro para dominá-los. O maior desejo de Sauron era, como estava escrito em uma passagem da obra:
"... persuadir os Elfos a seus serviços, pois ele sabia que os Primogênitos têm um poder maior que o dos orcs..."
Ele ensinou-lhes conhecimentos secretos, e com seus conhecimentos de artesãos (uma guilda chamada de Gwaith-i-Mirdain, o Povo dos Fazedores de Jóias) criaram os Anéis de Poder entre os quais estão inclusos os Sete e os Nove. Mas Sauron tomou parte na criação desses anéis e guiou os Elfos em sua manufatura. Entretanto, os Três Anéis Élficos foram concebidos e feitos pelo Elfo-ferreiro, Celebrimbor, sozinho, e Sauron nunca tocou os Três. O Um Anel era parte do esquema de Sauron de escravizar e controlar os usuários de todos os anéis de poder e então controlar os Noldor da Terra-média. Sauron planejava a dominação de toda a Terra-média e ele precisava/desejava o controle sobre os Elfos para completar seu plano. Esta foi a razão da forjadura do Um Anel. Sauron foi para Orodruin, a Montanha da Perdição, para forjar o Anel Governante, e colocando nele uma grande parte de seu próprio poder ele criou um meio pelo qual ele poderia escravizar os usuários dos anéis.Ainda se fala que os Nazgûl usavam seus próprios Anéis, este é um ponto muito discutido. Alguns acreditam que os Nazgûl mantinham consigo seus anéis e eram escravizados e controlados por Sauron através deles. Ponderando todos os fatos Sauron é "O Senhor dos Anéis", por criar e ter o poder de controlá-los e volto a tocar no ponto das inscrições do anel ...
Um Anel para a todos governar, um Anel para encontrá-los,
um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los ...

O que me faz pensar que mestre Tolkien, fez sua obra também com intuíto de fazer os leitores pensarem, viajarem em suas imaginações, tentar decifrar o que está ali, ou fazer parecer com que as coisas óbvias não sejam tão óbvias assim.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Realmente o Senhor dos Anéis era Sauron, a qual fez e governou os 7 e os 9 (os 3 parecem que nao tiveram muito efeito)
tanto que, o nome do livro dele foi akele, que já citaram...
e tantas outras coisas que falaram acima
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

O senhor dos anéis era Sauron, sem dúvida.
Quem controlava os anéis? O Um, feito por seu mestre, o senhor dos anéis!
Quem possuía a maioria dos anéis de poder? O Senhor dos anéis, dono dos 9 e de alguns dos 7, além do Um, que era seu por direito.
Quem era o Senhor dos anéis? Sauron, o magnífico! Eu sou o senhor dos anéis, controlo todos se tiver meu Um.

Ficou tosco!XD
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

O senhor dos anéis era Sauron, sem dúvida.
Quem controlava os anéis? O Um, feito por seu mestre, o senhor dos anéis!
Quem possuía a maioria dos anéis de poder? O Senhor dos anéis, dono dos 9 e de alguns dos 7, além do Um, que era seu por direito.
Quem era o Senhor dos anéis? Sauron, o magnífico! Eu sou o senhor dos anéis, controlo todos se tiver meu Um.

Ficou tosco!XD

ficou tosca a parte em negritooo^^
sua referencia ao seu nick hauhaua

mas o resto é vdd
realmente, e o Sauron
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Realmente essa parte ficou tosca!XD
É que o post tava pequeno e eu quis alongá-lo.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Sempre pensei em Sauron!!!! Não me lembro se essa passagem está no livro também (já que há momentos em que os livros e os filmes se misturam quando tento me lembrar de algo), mas no filme A Sociedade do Anel, quando Gandalf está preso em Orthanc, ele diz para Saruman:"só há um Senhor dos Anéis, e ele não compartilha o poder!". Imagino e sempre imaginei ele se referindo a Sauron como o Senhor dos Anéis!!!
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

. minha linha de pensamento sempre foi focada no objeto anel e, ao perceber que muitos o chamam de o um anel, isso aliado ao fato de ele controlar todos os outros, acabei imaginando que o senhor dos anéis é o próprio anel! e antes que me estigmatizem, acho válido dizer que não sou um profundo conhecedor de todas as obras de tolkien. li apenas a saga do anel, o hobbit e boa parte d'O contos incabados... se eu deixei passar alguma coisa num desses volumes, por favor, digam-me onde.
É uma forma muito interessante de pensar, visto que Sauron poderia ser derrotado sem que para isso o Um fosse destruído. O Senhor dos Anéis seria quem dominasse o Um. Friso que, no entanto, no específico das obras, o único senhor que se concretizou foi o próprio Sauron. Hipoteticamente falando (não temos absoluta certeza), visto que Sauron não seria necessário para o domínio do Um sobre os demais anéis, é correto pensar no próprio Um como o senhor dos demais. Aliás, eu particularmente gosto dessa hipótese, mas é importante observar que o Um precisaria de um mestre para que seu poder fosse efetivado e que ele era o veículo para este mestre dominar os demais.

Ainda, pensando que Sauron foi corrompido por Melkor e que o enorme poder de corrupção do Um se deve justamente ao poder que Morgoth depositou em Arda, podemos pensar que o Vala caído também era senhor dos anéis, mas esta é uma análise apenas hierárquica (o senhor do meu senhor, também é meu senhor).
 
Última edição:
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

. em muitas partes da obra, o próprio gandalf fala que o anel tem vontade própria! o que eu penso é o seguinte: em qualquer livro, de qualquer autor, a personagem principal é enfocada (a história gira em torno da personagem principal, seja narrada em primera, segunda ou terceira pessoa). quem está sempre em foco em sda? o anel! tudo gira em torno dele. sauron nada mais é que uma imagem reduzida a um grande olho sobre barad-dûr. talvez a menção de gandalf ao dizer a saruman que só existe um senhor dos anéis seja apenas para especificar que o dono do anel é sauron, e que ninguém além dele pode controlá-lo. eu continuo achando que o senhor dos anéis é o próprio um anel!
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

sauron nada mais é que uma imagem reduzida a um grande olho sobre barad-dûr.

Sauron é o criador do anel então, como um poderoso Maia criador de um objeto tão fascinante e ao mesmo tempo terrível que fez parte da vida de pessoas importantes da Terra-Média pode ser chamada apenas de "uma imagem reduzida a um grande olho sobre barad-dûr"?
Sauron é o grande por trás disso tudo...ele é o mal, ele é quem controla o anel e o anel só obedece á ele.(ou seja, se ele só obedece, ele não pode ser seu próprio dono...e quanto ao "ter vontade própria e querer voltar para seu mestre" é pq ele sente o chamado de Sauron)
 
Última edição:
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Sauron é o criador do anel então, como um poderoso Maia criador de um objeto tão fascinante e ao mesmo tempo terrível que fez parte da vida de pessoas importantes da Terra-Média pode ser chamada apenas de "uma imagem reduzida a um grande olho sobre barad-dûr"?
Sauron é o grande por trás disso tudo...ele é o mal, ele é quem controla o anel e o anel só obedece á ele.(ou seja, se ele só obedece, ele não pode ser seu próprio dono...e quanto ao "ter vontade própria e querer voltar para seu mestre" é pq ele sente o chamado de Sauron)

. bom, eu não estou contestando os feitos de sauron, suas criações, guerras, conquistas e enganações, só me referi a ele como "nada mais que um simples olho sobre barad-dûr", porque quis explicitar que o um anel é enfocado o tempo todo na obra. justamente porque afirmei que em todos os livros, o personagem principal sempre está em foco. em sda, não é absurdo algum dizer que ele e "apenas um olho vigilante sobre a torre". e que, por isso, eu não o vejo como o senhor dos anéis, pois se tornou um "coadjuvante" (entre aspas, é bom deixar claro) da história!
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

. em muitas partes da obra, o próprio gandalf fala que o anel tem vontade própria! o que eu penso é o seguinte: em qualquer livro, de qualquer autor, a personagem principal é enfocada (a história gira em torno da personagem principal, seja narrada em primera, segunda ou terceira pessoa). quem está sempre em foco em sda? o anel! tudo gira em torno dele. sauron nada mais é que uma imagem reduzida a um grande olho sobre barad-dûr. talvez a menção de gandalf ao dizer a saruman que só existe um senhor dos anéis seja apenas para especificar que o dono do anel é sauron, e que ninguém além dele pode controlá-lo. eu continuo achando que o senhor dos anéis é o próprio um anel!

faz lógica, mas pra mim, o Senhor Dos Anéis ainda é Sauron, porque apesar do Anel ter vontade própria, ele fazia isso apenas por um único objetivo, para voltar as mãos de Sauron. É, pra mim, como se fosse um robozinho, programado pra pensar e fazer de tudo pra alcançar um único objetivo, que nesse caso é voltar pras mãos do seu criador, que é o Senhor dos Anéis, até porque... a vontade que valia para os outros anéis era a do Sauron, e não do Um Anel...
deu pra entender?
 
Última edição:
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

hum....eu acho q o anel e Sauron sao como um só,dependem do outro e realizam ambas vontades. acho q nao dá pra dizer mt bem se é um ou outro pq sao como um só,um é o que controla o outro e o mantem vivo! por isso q Gandalf fala q o anel tem vontade propria,é quase como se fosse vivo!por isso que Sauron nao morre sem o anel ter siod destruido,é como se um pedaço dele ainda estivesse vivo,entao ele nao pode estar de fato morto. É algo a se pensar,eu diria :wink:
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

. bom, eu não estou contestando os feitos de sauron, suas criações, guerras, conquistas e enganações, só me referi a ele como "nada mais que um simples olho sobre barad-dûr", porque quis explicitar que o um anel é enfocado o tempo todo na obra. justamente porque afirmei que em todos os livros, o personagem principal sempre está em foco. em sda, não é absurdo algum dizer que ele e "apenas um olho vigilante sobre a torre". e que, por isso, eu não o vejo como o senhor dos anéis, pois se tornou um "coadjuvante" (entre aspas, é bom deixar claro) da história!

Eu entendo o que vc quer dizer...mas Sauron é o personagem "por trás de tudo", ele é mais importante do que o anel...claro que o anel tb é importante mas não creio que todo o foco tenha que ser dado pra ele...a graça da história está em perceber que o anel na verdade era só uns "meios" do Senhor do Escuro na tentativa de controlar os povos livres da TM, encaro como um ajudante, assim como os Espectros do Anel (só que mais importante)
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

hum....eu acho q o anel e Sauron sao como um só,dependem do outro e realizam ambas vontades. acho q nao dá pra dizer mt bem se é um ou outro pq sao como um só,um é o que controla o outro e o mantem vivo! por isso q Gandalf fala q o anel tem vontade propria,é quase como se fosse vivo!por isso que Sauron nao morre sem o anel ter siod destruido,é como se um pedaço dele ainda estivesse vivo,entao ele nao pode estar de fato morto. É algo a se pensar,eu diria :wink:

De certa forma sim, mas o Um não poderia, por exemplo, dominar a Terra-Média sozinho (se Sauron não estivesse por perto), já Sauron poderia espalhar o terror pela TM sem o anel, afinal, ele é aprendiz de Morgoth Bauglir, a origem do Mal, e com ele aprendeu muito.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

faz lógica, mas pra mim, o Senhor Dos Anéis ainda é Sauron, porque apesar do Anel ter vontade própria, ele fazia isso apenas por um único objetivo, para voltar as mãos de Sauron. É, pra mim, como se fosse um robozinho, programado pra pensar e fazer de tudo pra alcançar um único objetivo, que nesse caso é voltar pras mãos do seu criador, que é o Senhor dos Anéis, até porque... a vontade que valia para os outros anéis era a do Sauron, e não do Um Anel...
deu pra entender?

Concordo!! Sauron depositou sua maldade, malícia, desejo de poder e tudo mais no Anel, ele controla o Anel e não o contrário! O Um é seu instrumento para conquistar seus objetivos. O Anel deseja voltar a Sauron, seu mestre, e Sauron deseja o Anel, pois Sauron é o seu Senhor!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo