• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

eu sempre pensei que sauron fosse o senhor dos aneis, afinal o um anel foi feito para controlar todos os outros, mas nunca tinha pensado nessa possibilidade de chamar o Um Anel de o senhor dos aneis, afinal ele é um anel que controla os outros, mas ainda assim, quem o criou, ou seja, sauron é que tem a verdadeira intenção de controlar os outros atraves do Um Anel, portanto continuo acreditando que O Senhor dos Aneis é mesmo Sauron

Se analisarmos o Um por hierarquia, ele seria mesmo, como foi dito em algumas postagens, O Anel Senhor. Mas somente isso, pois ele seria o mais potente dos Anéis de Poder, ou seja, o mais poderoso, mas suas falhas ou deficiências limitavam sua força.

Ninguém além de Sauron seria capaz de controlar o Um, nem Galadriel, nem Gandalf, Saruman, Tom Bombadil( ele não foi influenciado pelo Um, mas não poderia controla-lo, usar seu poder ) nem sequer um Vala poderia.
Lembrando que, Sauron forjou o Um e "despejou" de sí, de seu poder e sua malícia, de seu ser no Anel.
Na própria descrição do Um diz de sua força. Lembrando que a grande armadilha do Anel era justamente o poder de seu usuário. Ou seja, o Um não aumentava o poder de outro se não Sauron. O que o Anel fazia era derrubar as restrições que o Portador tinha de suas capacidades e forçava-o, instigava-o a usá-las, a exibir-se, demonstrar poder. Tanto é, que o próprio Sauron foi vítima dessa armadilha ao colocar o Um e ser "percebido" pelos Elfos.

Gandalf, Saruman e Galadriel seriam vitimas dessa armadilha de "sedução do poder". No caso de Galadriel(ou outro elfo, até mesmo Elrond), teria um poder semelhante aos Altos Elfos, mas sua capacidade de criação não chegariam ao nível de um "Fëanor". Já Saruman e Gandalf, por sua limitação criada pelos Valar quando selecionados e mandados como Istari, não chegariam ao nível de Maiar.
Em ambos os casos, se mostrariam e arriscariam em coisas que não seriam capazes, com discernimento alterado, como se embriagos/bêbados por um poder que não tinham, e como os outros Portadores, perderiam o Anel de maneira tola.

O Um tinha essa armadilha na qual até mesmo seu criador foi vítima, por duas vezes. Uma característica do Um, que acredito ser determinante, é de que ele tem a essência de Sauron(digamos que 3/5-4/6 de sua força vital, imagino), e com isso boa parte de seu ser. Coisa que impediria até mesmo um Vala de ter controle sobre ele, justamente por causa do "Livre Arbítrio" das criaturas de Erú.

Enfim, talvez eu esteja completamente errado, mas é assim que entendo o mecanismo do Anel de Sauron.
 
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

E concordando com todos os que acreditam ser mesmo Sauron o "Senhor dos Anéis".

Não podemos esquecer que Sauron estava vinculado ao Um Anel.

Basta lembrar o que ele aprontou em Númenor, chegou como prisioneiro de depois de um tempo já era um "conselheiro/sacerdote".

Alguém desconfia por um momento que mesmo se qualquer um conseguisse dominar o poder do Um Controlando os Nazgûl e tudo mais, que Sauron não arrumaria um modo de chegar mordendo pelas beiradas, ate se tornar influente e mais cedo ou mais tarde tomaria o que lhe era de direito.

Vimos em vários momentos, Sauron o que não conseguia pela força o fazia pela astucia.

Neste caso eu só discordo de Húrin em um ponto.

Já Saruman e Gandalf, por sua limitação criada pelos Valar quando selecionados e mandados como Istari, não chegariam ao nível de Maiar.

Acredito que sendo Maiar, assim como Sauron, que cresceu em poder com o tempo, tendo acesso a digamos os sugeridos 3/5 do poder dele poderia em tese, em algum momento vir a superar Sauron.

Pois o que mais fica em minha cabeça é: O Rei Bruxo de Angmar tinha plena convicção que poderia derrotar Gandalf/Olórin (o que por si só, já da outra boa discussão), mesmo sendo um Homem que veio a se tornar um Espectro (o que ainda assim o não colocava no mesmo nível de um Maiar) devido ao poder de Sauron.
 
Concluindo...Sauron é o senhor dos anéis?! eu li o post todo..e fiquei mais confusa...rs
 
Quem é realmente o Senhor dos Anéis?

Criei um novo tópico, não vi que já existia esse^^
Mas então,quem é realmente o senhor dos anéis? Seria Sauron que forjou o "Um Anel para todos governar"? Ou seria o próprio Um, já que sem ele, Sauron não teria controle sobre todos os outros?
 
Última edição:
Segundo o Mestre Tolkien o termo se aplica tanto ao Um Anel quanto à Sauron. No entanto, convém lembrar que o Um Anel só existe em função de Sauron e tem em si mesmo boa parte do Poder, Vontade e Malícia dele; logo, Sauron é o Senhor dos Anéis.


[]'s!
 
Segundo o Mestre Tolkien o termo se aplica tanto ao Um Anel quanto à Sauron. No entanto, convém lembrar que o Um Anel só existe em função de Sauron e tem em si mesmo boa parte do Poder, Vontade e Malícia dele; logo, Sauron é o Senhor dos Anéis.


[]'s!

Sim, concordo, porém, temos que Sauron sozinho, sem o Um, não pode controlar os outros anéis, sendo esse o principal motivo que o levou a criá-lo. Se Sauron por si só fosse o Senhor dos Anéis, o Um não precisaria existir, já que Sauron controlaria todos apenas com seu poder. Por outro lado, o Um só existe porque foi forjado por Sauron que "deu" de seu próprio poder a ele.Sendo assim, penso eu que o Senhor dos Anéis não é um só, senão que é a união de Sauron e o Um Anel, dado que ambos sozinhos, não exercem controle sobre os outros.

Confesso que cheguei em um ponto ainda mais confuso de minha mente, mas fazer o que? Ser hiperativa dá nisso.
 
Segundo o Mestre Tolkien o termo se aplica tanto ao Um Anel quanto à Sauron. No entanto, convém lembrar que o Um Anel só existe em função de Sauron e tem em si mesmo boa parte do Poder, Vontade e Malícia dele; logo, Sauron é o Senhor dos Anéis.

Concordo com o Sauron. (:sacou:)
É simples assim, Sauron não seria o Senhor dos Anéis se não tivesse forjado o Um, e não haveria o Um, se não fosse Sauron á faze-lo. :lol:
 
Sauron é sem dúvida o Senhor do Anel, sem Sauron o anel não existiria uma vez que não existe geração espontânea. Eu considero o Um mais como um personagem, tão importante como qualquer outro, sempre presente, sempre tão tentador. Tolkien sabia que isso geraria algum tipo de dúvida e esclarece essa questão em uma passagem da Sociedade do Anel. “_ Salve! _ gritou Pippin, pulando de pé. _ Aí vem nosso nobre primo! Abram alas para Frodo, Senhor do Anel. _ Pssiu! Fez Gandalf, que estava entre as sombras na parte de trás do alpendre. _ Coisas maléficas não entram neste vale, mas mesmo assim não devemos nomeá- las. O senhor do anel não é Frodo, mas o senhor da torre Escura de Mordor, cujo poder está de novo se espalhando pelo mundo!”
 
Muitas respostas da obra estão na propria obra em si (o problema é q o legendarium tem tantos detalhes q mtas vezes deixamos a resposta passar despercebida). A resposta dessa pergunta não é a exceção, e esta na obra:

_Mas de qualquer forma_disse Glorfindel_enviar-lhe o Anel seria apenas postergar o dia do mal. Ele esta distante. Não poderiamos levar-lhe o anel sem que isso fosse objeto de suspeita ou observação de algum espião. E, mesmo que pudessemos, mais cedo ou mais tarde o Senhor dos Anéis saberia do esconderijo, e avançaria com todo seu poder naquela direção. Poderia esse poder ser desafiado por Bombadil sozinho? Acho que não. Acho que, no fim, se todo o resto for conquistado, Bombadil sucumbira, vindo a ser o último, da mesma forma como foi o primeiro. E então a noite vira.

Então, como podemos ver, o próprio Glorfindel da a resposta ao chamar Sauron de O Senhor dos Aneis:mrgreen:
 
Podemos considerar, como muitos disseram, que Sauron é o Senhor dos Anéis.

Por que?

Bom, vou fazer uma análise que julgo mais ou menos completa.
(Por sinal, eu não tenho certeza se ela vai ter algum tipo de spoiler entremeando-a, então me avisem se isso ocorrer.)

Primeiramente, há o fato já discutido, de que o Um Anel é o de maior poder e tem soberania sobre os outros, já analisando o que acontece com os possuidores dos Nove e o que eles se tornam. Gandalf declara, no livro, que não se sabe o que ocorreria com o Três se o Um fosse destruído e, da mesma forma, não há como saber os atos que se realizariam pelos senhores dos Três se Sauron tomasse o poder com o Um.
(Mesmo com o Senhor do Escuro sem saber muito sobre os Três, ele já possuía a vaga noção de seus poderes - os versos ditos sobre o Um os englobam, portanto o Um continua a ser soberano sobre os Anéis élficos, ainda que os mesmos tenham certa imunidade ao poder do Um.)

Como consequência, a posse do Um acaba por tornar o seu Senhor o soberano sobre os outros Anéis do Poder. Todavia, o Um foi concebido para obedecer a Sauron e unicamente a ele - todos os outros possuidores do Anel não têm controle completo sobre o objeto e não podem extrair dele todo o seu poder. A plenitude da soberania do Anel sobre os outros só pode ser adquirida por aquele que, de alguma forma, se encaixa com os propósitos do próprio Um.

Já foi dito em outros posts que Sauron colocou, ao forjar o Anel, 'sua crueldade, sua malícia e sua vontade de dominar todas as formas de vida'. Isso deu ao Um vontade própria, como se esse fosse uma sombra da alma de seu senhor, uma iniciativa para cumprir com os desejos daquele que o concebeu. Esse desejo, intrínseco a Sauron, pode se manifestar em diversos graus em outros que possuam o Anel, mas só se encaixa perfeitamente com o seu criador (ele molda-se ao desejo original).

Somatizando todos esses aspectos, mesmo sem o que ancalagon_killer mostrou há como deduzir que Sauron é o verdadeiro Senhor dos Anéis. Não há outra maneira de controlar todos os anéis sem ter o poder absoluto sobre o Um, e o tal posse só pode ser concretizada por Sauron.
 
Algumas vezes ja me peguei pensando sobre isso, afinal quem sera o senhor dos anéis?
Em minha opinião o senhor dos aneis é o Sauron, pois embora quem controle todos os outros anéis seja o Um Anel foi Sauron quem o forjou então eu acho mais provavel que seja ele.
Me disseram uma vez que o senhor dos aneis seria o proprio Frodo, alguem sabe me dizer se isso tem algum fundamento?
 
Última edição:
Re: . afinal de contas, quem é o senhor dos anéis?

Bom, pelo meu entendimento, o "Senhor dos Anéis" seria Sauron, uma vez que ele forjou o Um Anel para controlar todos os 3, os 7 e os 9.
Acredito eu, que Sauron é o forjador do anel, podendo até ser visto como o "dono" ou o "senhor do anel", mas apenas ilustrativamente, para que assim vê.

O verdadeiro senhor do anel ao meu ver, é o próprio anel, "um anel para todos os demais controlar..." O senhor, dos demais anéis.
 
. minha linha de pensamento sempre foi focada no objeto anel e, ao perceber que muitos o chamam de o um anel, isso aliado ao fato de ele controlar todos os outros, acabei imaginando que o senhor dos anéis é o próprio anel! e antes que me estigmatizem, acho válido dizer que não sou um profundo conhecedor de todas as obras de tolkien. li apenas a saga do anel, o hobbit e boa parte d'O contos incabados... se eu deixei passar alguma coisa num desses volumes, por favor, digam-me onde.
Todos vcs interpretaram errado. O senhor dos anéis nada mais é, do que o próprio anel, que governa os demais anéis. O anel forjado por Sauron, é o "senhor dos anéis", ele se sobrepõe aos demais anéis. Trazendo pra linguagem coloquial, nada mais é do que a definição de Deus que fala, que nós, jas do mundo, ou seja, já nascemos em pecado, que é a maior força que controla a humanidade, os demais anéis, falam sobre a luta que temos que travar, para sair do mundo, do pecado, do egoísmo, do ódio...buscando justiça, amor, paz...
 
Olá, Sauron é nomeado SENHOR DOS ANÉIS no livro.
SDA-SDA - pg 281 "Não poderíamos levar-lhe o Anel sem que isso fosse objeto de suspeita ou observação de algum espião. E, mesmo que pudéssemos, mais cedo ou mais tarde o Senhor dos Anéis saberia o esconderijo..."
Nesse caso, o Senhor não é o próprio anel, citado na frase anterior.

Em português, o UM é descrito como "Anel governante", mas não como Senhor dos Anéis. É como vejo!
 
Última edição:
Muitas respostas da obra estão na propria obra em si (o problema é q o legendarium tem tantos detalhes q mtas vezes deixamos a resposta passar despercebida). A resposta dessa pergunta não é a exceção, e esta na obra:


Então, como podemos ver, o próprio Glorfindel da a resposta ao chamar Sauron de O Senhor dos Aneis:mrgreen:
Inclusive já foi postado isso aqui. A própria obra responde quem era o Senhor dos Aneis
 
É que é estranho, né? O nome da obra remeter a um personagem que nunca aparece, é só mencionado. Tenho certeza de que quase todas as pessoas que tomaram conhecimento da obra por aquele volume único da Martins Fontes, como eu, pensaram que aquele senhor na capa (Gandalf) era o próprio Senhor dos Anéis. :lol:

Por isso eu fiquei entusiasmado quando pensei na teoria de que "The Lord of the Rings" seria na verdade um erro de leitura dos editores, e que a intenção seria se chamar "The Lore of the Rings". Mas o Meneldur explicou bem que não tinha como ser isso.
 
É uma escolha esquisita pro título mesmo. Faria mais sentido se fosse o Um, mas o texto cita em mais de uma passagem que é Sauron.
 
Última edição:
Aliás, os subtítulos são péssimos também, né.
O Senhor dos Anéis é estranho pra quem leu, mas pra quem nunca leu é um título bem bom. Já os subtítulos são ruins pra todo mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo