• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aeroportos fora do comum

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Aeroporto de Gibraltar


Muitos se queixam dos aeroportos no meio da cidade, sobretudo daqueles mais antigos e obsoletos, situados no meio de áreas densamente urbanizadas. Falam de poluição e de congestionamento do tráfego e não sem razão. Mas o aeroporto de Gibraltar é um caso extremo: localiza-se no coração da cidade e, além de tudo o resto, provoca um congestionamento de trânsito bem real.

09052801_blog.uncovering.org_gibraltar.jpg


Único no mundo, o aeroporto de Gibraltar situa-se a cerca de 500 metros do centro da cidade. A sua pista de aterragem confunde-se com uma vulgar avenida e, na verdade, apenas a largura excepcional e o facto de terminar no mar a distingem do restante sistema viário. Carros e outros veículos utilizam-na no dia-a-dia, cruzando-se com aviões que aterram e lavantam voo. Parece mentira mas não é.


O actual aeroporto começou sendo uma pista de aterragem de apoio à força aérea inglesa durante a Segunda Guerra Mundial. Gibraltar era então, como agora, uma colónia em território espanhol directamente dependente do Ministério da Defesa britânico, estatuto que tem dado origem a grandes conflitos diplomáticos entre os dois países. Finda a guerra, continuou a ser usado como base aérea e também para voos civis exclusivamente para Inglaterra. O aeroporto cresceu e a sua pista foi prolongada pelo mar dentro, em águas territoriais espanholas, o que aumentou ainda mais a tensão já existente. Ao longo destes anos todos a cidade também foi crescendo...

09052802_blog.uncovering.org_gibraltar.jpg


Actualmente a pista do aeroporto cruza-se com a avenida Winston Churchil, uma importante via de ligação ao centro da cidade. É vulgar o semáforo ficar vermelho e os carros pararem para que um avião aterre ou levante voo, o que demora em média cerca de 10 minutos. Porém, em certos dias esta operação pode subir para duas horas, o que provoca um certo desespero nos condutores em espera.


Mas talvez nem tudo seja mau. Quem gosta de aviões, por exemplo, poderá sempre aproveitar e admirá-los de perto sentado comodamente no seu carro. Imagine-se a sensação de ver um enorme avião passar na estrada à sua frente: nem todas as crianças têm o privilégio de comentar isto com os seus colegas nos bancos da escola, especialmente se se tratar de um caça supersónico! Além de tudo o mais, que se saiba nunca houve nenhum acidente resultante de uma colisão entre um avião e um automóvel. É que aqui ninguém se atreve a passar um sinal vermelho...

09052803_blog.uncovering.org_gibraltar.jpg

09052804_blog.uncovering.org_gibraltar.jpg

09052805_blog.uncovering.org_gibraltar.jpg

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não estranhem o texto com português bem lusitano, pois o site não é brasileiro

E eu que vivo reclamando do aeroporto de Congonhas em Sampa onde os aviões passam "raspando" na Av. dos Bandeirantes :lol:
 
Última edição:
Aqui no Brasil isso JAMAIS seria possível! A manutenção de uma pista de pouso de avião deve ser bem mais atenciosa e bem-feita. As rodovias brasileiras já sofrem com isso, imagina ainda dividindo com aviões.
 
Eu quando vi essa matéria inicialmente num programa do canal Discovery Channel logo pensei que isso fosse na India onde tem um dos trânsitos mais caóticos do mundo, mas surpreendeu ser numa colônia britânica que faz fronteira com a Espanha

A história é que eles socaram esse aeroporto na marra porque Gibraltar é um lugar muito pequeno (menos de 7 km²) e pra ser possivel aviões conseguirem pousarem lá essa foi a forma que eles encontram.

Como vocês podem ver a pista avança direto pro mar, ou seja se o piloto vacilar e errar o avião já afunda de vez.
 
Última edição:
Cara, 7km2 dá e sobra. Sério, a pista do Santos Dumont tem 1.2km. Não preciso nem falar de porta aviões né. O problema aqui é q quiseram ser polemico, além do necessário
 
Última edição:
É mais ou menos a metade do tamanho da cidade de São Caetano do Sul onde eu morava até bem pouco tempo.

Se for seguir a lógica de Gibraltar só daria pra fazer um aeroporto no único grande terreno desocupado da cidade que é antiga fábrica da Matarazzo, pois é a única cidade do Brasil com 0% de área rural :lol:

Mas o problema nem é tanto o tamanho da pista e sim o impacto que ele gera ao redor pra toda a cidade, principalmente quando há um volume diário de vôos muito grande.
 
Última edição:
Imaginem se o avião tem algum problema, splash! E se um desavisado passa atrás de um avião, o velho pare, olhe e escute nunca fez tanto sentido.
 
Tem um outro muito curioso também. O aeroporto de St Maarten. Olha so isso! Você na praia e de repente vem vindo o aviao OO


Sr Maarten
 
Última edição por um moderador:
Até os meus 5 anos quando morei proximo do aeroporto de Pres. Prudente eu até tinha uma certa adoração de ver pousos e decolagens bem de pertinho, mas hoje não toparia ver um assim não.
 

Como sempre árabes (e/ou de países similares de mesma língua) com muito dinheiro na mão adoram vomitar ostentação e arrogância. Nunca mudam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo