• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aeglos - Destino, Confecção, afinal o Que era?

aeglos_03.jpg

O tópico já havia sido criado por mim antes, mas como tivemos um "Roll Back" no fórum, resolvi trazer à tona essa discussão esquecida.


Arma de Gil-Galad, Aeglos (Ou Aiglos) em Sindarin quer dizer Espinho de Gelo.
É dito que nunca errava seu alvo, presumindo-se assim, que possuía ótima aerodinâmica, lâmina temperada e resistente e até mesmo o brilho azulado que emanava das armas élficas, sendo que nela ele era tão intenso que a caracterizou como Espinho de Gelo.

O que quero saber com este tópico é o seguinte:
Qual material pode ter sido usado para forjá-la? Seria ela poderosa como Glamdring ou Ferroada? Seria ela uma lança curva, ou uma alabarda? Seria Aeglos um pique, ou uma lança de arremesso? Será que ela atingia grande velocidade se arremessada? Se não, o intento ao dizer que ela nunca errava seu alvo, era afirmar que Gil Galad sempre golpeava antes que o inimigo se aproximasse, pois era uma lança de empunhadura?

O que acham?
 
Última edição:
Imagino-a sempre como uma espada na ponta de um cajado. O que atrapalha a minha "imaginação" é o formado da lâmina/ponta, pois para isso lembro que as armas dos Elfos eram forjadas lembrando ou assosciando-as com algo da Natureza.
Sendo assim, como foi citado, se era um "espinho de gelo" deveria assemelhar-se à uma estalactite de gelo, dessas que sempre aparecem em filmes que tem neve.

Material, imagino, de pronto, Mitrhil e assim, como um lendário metal combatente do mal, uma arma com maior força contra seus inimigos e mais propensa a ser encantada contra eles.
 
Apesar de bonita na imagem, não imagino Gil-Galad girando e golpeando elmos e escudos de ferro dos orcs com uma lâmina tão fina, mesmo confeccionada por ferreiros de Eregion.

Creio que ela era do tipo [ame=http://pt.wikipedia.org/wiki/Alabarda]Alabarda[/ame]; o formato de machado com lâmina poderia ser utilizada contra infantaria e cavalaria, dada sua grande versatilidade. Aqui, algumas imagens de alabardas:

alabarda-8503.jpg

alabarda.jpg


12104762.jpg
 
Apesar de bonita na imagem, não imagino Gil-Galad girando e golpeando elmos e escudos de ferro dos orcs com uma lâmina tão fina, mesmo confeccionada por ferreiros de Eregion.

Creio que ela era do tipo Alabarda; o formato de machado com lâmina poderia ser utilizada contra infantaria e cavalaria, dada sua grande versatilidade. Aqui, algumas imagens de alabardas:

alabarda-8503.jpg

alabarda.jpg


12104762.jpg

Uma alabarda é uma boa saída para Aeglos, porém ainda fico pensando, na parte em que se diz "que nunca errava seu alvo". Tal fato se deveria à maestria de Gil-Galad ou à alguma magia na arma?
 
Apesar de bonita na imagem, não imagino Gil-Galad girando e golpeando elmos e escudos de ferro dos orcs com uma lâmina tão fina, mesmo confeccionada por ferreiros de Eregion.

Uma alabarda é uma boa saída para Aeglos, porém ainda fico pensando, na parte em que se diz "que nunca errava seu alvo". Tal fato se deveria à maestria de Gil-Galad ou à alguma magia na arma?

É... Essas observações me deram a ideia de procurar por imagens de lanças que se encaixassem em ambas as descrições. Sim, pois o que eu havia imaginado também estava errado.

Encontrei essa:
asianspear.jpg

E Ainda encontrei outros exemplos de lanças, dentre eles, eis mais um;

114-2056.jpg

esta, não segue o estilo do que imaginamos para os Elfos, mas com algumas alterações no formato e tamanho da lâmina, pode-se chegar a uma lança mais apropriada para arremessos e golpes feito a Alabarda, como esse a seguir:

attachment.php

Observem o formato da ponta dessa ultima lança, como suas bordas/lâminas lembram um machado. Se aumentar a ponta podemos ter uma espécie de "espinho", além da ponta adicionada ao cabo da lança, que pode ser usada...
 

Anexos

  • Dragonlance.jpg
    Dragonlance.jpg
    24,1 KB · Visualizações: 777
Última edição:
A última, a "Dragon Spear", aparenta ser uma das mais lógicas para o formato, visto que também tem aerodinâmica lógica para arremessos.
Seria possível os anões terem ajudado na forja de Aeglos?
 
É, essa Dragon Spear é uma variação da anterior em alguns detalhes, preste atenção. E tem a fenda de quebra ou resgate de lâminas.

Quanto à fabricação da Aeglos, quem é o autor é que complica, ao menos para mim, que não lí as HoME, pois nas edições que lí não me recordo de nada a respeito...
 
Considero que Mitrhil seria certamente o único metal apropriado para tal arma, e acho que sendo este o metal utilizado, poderia ter uma construção mais refinada sem perder sua resistência, pois se pararmos para pensar, no SdA quando Frodo vai receber Ferroada de Bilbo, ele demonstra o poder da lamina, atravessando uma coluna de madeira, como se esta fosse "feita de manteiga", assim, se considerarmos que Ferroada seria na verdade uma espécie de adaga/espada curta/faca de caça, ela seria relativamente "fina" e alongada, o que não a impedia de ser altamente resistente. Desta forma, não haveria problemas em Aeglos possuir um trabalho mais "refinado", que lhe concede-se Aerodinâmica, Beleza e Poder. Considero que uma variação mais alongada da "Dragon Spear", o que lhe atribuiria todos os requisitos para uma arma dignina de um principe elfico. Abraços
 
Eu sempre imaginei Aeglos como uma lança de dois gumes com os lados iguais, mais ou menos lembrando uma ponta de flecha só que mais alongada. não imagino ela com o formato de algo parecido com uma alabarda, mas isso talvez seja por causa da Aeglos mostrada no filme.
 
[...] se considerarmos que Ferroada seria na verdade uma espécie de adaga/espada curta/faca de caça, ela seria relativamente "fina" e alongada, o que não a impedia de ser altamente resistente. Desta forma, não haveria problemas em Aeglos possuir um trabalho mais "refinado", que lhe concede-se Aerodinâmica, Beleza e Poder. Considero que uma variação mais alongada da "Dragon Spear", o que lhe atribuiria todos os requisitos para uma arma dignina de um principe elfico.

Eu concordo que pelo material e por se tratar da lamina de um rei élfico tão importante a lança talvez fosse mais fina e detalhada do que lanças de batalha ordinárias, a alabarda que Elring sugeriu parece meio fora de cogitação até porque apesar de ser uma lança medieval acho que seria uma arma impossível de ser jogada para acertar um alvo distante (considerando que "nunca errava o alvo" significa que essa lança era lançada).

A lança teria de ser boa o bastante para combate corpo a corpo e para ser arremessada então a Dragon Spear do Húrin deve ter chegado perto da Aeglos original, apesar de que os ferreiros élficos podem ter sido criativos e feito uma arma com pontas para arrancar cabeças de orcs só que leve e aerodinamica o bastante para ser lançada e acertar o alvo.
 
Yep, esqueçam a alabarda. Nos textos em inglês, Tolkien se refere a Aeglos como "spear" e não como "halberd". Aqui está um trecho, em inglês, de Unfinished Tales (Contos Inacabados): "Narn i Chîn Húrin"

In James Farrell's finished version of "The Lost Road", the Spear Aiglos is said to be the spear borne by the elf Lure (Lugh of the Long Hand) in the Battle of Magh Turied, with which he drove out the unbreakable magic eye of Balor the Fomor champion. There it is described as being wrought of blue and silver metal on a shaft of white wood, glowing with icy blue light and cleaving objects like ice splits stone.

O Húrin atirou a lança no escuro e acertou o orc na cabeça :mrgreen:
 
Só pra deixar claro: o parágrafo citado no post do Elring não é canônico. Ele se refere é uma fanfic, que James Farell escreveu para finalizar o texto inacabado "The Lost Road", de Tolkien. Mas Tolkien realmente usa o termo "spear", como se vê na Passagem do Conselho de Elrond, citada na página que o Elring linkou:
I was at the Battle of Dagorlad before the Black Gate of Mordor, where we had the mastery: for the Spear of Gil-Galad and the Sword of Elendil, Aiglos and Narsil, none could withstand.
 
encontrei esta imagem, me parece bastante aprorpiada. inclusive, o conjunto todo, seria bastante apropriado para um principe élfico, Espada, Arco, Escudo e Lança. Kit basico de sobrevivência nas guerras da terra média.

Armas_de_Gil-Galad.jpg
 
Última edição:
Só pra deixar claro: o parágrafo citado no post do Elring não é canônico. Ele se refere é uma fanfic, que James Farell escreveu para finalizar o texto inacabado "The Lost Road", de Tolkien. Mas Tolkien realmente usa o termo "spear", como se vê na Passagem do Conselho de Elrond, citada na página que o Elring linkou:

Sim, o texto é de uma fanfic do The Lost Road and Other Writing, coletânea de textos e ensaios que fazem parte do quinto livro do HoMe. Nada oficial. E mesmo Tolkien nunca escreveu nada sobre o destino da Aeglos, a Anglachel de Eöl (que sumiu na Queda de Gondolin), o Machado de Durin ou a Ringil de Fingolfin (estranho nenhum noldor ter retornado ao local para recuperar a espada do Rei Supremo :think:)
 
Sim, o texto é de uma fanfic do The Lost Road and Other Writing, coletânea de textos e ensaios que fazem parte do quinto livro do HoMe. Nada oficial. E mesmo Tolkien nunca escreveu nada sobre o destino da Aeglos, a Anglachel de Eöl (que sumiu na Queda de Gondolin), o Machado de Durin ou a Ringil de Fingolfin (estranho nenhum noldor ter retornado ao local para recuperar a espada do Rei Supremo :think:)

Anglachel era o nome antigo de Gurthang, logo o destino dela já é bem conhecido.

Quanto à Ringil, ou ela foi junto com o corpo dele, e provavelmente acabou enterrada com o mesmo, ou Morgoth deve ter dado um jeito de se livrar dela. De qualquer maneira, o estranho mesmo seria algum noldor bater na porta de Melkor só para recuperar uma espada, isso sem nem saber o fim legítimo dela. :lol:
 
Anglachel era o nome antigo de Gurthang, logo o destino dela já é bem conhecido.

Quanto à Ringil, ou ela foi junto com o corpo dele, e provavelmente acabou enterrada com o mesmo, ou Morgoth deve ter dado um jeito de se livrar dela. De qualquer maneira, o estranho mesmo seria algum noldor bater na porta de Melkor só para recuperar uma espada, isso sem nem saber o fim legítimo dela. :lol:


Tanto tempo se reler Tolkien dá nisso. Até os detalhes mais fáceis são ignorados, como a espada de Eöl.

Se fosse um edain que tivesse acertado sete golpes em Morgoth, te garanto que Angband e Utumno não teriam sossossego :lol: Para os homens, um artefato desses valeria qualquer sacrifício.
 
Yep, esqueçam a alabarda. Nos textos em inglês, Tolkien se refere a Aeglos como "spear" e não como "halberd". Aqui está um trecho, em inglês, de Unfinished Tales (Contos Inacabados): "Narn i Chîn Húrin"



O Húrin atirou a lança no escuro e acertou o orc na cabeça :mrgreen:
Só pra deixar claro: o parágrafo citado no post do Elring não é canônico. Ele se refere é uma fanfic, que James Farell escreveu para finalizar o texto inacabado "The Lost Road", de Tolkien. Mas Tolkien realmente usa o termo "spear", como se vê na Passagem do Conselho de Elrond, citada na página que o Elring linkou:

"Húrin, alem do Machado, a Lança Certeira..." :mrgreen::obiggraz:

Enfim, a lança deveria ser do tipo aquela que eu postei acima mesmo, aquela asiática, apesar de a Dragon Spear dar um exemplo da possibilidade de um formato mais "élfico". Isso é, você pode unir as duas opções num formato ou ter ao menos um referencial para quando imaginar Gil-Galad detonando Orcs e afins!
 
Encontrei essa descrição dela, é bem esclarecedora, mas não sei se tem fundamento.

Aeglos
A lendária lança pertencente a Gil-galad, Rei Supremo dos Elfos Noldor da Terra Media, era tremendamente temida por todos os Orcs e criaturas de Mordor, pois sabiam que ao enfrentar essa lança em combate a sua morte estaria muito próxima.

Esta famosa arma tinha 9 pés (2,70metros) de altura, a sua lâmina curvada tinha aproximadamente 2 pés (60 cm) de comprimento e era minuciosamente trabalhada e adornada com filigrana dourada de motivos naturais, que mais uma vez reflectiam o gosto dos Elfos pela Natureza.
A lâmina continha ainda a seguinte inscrição na língua élfica:

Gil-galad ech vaegannen matha,
Aith helegnín i orch gostatha;
Nin cíniel na nguruthos
Hon essin ístatha: Aiglos.

Que significa:

Gil-galad detém uma lança bem feita;
O Orc temerá a minha ponta de gelo
Quando ele me vir, receando a morte
Ele saberá o meu nome: Aeglos

De aparência a lâmina de Aeglos era mais parecida com uma espada larga ou um sabre do que uma lança vulgar e era manobrada com as duas mãos pelo Rei Supremo, que a usaria em amplos golpes laterais contra os inimigos, colhendo e derrubando vários ao mesmo tempo, antes mesmo que eles tivessem a remota esperança de chegar a uma distância que lhes permitisse ataca-lo.

Existem duas opiniões sobre o local onde foi fabricada. Alguns afirmam que foi feita em Gondolin na 1ª era do Sol, no qual foi introduzido muito do poder e da magia élfica.

Outros dizem que foi forjada em Eldamar e utilizada na Guerra da Ira, sendo mesmo usada no combate com Morgoth.

Pode existir aqui alguma incongruência, pois na 1ª era o grande inimigo dos Eldar e dos Edain era Morgoth e não Sauron. No entanto, Sauron era com Gothmog, um dos principais ajudantes de Melkor e previsão do destino pelos elfos superiores poderia ser uma das suas faculdades. Fica a dúvida se a previsão poderia ser feita a tão longo prazo!!!!

Sabemos com certeza, que ela e a Narsil foram duas das principais armas na Guerra da Última Aliança e o seu poder mágico permitia que o terror emanado por Sauron fosse minimizado. Este terá sido um dos factores que permitiu a Gil-galad e Elendil, lutarem com o maia Sauron e derrubá-lo, pagando no entanto esse acto com a vida.

Assim o poder da Aeglos estava na excelência da arma, na magia que tinha sido posta nela e possivelmente o poder psicológico que transmitia a Gil-galad, que era um rei que ainda tinha muito poder e lore.


Além disso, a arma estava destinada a ferir Sauron e era dito que à Aeglos de Gil-galad ninguém conseguia fazer frente.

Gil-Galad terá mesmo dito:

"Aeglos was made to taste Sauron's blood, and it shall yet do so, I swear it. Well does he know this weapon and fear it, for it is doomed to be Sauron's Bane."

"A Aeglos foi feita para provar o sangue de Sauron, e ainda o irá fazer, eu juro. Muito bem conhece ele esta arma e receia-a, pois está no destino que ela será a "ruína" de Sauron."

Após a morte de Gil-galad na batalha contra Sauron, no sopé do Monte da Condenação, Aeglos foi levada por Elrond para Rivendell e depositada na grande ala onde também se encontram os fragmentos da espada Narsil, para que as duas armas lendárias estejam tão próximas uma da outra após a batalha, da mesma forma que os seus detentores (Gil-galad e Elendil, respectivamente) estavam próximos durante o seu tempo de vida.
fonte: http://istya.tolkienianos.com/index.php?view=1571
 
Última edição:
Eruannon, eu realmente não me lembro de tantos detalhes da lança, como altura ou coisas que havia escrito nela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo