Aeglos
A lendária lança pertencente a
Gil-galad, Rei Supremo dos
Elfos Noldor da
Terra Media, era tremendamente temida por todos os Orcs e criaturas de
Mordor, pois sabiam que ao enfrentar essa lança em combate a sua morte estaria muito próxima.
Esta famosa arma tinha 9 pés (2,70metros) de altura, a sua lâmina curvada tinha aproximadamente 2 pés (60 cm) de comprimento e era minuciosamente trabalhada e adornada com filigrana dourada de motivos naturais, que mais uma vez reflectiam o gosto dos Elfos pela Natureza.
A lâmina continha ainda a seguinte inscrição na língua élfica:
Gil-galad ech vaegannen matha,
Aith helegnín i orch gostatha;
Nin cíniel na nguruthos
Hon essin ístatha: Aiglos.
Que significa:
Gil-galad detém uma lança bem feita;
O Orc temerá a minha ponta de gelo
Quando ele me vir, receando a morte
Ele saberá o meu nome: Aeglos
De aparência a lâmina de Aeglos era mais parecida com uma espada larga ou um sabre do que uma lança vulgar e era manobrada com as duas mãos pelo Rei Supremo, que a usaria em amplos golpes laterais contra os inimigos, colhendo e derrubando vários ao mesmo tempo, antes mesmo que eles tivessem a remota esperança de chegar a uma distância que lhes permitisse ataca-lo.
Existem duas opiniões sobre o local onde foi fabricada. Alguns afirmam que foi feita em Gondolin na 1ª era do Sol, no qual foi introduzido muito do poder e da magia élfica.
Outros dizem que foi forjada em Eldamar e utilizada na Guerra da Ira, sendo mesmo usada no combate com Morgoth.
Pode existir aqui alguma incongruência, pois na 1ª era o grande inimigo dos Eldar e dos Edain era Morgoth e não Sauron. No entanto, Sauron era com Gothmog, um dos principais ajudantes de Melkor e previsão do destino pelos elfos superiores poderia ser uma das suas faculdades. Fica a dúvida se a previsão poderia ser feita a tão longo prazo!!!!
Sabemos com certeza, que ela e a Narsil foram duas das principais armas na Guerra da Última Aliança e o seu poder mágico permitia que o terror emanado por Sauron fosse minimizado. Este terá sido um dos factores que permitiu a Gil-galad e Elendil, lutarem com o maia Sauron e derrubá-lo, pagando no entanto esse acto com a vida.
Assim o poder da Aeglos estava na excelência da arma, na magia que tinha sido posta nela e possivelmente o poder psicológico que transmitia a Gil-galad, que era um rei que ainda tinha muito poder e lore.
Além disso, a arma estava destinada a ferir Sauron e era dito que à Aeglos de Gil-galad ninguém conseguia fazer frente.
Gil-Galad terá mesmo dito:
"Aeglos was made to taste Sauron's blood, and it shall yet do so, I swear it. Well does he know this weapon and fear it, for it is doomed to be Sauron's Bane."
"A Aeglos foi feita para provar o sangue de Sauron, e ainda o irá fazer, eu juro. Muito bem conhece ele esta arma e receia-a, pois está no destino que ela será a "ruína" de Sauron."
Após a morte de Gil-galad na batalha contra Sauron, no sopé do Monte da Condenação, Aeglos foi levada por Elrond para Rivendell e depositada na grande ala onde também se encontram os fragmentos da espada Narsil, para que as duas armas lendárias estejam tão próximas uma da outra após a batalha, da mesma forma que os seus detentores (Gil-galad e Elendil, respectivamente) estavam próximos durante o seu tempo de vida.