• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Adventure Games 80's (ou história da Sierra)

Excluído052

Excluído a pedido
Olá, pessoal! Resolvi criar este tópico para falar um pouco sobre os jogos de aventura de uma produtora pioneira neste ramo nos anos 80 - a Sierra. Hoje Vintage. (infelizmente, com desempenho mediocre na última década)

A quem interessar possa: eis a história.

1980

No início dos anos 80, os primeiros computadores pessoais ainda estavam sendo criados. Neste ano, foi lançado o Apple II - o primeiro computador pessoal. E vindo de brinde, havia o jogo "Mystery House", o primeiro jogo para PC com gráficos!

Sem som, sem cores, totalmente bidimensional e com comandos que precisavam ser digitados na tela, como "open door" ou "go to house" o jogo fez um grande sucesso por ser totalmente único para sua época. Esta foi a primeira criação de Roberta Williams, uma jovem programadora que estava prestes a despontar no ramo do jogos eletrônicos.

1061337438-00.gif


O enredo consistica no seguinte: o personagem principal (você) está trancado dentro de uma casa com mais 7 personagens. A medida que o jogo vai evoluindo, os personagens vão morrendo. E você deve descobrir quem é o assassino. Vasculhando a casa, pode descobrir objetos que vão auxiliá-lo a escapar com vida se usados sabiamente.

Mais simples que isso, não dá. Porém, este foi o primeiro jogo de aventura para PC. E o primeiro distribuido em disquetes (que na época eram aqueles grandões! 5¼-inch )

Vejam o velho Apple II!

300px-Apple-II.jpg


No mesmo ano, foi lançado um novo jogo de aventura chamado "Wizard and the Prince" no mesmo parâmetro. Era bem semelhante a 'Mystery House' em termos de gráficos e controles. Porém, a grande inovação foi o fato de ser o primeiro jogo à cores para PC! - chegou a ser lançado também para o Atari 8-bit, o extinto Comodore e o igualmente jurássico PC Booter da IBM.

516128.png


CONTINUA...
 
1983

Depois do lançamento de "Wizard and the Princess", a Sierra On-Line foi fundada. Inicialmente com o nome de "On-Line Systems" em 1980, mudando para "Sierra On-Line" em 1982.

1162840562-00.png


Um novo jogo de aventura foi criado: 'Dark Cristal", baseado num livro homônimo. Desta vez com uma qualidade gráfica ligeiramente superior. Mas ainda com a interface de texto e poucas cores.

1162840700-02.png


O enredo era baseado nas aventuras de um grupo de elfos num mundo mágico.

1984

Neste ano, a produtora lançaria a série que a tornaria mais famosa. Criada também por Roberta Williams, surge "King's Quest". Lançado com o inovador monitor EGA de 16 cores - para o primeiro Macintosh. Além disso, ao invés de telas paradas, agora o jogo tinha animações semelhantes a de consoles como ATARI e o personagem podia mover-se pelo grande cenário.

1136947970-00.png


O jogo fez um grande sucesso, com o enredo de um jovem cavaleiro à procura de três tesouros mágicos do reino de Daventry para, assim, ganhar a coroa e reinar no lugar do rei moribundo. A série fez tanto sucesso que ganhou uma continuação no ano seguinte - e um remake em 1989.

Veja abaixo a comparação entre o original e o remake.

Image:King%27s_Quest_I_screenshot_comparison.png


CONTINUA...
 
Re: [Discussão] Adventure Games 80's (ou história da Sierra)

Ta bem legal ler esse tópico, sério mesmo. Mas usa o anexar porque esse site não deixa linkar as imagens. =]
 
Re: [Discussão] Adventure Games 80's (ou história da Sierra)

caramba que história 8-O parabéns, pois é quem disse que menina não manja de jogos?Aguardo a continuação:yep:
 
Re: [Discussão] Adventure Games 80's (ou história da Sierra)

Eu sempre quis saber como haviam começado os adventures para computadores e nunca tinha me dado ao trabalho de procurar... Que bom que Dona Valanice fez isso por mim! :mrgreen:


Aliás sempre achei surreais esses adventures com comandos por texto... Vc pensa na opção certa, mas se não digitar exatamente como o jogo espera que vc digite, ele diz que está errado... Muito precário...


Aliás esse tal "Wizard and the Princess" aparece no começo de Quero Ser Grande! :obiggraz:
 
Re: [Discussão] Adventure Games 80's (ou história da Sierra)

A sierra sempre produziu jogos bastante legais.Um deles que gosto bastante é jogo do Hobbit :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo