1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

ADT+ORdR - Lendo em ordem cronológica

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Eriadan, 15 Jan 2008.

1. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Não sei a vcs, mas me incomoda muito ler As Duas Torres e O Retorno do Rei da forma como os livros são editados: III, IV, V e VI. Desse jeito, as partes de Frodo e Sam ficam muito chatas e a gente se perde na cronologia: a Toca de Laracna, por exemplo, que está no ADT, ocorre ao mesmo tempo dos eventos de A Concentração das Tropas de Rohan, que está em RdR. Assim, tendo na mão o Apêndice B e o índice dos capítulos, criei uma ordem de leitura dos capítulos que passa por cima desses dois problemas.

A impressão que eu tenho quando sigo essa ordem é que estou lendo baseado no filme, que varia, uma hora mostrando Frodo e Sam, outra Aragorn, Legolas e Gimli, outra Merry e Pippin. A leitura fica mais dinâmica e prazerosa e quase nos dá aquela sensação que muitos de nós dariam muito pra ter de novo: a de estar lendo O Senhor dos Anéis pela primeira vez! :)

Experimentem! ;)

1. A Partida de Boromir
    2. Os Uruk-hai
    3. Sméagol Domado
    4. Barbárvore
    5. Os Cavaleiros de Rohan
    6. Os Pântanos Mortos
    7. O Cavaleiro Branco
    8. O Rei do Palácio Dourado
    9. O Abismo de Helm
    10. A Estada para Isengard
    11. Escombros e Destroços
    12. A Voz de Saruman
    13. O Portão Negro está fechado
    14. De Ervas e Coelho Cozido
    15. O Palantír
    16. A Janela sobre o Oeste
    17. O Lago Proibido
    18. A Passagem da Companhia Cinzenta
    19. Viagem até Encruzilhada
    20. Minas Tirith
    21. As Escadarias de Cirith Ungol
    22. A Concentração das Tropas de Rohan
    23. A Toca de Laracna
    24. As Escolhas de Mestre Samwise
    25. A Torre de Cirith Ungol
    26. O Cerco de Gondor
    27. A Cavalgada dos Rohirrim
    28. A Batalha dos Campos de Pelennr
    29. A Pira de Denethor
    30. As Casas de Cura
    31. A Terra da Sombra
    32. O Último Debate
    33. O Portão Negro se abre
    34. A Montanha da Perdição
    35. O Campo de Cormallen
    36. O Regente e o Rei
    37. Muitas Despedidas
    38. A Caminho de Casa
    39. O Expurgo do Condado
    40. Os Portos Cinzentos

Críticas, sugestões de alterações, fiquem à vontade! =]

• Ótimo Ótimo x 2
  2. Tapio

Tapio Usuário

Lembrei automaticamente daquelas listas enormes, de quais capítulos e livros estão em ordem cronológica. Nunca tive muita paciência pra ficar pulando de livro em livro, mas achei a iniciativa bacana!:joinha:

Karma positivo pra você Eria.

3. Eriadan

Valeu, Tapio! Mas experimente ler assim! Mesmo com o trabalho de ler dois livros ao mesmo tempo, é melhor! :wink:

4. Oropher

Oropher Hmm... oi?

Ficava um pouco confuso mesmo.
    Vou tentar seguir tua dica, Eriadan. Ainda estou terminando a SdA, mas logo chego no ADT, e aí coloco em prática. :D

5. Eriadan

Belê! Depois vc diz o que achou. :cerva:

6. Tapio

Tapio Usuário

Não é nem o trabalho de ler três livros ao mesmo tempo, é o trabalho de juntar os livros. Atualmente só me restou o Silmarillion e os cinco primeiros de The HoME, ganhos no sorteio de natal de 2006.

E quando eu vi a ordem de leitura meu SdA já tinha se perdido pelo mundo, e depois foram os outros. Ô tristeza.

7. Estranho

Estranho Dancer

Cara, muito boa a lista.

Quando eu for reler o SdA(talvez em Junho), pretendo seguir essa lista. Eu me lembro que isso sempre me incomodou pacas.

8. Eriadan

Tente mesmo, Dr! Eu tô fazendo isso agora, e a leitura tá sendo bem melhor.

Eu troco meu SdA pelos seus 5 HoME. O que acha? :obiggraz:

9. Foxwulf

Foxwulf Banned

Ou... Não leiam a parte do Frodo e do Sam. por que aquilo é um saco.

Mas, caso leia de novo O Senhor dos Anéis, vou pensar nisso.

10. Eriadan

Lendo desse jeito cronológico, fica legal! Sério! :wink:

:joinha:

11. Victroo

Victroo Ranger

A cronologia ficou certinha msmo
    Na época em q li os livros do SdA de vez em quando eu me perdia um pko na cronologia e tinha q apelar pros apendices do RdR.

12. Gabriel Souza

Gabriel Souza Usuário

Legal, pensava que eu era o único louco a fazer isso, heheeh!

Mas eu acho que é legal mesmo pra quem é viciado em SdA que nem a gente. A distribuição original dos capítulos tem um efeitos literário mais legal pq deixa um suspense maior. Vc chega no último capítulo do ilvro V (acho que é "O Portão Negro se Abre") sem ter a mínima idéia do que aconteceu com o Frodo depois do episódio da Laracna.

13. Gabriel Souza

Gabriel Souza Usuário

UMa coisa: pq vcs acham a parte do Frodo e do Sam tão chata???

14. Foxwulf

Foxwulf Banned

Tipo... É na comparação. É que... Estamos lendo empolgados as batalhas com a Aragorn e cia. Batalhas! Coisas fodas... Ai, acaba o capítulo e temos que ler aqueles dois baitolas andando... E não acontece nada!

Capitulos deles andando, subindo e descendo montanha... Subindo e ZzZzZZzz...

Mas, pensando bem, talvez nessa ordem dê certo.

15. Gabriel Souza

Gabriel Souza Usuário

Não acontece nada?? São nesses capítulos que conhecemos os Pântanos Mortos, os haradrim, Faramir, Ithilien, Minas Morgul, Laracna. E os últimos capítulos da empreitada de Frodo e Sam pra mim são como ler O Processo, de Kafka, dá pra sentir aquela angústia de ter que enfrentar a maldade e destruição das terras de Mordor. Isso sem falar que passamos a conhecer melhor Gollum e o trecho da queda do Anel é um dos mais legais do livro.

Mas tudo bem né, cada um com seu gosto, alguns acham que batalhas são mais legais....

16. Foxwulf

Foxwulf Banned

Tá... Admito... Acontece algo... Mas... são dez páginas subindo e descendo a montanha... Ai duas de dialogos, com alguma novidade... ai, mais dez páginas onde não acontece nada!

17. Estranho

Estranho Dancer

Aliás, tava pensando nisso. Lendo na ordem cronológica não se perde um pouco disso?

Tipo, você lê um capítulo dos hobbits, e depois um de batalha. Isso quebra a angústia gerada por Mordor...

18. Eriadan

Quem lê pela primeira vez pode sentir esse efeito mesmo. Mas para quem lê pela centésima, como muitos de nós... :lol:

Bom, eu tô lendo na ordem cronológica agora, e ainda tô no episódio do Palantír/encontro com Faramir; ou seja, eles ainda não chegaram a Mordor, então ainda não dá pra saber se isso acontece. No fim a sensação de angústia pode ser ainda maior, pegando ao mesmo tempo o sofrimento da guerra e a jornada que objetiva dar um fim a ela: talvez dê pra sentir mais esse encargo dos dois hobbits, a que todo o destino de uma era se prende. Mas não sei, né, vamos ver. :-P

19. XuXu_Estel

XuXu_Estel Usuário

Interessante ...
    vou pegar para ler novamente nesta ordem e ver como q fica
    apesar q ja li 9 vezes + nao custa nada ler d novo ...
    TOLKIEN eh fascinante ...
    vou ler nessa ordem pra ver como fica

XuXu

Compartilhar