1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Adjetivos "pátrios"

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lórien, 22 Nov 2003.

1. Lórien

Lórien Última General de Nanto

Oi!
    Eu estava pensando se existem aqueles adjetivos referentes ao local de origem das pessoas, como Paraná - paranaense para Gondor, por exemplo. Gondorense, gondoriano, coisas assim, ou é só homem "de Gondor" - sem um adjetivo derivado de "Gondor".

2. Sir Devil

Sir Devil Usuário

as pessoas d Numenor suam Numenorianos mas esse eh o unico q eu sei

3. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Sei lá, acho que é só Homem de Gondor mesmo.
    Mas em alguns casos há adjetivos. Rohirim por exemplo, Helmingas, Eorlingas. Pra mim são adjetivos pátrios.

Acho que Nandorin, Noldorin e Sindarin também são válidos, esses três últimos não dizem exatamente de que lugar o elfo veio mas pelo menos resume as possibilidades. Por exemplo, se for um noldorin as maiores possibilidades são que ele venha de uma cidade noldor ou que a maioria do povo de lá seja noldor.

Não é?

4. Lórien

Lórien Última General de Nanto

É, acho que é isso mesmo... Eu estava mais pensando - "por que uns tem e outros não têm?"

5. Eldarwen

Eldarwen Usuário

É uma boa pergunta. Mas a resposta eu não sei. Só posso supor que ou Tolkien não os fez por esquecimento ou se os fez não os colocou na história por esquecimento. Vai saber...

6. Eloredanna

Eloredanna Usuário

Eu acho q Tolkien não pensou nisso...

7. kilson Viegas

kilson Viegas Usuário

Acho que esses adjetivos patrios são mais usados em nossa cultura latina, já que Tolkien é ingles ele não tenha empregado esses adjetivos. :twisted:

8. Riff

Riff Usuário

Homens do norte usavam o prefixo "ings"
    Ex: Beorningas, Eorlingas, Bardings

Elficos usavam "in"
    Ex: Doriathrim, Godolidhrim etc

Eu não acho errado chamar um homem de Gondor de Gondorin, mas sei lá, Gondoriano é q fica feio :roll:

9. Andiara

Andiara Usuário

Sempre lembrando que o westron ou lingua geral foi traduzido "sempre que possível" assim mesmo que tivesem seus adjetivos Tolkien teria traduzido todos eles p/ o inglês então só sobraram palavras "estrangeiras" como os adjetivos elficos ou dos homens do norte que usavam outra lingua

10. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Riff e Andiara me convenceram.

11. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

como ficaria nois brasileiros caso fossemos um povo da tm? :P :P

12. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

eu acho que é gondorian (ouvi esse jeito na entrevista sobre a "criação" de minas tirith)

Brasilingas, Brasilë

13. Idril

Idril Usuário

Se for usar o portugês, ia ficar brasileiro mesmo; usandoo inglês, manteria-se o brazilian; etc...

Agora, se for pra falar em língua utilizada em Arda, teria-se que traduzir o nome "Brasil", ou seja, pegar seu significa (que senão me engano, é "brasa alguma coisa") e passar para o idioma desejado.

Os adjetivos pátrios existem sim para os povos da Terra-média. Alguns permacem meio ocultos, tipo, é mais comum chamar de Hobbit o povo do OCndado do que "condadense", etc...

14. Noldorin ou sindarin (acabados en "n") quere decir "relativo aos Noldor ou aos sindar". Noldorin non se refere a terra a una patria.

Os de Gondolin chamabanse Gondolindrim (en "m" ten sentido de terra) od de Doriath Doriatrim, pero eso é falando linguas élficas.

Facendo referencia as origener númenóreanas os de Gondor chamábanse dunádan (singular) ou dúnedain en plural

Compartilhar