• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Só me conta como Thorondor tá vivo na 3a Era se Gwaihir é o Senhos dos Ventos??
A resposta foi "Não é confirmado", a parte de estar vivo foi opinião minha. Não há relato da morte de Thorondor, ou quando ele teria passado o bastão para Gwaihir. Alguns fãs sugerem que Thorondor tenha ido para Valinor - essa opinião é tão corrente no fandom que até a Tolkien Gateway menciona isso no artigo Thorondor, e essa posição também já foi defendida aqui no fórum. Isso embarca outras questões, tais como:

- Há animais imortais? Isso não fica muito claro na obra. Eu acredito que sim, tenho certas "motivações teológicas" para tanto que penso um dia melhor solidificar e registrar em algum post. Se isso é verdade, Thorondor é o candidato ideal para ser imortal e a mera ausência de relatos sobre sua morte seria uma evidência de que ele não morreu.

- Há quem defenda que a Grande Águia de O Hobbit não é Gwaihir. Se isso é verdade, de novo, não há evidências que a Grande Águia tenha morrido - o que seria esperado para um personagem tão importante de O Hobbit.

Esses dois pontos reforçariam a ideia de que o posto de Senhor das Águias na Terra-Média seja bem mais rotativo do que um senhorio humano ou élfico, que Manwë "aposentasse" as águias depois de um tempo e as chamasse para próximo de si. Vale lembrar que ao que tudo indica as águias não têm espíritos, conforme Tolkien determinou no Myths VIII, então não é espantoso que a "monarquia" das Águias na Terra-Média seja facilmente manejável por Manwë, pois as Águias não são um "povo livre"...

Aí você pode tentar defender que a fala de Gandalf, "Gwaihir the Windlord, swiftest of the Great Eagles", implica que Thorondor morreu porque do contrário Thorondor seria o "windlord, swiftest of the Great Eagles". Sei lá, dá pra tentar contornar isso... Dos artigos Gwaihir e Windlord:

Gwaihir comes from Sindarin gwaew ("wind")[5] and possibly hîr "lord". His name could thus likely be translated as "Windlord".

Windlord was the title of the mighty Lord of the Eagles, Gwaihir, who lived during the time of the War of the Ring.[1] It was the literal meaning of his name translated into English; therefore his name was probably given in Sindarin, then translated into Westron.
Windlord pelo que parece só é atribuído ao Gwaihir mesmo, um termo elogioso, honorífico, que provém do seu próprio nome... Quanto a "swiftest of the Great Eagles" talvez Gandalf esteja sendo meramente hiperbólico, ou Gwaihir seja de fato mais "swift" (rápido) que Thorondor, até porque Thorondor era uma águia gigantesca, não é difícil imaginar que outras águias menores fossem mais rápidas.
 
Última edição:
A resposta foi "Não é confirmado", a parte de estar vivo foi opinião minha. Não há relato da morte de Throndor, ou quando ele teria passado o bastão para Gwaihir. Alguns fãs sugerem que Throndor tenha ido para Valinor - essa opinião é tão corrente no fandom que até a Tolkien Gateway menciona isso no artigo Thorondor, e essa posição também já foi defendida aqui no fórum. Isso embarca outras questões, tais como:

- Há animais imortais? Isso não fica muito claro na obra. Eu acredito que sim, tenho certas "motivações teológicas" para tanto que penso um dia melhor solidificar e registrar em algum post. Se isso é verdade, Thorondor é o candidato ideal para ser imortal e a mera ausência de relatos sobre sua morte seria uma evidência de que ele não morreu.

- Há quem defenda que a Grande Águia de O Hobbit não é Gwaihir (eu não acho, mas é defensável). Se isso é verdade, de novo, não há evidências que a Grande Águia tenha morrido - o que seria esperado para um personagem tão importante de O Hobbit.

Esses dois pontos reforçariam a ideia de que o posto de Senhor das Águias na Terra-Média seja bem mais rotativo do que um senhorio humano ou élfico, que Manwë "aposentasse" as águias depois de um tempo e as chamasse para próximo de si. Vale lembrar que ao que tudo indica as águias não têm espíritos, conforme Tolkien determinou no Myths VIII, então não é espantoso que a "monarquia" das Águias na Terra-Média seja facilmente manejável por Manwë, pois as Águias não são um "povo livre"...

Aí você pode tentar defender que a fala de Gandalf, "Gwaihir the Windlord, swiftest of the Great Eagles", implica que Throndor morreu porque do contrário Throndor seria o "windlord, swiftest of the Great Eagles". Sei lá, dá pra tentar contornar isso... Dos artigos Gwaihir e Windlord:

Gwaihir comes from Sindarin gwaew ("wind")[5] and possibly hîr "lord". His name could thus likely be translated as "Windlord".

Windlord was the title of the mighty Lord of the Eagles, Gwaihir, who lived during the time of the War of the Ring.[1] It was the literal meaning of his name translated into English; therefore his name was probably given in Sindarin, then translated into Westron.
Windlord pelo que parece só é atribuído ao Gwaihir mesmo, um termo elogioso, honorífico, que provém do seu próprio nome... Quanto a "swiftest of the Great Eagles" talvez Gandalf esteja sendo meramente hiperbólico, ou Gwaihir seja de fato mais "swift" (rápido) que Throndor, até porque Throndor era uma águia gigantesca, não é difícil imaginar que outras águias menores fossem mais rápidas.
Então...fica complexo o "acredito q sim"...acho q nesse caso vale a resposta"Não se sabe" e ponto...
Mas enfim...segue o jogo.

Nascido antes da 1a Era??
 
Ué, eu acredito que sim, fazer o quê. :lol: Não vejo complexidade... Se não quiser levar minhas crenças em conta, bastava não levar, afinal falei que esse fato não era confirmado. "Não é confirmado, mas acredito que sim". E nem é uma crença tão peculiar assim, acho até que é mais frequente do que a aposta...

Se fôssemos ser tão rigorosos assim, eu teria que responder "Não se sabe" para se ele nasceu na Primeira Era, porque a primeira aparição dele foi no ano 5 da Primeira Era. Beeeem improvável, mas poderia ser que ele nasceu em 1 ou 2 da Primeira Era e tivesse atingido o tamanho adulto nessa primeira aparição, ou até mesmo que Manwë o tivesse criado do pó para vigiar os Noldor em seu Exílio, sem falar de bizarrices envolvendo diferenças entre a passagem do tempo em Valinor e fora dela...
 
Esse personagem é bem notável, não era pra ser necessário dica. :think: Talvez tenha atrapalhado um pouco o "Muito provavelmente sim", o "muito provavelmente" talvez tenha sido preciosismo, o "sim" bastava, mas enfim, a ideia de "muito provavelmente" é essa mesmo...
Foi exatamente por isso. Eu pensei em Thorondor (cheguei a postar e depois apaguei grrr), mas quando pesquisei, acho que no LOTR Wiki, dizia "Nascimento: antes da criação de Arda", daí achei que isso estivesse escrito em algum lugar. Nao sei de onde eles tiraram.
 
Se Thorondor estiver entre as primeiras águias, o que é natural assumir, ele teria surgido na Era das Árvores, entre a criação dos anões e o despertar dos elfos, como consta no trecho do cap. 2 do Quenta Silmarillion: "Isso também irá se passar pela intenção de Ilúvatar; e, antes que os Filhos despertem, as Águias dos Senhores do Oeste surgirão com asas como o vento".

O que esse trecho do LOTR deve estar imaginando é que as águias são maiar, e por isso teriam surgido antes do mundo. Eu acho uma posição errônea*. Outro fato questionável da LOTR Wiki é afirmar que Thorondor é imortal... Esse é um motivo para eu preferir a Tolkien Gateway, ela parece separar bem "fatos" de "teorias", "polêmicas" ou "consenso do fandom".

*Vide aqui (2015) para um texto meu a respeito, ou o próprio artigo Eagles da LOTR wiki ou da Tolkien Gateway. Curiosamente, meu post não aparece no google... e, com o fórum sem busca, tive que achar meio que às apalpadelas. Aqui (2004), aqui (2008) e aqui (2012) também tem pensamentos mais primitivos sobre o que foi tratado naquele texto.
 
Última edição:
Esse é um motivo para eu preferir Tolkien Gateway
tenor.gif
 
E Hobbit,anão ou orc?
Não.
Nascido ANTES da 1a Era??
Sim.
Vivo na 3ª Era?
Sim.
Aparece nos filmes?
Não.
Aparece em cena em a A Sociedade do Anel?
Não.
Não.
O aparece em cena na sociedade do anel e que aparece no filme ou fisicamente no filme ou livro?
Não.
Sim.


Chutes errados:
Rufgand: Tronquesperto
G. Asaph: Tom Bombadil
 
Última edição:
Porra, nem olhei as outras perguntas. :rofl: Já que ainda não foi respondida e aproveita a todos, posso mudar né?

Aparece em cena em a A Sociedade do Anel?
 
O aparece em cena na sociedade do anel do Eriadan e que aparece no filme ou fisicamente no filme ou livro?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo