• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Maldição. Tava só esperando chutarem alguém errado pra eu poder chutar Círdan.

Essas regras têm que ser reformuladas!!!
 
Essa regra de não poder chutar logo após perguntar ou chutar é essencial para o jogo... Foi oficializada em janeiro de 2007 (depois de uma enquete). Alguém começou a quebrar a regra, isso gerou uma discussão e rendeu outra enquete, de forma que a regra foi reescrita e retificada em janeiro de 2012. Enfim, a regra foi mantida por anos a fio e por muitos mais jogadores dos que os que hoje participam do jogo, não comecem a protestantizar o jogo. :lol: Se a pessoa foi impedida de chutar por uma pergunta, ela poderia muito bem não ter perguntado e se reservado a possibilidade de chutar, é uma questão de escolha, e de fazer perguntas que não escancarem o personagem, tendo que chutar "longe do gol".

O que atrapalhou minha linha de raciocínio foi falar que Círdan aparece no livro A Sociedade do Anel... Eu diria que ele é só mencionado, como o são Denethor ou Beren e Lúthien, e isso não contaria como aparição (*)... Daí eu tive que esgotar todos figurantes que de fato aparecem (**), e o fiz perguntando se o personagem em questão aparecia nos outros livros, e como a resposta foi positiva dificilmente seria um figurante. Aí sim parti para reinterpretar as respostas, enxergar alguma resposta que, se reinterpretada, me daria um personagem condizente com as demais respostas... Mas foi um risco em contrariar a resposta do Rufgand e desperdiçar um chute.. Dessa forma, não acho que as regras tenham pesado tanto no acerto, afinal a última pergunta que foi feita pouco contribuiu para essa linha de raciocínio...

(*) De qualquer forma, reconheço que isso é subjetivo... tanto o significado de "aparição", quanto com relação a alguns personagens, como Radagast, que são mencionados apenas em relatos, mas são, digamos, relatos tão vívidos que contam como aparição... Mas, de minha parte, eu não colocaria Círdan ou Denethor nesse grupo com respeito ao primeiro SdA...

(**) Como algum figurante do bando de Gildor, algum elfo de Lórien que não foi chutado (como Orophin, o outro irmão de Haldir), algum anão vagando em Eriador, como alguns que foram na festa de Bilbo...
 
Última edição:
Não posso discordar.
Essa regra de não poder chutar logo após perguntar ou chutar é essencial para o jogo... Foi oficializada em janeiro de 2012 depois de uma boa discussão [...]
Então... eu tenho falhado nisso ultimamente, mas meu comentário foi uma piada, por ter perdido por causa da regra. Eu acho ela importantíssima, para não concentrar o jogo em um único participante em determinado momento. Na real, queria propor algo parecido no Adivinhas (não poder chutar pelo menos três vezes seguidas), mas o tópico tem ido de vento e polpa ultimamente e fico com medo de mexer em time que tá ganhando.

O que atrapalhou minha linha de raciocínio foi falar que Círdan aparece no livro A Sociedade do Anel... Eu diria que ele é só mencionado, como o são Denethor ou Beren e Lúthien, e isso não contaria como aparição (*)

(*) De qualquer forma, reconheço que isso é subjetivo... tanto o significado de "aparição", quanto com relação a alguns personagens, como Radagast, que são mencionados apenas em relatos, mas são, digamos, relatos tão vívidos que contam como aparição... Mas, de minha parte, eu não colocaria Círdan ou Denethor nesse grupo com respeito ao primeiro SdA...
Exato! Também balancei por causa disso. Eu já ia até perguntar: existe um parâmetro para se entender o "aparece"? Basta que o nome seja citado ou é preciso que o personagem realmente tenha participação em alguma cena? Por isso tenho evitado perguntar assim e preferido perguntas mais fechadas como "tem fala?" ou "seu nome é mencionado?"
 
Hobbit anão ou elfo?
A primeira letra de seu nome vai de A até L?
Maligno?
Apareceu fisicamente ou em alguma citação em algum Senhor dos Anéis?

(Pode ficar com mais de uma pergunta pendente né?oq n pode e chute...)
(E sobre regras algo como foi feito no adivinhas eu acho interessante já q a última atualização daqui foi em 2013 mas teria q se pensar visando melhorar a dinâmica do jogo)
 
O que atrapalhou minha linha de raciocínio foi falar que Círdan aparece no livro A Sociedade do Anel... Eu diria que ele é só mencionado, como o são Denethor ou Beren e Lúthien, e isso não contaria como aparição (*)... Daí eu tive que esgotar todos figurantes que de fato aparecem (**), e o fiz perguntando se o personagem em questão aparecia nos outros livros, e como a resposta foi positiva dificilmente seria um figurante. Aí sim parti para reinterpretar as respostas, enxergar alguma resposta que, se reinterpretada, me daria um personagem condizente com as demais respostas... Mas foi um risco em contrariar a resposta do Rufgand e desperdiçar um chute.. Dessa forma, não acho que as regras tenham pesado tanto no acerto, afinal a última pergunta que foi feita pouco contribuiu para essa linha de raciocínio...

(*) De qualquer forma, reconheço que isso é subjetivo... tanto o significado de "aparição", quanto com relação a alguns personagens, como Radagast, que são mencionados apenas em relatos, mas são, digamos, relatos tão vívidos que contam como aparição... Mas, de minha parte, eu não colocaria Círdan ou Denethor nesse grupo com respeito ao primeiro SdA....
Então...foi foda escolher o Círdan por isso!! Tb tive o mesmo momento de dúvida, mas fiquei com medo do reverso se mostrar tão polêmico qnto: eu falar q não aparece e alguém falar qele é citado no Conselho de Elrond...fui pelo caminho da segurança, mas concordo q o "aparece" é frágil e o "não" nesse caso seria um pouco mais correto....


Pergunta pro próximo: Nascido depois do ano da Aventura de Bilbo?
 
Então... eu tenho falhado nisso ultimamente, mas meu comentário foi uma piada, por ter perdido por causa da regra. Eu acho ela importantíssima, para não concentrar o jogo em um único participante em determinado momento. Na real, queria propor algo parecido no Adivinhas (não poder chutar pelo menos três vezes seguidas), mas o tópico tem ido de vento e polpa ultimamente e fico com medo de mexer em time que tá ganhando.
Tranquilo, não teve falha, eu percebi que seu comentário foi uma piada ou no mínimo algo bem descompromissado, mas como a Tenebris concordou com ele e pareceu mais séria, vi nisso ocasião para comentar sobre o assunto...

No Adivinhas no Escuro acho que funciona bem sem restrições, afinal no decorrer do jogo a adivinha é a mesma, as informações só aumentam se o autor escolher dar dicas.... Não tem a possibilidade do sujeito fazer perguntas, encher-se de informações antes dos demais, e chutar correndo.

Exato! Também balancei por causa disso. Eu já ia até perguntar: existe um parâmetro para se entender o "aparece"? Basta que o nome seja citado ou é preciso que o personagem realmente tenha participação em alguma cena? Por isso tenho evitado perguntar assim e preferido perguntas mais fechadas como "tem fala?" ou "seu nome é mencionado?"
Pois é, não existe parâmetro, vai da interpretação e da intuição de quem responde... Eu tenho uma noção informal de que "aparece" é "aparecer em cena", se o trecho fosse filmado seria necessário um ator, a mera menção não conta... Do contrário precisaríamos aceitar que Beren aparece em A Sociedade do Anel, por exemplo, o que me parece absurdo... Talvez isso embarcasse casos mais dúbios como Radagast, afinal para um relato tão longo seria necessário um flashback, como o filme de fato faz ainda que corte Radagast... Curioso que isso é um problema só de O Senhor dos Anéis, em que há uma certa narração em point of view. Já em O Silmarillion, qualquer menção já é aparição...
 
Última edição:
mas como a Tenebris concordou com ele e pareceu mais séria

1) Tenebris não tem senso de humor.
2) Se eu tivesse usado uma carinha, teria uma impressão diferente?

Não vou fazer o texto que eu pensei em fazer, mas considerando o número atual de jogadores, aumentar o número de perguntas não seria uma idéia ruim.
 
1) Tenebris não tem senso de humor.
2) Se eu tivesse usado uma carinha, teria uma impressão diferente?
Ué, se você cita uma frase mais ou menos jocosa com um "Concordo.", a mim parece querer encaminhar-se para uma afirmação mais séria mesmo. Alterações como "Concordo :lol:", "Concordo haha" ou até mesmo "Concordo!!!" diminuiriam sim essa minha impressão, sem falar de alterações que mudassem a frase... Enfim, nem tem o que você querer discutir sobre isso, afinal eu só disse "pareceu mais séria", não afirmei que de fato foi, a impressão foi minha, ela existiu e isso é um fato... E o "mais" também é importante, algo "mais sério" não é algo "puramente sério", sem humor. Você pode manter o humor e ainda assim através do humor expressar um desejo "mais sério" de mudar as regras.
 
1º [61 pontos] Neithan

2º [55 pontos] Haran Alkarin

3º [41 pontos] Dorak

4º [39 pontos] Snaga

5º [36 pontos] Tuor

6º [32 pontos] Tapio

7° [31 pontos] Anwel

8º [28 pontos] Bel (Isabel)

9º [20 pontos] Ulca

10º [17 pontos] Duilin (Elson)

11º [16 pontos] Ar-Nirthol

12º [14 pontos] Lew Morias; Olórin

13º [13 pontos] Daewen

14º [11 pontos] Elriowiel Aranel

15° [10 pontos] HFR

16º [9 pontos] Erundur

17º [8 pontos] Metre Elrond Peredhil

18º [6 pontos] Amon_Gwareth; Atyarwen; Kirk00x; Sano; Thalion Atanón

19º [5 pontos] Éomer; Filiph; Indily; Mariane Lohn; O 10º membro da Sociedade; Rogério Magno; Ronald

20º [4 pontos] Beladona; Camila; Carnildo; Ettelëa; Finwë; Lord Treville; Nihal; Nira-Chan; Pandatur; G. Asaph

21º [3 pontos] _ Sauron _; Angiuli;Caranthir; Déor; Drum; Eriadan; Jedi Solo; Mercúcio; Tenebris.

22º [2 pontos] -Gondorian Stark-(leonmuse); Ainurian; Amaurëawen_; LuizWsp; Merannë; Thanatos; Uncle; Veda; Zorba.

23º [1 ponto] Rufgand; *Ceinwyn*; Alcarcáno; Ana Lissë; Asca; Belle Vox; Calimbadil Thálion; Chuck Norris; cristhian_back; Daeron Ciryatan; Elentur; Elmarien; elrohir99; Fëanor; Glonduil; Hasgath; Larissa; Marcileia; Morgs; Olórin of Lórien; Ondon Rincewind; Paganus; Ri.; ShidoSan; torugo28; TurambarWoW.

Não.
Hobbit anão ou elfo?
Sim.
A primeira letra de seu nome vai de A até L?
Sim.
Não.
Apareceu fisicamente ou em alguma citação em algum Senhor dos Anéis?
Sim.
Nascido depois do ano da Aventura de Bilbo?
Não se sabe, mas eu apostaria que não.
Aparece em algum filme?
Sim.
Esteve em Valfenda?
Sim.

Chutes errados:
Gimli?(pq n né haha)
 
Última edição:
Editado. :lol:

Sabe-se a data de nascimento do Gimli, ele nasceu antes da aventura de Bilbo... Inclusive chega-se a mencionar que desejava ter ido na aventura, mas era tido como muito jovem...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo