• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Cheguei a pensar em Finarfin, mas não consegui encaixar os dois últimos versos: não pensei em nenhuma "dor" nem em "velho bardo". A dedução do Mercúcio pode bater. :think:
 
Cheguei a pensar em Finarfin, mas não consegui encaixar os dois últimos versos: não pensei em nenhuma "dor" nem em "velho bardo". A dedução do Mercúcio pode bater. :think:
Como assim nenhuma dor?? O cara q viu os irmãos destruírem o povo, matarem os parentes, viu os filhos partirem pra eternidade, e depois morrerem, ficou "sozinho" sendo rei de um povo quebrado....acho q dor é só o q ele tem...e cabelos dourados!!:lol:

Btw, já imaginaram como foi o encontro de Galadriel e Finarfin depois de, sei lá, 8000 anos??
 
Não pensei em nenhuma dor específica associada a Finarfin. :dente: Meu primeiro palpite ainda é um dos filhos de Fëanor, mas não me lembro de nenhuma citação a algum deles que seria "o mais belo". :think:
 
Passando só pra deixar o meu chute, numa interpretação que talvez seja bem forçada (rs):

A adivinha trata de Finarfin.
Sua mãe era dos vanyar, considerados os mais belos entre os primogênitos e é a sua casa, entre os noldor, que herda os seus predicados: a "Casa dourada".
Tolkien diz, em sua descrição sobre os filhos de Finwë: "Finarfin era o mais belo e o de coração mais prudente."
Ele "jamais é esquecido", por ter permanecido como Rei dos Noldor no Oeste, mas é "tão pouco lembrado" nas histórias que tratam da Primeira Era justamente por não ter seguido com os Noldor para Beleriand.
A dor de Finarfin é uma referência ao impacto causado sobre ele pelo fratricídio, pela profecia de Mandos e os presságios desastrosos a ela associados, pela separação de seus filhos e de seu povo. A cegueira à dor de Finarfin talvez diga respeito ao fato de que após esses eventos, ele é retirado da cena e sabemos muito pouco sobre o que acontece com ele, que se retira pesaroso, pede perdão aos Valar e permanece reinando sobre os remanescentes de seu povo em Aman. Apenas o velho bardo (Tolkien?) guarda a sua canção.

Boa, mas não
 
To indo, tô indo, tô indo
** Posts duplicados combinados **
De meu povo, o mais belo
De todos os filhos, o de maior coração
Jamais esquecido
Mas tão pouco lembrado
Cego à minha dor
O velho bardo guarda minha canção
** Posts duplicados combinados **
1º [55 acertos]
Haran Alkarin

2º [40 acertos]
Eriadan

3º [37 acertos]
Rufgand

4º [24 acertos]
Imadofus

5º [22 acertos]
Oakshield; Atyarwen

6º [15 acertos]
Décimo

7º [14 acertos]
Fëanor

8º [12 acertos]
Asca

9º [11 acertos]
Almië; DarkRider

10º [10 acertos]
Elmarien; Laninha

11º [9 acertos]
Mercúcio; Tia Neera

12º [8 acertos]
Rogério Magno; Ulca

13º [7 acertos]
Cálimion; Elenedhel Voronwien; Ingwë ¥; Neithan; Proview; Torugo; Tuor

14º [6 acertos]
Arnostalion ¥; Clara; Edu; Erundur; Morpheu; rochvellon; Rodrigo_Himfëa; Roger; _ Sauron _; Snaga

15º [5 acertos]
Ana Lissë; Bagrong; Beladona; BLIND WIZARD; Fëanarsil; Harweltië; Henriquenem; Imrahil de Dol Amroth; Vanagristiel; Blue Gangsta

16º [4 acertos]
.:G@nd@lf:.; Aegnor17; Ainurian; Alcarinollo; Aldamar; Fingolfin; hAlf; Morfindel Werwulf Rúnarmo; Naiara Tinuviel; Nerwen; Peregrino; Thanatos; Nienna...;

17º [3 acertos]
.:THORIN OAKSHIELD:.; =| Andúril |= ;Amanditas; Carnildo; Daewen; Eldarwen; Ettelëa; Fimbrethil; Jumpin' Jack Flash; Krebain; Lu-thien; Meriadok Malkav; Pandatur; Sano; Zorba

18º [2 acertos]
Lucas Ferraz, adrieldantas; Alucard; Beatriz Greenleaf; Beleghîn; Calimbadil Thálion; Danee; Ecthelion ¥; Estranho; Iltihien; ithildir astald; Lindoriel; Lissa; Lobelia SB; Loky; Mandos; Mariana Hoffmann; Nimrod; Olórin; Styx; ;Tapio; Thais Tûk; Thalion; Thangorodrim; Thunderbreaker; Vána Tuilérë

19º [1 acerto]
_Eldariel_; *¤Lothíriel¤*; Alcalimë; Alassë; Arwan; Ben Kenobi; Cad; Calenardhon; Calion Alcarinollon; camila*; Capitão Nemo; Chava; Dain Ironfoot; Dana Mitchell; Dexter-san; Elessar Tasardur; Elginib, A Rapidinha; Éomer; Estë; Faerum; Failivrin; Falassion; Fëauryg Felagund; Felagund; FendiOrc; Fëohtar; Glorfindel_BH; Hasgath; Larissa; Legolas, de Eryn Lasgalen; Link; Lukas Drakon; Meneldur; Mestre Elrond Peredhil; Metz; Nob; Pam EQA; Pooka; Ravelion; Rochvellon; Sephiroth Matrix; ShidoSan; Statues Argonath; Tarik Khalil; The_Rohirim; The_Withe_Wizard_German; Thorin Escudo de Carvalho; Thorondil; Ulmo, o Grande; Uncle
Pensei no Finrod agora.. se tiver certo, depois explico
 
Pensei no Finrod agora.. se tiver certo, depois explico

Já tava indo por essa linha também. O Silma diz com todas as letras:

"Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. E o túmulo verdejante de Finrod, filho de Finarfin, o mais belo de todos os príncipes dos elfos, permaneceu inviolado, até a terra mudar e se partir, soçobrando sob mares de destruição."

Vou deixar o Ruf fazer a argumentação, já que ele respondeu primeiro... de qualquer forma, ainda não consegui encaixar todos os versos pra fechar no Finrod. :think:
 
Já tava indo por essa linha também. O Silma diz com todas as letras:

"Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. E o túmulo verdejante de Finrod, filho de Finarfin, o mais belo de todos os príncipes dos elfos, permaneceu inviolado, até a terra mudar e se partir, soçobrando sob mares de destruição."

Vou deixar o Ruf fazer a argumentação, já que ele respondeu primeiro... de qualquer forma, ainda não consegui encaixar todos os versos pra fechar no Finrod. :think:


De meu povo, o mais belo

Razão q o @Mercúcio cita ali em cima..

De todos os filhos, o de maior coração


Além de ser o amigão da galera tudo dos elfos, o Felagund ainda era o maior defensor dos homens, sendo o que primeiro os encontrou, pediu asilo pra eles ao Thingol, além de tudo que fez por Beren.

Jamais esquecido
Mas tão pouco lembrado


A parte do "tão pouco lembrado" que é difícil encaixar, mas suponho q seja pq nornalmente a galera escolhe Feanor, Fingolfin ou Galadriel como os elfos mais fodas e esquece dele..

Cego à minha dor


O fato de ter deixado o pai a contragosto, repudiar o Juramento de Fëanor, ter deixado a mulher q ele amava pra trás, e ainda assim ser um dos Senhores Élficos mais ativos na luta contra Morgoth se encaixa aqui

O velho bardo guarda minha canção


Num lembro se alguém canta a Balada de Leithian qndo estão em Valfenda, mas de qlqr forma, acho q se refere exatamente aos feitos de Finrod ajudando Beren registrados na Balada de Leithian.
 
De meu povo, o mais belo

Razão q o @Mercúcio cita ali em cima..

De todos os filhos, o de maior coração


Além de ser o amigão da galera tudo dos elfos, o Felagund ainda era o maior defensor dos homens, sendo o que primeiro os encontrou, pediu asilo pra eles ao Thingol, além de tudo que fez por Beren.

Jamais esquecido
Mas tão pouco lembrado


A parte do "tão pouco lembrado" que é difícil encaixar, mas suponho q seja pq nornalmente a galera escolhe Feanor, Fingolfin ou Galadriel como os elfos mais fodas e esquece dele..

Cego à minha dor


O fato de ter deixado o pai a contragosto, repudiar o Juramento de Fëanor, ter deixado a mulher q ele amava pra trás, e ainda assim ser um dos Senhores Élficos mais ativos na luta contra Morgoth se encaixa aqui

O velho bardo guarda minha canção


Num lembro se alguém canta a Balada de Leithian qndo estão em Valfenda, mas de qlqr forma, acho q se refere exatamente aos feitos de Finrod ajudando Beren registrados na Balada de Leithian.


Era o Finrod mesmo. A única coisa que cê não pegou foi o último verso, mas esse tava aí mais pra mexer com a cabeça de vocês mesmo.
Mudei a pontuação do penúltimo verso um pouquinho. Deveria ser :

Cego, à minha dor,
o velho bardo guarda minha canção.

que é uma referência discreta ao Blind (Guardian) e as duas musicas sobre o Finrod no NiME
 
Bela referência ao Blind...não percebi msm!!

Amanhã mando outra!!
 
Última edição:
Pois é, a ideia ficou martelando na minha cabeça depois que o Rufgang frisou o "mais forte e valente", porque Time Stands Still começou a tocar na minha cabeça
 
Desculpem a demora, mas vamos lá.

Entre o sol e a lua,
Entre a guarda e a escuridão.
Sob estrelas, a maior visão atua.
Elo perdido sob água em revolução


Quem sou??

Há duas respostas possíveis, mas elas estão intimamente ligadas, então, quem postar primeiro uma delas, leva. :mrgreen:
 
Bem fácil, pois apesar de passar o dia trabalhando nela, não consegui aperfeiçoar!

Com grande habilidade fui agraciado.
Pelos meus feitos, ainda lembrado.
Do desejo oculto em meu coração,
abriu-se a porta para o mal em ascensão.

Quem sou eu?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo