• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Preferis que marque contrações vocálicas com apóstrofos ou com bráquias?
** Posts duplicados combinados **
Ou que, abstendo-me dellas, acompanhe o poema d'um vídeo declamatório?
 
Prefiro q vc faça um Adivinha em português inteligível para seres que nasceram após o ano de 1984 d.C....
Eu nasci após 1984 da Era de Nosso Senhor; destarte, o texto é inteligível pera os demais, sendo a mi.

As vezes, minha inteligência pré- Camões falha.....
Camões nam nasceu em 1984.

Faz um vídeo pô, com participação especial do Bob. :jive:
O Bobe foi dado à minha avó.


Perdoai-me a demora: decidi, em desafio a mi mesmo, fazer versos aliterativos em pés gregos (com as devidas adaptações), que nunca ensejara; como resultado, ficou a charada tão longa, em virtude da dificuldade expressiva, que sua resposta era óbvia.

Rearranjei então a balada de modo tal que, removidos seis versos, soou-me difícil o bastante. À medida que se aproximar o prazo, caso ninguém tenha inda adivinhado, desvelarei os seis versos retirados, com effeito dando a resposta. Também retirei os marcadores rhýthmicos, com effeito restaurando a graphia clássica pera poesia.

_________________________________________________

Assenta-se o lambengolmo ante Eldalië, e, tomando da harpa, canta destarte:

"Forte
fëa -- mas funesto -- fez meu parto:
manhoso miúdo eu de
Menel pois medrei
(saído são petiz, d'semente sua desci),
& da Terra tenro, bruto tendo vindo
a arguto
Ungoldo, grave e grão me fiz. Pois Gḗ
nam me fez; no entanto recebeu-m' -- novel nu.

No curso entâm das cousas comerciadas fuy
ao Lungelýsico ora, ao léu leixado após;
rend'-se o pranto remorsoso à ressurreição,
e a vida vera volvo ainda mais voraz."



1º [55 acertos]
Haran Alkarin

2º [37 acertos]
Eriadan

3º [32 acertos]
Rufgand mestre de todos nós

4º [24 acertos]
Imadofus

5º [22 acertos]
Oakshield, Atyarwen

6º [15 acertos]
Décimo;

7º [14 acertos]
Fëanor

8º [12 acertos]
Asca

9º [11 acertos]
Almië; DarkRider

10º [10 acertos]
Elmarien; Laninha

11º [9 acertos]
Mercúcio; Tia Neera

12º [8 acertos]
Rogério Magno; Ulca

13º [7 acertos]
Cálimion; Elenedhel Voronwien; Ingwë ¥; Neithan; Proview; Torugo; Tuor

14º [6 acertos]
Arnostalion ¥; Edu; Erundur; Morpheu; rochvellon; Rodrigo_Himfëa; Roger; _ Sauron _; Snaga

15º [5 acertos]
Ana Lissë; Bagrong; Beladona; BLIND WIZARD; Clara; Fëanarsil; Harweltië; Henriquenem; Imrahil de Dol Amroth; Vanagristiel; Blue Gangsta

16º [4 acertos]
.:G@nd@lf:.; Aegnor17; Ainurian; Alcarinollo; Aldamar; Fingolfin; hAlf; Morfindel Werwulf Rúnarmo; Naiara Tinuviel; Nerwen; Peregrino; Thanatos

17º [3 acertos]
.:THORIN OAKSHIELD:.; =| Andúril |= ;Amanditas; Carnildo; Daewen; Eldarwen; Ettelëa; Fimbrethil; Jumpin' Jack Flash; Krebain; Lu-thien; Meriadok Malkav; Pandatur; Sano; Zorba;

18º [2 acertos]
Lucas Ferraz, adrieldantas; Alucard; Beatriz Greenleaf; Beleghîn; Calimbadil Thálion; Danee; Ecthelion ¥; Estranho; Iltihien; ithildir astald; Lindoriel; Lissa; Lobelia SB; Loky; Mandos; Mariana Hoffmann; Nimrod; Olórin; Styx; ;Tapio; Thais Tûk; Thalion; Thangorodrim; Thunderbreaker; Vána Tuilérë;

19º [1 acerto]
_Eldariel_; *¤Lothíriel¤*; Alcalimë; Alassë; Arwan; Ben Kenobi; Cad; Calenardhon; Calion Alcarinollon; camila*; Capitão Nemo; Chava; Dain Ironfoot; Dana Mitchell; Dexter-san; Elessar Tasardur; Elginib, A Rapidinha; Éomer; Estë; Faerum; Failivrin; Falassion; Fëauryg Felagund; Felagund; FendiOrc; Fëohtar; Glorfindel_BH; Hasgath; Larissa; Legolas, de Eryn Lasgalen; Link; Lukas Drakon; Meneldur; Mestre Elrond Peredhil; Metz; Nob; Pam EQA; Pooka; Ravelion; Rochvellon; Sephiroth Matrix; ShidoSan; Statues Argonath; Tarik Khalil; The_Rohirim; The_Withe_Wizard_German; Thorin Escudo de Carvalho; Thorondil; Ulmo, o Grande; Uncle
 
Última edição:
Eu nasci após 1984 da Era de Nosso Senhor; destarte, o texto é inteligível pera os demais, sendo a mi.


Camões nam nasceu em 1984.


O Bobe foi dado à minha avó.


Perdoai-me a demora: decidi, em desafio a mi mesmo, fazer versos aliterativos em pés gregos (com as devidas adaptações), que nunca ensejara; como resultado, ficou a charada tão longa, em virtude da dificuldade expressiva, que sua resposta era óbvia.

Rearranjei então a balaa de modo tal que, removidos seis versos, soou-me difícil o bastante. À medida que se aproximar o prazo, caso ninguém tenha inda adivinhado, desvelarei os seis versos retirados, com effeito dando a resposta. Também retirei os marcadores rhýthmicos, com effeito restaurando a graphia clássica pera poesia.

_________________________________________________

Assenta-se o lambengolmo ante Eldalië, e, tomando da harpa, canta destarte:

"Forte
fëa -- mas funesto -- fez meu parto:
manhoso miúdo eu de
Menel pois medrei
(saído são petiz, d'semente sua desci),
& da Terra tenro, bruto, tendo vindo
a arguto
Ungoldo, grave e grão me fiz. Pois G
nam me fez; no entanto recebeu-m' -- novel nu.

No curso entâm das cousas comerciadas fuy
ao Lungelísico ora, ao léu leixado após;
rend'-se o pranto remorsoso à ressurreição,
e a vida vera volvo ainda mais voraz."



1º [55 acertos]
Haran Alkarin

2º [37 acertos]
Eriadan

3º [32 acertos]
Rufgand mestre de todos nós

4º [24 acertos]
Imadofus

5º [22 acertos]
Oakshield, Atyarwen

6º [15 acertos]
Décimo;

7º [14 acertos]
Fëanor

8º [12 acertos]
Asca

9º [11 acertos]
Almië; DarkRider

10º [10 acertos]
Elmarien; Laninha

11º [9 acertos]
Mercúcio; Tia Neera

12º [8 acertos]
Rogério Magno; Ulca

13º [7 acertos]
Cálimion; Elenedhel Voronwien; Ingwë ¥; Neithan; Proview; Torugo; Tuor

14º [6 acertos]
Arnostalion ¥; Edu; Erundur; Morpheu; rochvellon; Rodrigo_Himfëa; Roger; _ Sauron _; Snaga

15º [5 acertos]
Ana Lissë; Bagrong; Beladona; BLIND WIZARD; Clara; Fëanarsil; Harweltië; Henriquenem; Imrahil de Dol Amroth; Vanagristiel; Blue Gangsta

16º [4 acertos]
.:G@nd@lf:.; Aegnor17; Ainurian; Alcarinollo; Aldamar; Fingolfin; hAlf; Morfindel Werwulf Rúnarmo; Naiara Tinuviel; Nerwen; Peregrino; Thanatos

17º [3 acertos]
.:THORIN OAKSHIELD:.; =| Andúril |= ;Amanditas; Carnildo; Daewen; Eldarwen; Ettelëa; Fimbrethil; Jumpin' Jack Flash; Krebain; Lu-thien; Meriadok Malkav; Pandatur; Sano; Zorba;

18º [2 acertos]
Lucas Ferraz, adrieldantas; Alucard; Beatriz Greenleaf; Beleghîn; Calimbadil Thálion; Danee; Ecthelion ¥; Estranho; Iltihien; ithildir astald; Lindoriel; Lissa; Lobelia SB; Loky; Mandos; Mariana Hoffmann; Nimrod; Olórin; Styx; ;Tapio; Thais Tûk; Thalion; Thangorodrim; Thunderbreaker; Vána Tuilérë;

19º [1 acerto]
_Eldariel_; *¤Lothíriel¤*; Alcalimë; Alassë; Arwan; Ben Kenobi; Cad; Calenardhon; Calion Alcarinollon; camila*; Capitão Nemo; Chava; Dain Ironfoot; Dana Mitchell; Dexter-san; Elessar Tasardur; Elginib, A Rapidinha; Éomer; Estë; Faerum; Failivrin; Falassion; Fëauryg Felagund; Felagund; FendiOrc; Fëohtar; Glorfindel_BH; Hasgath; Larissa; Legolas, de Eryn Lasgalen; Link; Lukas Drakon; Meneldur; Mestre Elrond Peredhil; Metz; Nob; Pam EQA; Pooka; Ravelion; Rochvellon; Sephiroth Matrix; ShidoSan; Statues Argonath; Tarik Khalil; The_Rohirim; The_Withe_Wizard_German; Thorin Escudo de Carvalho; Thorondil; Ulmo, o Grande; Uncle
Gandalf renascendo como O Branco??
 
Última edição:
Perdão pela demora; correria de aniversário hoje me impediu a lembrança.

Amanhã à tarde darei a resposta, se ninguém acertar; a resposta, na verdade, está desambiguadamente exposta na seguinte versão complecta dos versos a seguir, cuja adivinhação até o prazo estipulado ainda valerá victória:


Forte fëa -- mas funesto -- fez meu parto:
manhoso mĭúdö eu de
Menel pois medrei
(saído são petiz, d'semente suă desci),
& da Terra tenro, bruto tendo vindo
ă argutŏ
Ungoldo, gravĕ e grão me fiz. Pois Gḗ
nam me fez; nŏ entanto recebeu-m' -- novel nu --,
& ĕm bordă ao berço beija-mĕ o Ărtesão, por bem
qu' imprima em mi profundŏ ao peytŏ o ĕscuro seu.


No cursŏ entâm das cousas comercĭadas fuy
ao Lungelýsicŏ oră, ao léu leixado após;
rend'-sĕ o pranto remorsosŏ à ressurreição,
ĕ a vida vera volvŏ ainda mais voraz.

Mas -- desde caminhos por matinais ermos
a feias fendas, profundezas férvidas --
seguindo a senhor outro, soube ressalvar
qu' em pó dispersaria ao pejo e a mi por fim.

---------------------------------------------------------------------------

Glossário:
  • Fëa: elf. alma;
  • Menel: elf. céu;
  • Ungoldo: elf. anti-ñoldo;
  • Gḗ: hel. a Terra;
  • Lungelýsico: neol. "que mata ao longe".
 
Última edição:
Penso que estás falando sobre Ungoliant?
Ter que advinhar e ainda traduzir eh vem complicado. Kkk
 
Ter que advinhar e ainda traduzir eh vem complicado. Kkk
Esse é o ponto das adivinhas; linguagem circumloqüente.

Penso que estás falando sobre Ungoliant?
O nauglamír?
Nenhum delles, embora Eriadan esteja mais próximo.
O prazo vai até o crepúsculo.

Dica: Os versos em negrito não são apenas mais recentes -- com effeito, são os mais importantes também, pois identificam específicas situações que só ocorreram huma vez em todo o Legendário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo