• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adaptação de Silmarillion

O Silmarillion possui uma dinâmica muito diferente de O Senhor dos Anéis, é quase impossível transformá-lo em filme. Primeiro porque ele é mais uma compilação histórica das Eras do que um romance -eu diria que há pequenos contos em meio a um gigantesco livro de história. Segundo porque, em razão dessa dinâmica, uma adaptação para o cinema teria de, inevitavelmente, completar muitas partes da obra com material original, principalmente para tecer um elo, temporalmente linear, entre os fatos. Terceiro porque cada capítulo de O Silmarillion tem material suficiente para uma trilogia ainda mais complexa que O Senhor dos Anéis. Imaginem quantos filmes seriam necessários para narrar uma história fiel às concepções de O Silmarillion. É, portanto, absolutamente inviável. Sobretudo por uma questão, que é a verdadeira questão para os norte-americanos: finanças. Qual seria o custo de uma obra com essas proporções? Certamente imenso. E o tempo de filmagem? Não menos que uns três anos de pré-produção, um ou dois anos de produção e mais ou menos um ano de pós-produção. É tempo demais. Pensem agora na mão-de-obra... é de fazer até um Peter Jackson correr em disparada. Além disso, Chris Tolkien já deixou bem claro que não pretende vender os direitos sobre a obra - pelo menos agora, que ele está bem rico e não saberia o que fazer com a grana que iria ganhar.
Acho que O Silmarillion não deve se transformar em projeto cinematográfico. Não há dúvida que perderíamos centenas de elementos da obra literária através do processo de adaptação. Contudo, creio que algum dia produtores deverão conseguir os direitos e tocar o projeto. Provavelmente farão uma série de filmes sobre as várias histórias do livro. É mais prático - e acumula mais grana. Pensem: um produtor pode passar a vida inteira ganhando dinheiro em cima, apenas, de filmes baseados em O Silmarillion.
 
Série Da Hbo, Será Que Funciona?

acho possível sim. não entendo esse tipo de opinião de que "o filme acabaria com a magia do livro", e comentários desse tipo. livro é livro e filme é filme! é até legal que façam um filme pras pessoas que ainda não conhecem terem acesso as informações e tal... afinal, existem bilhões de pessoas pelo mundo que não tem acesso a leitura por N motivos... é realmente estranho as pessoas não terem acesso a livros e sim a tv hehehe, mas esse é o mundo real! além do mais, acho que se o roteiro focasse a treta do fëanor... tem que ser super-produção, ou série da HBO! e o roteirista tem que ser muito bom, de preferência muito fã do Tolkien...
 
Re: Série Da Hbo, Será Que Funciona?

:cool:
acho possível sim. não entendo esse tipo de opinião de que "o filme acabaria com a magia do livro", e comentários desse tipo. livro é livro e filme é filme! é até legal que façam um filme pras pessoas que ainda não conhecem terem acesso as informações e tal... afinal, existem bilhões de pessoas pelo mundo que não tem acesso a leitura por N motivos... é realmente estranho as pessoas não terem acesso a livros e sim a tv hehehe, mas esse é o mundo real! além do mais, acho que se o roteiro focasse a treta do fëanor... tem que ser super-produção, ou série da HBO! e o roteirista tem que ser muito bom, de preferência muito fã do Tolkien...
Pessoal eh o seguinte se o George Lucas fez 5 filmes sobre os seus Jedi :blah:

naum vejo pq, naum se possa fazer varios filmes sobre o livro, alem do q naum teria problema a demora tem muito filme chule q leva + q 4 anos pra ser lançado. entaum se eles fizerem uma super-produção do livro, eles vaum fikar super- ricos com a bilheteria os dvds e tudo o resto, e o livro vai ser bem + vendido tbm, tem gent q nem sabe quem fez o livro sda e muito menos q tolkien tenha outros
 
Se filmassem só a história de Beren e Lúthien, depois Os Filhos de Húrin e A queda de Gondolin ..... já ia dar grana p/caramba!!!
 
Na verdade deveria fazer uns 3 filmes mesmo... mas não com o nome "Silmarillion".
deveria começar com a historia de Feanor, até o momento em que ele morre. depois uma historia de Beren e Lúthien... mas com um prologo. Finalmente a queda de Gondolim.

Tbm fariam muitas modificações nos livros (até mais do que fizeram SdA8-O ). eu, particularmente, não aprovo. mas se fizerem deveria ser de historias separadas... mas com Prologos no começo.
 
É, também não aprovo muito fazerem um filme do Silmarillion. É um livro que me remete a épocas tão distantes e me sentiria enjoada se no cimema o filme ficasse ruim ou muito diferente da história. Beren e Lúthien, Os Filhos de Húrin, A Queda de Gondolin são histórias que me emocionam muito e eu acho que a muitos fãs, seriam histórias delicadas de se trabalhar...
 
No youtube tem muitos trailers com até data de lançamento do filme mesmo, mas não é nada real.

Concordo até com o que disseram ae em cima.. cada historia ali daria um filme, mas é muito complicado. Se o Hobbit já está nessa briga toda.. imagine algo ainda mais complicado.. :|
 
Se eu fosse om cineasta ambicioso e louco digamos assim, tentaria fazer pelo menos feito star wars, ums 6 filmes de 3 horas e meia cada dava pra contar a história do silma, ou até um seriado, que pra mim é mais viável, cortando algumas histórias que não são tão importante.
 
Acho que pro cinema isso NUNCA vai sair; muito caro, muita história, etc. Como minissérie animada de TV dá pra fazer, é bem mais barato e fácil de fazer.
 
Eu acho que seria bem legal se cada história rendesse um filme mesmo. Mas aí eles teriam que focar muito, porque não seria possível contar todas as histórias separadamente...iriam ser uns 300 filmes,rs.
 
Eu não gostaria de ver o Silmarillion sair no cinema, porque ficaria muito vago, e com muitas partes omissas, coisa que ficaria chata. Mas eu acho que Silmarillion ficaria legal se fosse feito uma série. Aí sim não faltariam partes legais, e evitaria mais irritação pros fãs.
 
hehe... gosto mto desse tipo de fantasia medieval e ja conhecia antes de assistir o senhor dos aneis. Axei o filme mto bom, principalmente pq eu jogava RPG desse estilo. Comprei e comecei a ler o livro do senhor dos aneis esses dias e estou gostando mto.. Mal vejo a hora para compra o silmarillion. Axo q com os recursos q existem hj, seria possivel transformar o livro em filme. Axo q mais pessoas teriam acesso por esse meio, ja q algumas n tem saco pra ler livros de 1200 paginas (hhehe). Axo q poderia ficar bom sim, dependendo de como fosse feito (e de kem fosse fazer). Axo q ateh o Christopher podia dar uma maozinha, mais ja q ele n qria nem q fizessem o senhor dos aneis, imagine o silmarillion. Agora chegando ao ponto em q eu realmente qria chegar: Vai dizer q vcs n iam qrer ver o Fingolfin lutando contra Morgoth nas telonas??? Furando ele 7 vezes enquanto se esquivava do poderoso Grond, q ia esburacando o chao onde atingia... No final, antes de morrer, ainda o deixa mancando para sempre.. N seria legal? N sei se faz parte do silmarillion essa historia mais gostaria de ve-la. Axo q o filme dos senhor dos aneis ateh da uma base legal na sua imaginação qdo vc vai ler o livro dps, pq vc lembra das imagens e relaciona tdo mais facil, afinal, isso eh fantasia nao eh?
 
silmarillion.. o filme?

será que emplacaria? :uhum:
infelizmente para mim seria como em SDA I,II,III...
uma tremenda deçepção!
por que , se vc apenas viu o filme ate ai tudo bem... mas se vc alem de ter visto o filme tambem leu o livro pode compreender que muito da obra foi discaradamente cortada.. personagens de suma importancia!!!
e pra quem alem de ler o SDA tambem leu o silmarillion, sabe que este ultimo citado, é muito mais rico em detalhes e em quantidades de personagens!! e por mais que o mundo tenha avançado no ramo da computaçao grafica caros amigos, ainda assim a tecnologia nao consegue acompanhar o poder e a velocidade do racicinio e criatividade humana, por essas e outras que a escrita sempre me é favorita! por que ela sim, se asemelha a nossa imaginaçao: não nos limita a nada! :jornal:
salvo os pros e contras..
discordem ou corcordem.. cabe a vc me dizer porquê!!! :uhum:
 
Re: silmarillion.. o filme?

Provavelmente emplacaria sim e acho que faria o mesmo sucesso da trilogia, pois, ainda com todos os cortes de personagens e fatos importantes a chamada "magia do cinema" conseguiria, de certa forma, preencher algumas das lacunas e também porque existem milhares de pessoas que preferem os filmes à leitura dos livros.

Um outro ponto que deve ser levado em consideração é o fator dos direitos autorais. Se não me engano, sempre que uma história é levada das páginas de livros para as telas de cinema, os produtores compram os direitos autorais para poderem manipular a história de um modo que se encaixe dentro de seu orçamento, disponibilidade de pessoal, efeitos especiais etc... também fiquei chateado quando não colocaram o Bombadil no 1º filme e, conseqüentemente, não mostraram de onde vieram as espadas dos Hobbits, mas colocaram o Aragorn as entregando.
Mais um fato sobre os direitos autorais é o problema em se filmar o Hobbit: Perter Jackson detém os direitos sobre a obra no que se refere às filmagens, se ele não quiser filmar (por qualquer motivo que seja) e não quiser deixar que filmem no lugar dele, dificilmente vai sair alguma coisa sem uma batalha judicial enorme.

Em relação ao Silmarillion, não queria vê-lo no cinema. São várias histórias em um livro só e os cortes seriam inevitáveis e, talvez, a ligação entre um filme e outro não ficaria boa. É, duvido muito que conseguissem fazer um filme só sobre O Silmarillion, é muita coisa para se colocar num espaço de tempo de 3:00hs ou até mesmo 3:30hs.
Preferiria vê-lo como seriado, aí sim poderia ser feito da melhor maneira possível, com todas as passagens e personagens, sem a necessidade de exclusão de um ou outro para dar andamento à trama.

Espero ter atendido às suas explectativas nessa resposta.
 
Re: silmarillion.. o filme?

apesar de fazer o mesmo sucesso que os SDA I,II e III, o livro como sempre acabaria sendo melhor que o filme, é claro, o que deixaria muitos fãs decepcionados...mas para dizer a verdade seria ótimo se fosse lançado um filme do Silmarillion
 
[B]para mim se fizessem o filme sobre o silmarillion seria como no SDA I,II,III... um grande deçepçao... eles deçeparam partes da historia importantissimas! pra quem apenas viu o filme, otimo mas, pra quem foi alem e leu o livro e como eu preferem a leitura, é de entristecer... em silmarillion entao seria o fracasso, a nao ser q a galera se contetem com pouco! tem gente que diz que é melhor q saia o filme por mais resumido q seja para ajudar na composiçao mental da historia..
gente!! a escrita pelo contrario, incentiva tua mente a compor os mundor mais fantasticos inimaginavelmente incapazes de ser reproduzido pela maos humanas apesar de todo avanço que a computaçao grafica tem alcançado... nem em dez anos alguem poderá chegar aos pés do poder da nossa imaginaçao!!!
por essas e outraas que a escrita sempre me é favorita!!![/B]
 
Acho que a questão não é o que é melhor, o livro ou o filme. Os livros são invariavelmente melhores, com raras exceções. Porém, acharia interessante um filme do Silma, mas prefiro um seriado...porque são muitas histórias e no filme ficaria muito "picado".
 
Um seriado ficaria bom, mas filmes também. O que importa é que seja o mais fiel possível à obra. Como já disseram, é meio que inviável fazer um filme "quase" a altura d'O Simarillion (quase porque salvo algumas exceções, os livros ainda são melhores que seus respectivos filmes). Mas se uma boa equipe pegasse ele, poderiam sair sim bons filmes (ou série) que agradaria bem os fãs e traria conhecimento ao povo das outras obras do Tolkien.
Mais uma vez como já disseram, ficaria bom um filme sobre cada capítulo digamos, mas renderia muitos filmes.flw
 
Uma série seria legal, mas acho que ficaria dispendioso a reprodução de uma obra tão complexa. Se bem que hoje em dia gasta-se muito mais em séries lá fora. Acho que produzir filmes está fora de cogitação, pois como comentaram mais acima, existem várias lacunas em toda a historia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo