• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Acreditar em Fadas e Elfos??

Ah, depende da amplitude amigo Calim, não precisa ser necessariamente um devaneio. Estaríamos estudando o imaginário, sem julgos morais, e sem dizer que é devaneio, ou não... hehehehe. =]

Mas, brincadeiras à parte, seria interessante.
 
Eu acho que existe pessoas que mesmo sabendo que sao seres da nossa imaginaçao, ainda dao tudo por tudo para acreditar neles.
Vou dar o exemplo do papa noel...
Toda a gente sabe que ele nao existe, mas mesmo assim sem ele o natal nao seria natal, graças a este ser inexistente existem varias crianças que se sentem felizes por existir um homem gosdo que destribui prendas para as crianças que se portam bem durante o ano etc...
Por isso se mesmo nao existirem, porque nao acreditar neles?
So uma opiniao...
*yams*
 
nao eh pq ele escreveu algo sobre fadas e dragões q ele tinha q acreditar nisso. no seu livro onde ele explica sobre as fadas, ele quiz ser proprosital na hora de fingir a existencia desses seres, entenderam.
 
Eu não sei como colocar, mas a questão do imaginário (como bem colocado por Gaara), existente ou não, pode modelar toda uma sociedade, como a exemplo do medievo. São essas questões complexas, na qual muitos intelectuais vão tentar pautar em fatos concretos os conceitos de seres existentes, e inexistentes.

Depende do que seja a "existência" em si. =]
O homem medieval tem sua vida em torno de uma divindade, que ninguém jamais viu ou provou a existência. Seguindo essa linha de raciocínio, nas reminiscências desse medievo temos ainda o deus cristão ativo na sociedade. Isso, pois, num conceito um tanto quanto litiano, esse deus não é deus, mas está sendo, estava e está sendo, pois foi o espírito dominante no mundo ocidental.
Se tratarmos outros focos, como por exemplo os nórdicos, teríamos (caso sendo devir até hoje) elfos, anões, e todos esses seres como "crédulos", e não "imaginação".

Abraços.
 
Última edição:
eu os "fasso" o tempo todo. isso é completamente normal, mas, nao vamos nos desviar do assunto, né?
 
calma...
bem,os elfos, em minha visão, não são criaturas reais. mas sim, uma forma de ver criaturas mais belas e poderosos do q os humanos...
 
Exato, e essa forma de compreensão cabe ao mito, que representa algo mais que folclórico, mais que simplesmente um devaneio, são representações humanas de fenômenos, e de explicações não atingidas ainda.
Por isso Tolkien está imbuído desse faerie, dessa noção que estava antes apenas atrelada aos contos de fadas, ao tratar temas vastos, como o próprio humano. Creio, aliás, que as obras de Tolkien sejam em sua grande parte, o local onde mais pude, através de "elfos e anões", refletir sobre humanos.

Abraços. =]
 
Exato, e essa forma de compreensão cabe ao mito, que representa algo mais que folclórico, mais que simplesmente um devaneio, são representações humanas de fenômenos, e de explicações não atingidas ainda.
Por isso Tolkien está imbuído desse faerie, dessa noção que estava antes apenas atrelada aos contos de fadas, ao tratar temas vastos, como o próprio humano. Creio, aliás, que as obras de Tolkien sejam em sua grande parte, o local onde mais pude, através de "elfos e anões", refletir sobre humanos.

Abraços. =]

lesse minha mente...:lol:
 
li muito sobre como Tolkien iniciou sua estória. foi fabulosa a quantidade depesquisas q ele fez. aconselho,para quem quiser ler, o livro "o senhor do senhor dos anéis". ele é muito bom...
 

:chibata:


:mrgreen:

Por isso Tolkien está imbuído desse faerie, dessa noção que estava antes apenas atrelada aos contos de fadas, ao tratar temas vastos, como o próprio humano. Creio, aliás, que as obras de Tolkien sejam em sua grande parte, o local onde mais pude, através de "elfos e anões", refletir sobre humanos.

Já leu "Sonho de Uma Noite de Verão"?

Realmente, Tolkien "humaniza" o folclore. Tenta torná-lo palpável, verossímel a sua história, o que consegue com maestria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo