• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vocês acreditam em "Esoterismos"?


  • Total de votantes
    21
Opa, inaugurando a votação!

Então... a quantidade de trapaceiros é muito maior do que a quantidade de pessoas sérias. Fazendo uma comparação... a quantidade de bijuterias à venda é muito maior do que a de jóias. Mas isso não significa que jóia não exista.

Na verdade, justamente sobre isso existe um ditado antigo: "a moeda falsa presume a existência de uma verdadeira, em algum lugar"

Já que vc citou "no sentido habitual" (preocupação com os termos), aproveito para lembrar que existem duas coisas diferentes: "esoterismo" e "exoterismo".

Eu adoro analogias: se o bope sobe o morro e mata os bandidos, o pessoal dos "direitos humanos" cai de pau em cima. Se você inventa um carro movido a água, os donos das companhias de petróleo te matam na hora. Se você cria um site publicando documentos secretos, inventam um estupro pra tirar você de circulação.

A ignorância humana é violenta. Não sou cristão, mas lembro que em algum lugar da bíblia diz que se você jogar pérolas aos porcos, eles te matarão.

Então, tudo tem duas versões: uma que é pura bobagem, pras massas, pros porcos te deixarem em paz, e uma que é a verdadeira, mantida só em "terreno seguro".

O "exoterismo", como "exo" implica, é que se coloca "pro lado de fora": a pras massas. Do exoterismo surgiu muita idiotice por aí, desde as galinhas mortas na esquina até as simpatias de revistinha de adolescente. Pode ser qualquer besteira, desprovida de fundamento, que sirva de cortina de fumaça para evitar ser jogado ao circo, aos leões, à fogueira, ao linchamento... a penalidade varia conforme a cultura.

O esoterismo, em si, sempre foi praticado por pessoas que se consideravam buscadores da verdade, e por definição, deve ser mais científico que as crendices populares. No entanto, por motivos óbvios e já explicados, esses se mantém mais discretos...
 
Última edição:
Quando eu disse esoterismo no sentido habitual foi justamente nesse sentido que eu falei, coisa esotéricas e não o Esoterismo de Blavatsky por exemplo.
 
Última edição:
eu citei dois, e vc disse "esse". Aí não entendi o_O

porque mesmo os fastfood tipo "astrologia" e "tarot" tem seu lado eso e exo.

Como exemplo, se a sua pergunta é "você acredita em coisas sobrenaturais?", a minha resposta é absolutamente não. E eu sou astrólogo...
 
A pergunta é: "você acredita em astrologia, quiromancia, taromancia etc," pense nesse sentido, o que as pessoas normalmente chamam de esoterismo, eu poderia usar a palavra pseudociência, mas já seria abraçar um lado e eu queria que a pergunta fosse neutra.
 
então vou entender que vc ta colocando as esos e exos num saco só.

muitas dessas, se vc chamar de pseudociência, terá que chamar a psicologia de pseudociência, a pedagogia de pseudociência... algumas são mais concretas que Stephen Hawkings, e ninguém chamou ele de pseudo.
 
depende.

algumas coisas acredito, outras não.

algumas propriedades da readiestesia por exemplo são comprovaveis, embora não explicaveis.

aquela imagem de um cara segurando um graveto em Y e achar um posso de agua, acontece mesmo. não se sabe porque.
 
Segundo os búzios que o pai de santo jogou pra mim, não, não acredito.

Mas a cartomante me disse que sim. Aiai, o que faço?
 
Última edição:
São matérias subjetivas demais, não possuem um grupo de controle, estudos duplo-cegos, ou outro tipo de experimento empírico que pudesse caracterizá-los como algo respeitável. Até hoje o que vi relacionado a esses assuntos são achismos ao acaso. Realmente não vejo como coisas como movimentos de corpos celestes, restos de chá, bolas de cristal, etc., possam influenciar ou predizer alguma parte da vida de uma pessoa.
 
Última edição:
Faltou a opção: "Sei lá".

SABE Q EU EU CONCORDO CONTIGO?^^
(eu marcaria essa,shhh)

Mentira,eu acredito sim.Mas sei que eu corro o risco de ser enganada por algum desonesto,e eu sei que nem todos são assim,não estou generalizando,mas se a pessoa procura serviços desse tipo,está se arrisacando por vontade própria,eles não vão até ninguém e colocam uma arma na cabeça e dizem: Vem se consultar comigo,senão,eu prevejo que vc terá um fim MUITO DOLOROSO! Nem os charlatães tb.Vc vai pq vc quer.Então nem vou julgar e dizer que todos são desonestos pq não são,o povo vai pq o povo quer e depois ficam ai dizendo "Ah,vc é falso,.Vc não sabe prever nada!" pq tal coisa não aconteceu.
Seu destino é seu antes de tudo,vc é quem escreve ele:mrgreen:
 
Não, são todos falsos
isso não é um pouco exagerado. Eu não acredito, mas também não acho que seja mentira. Cada um tem algum tipo de crença, e julgar isso de a ponto de afirmar o que certo e errado não faz parte de crença nenhuma.
 
então vou entender que vc ta colocando as esos e exos num saco só.

muitas dessas, se vc chamar de pseudociência, terá que chamar a psicologia de pseudociência, a pedagogia de pseudociência... algumas são mais concretas que Stephen Hawkings, e ninguém chamou ele de pseudo.

Psicologia e Pedagogia são pseudociências? Algumas são mais concretas? Quais?
 
Não, não são pseudociências, é justamente o que quis dizer.

A radiestesia, por exemplo, tem evidências muito mais concretas do que as teorias sobre buracos negros.
 
A radiestesia, por exemplo, tem evidências muito mais concretas do que as teorias sobre buracos negros.

Não podem ser chamadas de evidências algo cuja base já não é empírico. Esse tipo de afirmação descreve algo realmente difícil de acontecer. Se uma pessoa absorvesse uma quantidade suficiente de radiação para mover um pêndulo ou gravetos acho mais provável que ela morreria antes de haver uma transferência.
 
Magia pra pra mim é o dominio de prodigios q trabalham com forças que são desconhecidas para a ciencia ou o que quer que defina as regras da realidade(numa epoca foi a igreja). a maneira como vc opera estas forças podem ser meramente ritualistica.

Os alquimistas eram misticos, hoje em grande parte são chamados de quimicos.

mas claro, não acho q tenha de ser crença cega, a questão levantada pela Finwë é muito boa por exemplo.

se uma experiencia, qualquer que seja, não te abre a mente para possibilidades, já que se a ciencia não explica não existe, então resta se ater ao que existe e ficar por lá.

o negocio que a propia ciencia não trabalha assim. os cientistas se ligam ao impossivel, ao naõ provado, ao que a ciencia não explica.

o que difere é o metodo do rigor cientifico, que pra mim é muito, muito bom, desde que não seja usado para se negar o que ele não abrange ainda.

exemplo de um prodigo cientifico, superando o impossivel da ciencia de 10 anos atras:

http://www.inovacaotecnologica.com....nsporte-quantico-entre-atomos&id=010115090126

claro, que disto para uma leitura de mão existe um abismo absurdo, mas a quantica esta na busca da base, do mundo atomico, mas o mundo atomico é a base de tudo, e tem uma corrente que acredita q não só grande parte do comportamento atomico é reproduzido em outras escalas por mecanicas parecidas(o que barra este conceito ainda para maiores niveis é o citado pela Finwë, energia proporcional), como acreditam q podera surgir uma outra fisica das descobertas da quantica, quando seus dominios forem utilizados em maiores escalas, como um computador quantico por exemplo(o que le poder ser capaz de fazer?)

quem sabe o dia q a mente transcender a materia a qual se encontra, caminho q a ciencia parece indicar, não vamos nos comunicar com outras inteligencias mais avançadas que ja o fizeram, como fazem os espiritas por exemplo?
 
Última edição:
Não podem ser chamadas de evidências algo cuja base já não é empírico. Esse tipo de afirmação descreve algo realmente difícil de acontecer. Se uma pessoa absorvesse uma quantidade suficiente de radiação para mover um pêndulo ou gravetos acho mais provável que ela morreria antes de haver uma transferência.


Até onde me conste, o princípio de funcionamento da radiestesia é psicossomático, onde os instrumentos são uma forma cerimoniosa de causar a sugestão (para pacientes) ou autosugestão (para adeptos). Por isso os instrumentos são sempre tão esteticamente impressionantes, com pontas de cristais e luzes coloridas.

Se isso é pseudociência, psicologia como conhecemos também é.
 
prodigio cientifico, com propriedades bizarras:

http://www.inovacaotecnologica.com....vimento-objetos-macroscopicos&id=010165100426

e ate que ponto uma conciencia é capaz de vibrar?

seria muito engraçado se a ciencia conseguisse provar q é possivel colocar u mser humano em dois ao lugares ao mesmo tempo, de depois descobrisse q este efeito ja era conseguido atraves de algum processo natural. :P

obvio, um exemplo bem surreal, mas quando vc começa a aplicar este tipo de coisa a mente e não ao cerebro...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo