*Mas e quem nao tem tanto tempo pra fazer isso? Existe ferramenta no D&D Insider pra isso?
A ferramenta ainda deve sair, de acordo com os novos planos do Insider: sai Mesa Virtual, entra ferramentas para montar campanha.
É recomendado planejar bem os encontros, mas não é obrigatório. Você pode tornar encontros interessantes da mesma forma que em qualquer outro sistema que não tenha um combate planejado para ser dinâmico: faça coisas diferentes acontecerem no meio da luta, crie um clima interessante, altere as regras a seu favor (está demorando demais? Então deixe o monstro morrer no próximo hit! Você é o mestre, o valor de HP escrito no livro é seu escravo, não o contrário).
Agora você pode simplesmente abrir o MM no índice de monstros por nível, olhar um monstro próximo do que você queira (digamos que você quer um Tiefling para lutar contra o grupo de nível 1; não há nenhum Tiefling próximo do nível 1, então pegue um Humano. Os jogadores provavelmente nunca vão ficar sabendo...) e usar. Mesmo em níveis altos, os monstros são simples - não tem mais uma página só de buffs, e não tem referências a outros livros ou outras partes do livro. Mudar o nível de uma criatura é quase automático de tão simples, e transformar em Elite ou Solo (para usar menos criaturas) é bem fácil. Você sempre pode criar uma habilidade de improviso, e a tabela mágica garante que está balanceada.
Olhando por esse lado, é até mais fácil improvisar em D&D4E - a princípio, você "não estaria aproveitando todos os recursos do sistema", mas eu estou pouco me lixando para isso. No entanto, para esses casos eu recomendo que não use o grid; um grid quase em branco serve para pouca coisa além de distrair os jogadores e restringir a imaginação...
Quanto ao combate ser demorado, em parte é um fato. Os monstros tem HP demais - em especial os solos - e me parece que ele aumenta de forma desproporcional ao aumento do dano. Se você não liga para mudar isso na hora - eu não tenho escrúpulos de matar um monstro imediatamente quando um jogador faz uma coisa realmente legal, diminuir o HP na hora para acelerar a luta, ou manter vivo um monstro legal para ele usar uma habilidade interessante - não é tanto um problema... No entanto, para mim o problema não é o encontro durar muito tempo, é ele durar mais do que a diversão do grupo. Um encontro de 20 minutos no qual os jogadores repetem a mesma ação rodada a rodada é pior do que um encontro de uma hora completamente dinâmico e interessante (embora um encontro de uma hora seja o bastante para tornar qualquer coisa desinteressante para mim).