1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Achado na Austrália mineral que se pensava exclusivo da Lua

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 6 Jan 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Formações rochosas afloram em área costeira de Perth, Austrália, 11 de maio de 2011​

    Um mineral trazido à Terra pelos primeiros astronautas que viajaram à Lua e que se pensava exclusivo do satélite natural foi descoberto em rochas da Austrália de mais de um bilhão de anos, informaram cientistas nesta quinta-feira.

    A tranquilitita é um mineral que deve seu nome ao Mar da Tranquilidade, uma planície de basalto situada na Lua, onde foi encontrada pela primeira vez em 1969.

    Este mineral
    até que os geólogos descobriram amostras no oeste da Austrália, declarou Birger Rasmussen, cientista australiano da Universidade Curtin, em Perth (oeste).

    destacou o cientista, que publicou sua pesquisa na revista Geology.

    acrescentou.

    O mineral raro foi encontrado por enquanto em seis locais diferentes da Austrália e permite, entre outras coisas, datar com precisão a antiguidade das rochas que o contém, afirmou Birger Rasmussen.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Isto significa que de fato a ida do homem a lua foi um filme de ficção do Kubrick.
     
    • LOL LOL x 1
  3. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Não, isso só significa que esse mineral não é desse planeta. Ele pode ser da Lua ou da Austrália :)
    (essa piada sem graça ficaria melhor se o material fosse encontrado no Acre)
     
    • LOL LOL x 4
  4. Excluído047

    Excluído047 Banned

    Não sei ao certo, mas talvez isso possa dar mais crédito ainda à hipótese de que a lua surgiu da colisão entre um planeta do tamanho de Marte e a Terra, bilhões de anos atrás, não? Pois, no caso, provavelmente se poderia cogitar de que a maior parte desse material acabou sendo lançado fora da Terra e entrando na composição da Lua, enquanto a menor fração remanescente permaneceu na Terra. Ou será que não tem nada haver?


    []'s!



    Edição:

    Resumindo a hipótese de formação da Lua: 1- No sistema solar recém-formado havia pelo menos um planeta a mais, do tamanho aproximado de Marte que, eventualmente, entrou em rota de colisão com a Terra, que na época era um pouco maior do que hoje; 2- Quando esse corpo colidiu com a Terra ele se pulverizou e parte da Terra foi arrancada; 3- Uma parte do material desse planeta extinto passou a compôr o material terrestre e agora jaz no núcleo da Terra, se não me falha a memória; a outra parte, junto com a fração do material terrestre, criou como que uma nuvem de poeira em torno do nosso planeta; 4- Aos poucos, as partículas de poeira foram colidindo umas com as outras até que se formou um bloco de matéria que passou a influenciar gravitacionalmente as demais partículas e a orbitar em torno da Terra; 5- Esse corpo maior foi atraindo todos os demais, orbitando em torno da Terra e enfim se tornou o nosso satélite.
     
    Última edição: 7 Jan 2012

Compartilhar