• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Acerca dos Valar

Aldamar

Creating a shining future...
Estava relendo o Silmarillion e topei com a seguinte dúvida, fiz uma suposição e gostaria de saber se está correta:

Hipótese 1 - Os Valar foram criados a partir da mente de Eru, e cada um só compreendia a parte da mente de Eru da qual tinha brotado. Logo, Eru criou cada um dos Valar colocando em sua mente os desejos que esses teriam posteriormente. Assim, cada Valar se dirigiu à tarefa designada por Eru, pois como era a essência deles, era o que podiam fazer, por exemplo. Aulë foi criado com o desígnio para ser O Artífice, logo ele se dirigiu para essa atividade.

Hipótese 2 - Cada Valar nasceu livre, e aos poucos eles começaram a se sentir atraídos por tarefas específicas, tornando-se mestre nelas. por exemplo, Aulë nasceu do zero, e quando "pensou" ele começou a gostar de trabalhos manuais, se aperfeiçoando nisso.

Qual será que é a mais correta?
 
Acho que uma mistura dos dois...
Eru com certeza teve um "planejamento" das tarefas de cada um, mas foi por questão de gosto pessoal que cada um se desenvolveu nessa tarefa seguindo os designios de Eru. Esse não foi o caso de Melkor por exemplo, que se rebelou contra a vontade de Eru (isso era possível pois os ainur têm livre-arbítrio).
 
Eu acho que justamente por serem feitos de uma parte da mente de Eru, eles se interessavam pela área daquilo que a parte de mente de Eru da qual vieram. Tomando como exemplo Aulë, a parte da mente de Eru da qual ele surgiu era a "parte Artífice" da mente dEle. Portanto, Aulë se interessou por isso, apesar de ter seu livre arbítreo.....



Acho que é isso......
 
Na Dúvendor está escrito:
Os Valar
Os Poderes do Mundo
Havia Eru, o Único, que em Arda se chama Ilúvatar; ele fez primeiro os Ainur, os Sagrados,que eram filhos do seu pensamento e que estiveram com ele antes de alguma coisa mais ser feita. E falava-lhes, propondo-lhes temas de música; e eles cantavam perante ele, que ficava satisfeito.

Acho que ajuda.....Eles eram filhos do pensamento de Eru.(Acho que deve ser sua Hipótese Um)
 
Primariamente é a hipótese 1.
Como eu disse, cada ainu tinha uma "tarefa", uma parte que ele/a iria representar no objetivo final de Eru, no entanto (por possuirem Livre-arbítrio) eles podiam ou não seguir tal tarefa. Melkor é um exemplo de como sua "função" dada por Eru foi rejeitada.
 
no livro negor de arda(http://www.arta.hpg.ig.com.br/um/cap3.html) diz assim(1° parte cap 1)
"Havia Eru, o Único, que em Arda é chamado de Ilúvatar. Ele criou primeiro os Ainur, os Sagrados, gerados por seu pensamento, e eles lhe faziam companhia antes que tudo mais fosse criado. E ele lhes falou, propondo-lhes temas musicais; e eles cantaram em sua presença, e ele se alegrou. Entretanto, durante muito tempo, eles cantaram cada um sozinho ou apenas alguns juntos. enquanto os outros escutavam; pois cada um compreendia apenas aquela parte da mente de Ilúvatar da qual havia brotado e evoluía devagar na compreensão de seus irmãos. Não obstante, de tanto escutar, chegaram a uma compreensão mais profunda, tornando-se mais consonantes e harmoniosos...
Assim diz a lenda élfica “Ainulindalë”.
:mrgreen: ......
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo