1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ação humana mudou clima antes da era industrial, diz estudo

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 6 Jul 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Um novo estudo mostra que a ação do homem antes da Revolução Industrial e do uso do combustível fóssil já tinha causado mudanças climáticas.

    Essas emissões de carbono foram provocadas pelo crescimento populacional, a expansão humana e, como consequência, o desmatamento.

    Segundo os pesquisadores, elas seriam 9% das emissões totais globais naquele tempo.

    explicou a pesquisadora Julia Pongratz, do Instituto Max Planck para Meteorologia, que desenvolveu o trabalho em conjunto com Ken Caldeira, do Instituto para Ciência Carnegie em Stanford, Califórnia (EUA).

    A conclusão atual questiona o modo como os acordos internacionais são firmados. A quantidade de emissões geralmente considerada pelos países é após 1840, e não antes.

    Mas, entre 800 d.C. a 1850, a população quintuplicou para mais de 1 bilhão, o que aumentou, ao mesmo tempo, a necessidade de espaços dedicados à agricultura e o início do avanço sobre florestas.

    A partir de documentos históricos, retrocedeu-se ao tempo ao ser criado um mapa virtual do solo da época. Depois, modelos computadorizados foram utilizados para elaborar uma simulação de quanto o clima foi alterado pela ação humana.

    De todo o dióxido de carbono (CO[sub]2[/sub]) extra presente na atmosfera --emissões que não existiriam se não fosse de criação humana--, 5% vêm da era pré-industrial, antes de 1850.

    Curiosamente, a abordagem histórica das emissões de carbono refletiu também eventos que ocorreram no passado.

    Um exemplo ocorreu na Ásia, por volta de 1200. Com o avanço mongol, as emissões de carbono diminuíram porque as florestas puderam se recompor durante as guerras, que interferem na expansão humana. Na peste negra na Europa, em 1300, ocorreu processo semelhante.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 6 Jul 2012
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    E Malthus sorri no túmulo...

    Enfim, me parece que as mudanças antes da era industrial foram muito pequenas comparadas com as de agora...
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar