• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Acabou a DB! Viva!

TT1

Dilbert
Retirado do Blog do Trevisan:

A DB acabou.

Já era.

Foi-se.

Vão achar que eu tô de sacanagem, mas por um lado é uma pena. Pena porque tinha gente boa metida lá no meio. Pessoal que, inclusive, chegou a trabalhar com a gente.

O fato é que esse povo paga pela falta de visão do ex-editor, que mudou projeto gráfico, fez pesquisa, mudou logo, mudou temática e deu no que deu. Na boa, nenhum de nós acha bom ter uma revista de RPG a menos. E esqueçam essa bobagem de que "é uma concorrente a menos pra DS". Quem faz a DS hoje faz por esporte. Graças a Deus nenhum de nós hoje em dia depende da grana da revista pra viver.

Nunca torci contra a DB. Só torço sempre pra que o mercado tenha cada vez mais gente capacitada. O que no caso do antigo editor...er...não era o caso.

"Mas Trevisan! Você é um profissional! Esse tipo de atitude só prejudica o mercado que devia se unir! É preciso respeitar a concorrencia. É uma perda de tempo essa briga inútil!"

Pois é. Pena não?

Juro que a partir de amanhã volto a ser um profissional ponderado e responsável. Hoje só quero aproveitar pra descontar um ano de bobagens, mentiras e palhaçadas.

Anyway, na notória mesa redonda das editoras no Encontro Internacional (aquela, onde "toda a verdade seria dita" e alguém ficou meio mudo do nada), o supra-citado ex-editor fez uma afirmação pertintente:

"O mercado não comporta duas revistas de RPG. Em três meses só haverá uma publicação nas bancas."

Well...dou o braço a torcer.

Pelo menos uma vez ele acertou. :)

Class dismissed!

T.


Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. Finalmente! :joy:
 
O que aconteceu???

Eu não acompanho mais a um tempo essas revistas, parei de comprar a DB pouco antes da edição 100. Não entendi muito bem essa dissidência que fez a Dragon slayer... Tinha gente de uma revista que foi pra outra, putz, maior confusão!
 
Eu tenho a primeira revista, da época que chamava Dragon ainda, a n° 1, e tenho a 3, que foi a 1ª DB.
Mas bem, quanto a DB ter acabado, não posso dizer que tenha sido tão ruim assim. Não perdemos muita coisa, embora as vezes (leia-se muito raramente) saísse alguma coisa interessante lá...
 
Sempre se perde com isso. À parte os egozinhos de todos os envolvidos (um bando de escrotossauros, tanto de um lado como de outro) quem perde é o RPG, que tem uma vitrine a menos.
 
Eu pessoalmente não perdi nada. Nunca acompanhei nenhuma revista de Rpg lançada nas bancas. Li mas edições a uns 4 anos atrás e só perdi o meu tempo, em nada aumentou/adcionou algo na "minha vida rpgzista"...
 
Ah sim. Claro. Mas o RPG precisa de gente nova, sempre, e isso a DB, bem ou mal, fazia, estando na banca.
 
Ah sim. Claro. Mas o RPG precisa de gente nova, sempre, e isso a DB, bem ou mal, fazia, estando na banca.

Maizomeno. Ela mais atrapalhou do que ajudou, na minha opinião.

Na verdade nem acrescentou e nem atrapalhou. Era pra mim uma fonte de divuldação de novos sistemas, nada mais. Pra isso existe outros meios ( defasados), mas existem.

A pena é que a coisa não vingou e não chegou a ter a qualidade de envolver um público exigente que é o meu caso. Essas coisas de fan fics que era a mais buscada, na verdade só era curtida por novatos. Os mestres e players que jogam a muito tempo nem olhavam...
 
Ok, é festa. Durante todo o dia de amanhã, este tópico estará liberado para floods. Temos que comemorar, huh?:mrgreen:
 
Só acho engraçado a atitude do Trevisan quando a DS só lança uma edição a cada 6 meses...

Só mostra que enquanto o RPG no Brasil for tocado por fãs ao invés de profissionais, nada vai pra frente.
 
AS revistas de RPG nacional sempre foram capengas... mesmo seus intereses coemerciais são de uma endogenia mostruosa, nao é atoa que todas acabam tendo coisas terríveis...
 
A pena é que a coisa não vingou e não chegou a ter a qualidade de envolver um público exigente que é o meu caso. Essas coisas de fan fics que era a mais buscada, na verdade só era curtida por novatos. Os mestres e players que jogam a muito tempo nem olhavam...

A DB atraia uns poucos novatos, mas esses poucos novatos tinham potencial p/ levar o negócio p/ frente, vc começa um com suplemento de 3D&T, depois compra alguma coisa de World of Darkness e aí por diante, nem todo mundo evolui, mas a maioria sim...

Barlach disse:
Só mostra que enquanto o RPG no Brasil for tocado por fãs ao invés de profissionais, nada vai pra frente.

Isso é um fato.
 
Urd Sama disse:
A DB atraia uns poucos novatos, mas esses poucos novatos tinham potencial p/ levar o negócio p/ frente, vc começa um com suplemento de 3D&T, depois compra alguma coisa de World of Darkness e aí por diante, nem todo mundo evolui, mas a maioria sim...

Ou pra piorar entravam direto no Daemon, depois Vampire e não tinham a noção de rpg a não ser combos e mais combos apelões.

Até hoje ainda não vi um player decente que iniciou-se na DB ou DS...
 
Quanto preconceito... RPG não tem certo ou errado, tem divertir-se ou não. Se o cara se diverte na Daemon ou no 3d&T ou qualquer outra coisa tá valendo e ele não merece ser chamado de "player não-decente" ou coisa que o valha.
 
O problema é que são essas pessoas que ao entrar num grupo que joga e se diverte diferente, avacalha a parada toda. Deixando o grupo chateado e constrangido. Além do mais já vi sair porrada por causa disso, o que já acho ridiculo, mas fazer o que ne. Tem doido pra tudo
 
É só não aceitar no seu grupo oras. Cada grupo reune pessoas que jogam e se divertem mais ou menos da mesma maneira. Eu não entendo esses problemas de vocês com "jogadores ruins", problemas com mestre... se não rola, não rola, não adianta forçar.
 
Também não gosto dessa idéia de que é possível começar com 3D&T e "evoluir" pra WoD, como se houvesse um claro ranking entre os jogos.

Eu só não entendo porque tinha gente que odiava a DB por causa do Cassaro e companhia e depois que eles saíram, continuaram odiando, sem nem dar chance à nova equipe editorial.

E também não entendo esse pessoal que comemora o fim da revista. Se você não gosta e não compra, tudo bem. Mas até aí, celebrar o fracasso dos outros pra mim já é demais.
 
Pior que é mais ou menos isso. Algumas vezes quase concordo com o pessoal que chama RPGista de adoradores do demônio, pq algumas coisas beiram mesmo o fanatismo religioso
 
Bem, sou de fato preconceituoso (todo vitoriano é) e vejo o RPG como algo que tem seu ponto alto em títulos que focam a interpretação e seu valor mais baixo, rasteiro e infelizem titulos que não fazem mais que ofertar um amontoado de poderes p/ que os jogadores os combinem no intuito de compor o personagem mais apelão possivel. Está na moda em nossos dias um discurso que prega que tudo tem que se aceito, todos são bons, nada é ruim, tudo é bonito... Bem, é uma moda c/ que não concordo: existe o bom e o ruim. Enquanto jogo de INTERPRETAÇÃO (é este o termo chave) Castelo Falkenstein, WoD, Call of Cthulhu e Paranoia são bons; 3D&T e D&D 3ª são ruins. É pq é?! Claro que não, existem mil motivos para se concluir isto (todos já comentados aqui até cançar) e nega-los soa como falço moralismo... Qualquer porcaria que lancem, qualquer mesa que eu encontre, qualquer jogador que passe por minhas campanhas merece o título de "tá ótimo"?! Acho que não. "Mas eles estão se divertindo!" Que bom, é isso que importa. Mas não faz com que estejam jogando RPG (Interpretação é a chave, lembram). E para fazer jus ao tópico, para o RPG verdadeiro, a DB não fará falta alguma. Se tinha algo que pouco saia dali era Interpretação de papeis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo