1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Abusado" (Caco Barcellos)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por imported_Amélie, 8 Fev 2009.

1. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

Dia 30 de outubro de 2006... Uma menina boba, sorri com o livro na mão, autografado por Caco Barcellos... Na dedicatória ele encoraja o jornalismo independente e investigativo... Aquela explicação e aqueles olhos azuis calmos, não vou mais esquecer!

O livro conta a história de Juliano VP, um morador do Morro Dona Marta, que depois de nascer e crescer perto do tráfico, se transforma em um dos bandidos mais procurados do Rio de Janeiro... É engraçado como o leitor acaba pegando um certo amor pelo personagem tão contraditório, no ódio e no carisma...
    É bacana que aqui também tem algumas passagens que nos fazem lembrar de antigas notícias do jornal, como por exemplo a passagem de Michael Jackson gravando um clipe na favela, ou das guerras entre facções rivais... Tudo isso a gente vai descobrindo em quase 500 páginas que passam voando...

Impressões?!? Quem já leu???

2. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

RE: Abusado - Caco Barcellos

Eu já li.

O livro é bom de ler, fiquei sabendo que o Caco passou por poucas e boas após escrever... MAS não deixa de ser um livro que torna "amigão" um BANDIDO, TRAFICANTE e ASSASSINO.

Catso ninguém em convence que não tem milhões de boas biografias sobre policias, promotores, juízes... mas é muito mais "cool" tornar um BANDIDO um cara legal. E o livro FAZ isso ao justificar atos, humanizar alguém que só chegou onde chegou por ser um "monstro".

Não que isso seja coisa "de brasileiro", no mundo todo tmeos exemplos disso; ams eu ainda acho que temos tão pouco sobre "heróis" mesmo que não precisamos de vilões se tornando amigáveis.

3. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

Ahhh isso é bem verdade! Mas acho que explica, mas não justifica! E tenho uma crítica sobre essa questão dos heróis... Porque a identificação com o traficante é pela humanidade dele, enquanto os livros que são escritos sobre os tais heróis, os colocam em posição de Deus.... O bem e o mal estão dentro da mesma pessoa, cabe ao autor escolher qual viés irá explorar... Quem tem que ter sendo crítico e decidir qual ele gosta mais é o leitor (na minha opinião!)... Assim teremos liberdade de expressão/informação...

Mesmo pq o "Juliano VP" teve o seu destino após a publicação do livro, e não foi diferente dos outros...

O Caco teve que ficar alguns anos meio que de alerta mesmo, pq recebeu inúmeras ameaças de morte... e ele já vinha sendo ameaçado por causa do Rota 66...

4. RE: Abusado - Caco Barcellos

Amelie, fui conhecer o Caco da maneira mais absurda de todas.Ele filmava o profissão repórter no metro de São paulo e eu dormindo ....zzzz....ate que ouvi a voz dele, e quando vi estava do meu lado.So dei bom dia....e ele me respondeu todo timido :sim: ele é um tipão hein?

Um tipão lindo e inteligente.Abusado é um livro investigativo, tom de denuncia e já tinha lido o Rota 66 que também tinha adorado.Alguem tao critico assim, me impressiona se manter na Rede Globo.Fica expressa a admiração[/php] que tenho por ele.

5. Vail Martins

Vail Martins Usuário

Eu li esse livro também...

Vocês estão esquecendo de falar que tem fotos muito boas de várias épocas diferentes que meio que contam a história do morro dona Marta e dos moradores... Caco foi muitos feliz no acervo...

Acho que não dá para antipatizar com o Juliano VP, e com muita gente do morro, porque o livro conta a história daquela gente muitas vezes desde antes deles nascerem. Dá pra sentir que o "sistema" não dá a minima chance para eles e pior, não tá nem aí (até que pelo menos algum burguês tenha uma overdose).
    Além do mais o Juliano é atrapalhado, idealista e teve uma vida interressante.

6. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

[quote='Vail' pid='36396' dateline='1234229239'

Acho que não dá para antipatizar com o Juliano VP, e com muita gente do morro, porque o livro conta a história daquela gente muitas vezes desde antes deles nascerem. Dá pra sentir que o "sistema" não dá a minima chance para eles e pior, não tá nem aí (até que pelo menos algum burguês tenha uma overdose).
    Além do mais o Juliano é atrapalhado, idealista e teve uma vida interressante.
    [/quote]

desculpe mas quantos moradores o morro não teve? Desses quantos viraram ASSASINOS, TRAFIOCANTES e LADRÕES e quantos são TRABALHADORES, HONESTOS e viveram o MESMO "sistema"? Vira bandido quem quer...

Não se antipativa com o VP pq a história do livro é cpontada dessa forma. Vamos pegar um pai/mãe de uma das inúmeras VITÌMS dele e quero ver alguém alegar que "não tem como antipatizar".

Moromuito perto da favela do Heliópolis, conheço gente pra caramba lá... e é público e notório: vira bandido quem QUER. Esse papinho (ai sim burques) que o sistema tem culpa, a socidade, blá blá blá os próprios bandidos tiram sarro!

7. Vail Martins

Vail Martins Usuário

Digo como fato histórico, talvez não tenha ocorrido de forma tão gritante no Brasil inteiro, nem em heliópolis ou aqui (Também moro numa região meio heavy metal ) mas no Rio, sobretudo, que é uma cidade turistica, cartão de visita do Brasil, antiga capital federal, lá o Governo jogou a maioria dos marginais ( digo isso na acepção histórica da palavra) pra cima dos morros na "grande higienização" do inicio do século. Uma vez lá, como se vê bem no livro, cessou ( como até hoje se vê) a participação do poder público. A não ser é claro o policial.
    E ao governo isso nem interressa pra falar a verdade, contando que eles ficassem no lugar deles, mas eles insistem em descem pro asfalto...

É claro que nem todos viram bandidos, mas nenhum vira médico, nenhum vira engenheiro... e alguns, não se contentam com esmolas
    (Graças a Deus existem os revolucionários, são eles que lutam e conseguem algo pra massa silenciosa, na pele de bandidos, traficantes ou que for, é a existencia deles que vai forçar o governo a incluir o morro no mapa)

E é claro, não faço apologia ao crime se pareceu assim, mas esse Brasil retratado no livro faz, e com eficiência.

8. Iago Morais

Iago Morais Usuário

Nossa! Pela sinopse e pelos comentários,é mesmo um livro muito bom!
    Já está na minha lista!

Compartilhar