• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Absurdos cobrados no transporte público

Amarante disse:
Idr¡l disse:
O problema de Sampa é que todo santo ano a passagem aumenta.

Bom lembrar que fazem 2 anos que não têm aumento. Mas mesmo assim não é justificativa pra se pagar 2 reais pra pegar ônibus cheio em horários de pico. De fato, o sistema melhorou muito de 4 anos pra cá, mas ainda assim é absurdo pagar tudo isso.

Só faltam agora diminuir o tempo do bilhete único como estão falando.... :disgusti:

Isso mesmo, fazem 2 anos. Tinha me esquecido disto, DOH. Mas antes da Marta era bem por aí mesmo, aumento a cada ano.

Se diminuir o tempo do blihete único, aí já vira sacanagem, na boa. :?
 
aqui em recife se vc provar que é estudante, ganha um cartão eletrônico e paga só R$ 0,65.

fantástico.
 
Orion disse:
aqui em recife se vc provar que é estudante, ganha um cartão eletrônico e paga só R$ 0,65.

fantástico.

8O

R$ 0,65 ?! Oh My God! 8O
 
aqui em brasília se vc é estudante, vc tem que passar 1 dia na fila, com todos os documentos que prova que vc é estudante, e compra o teu passe estudantil
vc só pode usar 4 por dia, se não cancelam teu cadastro.
o vale transporte para funcionario a empresa que da. e vc pode gastar todos a bel prazer.
 
Omykron disse:
aqui em brasília se vc é estudante, vc tem que passar 1 dia na fila, com todos os documentos que prova que vc é estudante, e compra o teu passe estudantil
vc só pode usar 4 por dia, se não cancelam teu cadastro.

E como gastaria mais q 4 por dia? :o?:

Omykron disse:
o vale transporte para funcionario a empresa que da. e vc pode gastar todos a bel prazer.

Isso quando o gasto com transporte excede 6% da renda do funcionário
 
Deriel disse:
Omykron disse:
aqui em brasília se vc é estudante, vc tem que passar 1 dia na fila, com todos os documentos que prova que vc é estudante, e compra o teu passe estudantil
vc só pode usar 4 por dia, se não cancelam teu cadastro.

E como gastaria mais q 4 por dia? :o?:
aqui em bsb tem uns animais que vendiam os vales, ou davam vales para comprar cachorro quente na porta da escola, e os caras vendiam na rodoviaria, ai já viu. era festa de vale

Deriel disse:
Omykron disse:
o vale transporte para funcionario a empresa que da. e vc pode gastar todos a bel prazer.

Isso quando o gasto com transporte excede 6% da renda do funcionário
bom, aqui são poucos os que usam o transporte publico, pq brasilia tem o péssimo titulo de cidade com mais carro per capita. aqui em horario de pico (9 da manhã e 5 da tarde) setor comercial de brasilia para com tanto carro com 1 animal só.
 
Acabei de ler na Folha de S. Paulo que se, desde 94, o reajuste seguisse a inflação, a passagem hoje seria de no máximo R$1,41... E que desse reajuste de 17,65%, 13,81% foi repassado pras empresas de ônibus daqui.

:think:
 
Omykron disse:
eu ainda vou mandar uma proposta de 25% do meu dinheiro fica comigo, o governo fica com o resto, mas tem que me dar tudo de graça. ai eles iam ver

Isso fez-me lembrar de algo que eu li certa vez:

Só quero 27,5% do meu salário:

Caro Sr. Presidente da República Federativa do Brasil,
Venho por meio desta comunicação manifestar meu total apoio ao seu esforço de modernização do nosso país. Como cidadão comum, não tenho muito mais a oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda é Reforma Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir mais. Vou explicar: na atual legislação, pago na fonte 27,5% do meu salário. Como pode ver, sou um brasileiro afortunado. Sou obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer tudo aquilo que promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral. Mesmo juntando ao valor pago por dezenas de milhões de assalariados! Minha sugestão, é invertermos os percentuais. A partir do próximo mês autorizo o Governo a ficar com 72,5% do meu >salário. Portanto, eu receberia mensalmente apenas 27,5% do resultado do meu trabalho mensal. Funcionaria assim: Eu fico com 27,5% Limpinhos, sem qualquer ônus. O Governo fica com 72,5% e leva as contas de: Escola, Convênio Médico, Remédios, Materiais Escolares, Condomínio, Impostos Municipais, Estaduais e Federais, Água, Luz, Telefone, Energia, Mercado, Gasolina, Vestuário, Lazer, Pedágios, Cultura, CPMF, Segurança, Previdência Privada e qualquer taxa extra que porventura seja repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Um abraço Sr. Presidente e Muito Boa Sorte, do fundo do meu coração! Um trabalhador que já não mais sabe o que fazer para conseguir sobreviver com dignidade.

PS: Podemos até negociar o percentual!

Agora vejam só a farra do Congresso Nacional Salário: R$ 12 mil. Auxílio-moradia: R$ 3 mil; Transporte: passagens aéreas de ida e volta a Brasília/mês 13º e 14ºsalários: No fim e no início de cada ano legislativo; Verba para despesas comprovadas: R$ 7 mil; Verba para assessores: R$ 3,8 mil 90 dias de férias anuais e folga remunerada de 30 dias; Mais 35 mil por mês como verba de gabinete; Direito a contratar 20 servidores para seu gabinete; E ainda vão receber R$ 25,4 mil para trabalharem durante o recesso? O dinheiro sairá dos cofres públicos, ou seja, do nosso bolso!
 
achei um absurdo isso também!

Será que eles não tem mais o que fazer? :roll:

Com certeza vou participar..qual rua que vocês estão pensando em fechar?
 
Isso sem falar que a tarifa unitária do metrô subiu de R$1,90 para R$2,10 e a dupla de R$3,60 para R$4,20, em janeiro (tá, eu sei que o metrô é do estado com concessões para empresas privadas, mas pô).

E se formos analisar direito, a rede de transporte público de São Paulo é pequena em relação ao tamanho da cidade.

Uma pessoa que precisa pegar ônibus e metrô pra ir de casa ao trabalho, agora terá que gastar R$8,20 em um dia. Imaginem que essa pessoa trabalha cinco dias por semana. Ao final de um mês, ela terá gasto quase R$200,00, só com transporte. Isso é absurdo!

Na Europa, existem os Travelcards, que são bilhetes válidos para todos os meios de transporte (trem, metrô, ônibus) sem limite de passe, ou seja, você pode usar qualquer meio de transporte quantas vezes quiser, que pagará uma tarifa única. Esse tipo de sistema não daria certo no Brasil porque não daria tanto lucro quanto o sistema atual.
 
Na condição de estudante eu posso pegar dois ônibus por 0,80, o que daria R$ 0,40 por ônibus... E mesmo assim gastando 1,60 por dia o dinheiro já faz falta no fim do mês... imagino ter que pagar 2,00 a passagem :tsc:

Tenho que começa a dar valor ao transporte coletivo daqui... :|
 
Campo Grande o ónibus é 1,70 e estudante não paga nada. tem passe grátis na linha da casa até a escola / universidade / whatever.

Mas eu tenho carro, então, whatever.
 
Fingolfin disse:
Pelo menos em sampa, estudante paga meia.

Viu? E as empresas de ônibus são obrigadas a colocar os preços altos para compensar o prejuízo com os estudandes... Tsc, tsc, tsc.

Tá explicado! Para não haver aumento de tarifa os estudandes precisam pagar inteira.
 
Das 3 milhões e meio de pessoas que pegam ônibus todo dia, quantos % disso são estudantes? Não sei se o peso é tão grande pra pensar assim, mas é um bom ponto :think:
 
Quisito disse:
Na Europa, existem os Travelcards, que são bilhetes válidos para todos os meios de transporte (trem, metrô, ônibus) sem limite de passe, ou seja, você pode usar qualquer meio de transporte quantas vezes quiser, que pagará uma tarifa única. Esse tipo de sistema não daria certo no Brasil porque não daria tanto lucro quanto o sistema atual.

Existe um sistema semelhante em Goiânia: a pessoa compra um passe válido por determinado tempo (2 horas, 5 horas, um dia, etc.) e pode usá-lo pra pegar qualquer ônibus na cidade durante esse período (um passe de um dia permite que você pegue ônibus o dia inteiro, por exemplo).
 
Deriel disse:
E como gastaria mais q 4 por dia?

:o?: não entendi a pergunta...
pelo menos em cidades grandes como o rio, tem gente que pega mais de 3 conduções pra chegar no trabalho, ou na faculdade... pergunta para quem tem aula no fundão, ou na UFF...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo