• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Abolição dos corantes

Rustu Pai

Usuário
Estava lendo o tópico sobre glúten e me veio essa idéia que ja existe na minha cabeça faz um tempo.

Porque não proibir o uso de corantes nos alimentos ? Bem eles não fazem, e muitos fazem mal e por isso tem um limite por produto.

Quando eu estava na 6ª série um professor de química disse que o corante "Azul Brlilhante" é cancerígeno. Depois disso reparei que a maioria dos chicletes e balas que eu consumo contém esse produto. Consumir uma quantidade ínfima dele não faz mal, porém quem sabe o que acontecerá daqui a 10 anos?

Eu não me importo em comer balas sem cor :chocolate:
 
Última edição:
Eu estou cortando tudo que faz mal, e estou sendo muito criticado por isso.

Se você pensar bem, tudo o que comemos faz mal. Vivemos numa era de alimentação industrial. é só dar uma olhada nos nossos pais, e avós. A maioria não está em boa forma, e isso pode ser alimentação durante toda a vida.

Agora eu vou falar:

A Geração a partir dos anos 80 está ferrada, danada, pra não falar outra palavra que caberia melhor aqui. É óbvio, ainda da tempo. Mas nos anos 80, o número de corantes, conservantes, estabilizantes aumentou muito. E aí surgiu a fatídica gordura Trans, que se acumula durante a vida nas veias do coração e é muito dificil de se dissolver pelo sangue.
A gordura trans está presente em muitissimos alimentos, e foi recomendado pelos médicos e nutricionistas que não se coma nenhum valor de gordura trans, NUNCA

É por isso que (eu vejo toda a tabela nutricional de qualquer alimento) a gordura trans apresenta ** na tabela nutricional: valores diários não estabelecidos. É por que não se pode comer nada de nada.

Agora, se 0,71 grama de Gordura Trans faz mal, coisa que tem em alguns bolos, etc, imagine você, meu caro amigo, que gosta de bolacha, panetone e sorvete?

Vamos pegar uma bolacha comum, de 15g. Pacote com 10.
Essa bolacha tem 0,7g de Gordura Trans. Se você comer o pacote inteiro, é capaz de acumular 7,1g de Gordura Trans no seu organismo. De dificílima dissolução.

Não vou falar sobre os Panettones, que alguns costumam chegar a 15g de Gordura Trans.

E tem alguns fabricantes espertinhos, que colocam que o produto não tem gordura trans, quando essa gordura vêm da gordura vegetal hidrogenada, em absoluto excesso nesses produtos com o sorvete, podem reparar. Alguns até conseguem retirar a gordura trans. Mas aí sobra a gordura Cis, menos prejudicial, mas bem não faz nenhum.

http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=65&codigo=4199


É uma lástima que não tenhamos quase nenhuma opção, a não ser as frutas, legumes e salada. Até so refrigerantes, cheios de corantes e estabilizantes, e ácidos e sódio, mas muito sódio mesmo.

Mais um pouco sobre os corantes. É intrigante que as empresas tem tentado fazer produtos mais saudáveis, com fibras e vitaminas, e continuam colocando corantes. Inclusive em sucos de caixinhas que você praticamente não vê o suco, só toma (aqueles de 200ml)
 
Eu sou capaz de tomar um litro de sorvete de uma vez, se deixarem. Principalmente os de creme e passas ao rum, que me disseram ser os piores. Eles têm gordura trans?? 8-O
 
Sorvete Kibon Napolitano (o mais comum)


Informação Nutricional

Porção de 60g (1 Bola)

Quantidade por porção %VD*

Valor calórico 109 kcal 5
Carboidratos 15,3g 5
Proteínas 1,7g 2
Gorduras totais 4,6g 8
Gorduras saturadas 2,4g 11
Gorduras Trans 0g **
Fibra alimentar 0g 0
Sódio 23,40mg 1

(*)Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias.
(**) Valor Não Estabelecido

Ingredientes:
Água, açúcar, xarope de glicose, gordura vegetal, leite em pó desnatado, pasta de cacau, polpa de morango, soro de leite, cacau em pó, extrato de malte, sal, aromatizantes, acidulante ácido cítrico, corantes natural urucum, artificiais, vermelho ponceau, azul indigotina, espessantes goma guar, goma jataí, carragena, estabilizantes monoestearato de glicerina, polisorbato 80.
CONTÉM GLUTÉN.

Eu acho que trocaram a gordura trans por estabilizantes mais poderosos. A gordura vegetal hidrogenada dá mais estabilidade, crocância, etc.. e tal.
 
A preocupação é válida, mas a n ser que vc consiga viver como um naturalista e dos mais rígidos vc n vai conseguir se livrar dela ou de outras substancias nocivas. Se vc entrar num supermercado e comprar um leite, verduras (excluindo aki os vegetais hidropônicos) um queijo ou qualquer outro alimento sempre vai conter algo q faz mal ...
 
Eu não sou radical à ponto de não comer nada que não faça mal, até porque meu cérebro precisa da endorfina que essas coisas proporcionam. Mas eu evito comê-las, só bem raramente e tal.
 
Infarto num tem nada a ver, tá? Meus índices de colesterol estão normais. :disgusti:
Mas meus preferidos são Kibon mesmo.

Sorveeeeteeee! :issoaih:
 
È óbvio que os corantes tem a função de embelezamento. Mas quando eu vejo um suco de morango vermelho eu acho justamente que não estou bebendo suco de morango, porque se vc pegar a fruta e bater no liquidificador o máximo que fica é rosa.
Um amigo meu que foi para Orlando disse que em algum lugar la tinha um suco de limão rosa choque :pipoca:
A verdade é que se todos refrigerantes de cola fossem transparentes, as pessoas iam continuar tomando coca, afinal não teria opção da coca preta.
 
a, eu n ligaria muito de tomar uma coca transparente, ou comer uma bala branca, ou sei la que cor fica a bala sem corante...
mais em relação aos pirulitos e chicletes, me recuso a come-los sem minha lingua ficar azul!:dancinha:
 
que tal parar de beber refrigerante e chupar balas?! até semana passa eu perguntava para uma menina "que necessidade o teu corpo tem de chupar bala, ou mascar chicletes?" é o mesmo que assistir programa do ratinho, show do milhão...
 
Um dos problemas com os corantes (não só de alimentos, mas também de remédios) é o fato de alguns causarem alergias e grande parte dos afetados não descobrirem.

Minha irmã é alérgica a uma porção deles e só descobriu aos 22 anos. Antes disso ela sofria dos sintomas e não tinha a menor noção do que poderia causar, e muitos dos médicos não tinham idéia também.

Hoje ela anda com uma cartela dentro da bolsa com os nomes das substâncias proibidas.

É até engraçado quando ela faz compras, conferindo na cartelinha tudo...
 
Em praticamente tudo tem algo que possa fazer mal. Eu amo frutas, verduras e salada, mas também não consigo viver somente com isso...
Pq sorvete é tão bom??? E chocolate é muito perfeito... Oh céus!
Nunca tinha ouvido falar da Coca-cola Crystal :obiggraz: Deve ser estranho! :lol:
Eu não como muito dessas coisas pq não tenho dinheiro pra comprar :rofl:
 
Na natureza muitas vezes deixamos de provar algo porque sua cor não lhe agrada por ser feia ou não é chamativa.

Mas no mundo artificial pra seduzir ao maximo o consumidor usam e abusam do direito de usar corantes, pois principalmente no caso das balas e refrigerantes a cor é essencial.

Eu por exemplo abomino a Fanta Uva que pra mim nem de longe tem gosto real de suco de uva e mais parece uma tinta do que refrigerante.
 
Última edição:
que tal parar de beber refrigerante e chupar balas?! até semana passa eu perguntava para uma menina "que necessidade o teu corpo tem de chupar bala, ou mascar chicletes?" é o mesmo que assistir programa do ratinho, show do milhão...

Acho que a dependência de comida é bem maior do que entreterimento. Comer é gostoso porque seu corpo precisava de comida e ela não era facil de conseguir. Agora para muitos é, mas seus genes não sabem disso. Pode ser algo bem difícil de parar mesmo. Então acho que a comparação não vale.
Quanto a tirar corantes, não acho que seria necessariamente bom para as pessoas. Apesar de ser só placebo, realmente nos agrada comer algo com certas cores. No fim pode ser melhor assim mesmo. Também tem que ver se tem mesmo bastante evidencia que corantes fazem mal.
 
Os da Kibon não têm gordura trans, mas, mesmo assim, no seu caso acho que isso nem faz tanta diferença, você vai ter um infarto aos 30. :hihihi:

Ps.: Um bom motivo pelo qual se insiste em colocar corantes é o fator psicológico que ele exerce no consumidor. Você consegue se "convencer" melhor de que está tomando um suco de morando se ele for vermelho. Se não me engano, a Coca-Cola chegou a lançar a Coca-Cola Crystal, que, apesar de ter o gosto exatamente igual ao da bebida original, foi um fracasso por ser incolor.

Eu cheguei a provas Coca cola Crystal. Na verdade foi bem pouco, um gole, e há muito tempo. Mas lembro bem da idéia que tive. Era bizarro tomar água com gás com gosto de Coca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo