1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

abismo toante

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Haleth, 5 Out 2011.

  1. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    abismos por todo lado
    o céu, a cova, o eu, o outro.
    estonteado bailado
    só não caio, assim de todo,
    pois no amor estou envolto.
     
  2. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    e o amor ñ é abismo?
     
  3. Cantona

    Cantona Tudo é História

    O amor é abismo. Mas também é um Red Bull - te dá asas! :sim:
     
  4. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Eu pensei nessa possibilidade quando escrevi, JLM, e quase pus o amor como um quinto e maior abismo.
    Mas depois pensei melhor. É poético mas não é de todo verdade, e minha intenção era ser mais verdadeira do que bonitinha, rs.
    Ao menos por empiria percebi que as coisas realmente só não desmoronam quando há um amor bem sólido a segurar as pontas...
     
  5. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    A rima quase ficou toante :think:
    Apesar de que os dois últimos versos tem rimas toantes, o que faz uma certa conexão com o segundo verso, tipo "dois contra um" (o primeiro e o terceiro são consoantes, que é também rima toante -- então, só o segundo virou a quase ovelha negra da família).
     
  6. Calib

    Calib Visitante

    Mas o 2º rima, toantemente, com os dois últimos. Por que ovelha negra?
    E o 3º tem rima interna.
    3 x 3.
     
  7. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!


    Também achei isso (rimou), a estrutura ficou bem parecida com uma Tanca(poema japones mais velho que o haicai, seria 5 versos... etc), apesar que no meu modo de pensar a mensagem que o poeta passa ou tenta passar é mais importÂnte no poema XD. Vamos dizer que a ovelha é poética.:p
     
  8. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    seja verdadeira
    seja bonitinha
    seja o q vc quiser
    pq:
    o coração ñ é tão simples qto pensa
    nele cabe oq ñ cabe na despensa
    cabe o meu amor
    cabem 3 vidas inteiras
    cabe uma penteadeira...

    [/momento lol]

    conforme já disse o filósofo amigo dos cavalos, se vc olha dentro do abismo o abismo olha dentro d vc. isso funcionaria com os abismos céu, cova, eu, outro, amor?
     
  9. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Essa rima intenra do 3º eu não tinha percebido :think:
    E rima toante no 2º? Mas rima toante não é aquele tipo de rima que conta as vogais a partir da tônica (e contando a tônica)? OUtrO - tOdO - (en)vOltO, onde, no caso de "outro", o que atrapalha é o "u".

    Falei ovelha negra mais no sentido de que a rima desse outro atrapalharia no esquema toante das rimas. Não que tenha ficado ruim; mas apenas por isto. Mais ou menos como os endecassílabos de Os Lusíadas, por exemplo.
     
  10. Calib

    Calib Visitante

    Não é nada tão rígido, Mavericco: há quem rime apenas a tônica e desconsidere as átonas (e.g. rimar "tudo" e "bunda"); e há quem prefira (eu prefiro) que as átonas também coincidam, mas aquele uzinho ali é só detalhe.
    Na definição de Houaiss:

    "r[ima]. toante vrs aquela caracterizada pela repetição, no final dos versos, da vogal tônica, ou às vezes tb. da vogal átona, excluindo-se as consoantes"
     
  11. Tayana

    Tayana Usuário

    amor que nada...o que é isso?!

    kkkkkkkkkkkkkkkk
     
  12. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Ah, sim. O Geir Campos no Dicionário de Arte Poética define basicamente da forma como eu disse: rimas onde as vogais, contando a partir da tônica, tenham correspondência sonora. Se bem que ele costuma ser um pouco catedrático em algumas definições :shhh:
     
  13. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Acho que nem me sobrou mt pra dizer, né? hihi
    Mas, bem, só pra não dizer que o "u" era de todo inoportuno, rs, em "envolto", oralmente o L se comporta como uma vogal átona (ah, não sei aqueles simbolozinhos fonéticos, mas vcs sacaram). Não cumpre à risca a regra, mas não deixa de ser toante, né?
    Fazer rimas toantes ainda é meio esquisito pra mim, por isso ainda mantive umas rimas consoantes. Aos poucos me solto mais, quem sabe chego ao nível das As Frutas de Pernambuco, rimando corpo/coito; puta/açúcar e por aí afora; XD

    JLM, um abismo a ser espreitado por outro... Ui, q vertigem. =P
     

Compartilhar