• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

abismo toante

Haleth

Sweet dreams
abismos por todo lado
o céu, a cova, o eu, o outro.
estonteado bailado
só não caio, assim de todo,
pois no amor estou envolto.
 
e o amor ñ é abismo?

Eu pensei nessa possibilidade quando escrevi, JLM, e quase pus o amor como um quinto e maior abismo.
Mas depois pensei melhor. É poético mas não é de todo verdade, e minha intenção era ser mais verdadeira do que bonitinha, rs.
Ao menos por empiria percebi que as coisas realmente só não desmoronam quando há um amor bem sólido a segurar as pontas...
 
A rima quase ficou toante :think:
Apesar de que os dois últimos versos tem rimas toantes, o que faz uma certa conexão com o segundo verso, tipo "dois contra um" (o primeiro e o terceiro são consoantes, que é também rima toante -- então, só o segundo virou a quase ovelha negra da família).
 
Mas o 2º rima, toantemente, com os dois últimos. Por que ovelha negra?
E o 3º tem rima interna.
3 x 3.
 
Mas o 2º rima, toantemente, com os dois últimos. Por que ovelha negra?
E o 3º tem rima interna.
3 x 3.


Também achei isso (rimou), a estrutura ficou bem parecida com uma Tanca(poema japones mais velho que o haicai, seria 5 versos... etc), apesar que no meu modo de pensar a mensagem que o poeta passa ou tenta passar é mais importÂnte no poema XD. Vamos dizer que a ovelha é poética.:p
 
Eu pensei nessa possibilidade quando escrevi, JLM, e quase pus o amor como um quinto e maior abismo.
Mas depois pensei melhor. É poético mas não é de todo verdade, e minha intenção era ser mais verdadeira do que bonitinha, rs.
Ao menos por empiria percebi que as coisas realmente só não desmoronam quando há um amor bem sólido a segurar as pontas...

seja verdadeira
seja bonitinha
seja o q vc quiser
pq:
o coração ñ é tão simples qto pensa
nele cabe oq ñ cabe na despensa
cabe o meu amor
cabem 3 vidas inteiras
cabe uma penteadeira...

[/momento lol]

conforme já disse o filósofo amigo dos cavalos, se vc olha dentro do abismo o abismo olha dentro d vc. isso funcionaria com os abismos céu, cova, eu, outro, amor?
 
Mas o 2º rima, toantemente, com os dois últimos. Por que ovelha negra?
E o 3º tem rima interna.
3 x 3.

Essa rima intenra do 3º eu não tinha percebido :think:
E rima toante no 2º? Mas rima toante não é aquele tipo de rima que conta as vogais a partir da tônica (e contando a tônica)? OUtrO - tOdO - (en)vOltO, onde, no caso de "outro", o que atrapalha é o "u".

Falei ovelha negra mais no sentido de que a rima desse outro atrapalharia no esquema toante das rimas. Não que tenha ficado ruim; mas apenas por isto. Mais ou menos como os endecassílabos de Os Lusíadas, por exemplo.
 
Não é nada tão rígido, Mavericco: há quem rime apenas a tônica e desconsidere as átonas (e.g. rimar "tudo" e "bunda"); e há quem prefira (eu prefiro) que as átonas também coincidam, mas aquele uzinho ali é só detalhe.
Na definição de Houaiss:

"r[ima]. toante vrs aquela caracterizada pela repetição, no final dos versos, da vogal tônica, ou às vezes tb. da vogal átona, excluindo-se as consoantes"
 
Ah, sim. O Geir Campos no Dicionário de Arte Poética define basicamente da forma como eu disse: rimas onde as vogais, contando a partir da tônica, tenham correspondência sonora. Se bem que ele costuma ser um pouco catedrático em algumas definições :shhh:
 
Acho que nem me sobrou mt pra dizer, né? hihi
Mas, bem, só pra não dizer que o "u" era de todo inoportuno, rs, em "envolto", oralmente o L se comporta como uma vogal átona (ah, não sei aqueles simbolozinhos fonéticos, mas vcs sacaram). Não cumpre à risca a regra, mas não deixa de ser toante, né?
Fazer rimas toantes ainda é meio esquisito pra mim, por isso ainda mantive umas rimas consoantes. Aos poucos me solto mais, quem sabe chego ao nível das As Frutas de Pernambuco, rimando corpo/coito; puta/açúcar e por aí afora; XD

JLM, um abismo a ser espreitado por outro... Ui, q vertigem. =P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo