• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Abismo - Queda de Númenorë

Os homens da Númenor, assim como os de Erech amaldiçoados ao final da SE, estavam mortos, presentes apenas em espírito.
 
Hmmm.... Mas então esses homens que "jazem" no abismo e sob as colinas ressucitarão no dia do juízo final? :think: Mesmo estando mortos? E o destino dos homens? Então quer dizer que isso prova que os homens têm realmente um destino, um lugar pra ir depois da morte? Pois se eles vão voltar, será de algum lugar, não!?
 
É divertido notar a presença de separação entre termos no Silmarillion contendo tanto "batalha" quanto "juízo", dando a entender a importância da difereciação por fases ou processos distintos. No que pese estar relacionado ao destino dos homens fica a reflexão para se detectar até onde vai o conteúdo bíblico original quando é mencionado dentro do mundo de Tolkien.

Também conhecido como "Dia do Senhor" há interpretações que apontem para dualidade de significado podendo ser visto focando ora a dispensação de bênçãos ora a de algum tipo de pesagem espiritual das ações individuais havendo ênfase diferenciada a depender da passagem escolhida.

A Basic Introduction To The Day Of The Lord In The Old Testament Writing Prophets
https://bible.org/article/basic-introduction-day-lord-old-testament-writing-prophets


Se o destino dos homens condenados é o de se vincular a um juiz no sentido mais voltado para a própria tradição do Silmarillion então pode-se esperar:

1- O "timing" do "Dia" relacionado ao fim dos homens.
2-Abertura de mão sobre o destino do mundo por parte dos juízes menores (Valar como Manwe e Mandos) de forma semelhante ao que houve na época da rebeldia de Atalantë/Númenor.

Baseado nisso é legal observar que biblicamente falando o juízo tende a ser uma benção ou purificação para bons agentes e um dia terrível para maus agentes (a balança se reequilibra).

O fim, do ponto de vista de Númenor, é quase um "Dia do Juízo" (uma versão menor mas que tem também intervenção divina) porque de verdade se trata do começo do dia do julgamento mas que foi suspenso temporariamente porque ainda é cedo.

Aqueles do povo de Elendil, que escaparam nas naus, nunca viram nada tão terrível e Finrod temia o dia final prevendo a perda do corpo élfico.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo