• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Abaixo-assinado pró-Zé Dirceu

O texto do abaixo-assinado pró-Zé Dirceu

Seja lá como for possível interpretar o documento, abaixo a íntegra do texto do abaixo-assinado de personalidades a favor de Zé Dirceu. Mais adiante, no outro post, os nomes dos signatários.

Cassação do deputado José Dirceu é um ato de injustiça

O país atravessa há praticamente cinco meses uma avalanche de denúncias e especulações. A partir de depoimentos do ex-deputado Roberto Jefferson, nos quais acusou a existência de um suposto esquema para compra de votos entre parlamentares, teve início uma escalada para colocar no banco dos réus o governo do presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores.

Um clima de rancorosa euforia tomou conta das forças oposicionistas. Não hesitaram em classificar e reinterpretar os fatos de acordo com suas conveniências. Pouco importa que nenhuma prova concreta corrobore a versão difundida por setores da mídia convertidos em supremos promotores pairando acima das instituições democráticas. Aos acusadores sequer interessa que as investigações não tenham, até o presente, confirmado qualquer esquema para compra de votos na Câmara. Ou que inexistam evidências sólidas contestando o depoimento do ex-tesoureiro petista, segundo o qual recursos não-contabilizados saldaram dívidas eleitorais e foram originados por empréstimos bancários legalmente reconhecidos pelo Banco Central.

Um grave delito foi cometido, aliás confessado por seus autores, quando se recorreu a métodos irregulares de financiamento, em flagrante violação da lei eleitoral. Milhões de cidadãos não escondem sua decepção com a contaminação do PT por este expediente tradicional e perverso de nosso sistema político. Mas a exploração pública que agora disso se faz contraria preceitos constitucionais e revela ranço antidemocrático. Ignoram-se o direito de defesa, a presunção da inocência, o devido processo legal e a isenção investigativa.

Nos momentos de maior histeria, o objetivo chegou a ser o mandato delegado pelo povo ao presidente da República. Mas desde o início da crise, de forma intensa e incessante, o peso principal de tamanha artilharia recaiu sobre o deputado José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-presidente do PT e ex-chefe da Casa Civil.

Não há contra este parlamentar indícios materiais que o vinculem aos recursos irregulares. A principal testemunha de acusação, o ex-deputado Roberto Jefferson, perdeu seu mandato, entre outras razões, porque denunciou sem provas a existência do chamado "mensalão", quebrando o decoro parlamentar. Um paradoxo que não pode calar: o mesmo colegiado que cassou um dos seus por acusação caluniosa pode expulsar de suas fileiras a principal vítima das calúnias de quem foi condenado exatamente por suas mentiras?

Não estão em questão os erros que o ex-ministro possa ter cometido ou sua responsabilidade política pela crise que atravessa seu partido e o país. A democracia prescreve, para esses males, o julgamento das urnas e a crítica dos correligionários. Imputam-se ao ex-ministro, isto sim, delitos que configurariam desrespeito aos compromissos exigíveis de um mandatário . A ausência de provas levou seus denunciantes a um eufemismo, apelidando de julgamento político um processo que fere garantias constitucionais e ameaça transformar as instituições parlamentares em tribunal de exceção.

A Câmara dos Deputados tem a oportunidade e o dever cívico de impedir esse retrocesso. O deputado José Dirceu não pode ser banido uma segunda vez da vida pública pelo projeto político que representa. Não pode ser punido para satisfazer o ódio dos que sempre foram inimigos das causas que abraçou. Não pode ser cassado para saciar a fome de vingança das forças que historicamente resistiram às mudanças e aos sonhos.

Defendemos o mandato do deputado José Dirceu. Não precisamos desculpá-lo por seus equívocos, concordar com suas atitudes ou subscrever suas idéias. Mas a cassação desse parlamentar seria uma afronta às regras democráticas cuja conquista custou tanta luta e sacrifício.

Quem assinou o documento pró-Zé Dirceu

Abaixo, os signatários do abaixo-assinado a favor do ex-ministro de Lula:



abelardo blanco (arquiteto) >> afonso borges (jornalista e produtor cultural) >> afonso magalhães (coordenador da central de movimentos populares) >> aldo lins e silva (advogado e conselheiro da república) >> alfredo buso (arquiteto) >> aluisio palmar(jornalista) >> alvaro caropreso (jornalista) >> ana clara schemberg (bióloga) >> ana de hollanda (cantora) >> antonio abujamra (dramaturgo) >> antonio grassi (ator) >> antonio netto (presidente da cgtb) >> antonio pitanga (ator) >> argemiro ferreira (jornalista) >> ariovaldo ramos (pastor evangélico) >> aton fon filho (advogado) >> augusto boal (autor e diretor teatral) >> beth fleury (jornalista e escritora) >> caio rosenthal (médico) >> cecília vicente de azevedo alves pinto (escritora) >> cláudio cerri (jornalista) >> claudio kahns (cineasta) >> claudio tozzi (pintor) >> consuelo de castro (escritora) >> cosette alves (empresária) >> dalmo dallari (jurista) >> darcio pauperio serio (advogado) >> eduarda duvivier (arquiteta e escultora) >> eduardo fagnani (economista) >> emir sader (cientista político) >> fernando lyra (advogado) >> fernando morais (escritor) >> flávio tavares (jornalista e escritor) >> frederico mazzucchelli (economista) >> gianfrancesco guarnieri (ator e escritor) >> guilherme fontes (ator e cineasta) >> hildegard angel (jornalista) >> jards macalé (músico) >> joão felício (presidente da cut) >> josé de abreu (ator) >> josé roberto aguilar (artista plástico) >> laércio de almeida lopes (psiquiatra) >> lawrence pih (empresário) >> lia ribeiro dias (jornalista) >> luciano chirolli (diretor de teatro) >> luciano coutinho (economista) >> lucy barreto (produtora de cinema) >> luis vergueiro (publicitário) >> luiz carlos barreto (cineasta) >> luiz fernando emediato (jornalista e editor) >> luiz gonzaga belluzzo (economista) >> luiz paulo rosenberg (economista) >> malu alves ferreira (jornalista) >> manoel de serra (presidente da contag) >> márcia frazão (escritora) >> maria alice vergueiro (atriz) >> maria augusta carneiro ribeiro (socióloga) >> maria das graças sena (produtora de cinema) >> maria do amparo araújo (familiares de mortos e desaparecidos) >> maria helena moreira alves (cientista política) >> mariza leão (cineasta) >> olgária mattos (filósofa) >> oscar niemeyer (arquiteto) >> osmar prado (ator) >> ottoni fernandes jr. (jornalista) >> paulo betti (ator) >> paulo caruso (cartunista) >> paulo maldos (psicólogo) >> paulo ribeiro (jornalista e empresário) >> paulo thiago (cineasta) >> pedro paulo sena madureira (editor) >> radha abramo (crítica de arte) >> raimundo rodrigues pereira (jornalista) >> reinaldo guarany (artista plástico e escritor) >> ricardo kotscho (jornalista) >> rui goethe da costa falcão (jornalista e advogado) >> sérgio amadeu (sociólogo) >> sérgio rezende (cineasta) >> sérgio sérvulo da cunha (advogado) >> sérgio sister (jornalista e artista plástico) >> silvio da rin (documentarista) >> suzana keniger lisboa (familiares de mortos e desaparecidos) >> sylvia bahiense naves (diretora da cinemateca brasileira) >> tizuka yamasaki (cineasta) >> toni cotrim (publicitário) >> vanderley caixe (advogado) >> vanya guarnieri (socióloga) >> vladimir sacchetta (jornalista e produtor cultural) >> wagner tiso (músico) >> zélio alves pinto (artista plástico) >> ziraldo (cartunista) carlos tavares (jornalista, advogado, bancário)

Fonte: http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#2005_10-26_19_29_36-9961110-0
 
É... eu também achei a cassação dele injusta. Enquanto ele vai ter o seu mandato cassado sem prova nenhuma da corrupção dele, outros deputados que são comprovadamente corruptos não foram e nem serão punidos.
 
Droga, e eu não assinei. :mrgreen:

Ele vai acabar sendo cassado pela sua impáfia no Congresso. Se não fosse tão metido, talvez conseguisse gente que lhe apoiasse.

Mas que ele tem culpa no cartório, ah isso tem. :twisted:
 
Ana Lovejoy disse:
esse aqui não tem uns casos mal resolvidos sobre muita grana para um filme que nunca ficava pronto e talz? :eh:
Se você notar, tem mais gente aí ligada ao meio que está apoiando o Zé por causa de "favores" realizados.
 
Liberação de valores para produções artísticas, ajuda no momento de conseguir apoio de outras empresas, etc.

Essa sua curiosidade ...
 
Mas isso não tem a ver com incentivo a cultura e blablabla? :eh:
Tipo, o Guilherme Fontes foi sem vergonhice mesmo, e dele. Os problemas com o Chatô já são do tempo do FHC, para se ter idéia.
 
Exato. O filme já consumiu milhoes e nunca ficou pronto.

Agora, tá na cara que esse texto é hoax. Duvido que cientistas políticos iriam assinar um documento desses. É dar a cara a tapa e chamar todos os textos de parciais. E tipo... a Marcia Frazão assinar isso? Duvido.
 
Última edição:
Ana Lovejoy disse:
Mas isso não tem a ver com incentivo a cultura e blablabla? :eh:
Tem, mas se o cara te ajuda, você não ajudar o cara? :hanhan:

É a mesma situação dos valores de caixa 2 das campanhas. Se o deputado teve suas contas pagas pelo PT, com certeza vai ajudar o governo nas votações.

Ana Lovejoy disse:
Tipo, o Guilherme Fontes foi sem vergonhice mesmo, e dele. Os problemas com o Chatô já são do tempo do FHC, para se ter idéia.
E pode ser que Zé tenha dado uma abafadinha no caso, né não?
 
A questão do Ze Dirceu é complicada, é obvio que ele era chefe de um esquema de corrupção, mas não há provas, e sem provas, ele não pode ser condenado, senão é perseguição politica.
 
Eu não acho óbvio.

É óbvio porque? Porque o Jeferson disse? Bem, eu não me contento com isso.

E não é texto de balela não, artistas, intelectuais, etc... todos assinaram, ontem mesmo os jornais mostraram alguns que não só assinaram como foram até o congresso apenas pedir um julgamento justo.

O Brasil tem memória curta, lá vai nós de novo condenar um cara por mera convicção política.

E não apenas "um cara", estamos decepando um pedaço da história brasileira. Uma lástima, em um século de política não conseguimos evoluir quase nada, pra que democracia nesses casos? Pra isso?

E esse negócio de "ah, mas tu recebeu incentivo a um projeto cultural, logo foi comprado" é um besteiro tamanho. Se um político faz uma obra social, plano cultural, whatever que surta efeito eu não vou defende-lo por isso? óbvio que eu tenho que defender aqueles que me representam bem lá dentro, é justamente para isso que votamos em deputados, senadores, presidentes, etc...

Ah mas o governo é PT, PT é igual a todos, Dirceu é PT, PT não resolveu nada, o Lula só viaja, etc e mais etc.

É por isso que Dirceu vai ser cassado, porque figurinhas da direita como o Sr. Bornhausen (aquele, "vítima" dos cartazes apócrifos) querem "exterminar essa raça" por mais trinta anos, beleza né? E continuamos acreditando que quando se culpa as "elites" estamos sendo escapistas? Bah tchê, então eu estou com séria crise de discernimento.

Ah, vocês viram que o Lula faz aniversário no mesmo dia que eu? \o/ :lol:
 
Até hoje eu ainda não entendi qual é acusação contra ele... Pra mim também parece que não há provas... mas precisa de provas pra haver cassação? É um julgamento político, não na Justiça... Pra haver condenação na Justiça com certeza precisaria de provas, mas não sei na Câmara... algum jurista de plantão podia esclarecer...

De qualquer modo, corrupto ou não, ele é arrogante, prepotente etc etc e o desaparecimento dele da vida política seria com certeza bom para o Brasil...

(P.S.: Muita gente, mas muita mesmo, tem certeza que ele mandou matar o Celso Daniel...)
 
Eönwë disse:
Até hoje eu ainda não entendi qual é acusação contra ele... Pra mim também parece que não há provas... mas precisa de provas pra haver cassação? É um julgamento político, não na Justiça... Pra haver condenação na Justiça com certeza precisaria de provas, mas não sei na Câmara... algum jurista de plantão podia esclarecer...

De qualquer modo, corrupto ou não, ele é arrogante, prepotente etc etc e o desaparecimento dele da vida política seria com certeza bom para o Brasil...

(P.S.: Muita gente, mas muita mesmo, tem certeza que ele mandou matar o Celso Daniel...)

A cassaçao do José Dirceu será o desfecho do absurdo que se faz atraves da exposicao da mídia. Alguem acusado é massacrado por todos os veiculos de comunicacao, tem sua imagem destruida e por fim, é cassado sem provas.
 
Concordo com o ombudsman.

A justificativa de um vereador pefelista daqui de Caxias é que ele é um gurrilheiro e que nomes como ele e Dilma Roussef sempre foram ligados a quadrilhas, que isso é óbvio e nem precisa de discusssão.

Ou seja, cada dia que passa eu vejo mais desculpas estapafurdias.

•••••, os caras não sabem nem cassar alguém com respaldo, caramba?!

Mas chega a ser engraçado algumas teorias de conspiração envolvendo Dirceu, inclusive uma dizendo que ele incentivava Lula a beber pra poder mandar nele. (Sim, eu recebo essas coisas por e-mail :eek:)

E com uma mídia irresponsável todos acreditam e voltamos ao ponto sobre o sepultamento do Conselho Nacional de Imprensa. Será que não era uma boa? Eu acho que era.
 
Lordpas disse:
Concordo com o ombudsman.

A justificativa de um vereador pefelista daqui de Caxias é que ele é um gurrilheiro e que nomes como ele e Dilma Roussef sempre foram ligados a quadrilhas, que isso é óbvio e nem precisa de discusssão.

Ou seja, cada dia que passa eu vejo mais desculpas estapafurdias.

•••••, os caras não sabem nem cassar alguém com respaldo, caramba?!

Mas chega a ser engraçado algumas teorias de conspiração envolvendo Dirceu, inclusive uma dizendo que ele incentivava Lula a beber pra poder mandar nele. (Sim, eu recebo essas coisas por e-mail :eek:)

E com uma mídia irresponsável todos acreditam e voltamos ao ponto sobre o sepultamento do Conselho Nacional de Imprensa. Será que não era uma boa? Eu acho que era.

Veja, esse Conselho nao seria de nada agradavel.
Por que pense Rodrigo, quem sobe mais ao poder, a esquerda ou a direita?
Que material seria censurado? :tsc:
 
ombudsman disse:
Veja, esse Conselho nao seria de nada agradavel.
Por que pense Rodrigo, quem sobe mais ao poder, a esquerda ou a direita?
Que material seria censurado? :tsc:
:eh:

Eu não tinha pensado nesse ângulo.

Ou seja, tamo f***** de qualquer maneira. :lol:
 
Mas a direita ja censura a imprensa sem conselho nenhum, vide o Aecio em Minas.
 
ombudsman disse:
Once more PFL will rule the galaxy... :mrgreen:

:disgusti:

A luta continua companheiro, Guerrilha do Araguaia II, a missão. :obiggraz:

capa-araguaia.gif



:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo