• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A voz do Brasil - A voz teimosa que até hoje ninguém consegue calar!

Qual a sua opinião sobre "A Voz do Brasil"


  • Total de votantes
    31
O que acontece muito nas rádios paulistanas (pelo menos RB, Estadão/ESPN e Kiss FM, que são as que ouço mais) é trocarem o horário da Voz do Brasil, que é deslocada para um horário mais tranqüilo (na Kiss é das 22 às 23), por noticiários de prestação de serviços, em especial condições de trânsito (aliás, é impressionante como tem noticiário de trânsito nas rádios de Sampa :lol:).

Sobre ser chato, isso que, após a entrada do Governo Lula, houve uma reestruturação no programa para ele ficar um pouco mais interessante. Antes era muito pior.
 
eu acho que na realidade atual, o mais sensato e lógico mesmo seria transmitir apenas numa emissora estatal onde, inclusive poderiam, se quisessem, aumentar o tempo do programa e explorá-lo melhor (detalhe: eu nunca ouvi o programa. Eu ouvia muito rádio em meados de 2003 / 2004 e sempre desligava quando começava)

eu já escutei algumas vezes o programa e até acho legal, bem interessantes. É uma prestação de contas que o governo tem que passar para a população, mas acho que não pode ser algo "obrigatório" determinado por lei. As emissoras devem ter o direito de passar o programa ou não. Tendo uma rádio estatal seria mais interessante até mesmo para o governo.
 
Concordar com a manutenção desse programa arcaico é o mesmo que ser a favor da ditadura. Como seria bom que parasse de encher o saco das rádios.
 
Hum. Se fosse a uns anos atrás eu diria tem que acabar!

Hoje em dia com os cds e mp3 tanto faz. Acaba que quem escuta A voz do brasil escuta porque quer.
 
Abert lança campanha para flexibilizar o horário da Voz do Brasil

BRASÍLIA - “A voz que eu quero ouvir” é a nova campanha da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) lançada nesta quinta-feira pela flexibilização do horário do programa “Voz do Brasil”, que atualmente é obrigatoriamente transmitido por todas as rádios do país, de segunda a sexta-feira, entre 19h e 20h. Durante a Copa do Mundo, cerca de um terço dos jogos acontecerão às 19 horas. Sem a flexibilização, o rádio não poderá transmitir as partidas.

O objetivo da campanha publicitária é recolher assinaturas da população pela aprovação do projeto de lei no plenário da Câmara para flexibilização do horário da Voz do Brasil. A campanha será veiculada nas rádios, na internet e também na TV.

O diretor de criação da Lew Lara, Cláudio Leite, empresa responsável pela campanha, explicou por que este é o momento de se lançar a publicidade. E ressaltou que a sociedade tem o poder de fazer pressão junto aos seus representantes, os parlamentares para a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o horário da Voz do Brasil.

- Estamos em um momento de um grande evento mundial e também quer dar o poder a população de poder escolher, ouvir um terço dos jogos da Copa do Mundo. Acho que o momento é propício para a gente lançar este debate no sociedade - disse Cláudio Leite.

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, destacou que a Voz do Brasil foi lançada em 1935 durante a ditadura de Getúlio Vargas, que impôs a criação do programa. Para ele, o caráter “impositivo, autoritário que tem a Voz do Brasil, é caraterístico do regime de exceção”. Naquela época, existiam 41 emissoras de rádio comerciais no país. Hoje, são 4.619 rádios comerciais e 4.970 educativas e comunitárias

- Estamos lançando a maior ofensiva do rádio brasileiro em prol da flexibilização da Voz do Brasil. Não está em discussão se a Voz do Brasil é boa ou ruim, reconhecemos a importância que ela tem perante a sociedade brasileira. O que está em discussão é o poder de escolha da população, hoje o ouvinte das 19h não tem opção, ou ele escuta a Voz do Brasil ou desliga o rádio - disse Daniel Slaviero.

O projeto da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que flexibiliza o horário de veiculação da Voz do Brasil nas rádios de todo o país já foi aprovado no plenário da Câmara, e no plenário do Senado. Mas como teve alterações voltou para as comissões da Câmara, onde também foi aceito. Agora encontra-se pronto para a votação no plenário da Câmara. Se o projeto for aprovado poderá ser levado a sanção presidencial. A proposta prevê que o horário seja flexibilizado por três horas, dependendo da escolha da emissora de rádio a transmissão poderá começar as 19h, 20h ou 21h.

Daniel Slaviero disse que pesquisa realizada pelo Datafolha entre 18 e 19 de fevereiro com 2.901 entrevistados de 135 municípios verificou que 64% dos brasileiros considera a Voz do Brasil como importante fonte de informações das ações e propostas do governos. Porém, 68% é favorável a flexibilização do horário do programa, 26% são contra, e 6% não sabem.

Segundo o presidente da Abert, se o horário da Voz do Brasil for flexibilizado, a audiência do programa poderá aumentar em até 13 pontos percentuais. Isto porque 22% dos entrevistados declararam que passariam a ouvir a Voz do Brasil.

Fonte
----------------------------------------------------------------

Quem diria que foi preciso apelar pra Copa pra tentar convencer os nossos parlamentares a tentar flexibilizar a nossa longa "herança ditatorial" dos tempos do Getúlio Vargas.

Espero que finalmente isso saia do papel em definitivo e não apenas durante a Copa.
 
Eu tenha a impressão que em SP o horário da Voz do Brasil é flexibilizado. :think:

Essa informação confere?

Aqui em BH eu sei que não é. O horário é religioso, de 19 as 20 horas.
 
Eu tenha a impressão que em SP o horário da Voz do Brasil é flexibilizado. :think:

Essa informação confere?

Parcialmente
A Jovem Pan AM por exemplo é uma das gigantes que luta com todas as suas forças pelo direito da flexibilização. Só consegue transmitir entre 19 e 20hs apenas na Internet aonde essa ditadura felizmente não existe.
 
Última edição:
Eu concordo com o Eriadan.

Antes eu não gostava da voz do Brasil, mas depois de um tempo fui vendo a sua utilidade, e no meu ver é uma coisa boa, além disso, não é um jornal de duas horas e hoje em dia você tem ipod, ipad, mp3,mp4,mp6,mp365, discman, o troço aquático...
 
Vou tentar resumir minha opinião no seguinte: enquanto o voto no Brasil for forçoso, algumas noções de cidadania também nos devem ser. Talvez a imposição da Voz do Brasil no horário nobre nos "obrigue" um pouco a conhecer da situação dos Poderes no Brasil, de uma forma um pouco mais objetiva (sem a ilusão de achar que é totalmente imparcial) do que os noticiários da mídia popular. Se não fosse em horário nobre ninguém iria escutar, muito menos se fosse transmitido por um único canal de rádio. E a Voz do Brasil tem a vantagem, já mencionada pelo Clown or Minstrel, de ter um alcance elevado. Não sei qual é a eficácia, mas acho que é uma tentativa válida.

No mais, muito cuidado quando começamos a enxergar ditadura em todas as imposições do Estado. Podemos considerar, sim, impróprias aquelas que não fazem linha com a sociedade brasileira, conforme a sua constituição; mas não a mera obrigatoriedade em si. Então, espero que a discussão fique na importância do horário fixo da Voz do Brasil, e não na imposição em si.

Esse argumento pode então ser perfeitamente estendido para um programa do governo no horário nobre da tv dos os dias. Ou pop-ups impossíveis de fechar na internet com divulgação das atividades do governo.

Acho que a eficácia é quase zero, já que, como disse a @Ana Lovejoy, a maioria das pessoas deve desligar o rádio. Para ter certeza disso, só verificando alguma pesquisa. Opa, mas tem uma pesquisa que mostra que 94% dos entrevistados nunca nem ouviu o programa. Ou seja, além de imposição que gera perdas para as rádios, já que ocupa um horário nobre, a Voz do Brasil também não atinge o seu objetivo. Coloquem numa rádio estatal e pronto.
 
Na enquete desse tópico eu votei pela manutenção DESDE QUE em horários alternativos, mas se o governo de dispusesse a ter uma emissora de alcance nacional exclusivo como já acontece com a NBR, TV Senado e semelhantes nas parabólicas e que alcançam o país todo seria o mais justo. Ouve quem quer e no horário que quiser.
 
Temer vai sancionar lei que flexibiliza Voz do Brasil

52300,temer-vai-sancionar-lei-que-flexibiliza-voz-do-brasil-1.jpg

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Michel Temer irá sancionar a lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil. A assinatura vai acontecer amanhã (4), às 11h, no Palácio do Planalto (DF).

A sanção acontece após 15 anos de tramitação do Projeto de Lei 595/03 no Congresso Nacional. A matéria permite que as emissoras comunitárias e comerciais transmitam o programa entre 19h e 22h, no horário mais conveniente para cada veículo.

A emissora que escolher flexibilizar a divulgação do programa vai precisar veicular, obrigatoriamente, às 19h, uma inserção informativa sobre o horário de transmissão do programa. A Voz do Brasil precisará passar sem interrupção durante 60 minutos.

Em situações excepcionais o governo vai poder até determinar maior flexibilização ou dispensa da transmissão do programa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 anos pra finalmente oficializar uma "tímida" flexibilização, mas saiu.
Ainda assim não muda o fato que a veiculação obrigatória soa como algo ditatorial numa era digital em que o acesso a informação é muito mais fácil em relação a época que esse programa foi criado. O último ranço oriundo da era Vargas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo