Abert lança campanha para flexibilizar o horário da Voz do Brasil
BRASÍLIA - “A voz que eu quero ouvir” é a nova campanha da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) lançada nesta quinta-feira pela flexibilização do horário do programa “Voz do Brasil”, que atualmente é obrigatoriamente transmitido por todas as rádios do país, de segunda a sexta-feira, entre 19h e 20h. Durante a Copa do Mundo, cerca de um terço dos jogos acontecerão às 19 horas. Sem a flexibilização, o rádio não poderá transmitir as partidas.
O objetivo da campanha publicitária é recolher assinaturas da população pela aprovação do projeto de lei no plenário da Câmara para flexibilização do horário da Voz do Brasil. A campanha será veiculada nas rádios, na internet e também na TV.
O diretor de criação da Lew Lara, Cláudio Leite, empresa responsável pela campanha, explicou por que este é o momento de se lançar a publicidade. E ressaltou que a sociedade tem o poder de fazer pressão junto aos seus representantes, os parlamentares para a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o horário da Voz do Brasil.
- Estamos em um momento de um grande evento mundial e também quer dar o poder a população de poder escolher, ouvir um terço dos jogos da Copa do Mundo. Acho que o momento é propício para a gente lançar este debate no sociedade - disse Cláudio Leite.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, destacou que a Voz do Brasil foi lançada em 1935 durante a ditadura de Getúlio Vargas, que impôs a criação do programa. Para ele, o caráter “impositivo, autoritário que tem a Voz do Brasil, é caraterístico do regime de exceção”. Naquela época, existiam 41 emissoras de rádio comerciais no país. Hoje, são 4.619 rádios comerciais e 4.970 educativas e comunitárias
- Estamos lançando a maior ofensiva do rádio brasileiro em prol da flexibilização da Voz do Brasil. Não está em discussão se a Voz do Brasil é boa ou ruim, reconhecemos a importância que ela tem perante a sociedade brasileira. O que está em discussão é o poder de escolha da população, hoje o ouvinte das 19h não tem opção, ou ele escuta a Voz do Brasil ou desliga o rádio - disse Daniel Slaviero.
O projeto da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que flexibiliza o horário de veiculação da Voz do Brasil nas rádios de todo o país já foi aprovado no plenário da Câmara, e no plenário do Senado. Mas como teve alterações voltou para as comissões da Câmara, onde também foi aceito. Agora encontra-se pronto para a votação no plenário da Câmara. Se o projeto for aprovado poderá ser levado a sanção presidencial. A proposta prevê que o horário seja flexibilizado por três horas, dependendo da escolha da emissora de rádio a transmissão poderá começar as 19h, 20h ou 21h.
Daniel Slaviero disse que pesquisa realizada pelo Datafolha entre 18 e 19 de fevereiro com 2.901 entrevistados de 135 municípios verificou que 64% dos brasileiros considera a Voz do Brasil como importante fonte de informações das ações e propostas do governos. Porém, 68% é favorável a flexibilização do horário do programa, 26% são contra, e 6% não sabem.
Segundo o presidente da Abert, se o horário da Voz do Brasil for flexibilizado, a audiência do programa poderá aumentar em até 13 pontos percentuais. Isto porque 22% dos entrevistados declararam que passariam a ouvir a Voz do Brasil.
Fonte
----------------------------------------------------------------
Quem diria que foi preciso apelar pra Copa pra tentar convencer os nossos parlamentares a tentar flexibilizar a nossa longa "herança ditatorial" dos tempos do Getúlio Vargas.
Espero que finalmente isso saia do papel em definitivo e não apenas durante a Copa.