• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A voz do Brasil - A voz teimosa que até hoje ninguém consegue calar!

Qual a sua opinião sobre "A Voz do Brasil"


  • Total de votantes
    31

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Considerado o programa de rádio mais antigo de todo o hemisferio sul, "A Voz do Brasil" é uma antiga herança da ditadura Vargas que até hoje é imposta a sua execução pelas emissoras de rádio de todo o país.

Várias emissoras travam batalhas judiciais para no mínimo poder exibir em horários alternativos, já que em Sampa por exemplo entre 19 e 20 horas muita gente tá presa no trânsito e o rádio que é o instrumento mais importante de informação fica totalmente privado de poder prestar serviço a população porque tem que cumprir a ditadura de exibir esse programa.

Até quando isso vai continuar? É justo continuar essa herança ditatorial ao invés de termos uma emissora de rádio estatal exclusiva pra isso como já temos na TV com a TV Senado, TV Câmara, TV Assembléia e equivalentes?
 
Última edição:
Houve emissoras que conseguiram por liminar transmitir outros programas durante o horário, mas acho que todas as liminares foram caçadas. Poderiam passar naqueles horários de madrugada, mas não adianta. Querem horário nobre.




.
 
Posso ser convencido (bons tempos das discussões com o Fúria!), mas gosto da Hora do Brasil do jeito que está. Péra só um intervalo aqui que já desenvolvo a minha opinião.
 
Só pra ficar claro que eu não defendo a extinção da Voz do Brasil. O programa tem o seu público e a sua utilidade, mas ser imposta como acontece há várias décadas é algo ditatorial e o horário-nobre é muito importante pras emissoras que prestam serviço pois quando acontece uma grande enchente ou blecaute o rádio é o veículo de comunicação mais importante nesse momento. Nesse aspecto eu fico do lado das emissoras.
 
Talvez a forma como o programa é veiculada seja arbitrária, mas pelo que eu aprendi a um tempo atrás, o programa é o único informativo político de milhares de famílias nas áreas remotas do Brasil, principalmente no Norte e no Nordeste. Será que se a transmissão não fosse forçada, o interior do Brasil teria acesso às notícias que a rádio transmite?
 
Que criassem uma rádio nacional. Deve ter grana e estrutura pra isso, o que falta é boa vontade mesmo.

É um saco estar ouvindo uma rádio de música e ser obrigado a interromper sua diversão por causa desse programa.

E não defendo extinção não. O programa é bom, informativo, útil. Mas não devia ser obrigatório.
 
Vou tentar resumir minha opinião no seguinte: enquanto o voto no Brasil for forçoso, algumas noções de cidadania também nos devem ser. Talvez a imposição da Voz do Brasil no horário nobre nos "obrigue" um pouco a conhecer da situação dos Poderes no Brasil, de uma forma um pouco mais objetiva (sem a ilusão de achar que é totalmente imparcial) do que os noticiários da mídia popular. Se não fosse em horário nobre ninguém iria escutar, muito menos se fosse transmitido por um único canal de rádio. E a Voz do Brasil tem a vantagem, já mencionada pelo Clown or Minstrel, de ter um alcance elevado. Não sei qual é a eficácia, mas acho que é uma tentativa válida.

No mais, muito cuidado quando começamos a enxergar ditadura em todas as imposições do Estado. Podemos considerar, sim, impróprias aquelas que não fazem linha com a sociedade brasileira, conforme a sua constituição; mas não a mera obrigatoriedade em si. Então, espero que a discussão fique na importância do horário fixo da Voz do Brasil, e não na imposição em si.
 
Última edição:
Vou tentar resumir minha opinião no seguinte: enquanto o voto no Brasil for forçoso, algumas noções de cidadania também nos devem ser. Talvez a imposição da Voz do Brasil no horário nobre nos "obrigue" um pouco a conhecer da situação dos Poderes no Brasil, de uma forma um pouco mais objetiva (sem a ilusão de achar que é totalmente imparcial) do que os noticiários da mídia popular. Se não fosse em horário nobre ninguém iria escutar, muito menos se fosse transmitido por um único canal de rádio. E a Voz do Brasil tem a vantagem, já mencionada pelo Clown or Minstrel, de ter um alcance elevado. Não sei qual é a eficácia, mas acho que é uma tentativa válida.

O raciocínio é válido, o único problema dele é que esquece do fato de que a maior parte dos brasileiros desliga o rádio qdo começa a tocar a voz do brasil. Então é basicamente um horário morto nas grades das rádios, que já estão penando aí para se ajustar a tempos em que qualquer um tem celular que comporta um 'x' número de músicas e não depende mais de rádio para ouvir o que quer.
 
Pois é o alcance do dedo no botão de liga/desliga do rádio sempre será infinitamente maior que o alcance das ondas do rádio e quem não tá a fim não ouve mesmo.

Só gostaria que no rádio houvesse a mesma democracia que hoje temos na TV. Se eu quero acompanhar notícias do executivo, legislativo e judiciário diretamente posso sintonizar a hora que eu quiser a TV Senado, TV Justiça, a NBR que é o canal da Radiobrás que passa tudo o que é transmitido na Voz do Brasil com muito mais tempo e profundidade e passa na parabólica analógica que muitos tem acesso inclusive até nas mais remotas aldeias indígenas.

Fora que quase todos os estados transmitem pela parabólica digital a sua versão local de TV Assembléia. É super democrático e não interfere em nada na programação de ninguém.
 
Última edição:
Houve quem quer!

É uma atitude meio totalitária nos obrigar a ouvir qualquer programa que seja não?
 
Houve quem quer!
thumbs_what_the_fuck_am_a_reading.png

grammarnaziando
 
O raciocínio é válido, o único problema dele é que esquece do fato de que a maior parte dos brasileiros desliga o rádio qdo começa a tocar a voz do brasil. Então é basicamente um horário morto nas grades das rádios, que já estão penando aí para se ajustar a tempos em que qualquer um tem celular que comporta um 'x' número de músicas e não depende mais de rádio para ouvir o que quer.


Exatamente o que eu iria responder, pois, se estou na rua ouvindo rádio pelo celular, eu simplesmente ativo as músicas do mp3, e se estou em casa ligo as do notebook. Simples assim, não é porque algo é imposto em todas as rádios em tal horário que a população ouvirá, sempre existem alternativas. Não havendo música (mp3) eu admito que desligo, porque, se quero me informar sobre algo relativo a política e ao país eu procuro informações, não preciso ouvir todos os dias no mesmo horário... Enfim, concluo que nada que é obrigatório seja legal e de contentamento da população, causa certo desconforto e automática reação contrária.
...
Ah, e acho a forma de apresentação do programa entediante.
 
Exatamente o que eu iria responder, pois, se estou na rua ouvindo rádio pelo celular, eu simplesmente ativo as músicas do mp3, e se estou em casa ligo as do notebook. Simples assim, não é porque algo é imposto em todas as rádios em tal horário que a população ouvirá, sempre existem alternativas. Não havendo música (mp3) eu admito que desligo, porque, se quero me informar sobre algo relativo a política e ao país eu procuro informações, não preciso ouvir todos os dias no mesmo horário... Enfim, concluo que nada que é obrigatório seja legal e de contentamento da população, causa certo desconforto e automática reação contrária.
...
Ah, e acho a forma de apresentação do programa entediante.
Mas isso você, eu, etc.
Muito do povão não tem essa opção.
Pobre de cidade até que já tem celulares com tv ou mp3. Mas o povão dos lugares remotos do país muitas vezes nem sequer tem internet pra baixar musicas. E, se tem, são daqueles pré-historicos que uma musica demora um dia inteiro pra ser baixado.


Eu trabalho com o "ouve quem quer" nesse sentido. Quem não quer, desliga o radio e vai fazer outra coisa. A obrigatoriedade de ser passado no radio não é a mesma coisa que te obrigarem a ouvir.


Quanto o lado das emissoras, aí eu concordo com o Furia. De fato esse horário é um pedaço meio morto na programação deles e justamente num horário precioso. Eles tem direito de reclamar.
Mas direito de transmissão também é uma concessão do governo, não? Não é exatamente errado ou "ditatorial" impor algumas condições pra manter o direito. Claro que dependendo do que é imposto.


Normalmente eu não desligo o rádio. Geralmente eu estou em cérebro meio em standby com relação ao que estou ouvindo quando estou dirigindo, então música ou noticias acabam sendo filtrados quase igualmente.
 
Quando esse programa foi ao ar pela primeira vez a realidade da população brasileira era:

* maioria da população vivia na zona rural.

* o meio de comunicação dominante obviamente era o rádio.

* e nos nos lugares mais distantes e teoricamente inalcançaveis se usava muito o rádio de ondas curtas multifaixas que dá pra ouvir não apenas estações do Brasil todo como de vários países do mundo. Quem aqui tem ou já ouviu um rádio de ondas curtas? Grande parte da população de hoje nem sabe o que é isso.

Naquela época eu até vejo sentido fazer o programa ir ao ar no horário nobre em todas as rádios, mas hoje a realidade do brasileiro é totalmente diferente.
 
Última edição:
Só gostaria que no rádio houvesse a mesma democracia que hoje temos na TV. Se eu quero acompanhar notícias do executivo, legislativo e judiciário diretamente posso sintonizar a hora que eu quiser a TV Senado, TV Justiça, a NBR que é o canal da Radiobrás que passa tudo o que é transmitido na Voz do Brasil com muito mais tempo e profundidade e passa na parabólica analógica que muitos tem acesso inclusive até nas mais remotas aldeias indígenas.

Acho o programa ruim. Mas há mais questões.

Qual democracia que tem na TV? Aliás, nos meios de comunicação de modo geral? Isso pra não ir muito longe..
Meia-dúzia de empresários escolher o que passa no rádio ou na TV não é democracia.
Músicas fruto da indústria cultural, do jabá, tbm não.

O problema é maior do que ter um horário obrigatório. E muito anterior.
 
Acho o programa ruim. Mas há mais questões.

Qual democracia que tem na TV? Aliás, nos meios de comunicação de modo geral? Isso pra não ir muito longe..
Meia-dúzia de empresários escolher o que passa no rádio ou na TV não é democracia.
Músicas fruto da indústria cultural, do jabá, tbm não.

O problema é maior do que ter um horário obrigatório. E muito anterior.

De fato não há.

Ainda bem que pra corrigir isso existe a Internet onde você tem a real liberdade de ver e ouvir o que você realmente quer e a hora que quiser. Poder montar uma rádio ou TV no formato web sem se submeter a esse tipo de imposição.
 
Simple, cria-se uma emissora de rádio estatal para tratar e trabalhar diversos assuntos voltados ao interesse da população além de prestar contas através da voz do Brasil. Abre concurso publico e contrata os profissionais para trabalhar lá. Pronto!
 
eu acho que na realidade atual, o mais sensato e lógico mesmo seria transmitir apenas numa emissora estatal onde, inclusive poderiam, se quisessem, aumentar o tempo do programa e explorá-lo melhor (detalhe: eu nunca ouvi o programa. Eu ouvia muito rádio em meados de 2003 / 2004 e sempre desligava quando começava)
 
De momento já ficaria imensamente satisfeito com a não obrigatoriedade do horário nobre, pois é aquela velha história na hora que tem uma chuva muito forte, necessito enfrentar um trânsito pesado e complicado numa grande cidade como São Paulo que ocorre sempre nesse horário ou então ocorre um blecaute ou enchente qual é o meio de comunicação mais procurado nesse momento? O rádio!

E se ocorre isso justo entre 19hs e 20hs e necessito URGENTE destas noticiais e ao ligar tenho que ficar engolindo noticias do congresso e do senado, nessa hora de nada me servem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo