• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Vila (The Village, 2004)

Me desculpem mas o filme pode até ter uma história boa sobre os Elders querem se isolar com seus filhos da violência do mundo afora e tal, mas achei o filme muito fraquinho com ritmo muito lento , não tem cenas que causam surpresas ou grandes impactos no publico em exceção talvez da cena em que Ivy fica parada na porta com a mão estendida para fora esperando o Lucius. essa cena realmente ficou muito boa. mas a partir do momento em q revelam que as criaturas são uma farsa o filme perde a graça de vez.
 
Eu encarei o filme de uma forma que ele não fosse considerado um filme "para dar sustos".

As comentários negativos acerca desse filme se deram principalmente pela expectativa das pessoas. Elas vão ao cinema esperando ter medo e um final surpreendente, mas depois não vêem tudo isso e deixam de analisar a qualidade do filme no todo.
 
**EvenStar** disse:
Me desculpem mas o filme pode até ter uma história boa sobre os Elders querem se isolar com seus filhos da violência do mundo afora e tal, mas achei o filme muito fraquinho com ritmo muito lento , não tem cenas que causam surpresas ou grandes impactos no publico em exceção talvez da cena em que Ivy fica parada na porta com a mão estendida para fora esperando o Lucius. essa cena realmente ficou muito boa. mas a partir do momento em q revelam que as criaturas são uma farsa o filme perde a graça de vez.

É, se levar em conta que essa cena só aconteceu no fim... :)

o filme está cheio de momentos em que o suspense é criado com maestria por Shyamalan. Mas não é um suspense óbvio, com o qual muitas pessoas já se acostumaram (aka: fantasminhas pululam por aí). Tem mais a ver com a atmosfera criada do que com qualquer monstro que ele possa mostrar.
 
Tipo, eu dormi na primeira meia hora, estava exausto... :|

Mas eu gostei bastante do filme. Eu não vi nenhum dos outros filmes dele, mas me parece que o lance dele é provocar medo por sugestões, o que é ótimo, ele é particularmente bom nisso. As atuações eu achei muito boas, em especial a da Ivy. :clap:

Cara, que cena é aquela que ela encontra a criatura na Floresta, hein? Uma das melhores de suspense induzido que eu já vi. De qualquer maneira, preciso rever o filme, agora sem sono. Mas antes eu quero ler a crítica do V :lol:
 
Spoiler

Será que o Shyamalan quis ser irônico?
Tipo, todo mundo fala "eba, filme dele vou ir pra cagar de medo", mas no final tudo não passa de mentira dentro do próprío contexto da estória. Talvez por isso a decepção do povo...

Obs: o maior problema do filme foi ele ter revelado cedo demais o lance da mentira.
 
SEMPRE SPOILERS

Eu também acho que o maior "problema" deste filme para muitas pessoas foi o trailler, o pessoal criou muita expectativa e foi assistir ao filme com a intenção de "levar" sustos e ver monstros ou espíritos sobrenaturais. O que na verdade foi uma grande sacada, acho que com este trailer ele levou uma contigente maior de pessoas ao cinema, e não achei que ele foi uma "sacana" ao fazer isso, apenas se dispos de um pouco de malandragem :mrgreen: . Mas se tratando do Shyamalan, eu já esperava uma sacada mais despojada, que felizmente aconteceu, na verdade eu me decepcionaria se fossem apenas monstros, ou uma seita "satânica" qualquer, isso me lembraria "Pacto dos Lobos". Ao contrário de muitos eu gostei do desenrolar da estória, a forma como ele trata o pânico nas pessoas, me lembrou muito "A Bruxa de Blair" em alguns casos, onde apenas com sons e uma estória bem elaborada ele consegue causar algum tipo de medo nas mesmas. Outras cenas muito bem utilizadas foi a forma como ele retrata a atração física das pessoas as quais se gostam e não chegam a se tocar, criando uma grande tensão entre os personagens, este artifício foi utilizado em "Silêncio dos Inocentes", mas aos quais ele quebra estas regras na hora do perigo, com cenas como a da Ivy estendendo as mãos não somente uma, mas duas vezes a espera de seu amado e sendo correspondida no auge de sua aflição (e da nossa). Além do mérito, por ter conseguido manter o suspense na caminhada rumo à cidade, onde todos acreditaram não haver mais monstros e mesmo assim ele nos faz questionar esta idéia a cada passo da personagem, onde ela se confrontava em acreditar na estória de seu pai, ou na que ouviu a vida inteira. Este filme merece seu lugar de destaque juntamente com as outras obras deste diretor.
 
Entamoeba Socrástica disse:
Spoiler

Será que o Shyamalan quis ser irônico?
Tipo, todo mundo fala "eba, filme dele vou ir pra cagar de medo", mas no final tudo não passa de mentira dentro do próprío contexto da estória. Talvez por isso a decepção do povo...

Obs: o maior problema do filme foi ele ter revelado cedo demais o lance da mentira.

Na verdade não vejo como um problema, já que ele conseguiu manter a trama, mesmo após ter revelado tal segredo. Eu vejo isso como um mérito! :mrgreen:
 
(Spoilers, possivelmente)

É perfeitamente previsível a decepção que muita gente está tendo. A Vila foi divulgado como um filme de terror apavorante com um final inesperado e impactante, e não é bem isso. O povo vai esperando uma coisa e se depara com uma bem diferente.

Particulamente, eu me assustei muito pouco. Eu acredito que o fato de eu ter ido ao cinema já sabendo do final contribuiu para isso, mas o interessante: isso chegou a ser irrelevante, simplesmente porque o mérito do filme não está no terror. Tem uma atmosfera bem construída e muitos momentos de pura tensão, sim, mas esses pontos estão longe de serem a qualidade principal, como muitos esperavam.

Pra mim, acima de tudo, é um drama que tem algo a dizer. O lance dos monstros pode até ser considerado um plano de fundo que funciona como o desencadeador do que realmente importa, que são os personagens e conseqüentemente uma curiosa exploração de uma parte da natureza humana.

Por um momento eu esqueci dos mistérios da floresta ao redor da vila e me envolvi somente com os dramas pessoais dos habitantes. O que tinha tudo para se transformar numa pura novela de amor e ciúmes acaba sendo altamente envolvente por estar dentro de um contexto peculiar. A idéia de estarem isolados do mundo, obrigados a conviver com um número determinado e limitado de pessoas causa a sensação de que as coisas devem dar certo, pois elas não têm muitas escolhas dentro daquele estilo de vida. E isso faz com que a gente fique atento aos resultados das ações de cada um.

Outra questão apontada pelo diretor é o que diz respeito à facilidade de manipular qualquer indivíduo quando exposto a uma situação de medo. Implantar o temor nos cidadãos permite os elders manter a permanência dos primeiros dentro da vila, uma vez que eles não ousam enfrentar as "terríveis" criaturas que tanto os assombram. É difícil lutar contra os nossos medos, e por isso muitos preferem escolher o caminho que passa longe deles. Em outras palavras, o ser humano tem o costume de aceitar as ordens sem questioná-las, se isso significa a garantia de sua sobrevivência. E as coisas funcionam assim. Políticos às vezes usam a estratégia de espantar a população para que eles a manipulem facilmente utilizando discursos que visam a proteção, nem que para isso seja necessária a criação de um inimigo inexistente, como os monstros da floresta.

Dá para buscar outras comparações também. Por exemplo, conceitos como ter medo de uma cor e acreditar na existência de bicho-papões na mata podem soar ridículos, mas nós somos assim. Acreditamos nas coisas a que somos apresentados e nas histórias que ouvimos, e levando isso em consideração não é de se admirar que há tanta gente com crença em coisas que não vão levá-las a lugar algum. Não que isso seja ruim, o problema é quando ela nos impede de dar um passo à frente. O fato é que somos o que vemos, o que nos remete ao conto da caverna, de Platão. A História comprova isso.

Mas o mais interessante é a abordagem da corrupção causada pelo avanço. Ainda que este tenha um lado positivo, não se pode ignorar os males que ele traz junto. Estou falando de ambições, egoísmo, etc. A atitude dos elders em formar uma sociedade atrasada e presa no tempo é um tapa na cara da pretensão predominante atualmente, já que eles consideram mais vantajosa uma povoação isolada do resto do mundo a um mundo cheio de tecnologia mas tão prepotente e desrespeitoso.

Anyway, voltando ao filme... o final é realmente tenso. A cena em que a Ivy encontra na floresta o "monstro" é cool por não ser esperada. Como já disseram, Shyamalan dá o pulo do gato justamente quando esperamos que as coisas se acalmem. Isso me fez lembrar do final de Sinais. Esse rapaz está ficando esperto nessa tática. :mrgreen:

Em suma, é um filme muito envolvente e inteligente. Fui esperando uma bomba (depois de tantas críticas negativas) e me deparei com um dos melhores filmes do ano. Tem um ritmo lento, mas longe de ser cansativo, tanto que já assisti duas vezes e se me chamarem vejo a terceira tranqüilamente. Algumas cenas são memoráveis, como a em que Lucuis Hunt pega a mão da Ivy e a leva ao porão, em câmera lenta; ou a que Edward Walker conversa com os outros dirigentes, questionando se eles iam viver para sempre. As atuações estão ótimas, acho que nem preciso comentar a respeito da Bryce Howard. =P Respondendo ao Gandalf, acho que ela vai ficar genial em Maderlay, o novo filme do Lars Von Trier.

E só para finalizar... vocês repararam nos créditos? Mostra fotos de momentos não presentes no filme, retratando o trabalho e dia-a-dia dos habitantes. Muito foda. :grinlove:
 
SPOILERS



Uma coisa que eu achei muito legal foi o fato de que as criaturas não existiam de fato. Porque isso justificou o fato delas serem muito toscas. E deu um tom de realidade ao filme, não é que nem esses vários filminhos de sobrenatural que rolam por aí.

Se aquelas criaturas tosquíssimas fossem verdadeiras o filme perderia muitos pontos...
 
Ristow disse:
E só para finalizar... vocês repararam nos créditos? Mostra fotos de momentos não presentes no filme, retratando o trabalho e dia-a-dia dos habitantes. Muito foda. :grinlove:

E até explica um pedacinho do filme, mostrando um tear e explicando que eles faziam as suas roupas. :)
 
SPOILERS

Anotem o que eu estou dizendo, esse filme ainda vai dar muito o que falar. Sim, ele foi vendido como um filme de terror pra dar sustos, e até sair em DVD ainda vai causar esse efeito negativo pelo pessoal que vai assistir esperando uma história pipocão-sustinho. Depois de um tempo, vão perceber a real profundidade e os pontos interessantíssimos que ele aborda.

Uma das coisas mais interessantes da história é a forma como ele trata o medo. Os eldar tinham medo da civilização moderna, e criaram seu próprio mundinho pra não sentirem mais medo. Só que eles tinham medo que os filhos descobrissem a verdade e tivessem contato com o mundo lá fora. Então eles controlam os jovens através do medo.
Nossa, que coisa mais impossível, não? A gente não vive isso de jeito nenhum. 8-)
 
Alguns SPOILERS a seguir

...

O filme é tipo um episódio de Além da Imaginação de duas horas.

Nesse ponto ele é interessante. A idéia central é boa, e fala bastante sobre a natureza humana e tudo mais. Mas o Shyamalan deve ter algum problema mental, porque desde Sinais ele acerta muito em umas coisas e passa longe em outras.

E olha que em Sinais, com todos os problemas que o filme tem, ele ainda conseguiu acertar bem mais. Talvez o meu problema principal com A Vila seja o fato de eu já saber praticamente tudo que ia acontecer, mas isso não muda o fato de que o filme tem problemas por si só.

Em termos de atmosfera, A Vila é um dos melhores do Shyamalan. A fotografia se equipara à de Corpo Fechado, e toda a ambientação tem um clima meio surreal bem cool. Mas o suspense é praticamente zero, e o filme faz uma coisa que eu simplesmente odeio, que é apostar nos sustos fáceis. Aqui, ao invés de se basear em situações enervante pra criar suspense (como em Sinais), o Shyamalan tentou assustar a platéia com aqueles momentos de surpresa imediata onde a trilha sonora faz "BOO!".

E ainda por cima foram poucos momentos. Os filmes do Shyamalan costumavam ter um clima de suspense durante toda a sua projeção, mas A Vila substitui isso por meia dúzia de "boos".

Por exemplo, quando a Ivy caiu no buraco eu me assustei, porque foi de repente e teve um efeito sonoro alto. Mas e daí? Foi um susto, não foi suspense. Se eu estivesse com soluço na hora talvez eu tivesse ficado agradecido, mas... anyway, depois a câmera vira e a gente vê a extensão do buraco, aí sim a cena teve algum efeito, mas mesmo assim não foi tensa o suficiente.

Em contrapartida, quando ela encontra a "criatura", eu não fiquei com medo. Não porque eu soubesse que elas não existiam, já que nesse momento o Shyamalan coloca isso em xeque, dando a possibilidade delas realmente existirem, mas porque a cena não teve suspense. Foi estranho, truncado, pareceu que foi filmado às pressas.

Aliás, eu fiquei com a impressão de que as surpresas não foram bem armadas, talvez porque o Shyamalan tenha enfiado quatro reviravoltas na trama em 15 minutos. Primeiro as criaturas não existem. Depois elas existem. Depois elas não existem e tudo está acontecendo em uma reserva natural no Século 20. Durante o filme todo não acontece praticamente nada, e depois do Noah esfaquear o Lucius começa a acontecer uma coisa por segundo. Assim não dá tempo de absorver a situação direito, Shyamalan. Pô.

Ficou parecendo que o roteiro foi reescrito pra acrescentar mais surpresas depois que o final vazou na net. Eu não sei qual seria a minha reação ao filme se eu não soubesse nada do que ia acontecer, e eu nunca vou saber, mas a impressão que eu tive é que a coisa toda poderia ser mais impactante. Quando o filme acabou eu fiquei com a sensação de que teve muita gente no cinema que não tinha entendido que o filme tava tentando fazer a gente acreditar que aquilo se passava no passado.

Felizmente, o roteiro não teve as coisas ridículas, constrangedoras e infantis que eu achei que teria. A fala "I love you like the day is long! I love you more than the sun and the moon together!" é dita em um momento cômico, e isso foi um alívio.

Esse foi, inclusive, um dos únicos momentos cômicos do filme, o que me leva ao que é talvez o maior problema de A Vila. O Shyamalan leva a situação a sério demais, quando uma abordagem levemente (ou até descaradamente) mais satírica teria sido mais interessante. Mas como a gente deve avaliar um filme pelo que ele está tentando fazer, e não pelo que a gente acha que ele deveria fazer, eu tentei levar a coisa a sério. Só que levando totalmente a sério a história não se sustenta. Apesar de não ter buracos, o roteiro claramente precisava de algumas revisões, e a direção não é tão competente como a dos outros três filmes "grandes" do Shyamalan.

É o pior dele, IMO, o que não significa que seja ruim. É só bem mais ou menos.
 
V disse:
A fotografia se equipara à de Corpo Fechado, e toda a ambientação tem um clima meio surreal bem cool. Mas o suspense é praticamente zero, e o filme faz uma coisa que eu simplesmente odeio, que é apostar nos sustos fáceis. Aqui, ao invés de se basear em situações enervante pra criar suspense (como em Sinais), o Shyamalan tentou assustar a platéia com aqueles momentos de surpresa imediata onde a trilha sonora faz "BOO!".

É exatamente isso q eu percebi também. O filme não conseguiu passar aquele clima tenso e de suspense.

Por exemplo, quando a Ivy caiu no buraco eu me assustei, porque foi de repente e teve um efeito sonoro alto. Mas e daí? Foi um susto, não foi suspense. Se eu estivesse com soluço na hora talvez eu tivesse ficado agradecido, mas... anyway, depois a câmera vira e a gente vê a extensão do buraco, aí sim a cena teve algum efeito, mas mesmo assim não foi tensa o suficiente.
"

Perfeito o exemplo. Foi o momento em q eu mais me assustei no cinema, mas tudo isso foi graças ao aumento do som., aquilo q chamamos de susto artificial.

Em contrapartida, quando ela encontra a "criatura", eu não fiquei com medo. Não porque eu soubesse que elas não existiam, já que nesse momento o Shyamalan coloca isso em xeque, dando a possibilidade delas realmente existirem, mas porque a cena não teve suspense. Foi estranho, truncado, pareceu que foi filmado às pressas.

Aquela cena foi RIDÍCULA!!!!! Quando o monstro começou a correr atrás dela parece cena de filme de terror teen :eek: . Sem contar q todo o conceito visual das criaturas não me convenceu muito, elas pareciam mais a versão trash da chapeuzinho vermelho. :lol:

Enfim, eu achei q o filme teve uma história muito boa, mas q Shyalaman não soube criar bem a atmosfera tensa q o longa necessitava. Não porque eu não tomei muitos sustos, mas porque em muitas partes o filme se torna monótono. :|
 
Sem contar q todo o conceito visual das criaturas não me convenceu muito, elas pareciam mais a versão trash da chapeuzinho vermelho.

Eu até gostei do visual das criaturas. A hora em que uma delas aparece fora de foco em segundo plano foi cool, eu não achei que o Shyamalan fosse mostrar elas, ainda mais tão cedo.

Enfim, eu achei q o filme teve uma história muito boa, mas q Shyalaman não soube criar bem a atmosfera tensa q o longa necessitava. Não porque eu não tomei muitos sustos, mas porque em muitas partes o filme se torna monótono

Monótono ele não é muito, o problema é que não dá pra acreditar no que tá acontecendo. O roteiro perde muito tempo com pontos inúteis, e as atuações só decentes não colaboram. Não dá pra esquecer que vc tá vendo um filme.

E em geral foi tudo meio inócuo. O filme precisava ser mais sinistro, mais assustador e mais emocionante. Nesses pontos em especial ele ficou bem abaixo dos outros filmes do Shyamalan.
 
*Anica prepara seu formicida com guaraná*

Bom, dizem que toda unanimidade é burra, então o V nos salvou desse mal. :grinlove:

:assobio:
 
Q ele tava mais parado q os outros eu concordo, mas acho q o suspense tava bom, talvez por eu só ter gente medrosa do meu lado eu levei vários sustos. Ele teve alguns suspenses bem legais, não só sustos BOOM não, tipo qdo mostrou os cachorrinhos esfolados, eh um tipo de suspense.

Quem não se lembra no final do filme, quando o Shyamalan aparece, q pra mim foi a aparição mais importante dele de todos os filmes dele, q ele ta segurando o jornal q tá meio desfocado q mostra a idéia principal do filme, pq as três noticias q estão ali, falam de medo e tem a principal, q eh de uma menininha de 7 anos acho q foi morte, c eu não me engano, ela foi estuprada. Quem viu aquilo e compreendeu, entendeu o filme.
 
Antes que eu me esqueça, alguém lembra qual é a data que tem na lápide que aparece no enterro do amigo do Lucius? :o?:
 
POSSÍVEIS SPOILERS...

...

Tipo, uma dúvida que me ocorreu agora:

E SE naquela cena que a Ivy bota a mão pra fora, esperando o Lucius, ele não aparecesse? Claro, que como a criatura é apenas um elder disfarçado ela não poderia fazer mal à Ivy. Mas ao mesmo tempo se ele não fizesse mal à Ivy o mito de medo das criaturas iriam ficar ao menos abalado. Estranho...
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo