• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Vila (The Village, 2004)

O filme é genial e se iguala a Corpo Fechado como melhor do Shyamalan... 3 filmaços e um meia-boca (sinais) no curriculo.. nada mal... nada mal mesmo...

Discordo do que o Pips falou sobre as atuações... achei TODAS ótimas, em especial a da Ivy...


SPOILERS DAQUI AO FIM DO POST (Na cor ruim, pra ficar legal :mrgreen: )
Gandalf disse:
Quem é o traidor afinal? Acho que é um furo dos grandes. Embora nos comentários da crítica um cara lá falou que falam quem é... será que eu não prestei atenção nisso? :| Espero...

É o Noah que tava fazendo tudo que supostamente um traidor estava fazendo. Isso ficou claro na cena em que os pais dele descobrem que ele fugiu e vêem os pêlos e penas embaixo do assoalho, o que provava que ele que tava matando os animais.
 
Gondorian Blade disse:
Foi mal, Ana :oops: . Mas entrar no tópico de um filme como esse depois da estréia é quase certeza de spoilers. :obiggraz:

Sim, e mesmo assim as pessoas escrevem SPOILERS :obiggraz:
Mas tudo bem, eu tava só sendo chata, o Fingolfin já tinha me contado o final.

Bom, eu fui conferir. Eu não sou exatamente o tipo de pessoa que vai de acordo com a crítica, mas o fato é que o que se lia sobre "A Vila" estava me desanimando muito. Ainda mais lendo o que Villaça disse: que o filme não sobrevivia a uma segunda assistida.

Então. Discordo. :)

A partir daqui vou falar livremente, então se você ainda não viu o filme NÃO LEIA, PORQUE TERÁ SPOILERS!!!!!!

(É assim que se faz, Gondorian Blade :obiggraz: )


Em teoria, por já saber o "segredo" do filme, é como se eu estivesse assistindo pela segunda vez, certo? Em tudo eu tentava procurar falhas, ou as costumeiras pistas do Shyamalan durante o filme.

Bom, o roteiro está, dentro do possível, bem amarrado. A saída de que os monstros eram uma farsa é um tanto quanto limitada, gostava mais daquela história de que seriam máquinas de demolição. Anyway, não consegui achar furos. Ou pelo menos algo que subestimasse a inteligência das pessoas, como alguns críticos apontaram.

Passei boa parte do filme pensando, por exemplo "Ah, tá. E vão dizer agora que avião nunca passou ali para chamar a atenção deles?" Bem, está lá a resposta, no final do filme. A personagem da Weaver falando para a de Hunt que "Não poderiam ser coiotes" e você para e pensa "Tá loco, entre eles não precisam cogitar a idéia de coiotes".

Mas o fato é que não era nenhum ancião fazendo aquilo. Eles sabiam disso. Então, eles passaram a ter medo - o feitiço virou contra o feiticeiro, digamos assim.

E o fato de deixarem Ivy ir buscar os remédios, não tinha só a ver com ela ser cega. Edward, como criador daquela comunidade, realmente acreditava naquilo. E em seu juramento. Parece loucura, mas a própria personagem argumenta: quem continuará com isso?

Por isso insisto: a saída limitada, porém coesa. Nada que vá tirar muitos pontos do filme, digamos assim.

Partindo para as atuações, achei todas ótimas, mas a atriz que interpreta a Ivy realmente se destaca. Não como uma cega, porque nesse quesito ela não convence muito. Mas dentro das emoções que ela deveria passar, o pavor na floresta, por exemplo. Ela foi fantástica.

Agora, o ponto alto mesmo é a atmosfera de suspense que o Shyamalan conseguiu criar. É brilhante, porque é sutil e é um conjunto perfeito. Seja a névoa, seja o vento, sejam os galhos quebrando. Tudo ali está construído de uma forma que *me* deixou tensa, eu que já sabia do que se tratava a história.

Teve dois momentos que eu fiquei realmente de olhos arregalados: o primeiro, quando o menino estava fazendo aquela brincadeira na floresta. A segunda, quando a gente já sabe que se trata de uma farsa, mas Noah segue Ivy. Naquele momento, o que vem em mente não é "Pô, Noah colheu frutinhas parecidas com essas nas quais Ivy está pisando". A gente lembra é das palavras do professor, falando sobre a "lenda" dos monstros na qual foi baseada a farsa.

Concluindo todo o blablabla: não é exatamente um filme brilhante, mas é bom, sim. E se Shyamalan agora tem um tipo de fardo, o de sempre criar finais que surpreendem, é bom saber que pelo menos ele sabe como fazer suspense. Em tempos de Pânico e outras porcarias do gênero, "A Vila" chega a ser uma jóia.
 
A Anariel me contou o fim do filme pelo celular :clap:


E o Ringil é a cara do Joaquim Phoenix 8O
 
SPOILER


Aquele final deu impressão de quem sabe um Vila 2 pra você? Porque um amigo meu tava me falando isso... na hora eu nem me toquei, mas pensando bem... :think:
 
Acho pouco provável, para não dizer impossível, já que foi exposto o grande segredo deles! A não ser que a continuação vire um filme de terror! O que seria incabível! :obiggraz:
 
TEM SPOILERS!




Não, aquilo não tem cara de Vila 2, tem cara de "final-fill-in-the-blanks" :obiggraz:

Você esperava o quê? "Lucius fica bem, filme acaba com casamento de Ivy e Lucius e a decisão de que tudo continue na mesma"? Desse jeito foi melhor, não é feliz demais, nem "certinho" demais, digamos assim.

Dá para ficar naquela: quando eles levantaram, queriam concordar ou discordar?

Bacana :lily:
 
SPOILERS


Aham, eu também achei aquilo bem fora do contexto do normal, bem mais legal por sinal. Porque o grande segredo já tinha sido desvendado por todos nós... não havia mais necessidade de continuar a história só pra ficar bonitinha. Foi o que eu pensei também. Só perguntei essa parada do Vila 2 pra ver o que vocês acham. Na verdade, acho que o Shyamalan não tem jeito muito de diretor que faz continuação pros seus filmes.

O que acharam da aparição dele por sinal? :)
 
Foi mais sutil do que a do outro filme, né? Eu tive que dar um beliscão no Lê para ele perceber que era o Shyamalan :lol:
 
Eu vi, eu vi. :obiggraz:

Pois é, como a Joy disse, o filme é bom sim. Bem amarrado, com boas atuações e produz um suspense muito bom. Alias, foi isso que mais me chamou a atenção no filme.

Tchananannn... SPOILERS!

O filme, IMO, não é sobre monstros, mas sim sobre as ambições e vontades das pessoas. Cansados de viverem em um mundo onde coisas não muito boas aconteciam, um grupo de pessoas se unem para criar uma comunidade pacífica. Como fazer isso e como criar essa atmosfera é a chave do filme, fazendo com que você acredite no que acontece ali, assim como os cidadões da vila.

As atuações colaboram sim. Nada de espetacular, mas muito bem preparado. Uma coisa que me chamou a atenção também foi a edição. A ordem que você vai tomando conhecimento dos acontecimentos é fundamental para que o filme siga de uma forma coerente. Ou seja, a direção é fodástica, etc.

E eu gostei demais das fantasias. A forma com que são mostradas, de surpresa, não chegam a dar susto, mas deixam você tenso. Eu não sei o que aconteceu com vocês, mas quando Noah aparece com o traje na floresta, eu pensei que elas realmente existiam, e como foram tiradas de um livro, eles usavam a descrição como base para as fantasias.

Em todo caso, eu adorei o filme. Acho que ele não se baseia no final surpreendente, apesar de ter um.

Uma coisa muito legal, que ninguém disse ainda é:

Lembram na brincadeira do tronco, quando o garoto fala que 'eles só fazem barulho quando ele fazia barulho' ? Pois é, isso acontece no floresta também com a Ivy. E a explicação é simples. As fantasias não tinham buracos para os olhos. Quem as usava, era guiado pelo som.
 
SPOILERS

O filme, IMO, não é sobre monstros, mas sim sobre as ambições e vontades das pessoas. Cansados de viverem em um mundo onde coisas não muito boas aconteciam, um grupo de pessoas se unem para criar uma comunidade pacífica. Como fazer isso e como criar essa atmosfera é a chave do filme, fazendo com que você acredite no que acontece ali, assim como os cidadões da vila. Eu não sei o que aconteceu com vocês, mas quando Noah aparece com o traje na floresta, eu pensei que elas realmente existiam, e como foram tiradas de um livro, eles usavam a descrição como base para as fantasias.

Sim, é como o Sinais que não fala de ets e etc...
 
Gandalf disse:
Na verdade, acho que o Shyamalan não tem jeito muito de diretor que faz continuação pros seus filmes.

tanto que ele até desistiu de fazer a trilogia de Corpo Fechado que ele idealizou originalmente... seria Unbreakable, Breakable e Broken...
 
Gandalf disse:
SPOILERS

O filme, IMO, não é sobre monstros, mas sim sobre as ambições e vontades das pessoas. Cansados de viverem em um mundo onde coisas não muito boas aconteciam, um grupo de pessoas se unem para criar uma comunidade pacífica. Como fazer isso e como criar essa atmosfera é a chave do filme, fazendo com que você acredite no que acontece ali, assim como os cidadões da vila. Eu não sei o que aconteceu com vocês, mas quando Noah aparece com o traje na floresta, eu pensei que elas realmente existiam, e como foram tiradas de um livro, eles usavam a descrição como base para as fantasias.

Sim, é como o Sinais que não fala de ets e etc...

É por isso que muita gente não gostou de "Sinais "e "A Vila"...Depois de "Sexto Sentido "todo mundo fica esperando uma coisa diferente , tipo um filme sobre ET's ou um filme sobre monstros ....Falta as pessoas entenderem que o Shyamalan não faz apenas filmes com final surpresa ,ele faz filmes com mensagens ....

Gostei pra caramba do filme .... Pra mim tá em segundo empatado com Sinais ( sim , eu gostei ) e perdendo pra "Sexto Sentido" ...

Ps: Fui só eu que achei a atuação do Joaquin Phoenix muito boa ?
 
Assisti ontem o filme com o meu namorado. Nem queria ir ver, mas acabamos chegando atrasados pra assistir 'Colateral' e resolvemos ver esse mesmo.

Confesso que não tava nem um pouco a fim de ver ele. Odeio ficar levando susto em cinema, então já fui 'pré-tensa' pra sessão. Me encolhi pra caramba na cadeira nas cenas mais assustantes, especialmente naquela da Ivy parada na porta com a mão estendida esperando o Lucius chegar..que agonia que me deu aquilo! E eu acabei me assustando com os sustos que o meu namorado levava! :lol:

No geral gostei do filme, confesso que me decepcionei um pouco com o fato de


SPOILERS



os monstros serem de mentirinha..mas tudo bem.

E achei que o Joaquin podia ter aparecido mais!

Agora só não entendi porque diabos eles não deixavam ninguém usar vermelho...será que tinha a ver com o fato do vermelho ser cor de sangue, intimamente ligado às tragédias pessoais de cada um?
 
SSSSPOILERS, PRECIOSSSSSSO





Lukaz disse:
Eu não sei o que aconteceu com vocês, mas quando Noah aparece com o traje na floresta, eu pensei que elas realmente existiam, e como foram tiradas de um livro, eles usavam a descrição como base para as fantasias.

É, foi exatamente isso que eu quis dizer. Quando a farsa já estava revelada, Shyamalan ainda consegue manter o clima de suspense com a possibilidade de que as criaturas realmente existam.

LuPippin disse:
Agora só não entendi porque diabos eles não deixavam ninguém usar vermelho...será que tinha a ver com o fato do vermelho ser cor de sangue, intimamente ligado às tragédias pessoais de cada um?

Provavelmente. Afinal, o que Noah diz aos pais quando está com o sangue de Lucius nas mãos? "É a cor ruim".
 
Cara, que implicância dos críticos.
Se ele quer ser o novo Hitchcock, problema dele, quem pode julgar que não tem capacidade? Pretensão não é o Shyamalan querer ser ele, e sim acharem que o Hitchcock nunca será superado.

O filme é bom, se o roteiro fosse melhor seria perfeito. A direção está fodástica:
especialmente naquela da Ivy parada na porta com a mão estendida esperando o Lucius chegar..que agonia que me deu aquilo
JESUS, que cena é essa? Que perfeição, tudo lá é lindo, especialmente o slow motion com o Lucius puxando ela. P-e-r-f-e-i-ç-ã-o. Amei mesmo :grinlove: .

Eu não sei o que aconteceu com vocês, mas quando Noah aparece com o traje na floresta, eu pensei que elas realmente existiam, e como foram tiradas de um livro, eles usavam a descrição como base para as fantasias.
Aquele crítico do cinemaemcena disse que essa cena subestima nossa inteligência, discordo, acho que vai muito da pessoa. Esse é um ponto crucial, o Shyamalan cria uma tensão e atmosfera tão crível que faz você acreditar que elas realmente existem. Incrível.
 
Entamoeba Socrástica disse:
Cara, que implicância dos críticos.
Se ele quer ser o novo Hitchcock, problema dele, quem pode julgar que não tem capacidade? Pretensão não é o Shyamalan querer ser ele, e sim acharem que o Hitchcock nunca será superado.

Blah. Eu não gosto de comparações. Eu acho que ele inova o suficiente para não ter que ser comparado com ninguém. É tipo o blablabla entre Camões e Fernando Pessoa.

:mrpurple:

Enfim, é legal que ele firme o nome dele como um diretor de suspenses, mas eu tenho uma curiosidade tremenda para saber como ele se seria em outros gêneros.
 
Depois da atuação da Bryce Dallas Howard, como vocês acham que será a sua atuação como a (nova) Grace no Maderlay, a continuação de Dogville do Von Lars Trier?

Para mim ela foi o suficiente que a personagem dela podia ser. Mas acredito que ela tenha futuro...
 
Entamoeba Socrástica disse:
Cara, que implicância dos críticos.
Se ele quer ser o novo Hitchcock, problema dele, quem pode julgar que não tem capacidade? Pretensão não é o Shyamalan querer ser ele, e sim acharem que o Hitchcock nunca será superado.

O filme é bom, se o roteiro fosse melhor seria perfeito. A direção está fodástica:
especialmente naquela da Ivy parada na porta com a mão estendida esperando o Lucius chegar..que agonia que me deu aquilo
JESUS, que cena é essa? Que perfeição, tudo lá é lindo, especialmente o slow motion com o Lucius puxando ela. P-e-r-f-e-i-ç-ã-o. Amei mesmo :grinlove: .

Sim , essa cena é DEUS!Meu queixo foi no chão e voltou ....Que coisa mais linda ...meus olhos se encheram de lágrimas :grinlove:

Aquela cena do alpendre tb hein ? Shyamalan sabe fazer uma cena de romance bem sutil e bonita ....
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo