• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A vida em espiral (Abasse Ndione)

  • Criador do tópico Calib
  • Data de Criação
C

Calib

Visitante
A vida em espiral
511omd5UasL._SX326_BO1,204,203,200_.jpg

A vida em espiral é a história de um motorista de táxi e de sua fulgurante carreira como traficante de maconha. Amuyaakar Ndooy e seus quatro amigos são inseparáveis, e passam a maior parte de seu tempo fumando yamba (maconha), bebendo e filosofando sobre a vida. Depois de uma gigantesca operação policial antidroga, a yamba vira produto escasso e Amuyaakar resolve se tornar sipikat (traficante de maconha), uma escolha que o levará para um caminho cheio de perigos e obstáculos de todos os tipos e que acabará mudando para sempre o destino dos cinco amigos. A vida em espiral é um verdadeiro on the road africano, que descreve sem falsos moralismos, a corrupção, a pobreza, as injustiças e a falta de horizonte dos jovens senegaleses. No entanto, é uma história regada de ironia e dominada por um surpreendente otimismo. Esses elementos são entrelaçados através de um mecanismo narrativo perfeito e de uma linguagem extraordinariamente expressiva.


§§§

A vida em espiral - Resenha
Natalia Assarito
http://www.abortoliterario.com/2015/04/a-vida-em-espiral-resenha.html


Logo depois de fechar parceria com a editora Rádio Londres estava muito ansiosa para escolher o primeiro título e resenhá-lo para vocês. Talvez seja bobeira minha, mas queria que ele fosse incrível e diferente de tudo o que eu já li, saindo da zona de conforto mesmo. A Vida Em Espiral foi a melhor escolha que poderia fazer, uma vez que une a cultura africana, tão pouco comentada entre nós, com um tema que é familiar no nosso dia-a-dia: o tráfico de drogas e, em especial, a questão da maconha.

"No Senegal, 'A vida em espiral' é um livro lendário: em Dakar, se alguém leu um só livro na vida, é quase sempre esse. Cativante como um noir, é a história de traficantes e consumidores de maconha, totalmente desprovida de moral salvo aquela imposta pela realidade cotidiana: só o crime paga." Hélène Lee, Libération

Amuyaakar Ndooy, o protagonista do livro, é um jovem senegalês pobre. Sua profissão, motorista de táxi, não permite que sustente de maneira confortável sua avó, irmã e filho pequeno, com quem vive em uma aldeia. No país, um decreto impede o consumo de yamba (uma variação de maconha) e torna quase impossível sua comercialização.

Um dia, enquanto "desenvolvia" (fumava yamba) com seus amigos, Ndooy tem a ideia de passar a vender a droga. Com ajuda de um fornecedor conhecido, monta uma pequena rede de tráfico, a qual logo prospera, mudando radicalmente a vida do personagem. Clientes grandes aparecem, a casa e o carro mudam e, a cada dia, a paranoia de ser delatado e preso cresce.

[Breaking Bad africano... before it was cool :rofl:]


"A vida em espiral" é cativante por ser a típica história de anti-herói. O personagem principal apresenta sérios desvios de caráter, mas, mesmo assim, o leitor se identifica e torce pelo seu sucesso. Eu mesma, em diversos momentos da narrativa, me peguei com medo de que Ndooy fosse apanhado.

Grande parte da identificação com um personagem tão contraditório deriva dos absurdos da sociedade na qual o protagonista está inserido e tudo fica mais instigante quando percebemos que nossa realidade não é tão distante. Por exemplo, em certo ponto da narrativa há uma grande reunião na mesquita da aldeia convocada pelos "velhos" que estavam horrorizados com a juventude da comunidade. O encontro gerou um grande embate entre gerações porque foi demonstrado que tudo aquilo era uma grande hipocrisia. Se os jovens se viciam em álcool é mais que justificado pensar que isso ocorre devido ao exemplo que seus pais transmitem.
Outro ponto de reflexão importante é sobre a criminalização e guerra às drogas. O autor, Abasse Ndione, deixa claro que por mais que o cerco policial se intensifique, os jovens não deixam de consumir drogas, o que gera um comércio extremamente lucrativo para políticos e autoridades corruptas. Será que o erro não está em banalizar a conscientização da população, recorrendo às lendas e achismos, em despeito de um investimento educacional?

As diferenciações e o contato com outra cultura, descrita de forma cuidadosa pelo autor, tornam a experiência de leitura muito mais rica. Aprendemos termos novos (como "impi", designação dada aos policiais), nomes totalmente diferentes, hábitos religiosos diversos (ao mesmo tempo que a cultura oficial é a muçulmana, é comum recorrer à curandeiros em busca de amuletos de proteção) e uma ideia de amor e casamento totalmente impensável para nós. Cada detalhe do livro me deixou encantada!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo