• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A vida dos elfos ligada à vida de Arda

Deu pra entender sim Pearl, mas veja bem...
Em Valinor as coisas não definhavam como na Terra-média, pela própria presença dos elfos e dos Ainur lá. Em Valinor, os elfos eram realmente felizes. Por isso aquele sempre foi o lugar deles. Lá eles não definham. Coisas que poderiam cansar os homens mortais podem alegrar os elfos, já que eles não tem pressa. Os elfos lá eram felizes, não definhariam não, não como na Terra-média.
 
Fëaruin, eu falo nisso porque Tolkien em algumas passagens mostra que apesar de Valinor não definhar, ela não poderia manter uma vida realmente plena.

Por exemplo: de que a morte seria algo que até os Poderes iriam invejar, não é atoa que é a Dádiva de Eru.

Ou por exemplo nessa passagem:

Mas a morte não foi de inicio estabelecida como uma punição. É por ela que vocês escapam, deixam o mundo e não estão vinculados a ele, seja na esperança, seja no enfado. Qual de nós portanto deveria invejar o outro?
[...]Nós, que suportamos a carga sempre crescente dos anos..
 
Sim, eles invejam a Morte dos Homens pois os homens, morrendo, abandonam, ou seja, se livram dos Círculos dos Mundo.

Para os elfos isso é impossível. Apesar do Destino dos Homens não ser claro, eles parecem partir para algum lugar, alguma pós vida.
Para os elfos essa realidade não é aparente. Para elfos, quando Arda acabar, por mais que demore, vai acabar tudo. Eles não creêm que isso acontecerá com os homens.
 
Pearl (vou usar seu novo nick, ok?), a grande falha de Valinor é justamente que ela não é eterna. Imagine se os Elfos não pensavam em que mesmo aquilo tudo um dia ia acabar? Eu nunca tinha pensado que mesmo lá os elfos poderiam desaparecer, achava que lá eles permaneceriam até o final. Mas sempre achei que Valinor era um lugar frágil, tinha um equilíbrio fácil de ser quebrado por interferências externas. Acho que é por isso que os Valar não queriam os Noldor de jeito nenhum de volta lá, depois de eles terem sofrido tanto na Terra Média. E por isso também eles nunca aceitariam receber o Anel, mesmo tendo poder suficiente para destruí-lo (eu acho que eles tinham esse poder). Valinor era um lugar muito fácil de ser perturbado.
 
Concordo, Swanhild. Valinor não é perfeita, parece ser um pouco parada de mais, tanto que a bem-aventurança de Valinor foi longa nos anos mais rápida na memória, enquanto que a 1o era foi curta mas parece ser longa.
Além disso o peso dos anos conta até para os imortais. A memória é um fardo pesado nos que viveram tanto tempo e os fear consomem os hroar dos elfos. Pode se reparar no diálogo entre Andreth e Finrod, Andreth diz que os homens chamam os elfos de crianças crescidas (acho que a expressão é essa, a Swanhild pode me corrigir) por o tempo passa mas eles não perdem o vigor nem a vitalidade, já no SdA é fácil perceber que os elfos já sentem a idade pesando em seus ombros, mesmo onde há contenção de tempo e o esvaimento é diminuído. Não se pode esquecer que esvaimento é muito forte e comparar os elfos na TM com a vida em Aman é complicado, mas não se tem muitas informações em quais se embasar.

Também os ainur deviam se cansar depois de tanto tempo nesse mundo tão físico, eles eram espíritos que viviam em um mundo inapropridado para eles, só podiam interagir com eles sob uma aparência.
Também eles viveram sua carga de sofrimento, antes de Ea existir eles viviam em um lugar sem tempo, cantando e servindo seu senhor, sem grandes preocupações. Quando alguns desceram para cá eles passaram a ter responsabilidades, preocupações, tiveram que tomar grandes decisões, e sofreram com os danos à Arda e aos filhos de Ilúvatar. Lutaram guerras e criaram coisas (por vezes destruídas). Não é a toa que se cansariam cedo ou tarde do nosso mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo