• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A vida de Lórien

Não eram sindar, eram nandor. A maior diferença é que os avari nunca iniciaram a Grande Marcha dos Eldar. Os nandor a abandonaram, mas eles caminharam até as Montanhas Nevoentas.

Os sindar eram justamente aqueles que viviam em Beleriand, antes da chegada dos Noldor e da vinda dos Nandor liderados por Denethor, que vieram a se tornar os Laiquendi. Há diferenças, os sindar eram mais poderosos que os avari, pois Thingol era seu Rei, e ele vira a Luz de Aman, e Melian, sua Rainha, uma Maia. Os sindar não se tornaram tão poderosos quanto os elfos de Aman, a exemplo dos noldor, mas, dos elfos que permaneceram na Terra-média, eram eles os mais fortes.
 
Há diferenças, os sindar eram mais poderosos que os avari, pois Thingol era seu Rei, e ele vira a Luz de Aman, e Melian, sua Rainha, uma Maia.

Mas muitos sindar jamais sequer viram Melian ou Thingol, viviam nas Falas, em Hithlum,... Não devia haver uma grande diferença em termos de civilização entre os Avari e esses sindar.
 
É verdade. Vocês tem razão. A população de Lórien (e do reino élfico da floresta das trevas) era de elfos silvestres (nandorin).
Eram elfos da hoste dos teleri que se recusaram a atravessar as Montanhas da Névoa na Grande Viagem. Mas não se deve confundí-los com os Elfos Verdes, que eram apenas uma fração destes.
Acredito (agora que dei uma olhadinha nos livros) que as populações de que estamos falando fossem nandorin, simplesmente. Isso implica dizer que eram quase tão primitivos quanto os avari. Afinal, eram todos elfos-da-escuridão, ou seja: pouco cultos, pouco sofisticados...

Um detalhe que preciso corrigir então é que (segundo aquela classificação do Martinez que eu defendo quase sozinho :tsc: ) eles teriam em sua maioria cabelos prateados...

Kementari..., por que é tão importante para você a coisa das aias?
 
Um detalhe que preciso corrigir então é que (segundo aquela classificação do Martinez que eu defendo quase sozinho ) eles teriam em sua maioria cabelos prateados...

Eu também concordo com o critério da cor dos cabelos (mas sem esse negócio de que a cor define a família, o que define é a familia do pai), mas nem todo mundo tem o conhecimento necessário para embasar suas afirmativas.
 
Claro que existiam! Nem todos os elfos foram pra Aman na "primeira demanda" assim dizendo.... Existiam elfos, mas aquela floresta definharia mais rapido sem Galadriel ali.. :obiggraz:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
pq a floresta definhou? nunca entendi isso... tipo, o anel de galadriel protegia lorien da guerra, mas ai ela foi embora e tipo as arvores morreram??? pq????
 
O anel protegia a floresta do tempo, ou seja ela não envelhecia, não perecia. Além disso o ampliava os poderes natos da Galadriel, ela devia usar esses poderes para dar o ar maravilhoso que a floresta tinha. Sem o anel o tempo voltou com tudo e as árvores não tinham mais qualquer proteção, voltou a ser uma floresta comum. Não é que as árvores morreram, mas deixaram de ser 'mágicas'. Pra perceber quanto a contenção do tempo era forte, Frodo relata a Sam que não sabia quanto tempo havia passado em Lórien, mas se lembrava de pelo menos três noites. Na verdade foi um mês.
 
Certo Ringil, vc foi perfeito!!!!
Galadriel e o anel é que faziam aquela floresta "imortal", provavelmente o poder do anel era voltado em seu todo para fazer aquelas terras não envelhecer.

Eu gosto muito dessa parte, em que Frodo e Sam conversam sobre quanto tempo eles ficaram em Lórien. Isso mostra o qualto Tolkien era detalista :grinlove:
 
Porque são árvores normais na medida do possível. Assim como os mallorns de Lórien não morreram também, só deixaram de ser 'mágicos'.
 
O poder de Galadriel foi que fez os Mallorns germinarem. Essas arvores foram presentes dos numemorianos aos elfos, mas não cresciam na TM e foi aí que Gil-Galad deu as sementes a ela.

Quando o poder do anel terminou, provavelmente o que fazia eles germinarem também acabou, ou pelo menos já não havia como manter uma floresta inteira. Por isso é que passaram a morrer.

Talvez uma das ultimas coisas que Galadriel fez com o Nenya, foi abençoar as sementes de Mallorn que deu a Sam, e isso foi que talvez permitiu elas crescerem.
 
Nesse caso, Aredhel ( :D :wink: ), ela poderia ter abençoado a floresta todinha, de que ela gostava tanto... se ela tinha poder para proteger a floresta toda, ela poderia tê-la abençoado também...

Tem uma coisa interessante. Num texto preliminar da História de Aragorn e Arwen, diz que as árvores de Lothlórien estava morrendo (withering) quando Arwen foi viver lá, depois da morte de Aragorn. Isso é mais drástico do que a palavra que aparece no texto publicado (fading), onde a gente pode ter mesmo essa idéia de que as árvores apenas perderam o viço, a magia.

Lórien foi praticamente abandonada pelos elfos, só ficaram uns poucos por lá meio que à-toa. Celeborn foi viver por um tempo com os filhos de Elrond em Valfenda.
(Apêndice B)
 
Lórien foi praticamente abandonada pelos elfos, só ficaram uns poucos por lá meio que à-toa. Celeborn foi viver por um tempo com os filhos de Elrond em Valfenda.

É, os elfos provavelmente não iriam ficar lá olhando para a floresta que eles tanto amavam se definhar.
Claro tb que isso não aconteceu de uma hora pra outra, mas só o fato de que aquilo tudo ia acabar provavelmente já deixavam eles tristes
 
Tem uma coisa interessante. Num texto preliminar da História de Aragorn e Arwen, diz que as árvores de Lothlórien estava morrendo (withering) quando Arwen foi viver lá, depois da morte de Aragorn. Isso é mais drástico do que a palavra que aparece no texto publicado (fading), onde a gente pode ter mesmo essa idéia de que as árvores apenas perderam o viço, a magia.

Estranho isso. Será que Lórien eram tão dependente do poder do anel? Ou será que as árvores dependiam dos elfos?
 
Claro que como o SdA foi publicado pelo Tolkien, a versao publicada e a que vale. Mas e perfeitamente possivel que as arvores estivessem mesmo morrendo, e nao apenas perdendo lustro ou magia. Que o Velho pelo menos pensou na possibilidade de elas morrerem esta mostrado nessa versao preliminar. Mas o que quer que estivesse acontecendo com as arvores, devia ser efeito da presenca do Anel de Agual. Tambem havia elfos nandorin em Miwkwood, por exemplo, e la a simples presenca deles nao fazia Mirkwood ser com Lorien, nem mesmo na parte de Mirkwood que era dominio elfico.

Voces podem pensar, mas entao o mallorn do Shire nao devia ter nem nascido, pois ele dependeria do poder do Anel de Agua para sobreviver? Bem, tem duas coisas ai. Primeiro, o mallorn de Samwise foi plantado com aquela terra dada por Galadriel. Segundo, ele viveu muito menos tempo do que os mallorns de Lorien. Quando Galadriel foi embora levando o Anel, o tempo que tinha estado parado em Lorien comecou a andar rmais depressa do que o normal, e as arvores meio que recuperaram o tempo atrasado. Por isso elas envelheceram e (segundo eu penso) morreram tao depressa. Para um bosque que tinha estado intacto durante milhares de anos, Lorien mudou muito depressa em apenas um seculo.
 
Quando Galadriel foi embora levando o Anel, o tempo que tinha estado parado em Lorien comecou a andar rmais depressa do que o normal, e as arvores meio que recuperaram o tempo atrasado. Por isso elas envelheceram e (segundo eu penso) morreram tao depressa. Para um bosque que tinha estado intacto durante milhares de anos, Lorien mudou muito depressa em apenas um seculo

Eu havia pensado nisso, até porque não sei se havia alguma renovação das árvores em Lórien. Se não havia então é facíl de imaginar porque a floresta decaiu tanto, tantas árvores velhas morrendo, e sem novas para repô-las. O tempo corria de forma tão estranha que não sei se as árvores tinham ciclos normais de vida.
 
Olá Swanhild. Tudo bem? :D

Bom, talvez ela não tivesse poder p/ abençoar uma floresta inteira. Quero dizer uma floresta inteira provavelmente iria pedir a presença do Nenya, algo como uma dose diária p/ ser mantida, diferente de 50 sementinhas. Claro isso é apenas uma hipótese.

Sabe, talvez Tolkien tenha usado a palavra fading depois como eufemismo, já que a palavra morrer realmente é bem mais forte. Falo isso porque Mallorns, apesar de toda a beleza, eram apenas árvores, e como toda árvore que perde as folhas na época errada isso quer dizer que deve estar morrendo.

A questão do tempo é interessante. Mas de certa forma o livro passa a impressão que os Mallorns do Condado duraram muito tempo. Claro, aponto de terem se tornado ponto turistico. :mrgreen:

Humm... realmente, será que os Mallorns dependiam tanto do anel assim?

Sei lá, as sementes foram entregues a Gil-Galad na 2a Era e as árvores só germinaram na 3a quando Galadriel ser tornou chefe de Lorien?
 
Sobre o eufemismo, eu tinha pensado exatamente nisso. (pra variar :mrgreen:)

Também acho que os mallorns do Condado duraram um tempão. Mas o livro não conta a história deles ao longo de uns cinco milênios. (Já existiam mallorns em Lothlórien desde pelo menos a metade da Segunda Era: Lórinand, o nome antigo de Lothlórien, é uma referência aos mallorns.) E os mallorns em Lórien eram sempre os mesmos, eu acho, pelo menos desde o começo da Terceira Era. Se nada entrava em decadência em Lórien sob o efeito do Anel, os mallorns eram os mesmos. Era muito tempo para eles estarem sempre bonitos, não dá para não atribuir essa resistência deles a algum poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo