1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Verdade sobre Tom Bombadil!!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ainur Elf-King, 26 Abr 2004.

1. Ainur Elf-King

Ainur Elf-King Usuário

A verdade sobre tom bombadil!

Prontos?

Tom Bombadil e o Rei-Bruxo de Angmar são a mesma pessoa!!!
    Olha só:

1. Nós nunca ouvimos falar de Tom durante toda 1a era. Os Nove anéis só foram forjados na 2a era, explica-se...

2. Os dois nunca foram vistos juntos.

3. Na 1a parte da Soc. do Anel, os Nazgul sao enviados ao condado para achar o bolseiro. E Tom diz na mesa "...Eu estava esperando por você. Tivemos notícias de vc, e eu sabia que vc estava vagando por aí... " Claro que ele sabia! Sauron lhe disse!

4. Quando Tom fala aos hobbits, JRRT nota que "havia um brilho em seus olhos quando ele ouvia dos Cavaleiros". E imediatamente, Tom muda o rumo da conversa!

5. O Um Anel nao faz efeito em Tom - o que parece consistente com as observações de Tolkien sobre como o Nazgul nao era afetado pelo Um Anel, pois seu mestre era Sauron!

6. E Tom podia ver Frodo quando ele usava o Anel - como o Rei-Bruxo podia ver Frodo usando o Anel no Topo do Vento!

7. Tom, nas Colinas dos Tumulos, com apenas algumas palavras, manda os espíritos embora. Sem argumentos. No Apendice A do RDR diz: "e espíritos malignos de Angmar... entraram nas colinas e habitaram lá. Claro, o Rei de Angmar era Tom. Ele tinha autoridade!

É... a verdade se revela!

...E pode-se notar que, depois de o Rei dos Bruxos morrer, Gandalf disse que "tinha que ter uma longa conversa com Tom Bombadil". Curiosamente, ele nunca comentou com ninguém o suposto encontro... talvez ele nao o tenha encontrado na Floresta, porque ele se fora...

...mas porque o Rei-Bruxo teria uma dupla identidade? Talvez ele, descendente de ancestrais Numenorianos, caiu no mesmo engano que Sauron, e fez para sim mesmo uma identidade feliz, que ajudava os outros, nobre, como o antigo Sauron era.

...Quem mais saberia da vida dupla de Tom? Se Tom disse muitas vezes ser "mais velho que os rios e as árvores", os elfos saberiam que ele mentia. Elrond fala sobre Tom, mas é gentil e nao revela seu segredo; por isso que ele nega veentemente enviar o Anel a Tom Bombadil, no Conselho.

O que vcs acham?

2. Bri Guardian

Bri Guardian Usuário

eu realmente nao sei mto sobre isto e estou confuso,
    c ele fosse realmente o rei bruxo ele poderia simplesmente sair correndo com o anel quando frodo o "emprestou".
    e otra vc diz q ele seria como sauron era na sua forma "boazinha" mas sauron fazia akilo so para enganar os humanos e nao por estar em uma "fase" boazinha.....
    eu realmente duvido disto :o?:

3. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Hum, boa teoria, mais como todas tem sua falha...
    Além disso, Rei-Bruxo não poderia se tornar visivel, ainda mais em um veio bom... Duvido muito...

4. Mith

Mith This server is too busy!

Wow, realmente você teve que colocar a cuca para funcionar! :mrgreen:
    Conseguiu relacionar tudo muito bem, ao meu ver!

Mas como a Haran disse, toda teoria tem sua falha...e essa tem que ser analisada com um certo cuidado. :wink:

5. Ange||us

Ange||us Usuário

Nao acredito nessa teoria nao, me parece um tanto qto estranha, e seus argumentos meio fracos e duvidosos como o de tom e o rei bruxo nunca terem sido vistos juntos... varios personagens nunca foram vistos junto com tom... ou nunca ouviu-se falar de tom na primeira era e os aneis so foram forjados na segunda....
    sei lah... preciso ler argumentos mais convincentes... nao me fez acreditar nao, porem quem bolou isso teve de pensar um bocado, parabens pela teoria.... :wink:

6. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Elrond conhecia Tom há muito tempo. Ele disse que ele costumava ser visto pulando sobre as colinas desde muito tempo atrás.

7. Elfo de Valinor

Elfo de Valinor Usuário

Boa teoria :D mas na minha opinião, Tom Bombandil e o Rei-Bruxo não são as mesmas pessoas. Não tem nada a ver 1 com o outro :lol:

8. Lúthienlis

Lúthienlis Usuário

Mas, agora depois que o susto passou....... :?

Porque então Tom não tomou o Anel de Frodo em sua casa...ou na Colina dos Túmulos?

9. huhuauhauh, ótima teoria, ótima mesmo. Parabéns!

10. Elessar Tasardur

Elessar Tasardur Senhor dos malas sem Alças

Agora sim to mais perdido que qualquer um fiquei sem palavras não sei agora em que acreditar . Mas a sua teoria e otima mesmo .

11. Smaug

Smaug Cacho

Teorias e respostas para o Enigma Tom Bombadill:

Poderia fundamentar mais essa questão, pois o Rei-Bruxo de Angmar não era nem morto nem vivo, era apenas um espirito vagando pra encontar o anel para Sauron... E Tom, muitos dizem ser um espirito, um espirito bom.
    Quantoa nós no planeta Terra: mesmo se escondedno de tudo e de todos, sempre alguem estara nos vigiando, nos olhando: Deus. Não que eu queira dizer que Tom é um Deus na TM, mas faz sentido, pode se observar que Tom pode ver Frodo pois ele é um espirito bom, algo desse tipo...

Mas vc pode estar enganado, vc disse que Tom Bombadill tinha autoridade, sim ele tinha, muitos o respeitavam. Mas podemos ver o contrário: os espiritos poderiam ter "ficado com medo" e fugiram dali. Tom pode demonstrar poder (benéfico) naquele momento, por isso os espiritos saíram... É como os vampiros, quando alguem mostra algo relacionado a Deus para eles, eles fogem de pavor aquilo.

Outra coisa: Nessa sua teoria, vc esqueceu de citar algo importante: Fruta d'Ouro! O que ela seria então ? :o?:

Apesar dessa teoria ser boa, não faz sentido a história, acredito que Tom não tem nada haver com o Rei-Bruxo de Angmar... :wink:

12. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Eu digo que isso é loucura :lol: mas sei lá, como niguem sabe quem é ele, a gente continua com suposições e suposições :D

13. MoonWitch

MoonWitch Usuário

Apesar de nunca termos ouvido falar de Tom na Primeira Era, é dito que ele é o ser mais velho na Terra-Média.

Vários outros personagens não foram vistos juntos, e nem por isso eles são a mesma pessoa.

Creio que ele tenha falado isso porque ele tinha controle do que acontecia dentro de seus "domínios". E Frodo ficou "perambulando" por lá até encontrá-lo ou ser encontrado. Sem contar que, na pág. 139, é dito que ficou claro que Tom tinha relações com os elfos e que notícias da fuga de Frodo provavelmente tinham chegado a ele por meio de Gildor.

Bom, aí eu não sei. Tom é cheio de mistérios. Tom é um mistério. Mas eu não encontrei essa parte no livro. :|

Tanto os Nazgûl eram afetados pelo Um Anel que eles sentiam a presença dele. O fato de Tom não sofrer a influência do Um Anel creio se deve a Tom não se importar com tais assuntos e não o cobiçar. Tanto que ele até brinca com o Anel jogando-o para cima.

Por que Tom via Frodo, mesmo este estando com o Anel, eu não sei. Mas o Rei-Bruxo o via porque este virara espectro e estava ligado ao Um, bem como a quem o usasse.

Creio que as criaturas tumulares tenham ido embora por medo mesmo. E além disso, é dito que quando ele falou essas "algumas palavras", ouviu-se um grito blasfemando. Se ele fosse o Rei-Bruxo de Angmar as criaturas não blasfemariam.

Bom, é o que eu acho. Não acredito nessa teoria, não. :?

14. Lúthienlis

Lúthienlis Usuário

Tom é simplesmente o Senhor da Natureza, ele é a própria Natureza, assim como Fruta Douro. Quando chove na Terra Média, é a Fruta Douro fazendo uma faxina.... :? :? :? isso está no livro.

Acho que Gandalf queria ter uma conversa com ele por outros motivos ligados 'a Natureza......

O Anel não o afeta poque seu poder é ainda maior que o poder dos magos, mas ele não ajudou na Guerra do Anel, pq sua missão é bem outra.

15. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

é, digo o mesmo que todos, é uma boa teoria e bem pensada, mas tem suas falhas (como Fruta D'Ouro) e eu não acho que seja verdadeira, embora esteja meio confuso nesse momento... :o?: :o?: :o?: :o?:

ah... eu não sei o que pensar :o?:

16. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Hum, sugere que Tom é Eru? É a melhor teoria, na minha opinião, porém a que mais se tem certeza que é falsa, pois Tolkien deixou uma carta descartando essa possibilidade.

17. Ainur Elf-King

Ainur Elf-King Usuário

Bem, na verdade eu não acredito nesta teoria, postei apenas por brincadeira depois que um amigo meu e eu estávamos conversando sobre o que poderiam ser as 'vidas secretas' dos personagems da Terra-Média.
    Mas ficou legal, não acham? :D

18. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

O Anel era um instrumento de dominação, e só domina quem tem um mínimo de ambição. O Tom não queria nada, era totalmente desprovido de ambição. :obiggraz:

E não acreditem nesse texto. Ele é legal, mas uma brincadeira. :D

19. arain anglareb

arain anglareb Usuário

O Tom não era o Rei Bruxo, isso tudo mundo está certo. Mas (pelo menos o q eu acho) que ele era uma pessoa que vivia a muito tempo, e cansada das "confusões" dos outros preferiu ficar longe dessa briga.
    Fruta D'Ouro era uma esposa morta (eu acho viu) que ele se referia no passado, pq qndo li o Soc d Anel eu senti isso nas entrelinhas (q coisa hein...).

20. Lothiriel

Lothiriel Usuário

como morta se ela estava presente?

Compartilhar