• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A vaia para o Lula na cerimônia de abertura do Pan

O Brasil tem presidente por acaso? Pra mim que estava nos cerca de 40% de lúcidos que não desperdiçaram seu voto nas eleições de 2002 e 2006: NÃO.

O fato de você não ter votado num candidato não tira a legitimidade do processo democrático no qual ele foi escolhido para o cargo. É esse processo, aliás, que faz você poder escolher outro. A maioria escolhe, e o que resta àqueles que "perderam" é tentar argumentar e provar que seu candidato é melhor, no próximo.

Add-on: Se Lula fosse um Chavez, se colocando no poder de qualquer maneira, eu concordaria com você. Mas, por mais que muita gente não goste dele, ele legitimamente ganhou, duas vezes.
 
Última edição:
Há boatos de que quem puxou a vaia foi a galera do César Maia que entrou com ingresso mais barato e como voluntários, até aplaudiram o nome do prefeito quando este foi anunciado, que seja, não justifica que mais gente tenha entrado na onda de vaiar uma pessoa que na hora estava no papel de Chefe de Estado do pais, vaias desse tipo que se deixe pra eventos politicos, assim como é falta de educação vaiar delegações esportivas de outros paises, ainda mais dos EUA, cujos atletas mais esnobes nem se dispuseram a vir ao Pan.
 
O fato de você não ter votado num candidato não tira a legitimidade do processo democrático no qual ele foi escolhido para o cargo. É esse processo, aliás, que faz você poder escolher outro. A maioria escolhe, e o que resta àqueles que "perderam" é tentar argumentar e provar que seu candidato é melhor, no próximo.

Não só não tira a legitimidade do presidente como ele representa esses 40% (que votaram em outro) da mesma forma que aqueles que votaram nele.

Add-on: Se Lula fosse um Chavez, se colocando no poder de qualquer maneira, eu concordaria com você. Mas, por mais que muita gente não goste dele, ele legitimamente ganhou, duas vezes.

O Chávez foi eleito, re-eleito, mudou a constituição e todo o mais que você possa imaginar de forma democrática. Quem tentou se "colocar no poder de qualquer maneira" foi a direita da Venezuela quando deu o golpe em 2002.

Sobre as vaias: Acho que todo cidadão tem o direito de vaiar quem quiser no momento que estiver afim. O problema é extrapolar as vaias do público do Maracanã e dizer que "o Rio", ou "os brasileiros" reprovam o governo do Lula, o que é um absurdo sem tamanho.

Parece que a vaia foi mesmo ensaiada, ou melhor, a vaia também aconteceu no ensaio. O que é estranho para um protesto que é (ou deveria ser) espontâneo.
 
Hum, acho que foi uma comparação infeliz, então. Enfim, mudem a comparação do Chávez para o regime militar no Brasil e terão a comparação desejada.
 
Não só não tira a legitimidade do presidente como ele representa esses 40% (que votaram em outro) da mesma forma que aqueles que votaram nele.

Isso não mpede ninguém de aiar o infeliz. Se eu estivesse lá teria vaiado até ficar rouca. Não vivemos em uma democracia? Então eu posso vaiar quem eu quiser.

Se o analfa tivesse recebido aplausos não iria gerar polêmica. Então por quê as vaias geram? São os dois extremos. Ele é que deveria ter aguentado o tranco e feito a abertura dos jogos de qualquer maneira.


O Chávez foi eleito, re-eleito, mudou a constituição e todo o mais que você possa imaginar de forma democrática. Quem tentou se "colocar no poder de qualquer maneira" foi a direita da Venezuela quando deu o golpe em 2002.

Amor, o Chávez é um presepeiro que quer se tornar "presidente" vitalício. Para isso quer nclusive acabar com as redes de televisão que não sejam estatais. Isso não é democracia.


Parece que a vaia foi mesmo ensaiada, ou melhor, a vaia também aconteceu no ensaio. O que é estranho para um protesto que é (ou deveria ser) espontâneo.

Acho que foi espontâneo as pessoas presentes no ensaio geral vaiavam quando "anunciavam" o Luladrão. Da mesma maneira quem estava presente no dia da abertura também resolveu vaiar.
 
attachment.php


:rofl:
 

Anexos

  • Pan vaia Bush.jpg
    Pan vaia Bush.jpg
    50,6 KB · Visualizações: 114
Parece que foi mesmo o que alguém comentou aqui: partidários do César Maia que puxaram vaias.


Até pq o Sérgio Cabral tá no auge da popularidade e também foi vaiado. Isso não faz o menor sentido.


E mesmo que fosse espontâneo, não é uma questão de se estar certo ou errado em criticar o Lula, a questão é que era uma festa, era a imagem da gente lá fora. Não precisavam aplaudir, se não quisessem, mas também não deveriam vaiar. Uma mera questão de respeito e educação.
 
O fato de você não ter votado num candidato não tira a legitimidade do processo democrático no qual ele foi escolhido para o cargo. É esse processo, aliás, que faz você poder escolher outro. A maioria escolhe, e o que resta àqueles que "perderam" é tentar argumentar e provar que seu candidato é melhor, no próximo.

É uma falsa legitimidade dizer que o candidato foi eleito num processo eleitoral nada democrático que pra começo de conversa os candidatos não tem o mesmo orçamento e tempo no horário eleitoral. Que bela democracia hein?

Depois vem o voto obrigatório, onde um grande percentual desses votos vindo das grandes massas principalmente as mais desfavorecidas e desinformada foi por mera indução e não por consciência própria, já que o brasileiro de modo geral ainda não tem uma consciência politica bem formada.

Já as vaias ou qualquer protesto feito de forma inteligente com cartazes e faixas acho um direito legitimo desde que feito de forma pacífica, sem agressões fisicas. É super válido.

Afinal trata-se de evento que foi superfaturado, um dinheiro absurdo muito acima do orçamento previsto, é super justo e serve de alerta pra qualquer outra pretensão brasileira, já que nitidamente temos um rascunho de presidente que pode não ser igual ao Chávez, mas é amplamente a favor da política do pão e circo.
 
Última edição:
Brasileiro é tratado que nem lixo nos EUA.

Quem te contou isso? Alguém que morou lá que não, por que eu morei lá uns cinco anos com meu pai BRASILEIRO e mãe americana, e nós vivemos felizes e sem preocupações, ninguém me tratava diferente por que eu era brasileiro, nem meu pai.

Vaiar meninas de 15 anos fazendo ginástica é cruel e ridículo, ponto.
 
O povo acha bonito ficar se fazendo presente na política, mas nunca pensa se aquele é o momento certo.

Toda ação recebe uma reação. Brasileiro é tratado que nem lixo nos EUA. Isso que aconteceu no Pan não é nem 1% da humilhação que os brasileiros recebem quando estão na terra deles.

Isso acontece com a maioria dos grupos étnicos que entram em massa nos EUA e somente com imigrantes ilegais. E eu faria o mesmo por aqui se um povo que não fosse brasileiro começar a invadir o território e ocupar vagas de trabalho que poderiam ser de outras pessoas por que aceitam receber bem menos.

Jedi Solo disse:
Quem te contou isso? Alguém que morou lá que não, por que eu morei lá uns cinco anos com meu pai BRASILEIRO e mãe americana, e nós vivemos felizes e sem preocupações, ninguém me tratava diferente por que eu era brasileiro, nem meu pai.

Sim, meu irmão ficou por lá 2 anos e foi super bem tratado, arrumando emprego e tudo mais, coisas consideradas muito "complicadas" de se fazer.
 
Parece que foi mesmo o que alguém comentou aqui: partidários do César Maia que puxaram vaias.


Até pq o Sérgio Cabral tá no auge da popularidade e também foi vaiado. Isso não faz o menor sentido.


E mesmo que fosse espontâneo, não é uma questão de se estar certo ou errado em criticar o Lula, a questão é que era uma festa, era a imagem da gente lá fora. Não precisavam aplaudir, se não quisessem, mas também não deveriam vaiar. Uma mera questão de respeito e educação.


ditto.

foi um puta desrespeito com a institução. Tem gente que acha que democracia é putaria e todo mundo pode se portar como macaquinho de circo reproduzindo discurso da mídia que esta sendo honesto. falácia.
 
É uma falsa legitimidade dizer que o candidato foi eleito num processo eleitoral nada democrático que pra começo de conversa os candidatos não tem o mesmo orçamento e tempo no horário eleitoral. Que bela democracia hein?

Depois vem o voto obrigatório, onde um grande percentual desses votos vindo das grandes massas principalmente as mais desfavorecidas e desinformada foi por mera indução e não por consciência própria, já que o brasileiro de modo geral ainda não tem uma consciência politica bem formada.

Resumindo, só é democracia quando meu candidato vence.
 
É viagem dizer que foram os partidários do César Maia que puxaram a vaia. Isso não faz sentido, já que vaia quem quiser, não é? Se eu puxasse uma vaia vocês vaiariam? Tipo, WTF? Isso além de não fazer sentido, não existem provas então é discutir sobre sexo dos anjos.

Possível explicação pra vaia: não tinha "povão" ali no Maracanã. Quem tava ali era classe média e essa parte da sociedade carioca sempre foi contra o Lula e o PT. Isso é histórico. Não estou dizendo que é certo ou errado (eu, pessoalmente não gostei e acho que não foi o momento adequado), já que como o Faramir disse, o Pan é também um momento político.

Outra explicação poderia ser o fato que o Governo Federal só comprou a idéia do Pan agora em 2006 (quando houve a reeleição federal e a eleição estadual). Tudo tava sendo feito pela prefeitura, sozinha, desde 2002. Essa versão faz sentido, mas eu duvido que a população saiba dessa história toda.

Achei que o Lula, contra todos, deveria ter aberto a cerimônia. Ele demonstraria mais força. Fiquei com pena do Sérgio Cabral, que está sendo um bom governador e não merecia as vaias, mas é aquilo, a mesma classe média que não apoiou o Lula também não apoiou o Sérgio. Whatever, tomara que isso não prejudique as relações com o Estado, que andavam bem. Acho que o Lula deveria aparecer pra entregar algumas medalhas, como o Fidel faz, etc. Isso é bom pra todo mundo.
 
Possível explicação pra vaia: não tinha "povão" ali no Maracanã. Quem tava ali era classe média e essa parte da sociedade carioca sempre foi contra o Lula e o PT. Isso é histórico. Não estou dizendo que é certo ou errado (eu, pessoalmente não gostei e acho que não foi o momento adequado), já que como o Faramir disse, o Pan é também um momento político.

Que isso TT1, "sempre" é uma palavra muito forte, até porque a classe média carioca não é uma coisa só, tem a da Barra, tem a do posto 9, a da zona norte etc, e o Lula não é tão historicamente impopular assim com ela, o Rio sempre foi reduto dele, hoje em dia pode perder força por causa do crescimento do PSOL entre a classe media "intelectualizada" mas não acho que a ponto de dizer que esteja morto, enfim, continuo achando que a claque do CM puxou a vaia e os "despolitizados" foram na onda.

Quanto a provas, há indicios, depoimentos, houve vaia também no ensaio, mostrando que não foi tão "expontâneo" do publico assim...
 
Acredito que vaiar os atletas(de qualquer nacionalidade) mostra uma total falta de noção política, por exemplo, vaiar a delegação americana por causa de todo processo capitalista e por causa do presidente Bush, descaracteriza todo o esforço que o atleta fez para chegar até ali. Acho que o Brasil deveria receber uma punição para servir de exemplo. Tem horas que eu tenho orgulho de ser brasileiro, mas tem hora que nem queria ter nascido. E por causa de uma minoria, toda a maioria brasileira fica estereotipada.

Quanto as vaias ao Lula, EU ADOREI! :rider:

Eu vi nesse tópico pessoas reclamando que o Lula não falou...
Meu Deus! Deixem ele calado. :silenced:
É melhor para o Brasil. :roll:
 
Última edição:
Acredito que vaiar os atletas(de qualquer nacionalidade) mostra uma total falta de noção política, por exemplo, vaiar a delegação americana por causa de todo processo capitalista e por causa do presidente Bush, descaracteriza todo o esforço que o atleta fez para chegar até ali. Acho que o Brasil deveria receber uma punição para servir de exemplo. Tem horas que eu tenho orgulho de ser brasileiro, mas tem hora que nem queria ter nascido. E por causa de uma minoria, toda a maioria brasileira fica estereotipada.

Não exagera. A vaia não foi um problema internacional. Pra falar a verdade é até bem comum, hoje em dia.
 
É uma falsa legitimidade dizer que o candidato foi eleito num processo eleitoral nada democrático que pra começo de conversa os candidatos não tem o mesmo orçamento e tempo no horário eleitoral. Que bela democracia hein?

Então não seria nada diferente se o Alckmin fosse eleito e não o Lula. A democracia (principalmente a democracia brasileira) tem uma série de problemas. Bom início. E agora, quais são as sugestões?

Isso, no entanto, não invalida um processo que é aceito por todos os candidatos quando concorrem através desse processo. E esse tipo de reclamação não foi feito em momento algum pelo Alckmin, que dispôs de quase tanto horário e dinheiro quanto o Lula.

Depois vem o voto obrigatório, onde um grande percentual desses votos vindo das grandes massas principalmente as mais desfavorecidas e desinformada foi por mera indução e não por consciência própria, já que o brasileiro de modo geral ainda não tem uma consciência politica bem formada.

Mas você, e "os 40% que não desperdiçaram o voto", têm consciência política e informação? Eu imagino quão estranha é essa sua consciência política quando você está disposto a excluir boa parte da população de um processo democrático.

Quanto a informação, de onde ela vem? Jornais, televisão? A (des)informação a qual você tem acesso é tão melhor do que aquela que chega ao resto da população porque?

Já as vaias ou qualquer protesto feito de forma inteligente com cartazes e faixas acho um direito legitimo desde que feito de forma pacífica, sem agressões fisicas. É super válido.

Com isso eu concordo. Mas vale tanto para o Lula, quanto para o César Maia, quanto para o Alckmin. E com um detalhe, desde que não seja armado, como esse parece que foi.

Afinal trata-se de evento que foi superfaturado, um dinheiro absurdo muito acima do orçamento previsto, é super justo e serve de alerta pra qualquer outra pretensão brasileira, já que nitidamente temos um rascunho de presidente que pode não ser igual ao Chávez, mas é amplamente a favor da política do pão e circo.

Essa reclamação está endereçada para o cara errado. O principal interessado em ter o Rio como sede do Pan foi o César Maia.

Fiquei curioso. Você pode me dar alguns exemplos de uma "política de pão e circo" do Chávez?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo