1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Sete Maravilhas de Arda A Torre de Amon Sûl

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Décimo, 28 Ago 2007.

  1. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Amon Sûl

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A Torre de Amon Sûl se situa no cimo do Topo do Vento, o mais alto dos Montes do Tempo, perto da Grande Estrada Este, em Eriador. Foi construída por Elendil em 3220 da Segunda Era, no ano que se seguiu à sua chegada à Terra-Média, após a Queda de Númenor. Foi erguida para servir de posto de vigia, alertando os reinos do norte caso as forças do inimigo voltassem a dar sinal de vida. Apesar de alta e imponente no seu auge, na época da Guerra do Anel tudo o que restava eram ruínas - resultado de séculos e séculos de guerras com Sauron.

    Na Torre foi colocado um dos sete palantíri que Elendil trouxe de Númenor, e foram distribuídos pelos seus dois reinos, Arnor e Gondor. O palantir de Amon Sûl era o maior e mais poderoso dos no norte, e era através dele que o rei comunicava com Gondor. Era mantido numa mesa redonda no topo da fortaleza, com uma depressão côncava no centro onde o palantir era posto.

    Conta-se que, durante os tempos da Última Aliança, Elendil ficava lá, olhando para Oeste e esperando a chegada dos exércitos de Gil-Galad para marchar com eles até Mordor.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    As ruínas de Amon Sûl no filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

    Durante a Terceira Era, Arnor foi abalada por uma guerra civil e dividida em três reinos - Arthedain, Cardolan e Rhudaur. Arthedain reclamou a posse da Torre e do palantir, colocando lá uma guarda para vigiar o lugar. Durante vários anos houve conflito entre os três reinos pela posse de Amon Sûl.

    Em 1359, o rei Argeleb I de Arthedain morreu a defender os Montes do Tempo de um assalto de Rhudaur, que era na altura governado por um homem dos montes ao serviço do Rei Bruxo de Angmar. O filho de Argeleb, Arveleg I, afastou os invasores e defendeu os montes por muitos anos, até que em 1409 o Cume do Tempo foi cercado por uma grande hoste de Angmar, que matou Arveleg e devastou e queimou a Torre de Amon Sûl. O palantir foi salvo pelos exércitos de Arthedain, mas viria a ser perdido no mar mais tarde.

    Com o passar dos anos, o tempo e o abandono começaram a exercer o seu efeito sobre o local, já arruinado. O anel de pedras que outrora constituíra a fundação da Torre caiu e elas foram cobertas por grama.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Aragorn e os Hobbits chegam ao Topo do Vento

    Amon Sûl apenas voltaria a desempenhar um papel relevante anos mais tarde, no final da Terceira Era. Em 3018, ao ser perseguido pelos Nazgûl, os servos de Sauron, o feiticeiro Gandalf procurou refugiu nas ruínas da fortaleza. Foi ainda assim atacado pelos Espectros, e houve uma grande batalha, como há muito não se via no Topo do Vento. Gandalf manteve os Nazgûl afastados graças às suas chamas e luzes, até que conseguiu escapar ao amanhecer - deixando antes disso uma mensagem no centro do monte, um G rúnico e três cortes numa pedra, indicando que tinha estado ali a 3 de Outubro.

    Quando o Frodo, o Portador do Anel, lá passou três dias mais tarde, guiado por Aragorn dos Dunédain, foi atacado por cinco Nazgûl, que o feriram gravemente antes de retirarem e Aragorn fugir com os Hobbits.

    Outras Informações​


    Nome

    Amon Sûl é o nome Sindar para o Topo do Vento. À letra, significa Monte (amon) do Vento (sûl).

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 31 Ago 2007
  2. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Mais imagens:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Amanhecer na Torre

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Gandalf enfrenta os Nazgûl no Topo do Vento

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    As ruínas de Amon Sûl
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 28 Ago 2007
  3. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Ótimo texto. Deu pra entender bem a história dessa ruína magnífica; e as imagens estão ótimas. A que retrata Amon Sûl antes de ser ruína é muito bonita, então era assim antes de ser o que é. E a última imagem parece tão real que por um instante achei que fosse uma foto :mrgreen:, mas é óóóóóbvio que não é.

    Parabéns por isso 10º ficou muito bom mesmo :joinha:
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Hum, mas não há ali nenhuma que retrate Amon Sûl antes de se ter tornado numa ruína, infelizmente (eu bem procurei =P). Se se está referindo à primeira do segundo post, que está com um desenho mais "bonito", também são as ruínas (tanto que tem Gandalf lá, só não coloquei nas legendas para não ficar repetitivo).

    Obrigado! :D
     
  5. Tuor

    Tuor Usuário

    Ficou muito bom, 10º! Parabéns...

    Agora eu to pensando em quais eu voto... :think:
     
  6. DiegoFerrite

    DiegoFerrite Usuário

    Ficou bom mesmo, o texto e as fotos! Parabens.
     
  7. Larissa

    Larissa Usuário

    To vendo que vai ser difícil escolher... :tsc:
     
  8. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Minha cadidata favorita. :grinlove:
    Descrição e imagens muito boas. Parabéns!
     
  9. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Só para constar, "Monte" em Sindarin é Amon, não Aman, que é um dos nomes do Reino Abençoado em Quenya. Provavelmente um Lapsus Calami, ou pelo menos assim prefiro interpretar. :cerva:

    Ótimo texto, imagens ótimas. Nunca gostei de Amon Sûl, mas este texto foi bem legal de ler e as imagens mudaram minha idéia, talvez por apenas ter visto Amon Sûl de Peter Jackson, ela é realmente interessante. Sua importância é demais, muita coisa aconteceu nela: Frodo ferido, Gandalf botando para correr, ou correndo de, os Nazgûl, sem mencionar sua história pré-SdA.

    É uma pena que não tenha imagens dela em seu estado original, imagino que tenha sido majestosa, como de costume nos monumentos Edain de forma geral.

    P.S.: Belo banner, Kainof! :roll:
    P.P.S.: É incrível como a estátua da última foto é idêntica a estátua dos filmes de PJ. Chega a dar medo.
     
    Última edição: 31 Ago 2007
  10. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Obrigado por chamar a atenção para isso, foi uma distracção minha e já tratei de a corrigi. ;)
     
  11. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    O resumo da historia do topo do vento ficou realmente muito bom, principalmente para aqueles que nao conhecem bem de terra media, pois muitos dos usuarios Valinor so conhecem o SDA pelos filmes, e eu acredito que os "Senhores do Conhecimento" do Valinor tambem nao irao se importar.
    De modo que eu elogio seu trabalho e agradeço pelo esforço.


    Valeu.:cerva:
     
  12. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Jura?! Nossa eu achei que era de antes. Pra vc ver como de dia as coisas deixam de ser assustadoras :hihihi:

    De nada =]
     
  13. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Excelente texto & imagens, Décimo. :mrgreen:

    Só pra verificar: você vai abrir um tópico para cada candidato? Aí depois de criar tais tópicos, vai fazer a enquete em si?
     
  14. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Ficou muito bom!
    Texto bem detalhado e infromativo. Ajuda quem não conhece muito bem, a se situar e poder escolher melhor.
    Também gostei das imagens.
     
  15. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Muito bom, Décimo! =D
    Mas agora eu fiquei curioso, quem é o artista da primeira imagem do segundo post? :think:
     
  16. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Realmente, a primeira imagem do segundo post tá legal!

    Vai ser difícil... só de olhar pelos outros candidatos...
     
  17. Parabéns 10º pelo excelente texto e imagens. :clap:
    Com todas essa informações fica mais fácil pra conhecer melhor os candidatos e escolher bem. Se bem que todos os candidatos são maravilhosos e isso dificulta pra escolher...:think:
    Espero que os demais também tenham uma apresentação tão boa.
     
  18. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Ótimo texto! Adorei a idéia da votação.
    Amon Sûl é um lindo lugar, vai ser difícil a escolha...

    Fiquei com uma dúvida da última imagem do segundo post,
    não é uma foto das ruínas no filme? Está muito real...
     
  19. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Belissima a torre de amon sul...
     
  20. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse



    A imagem é do filme Istimo, por isso a semelhança assustadora^^



    Bem, o que dizer. O lugar é realmente magnifico, mesmo em ruinas. Quando em seu estado perfeito deveria ter sido asombrosa, realmente bela. Mas nao esta entre as minhas preferidas, porque é menos rica em historias que outras construçoes dos Edain, mas mesmo assim nao podemos deixar de concordar que ela é realmente linda...

    Espero que voce acabe logo esse trabalho 10º, que tambem esta muito belo.

    Abraços a todos os amigos queridos...^^
     

Compartilhar