Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?
Boas!
O nosso colega pergunta-nos se achamos possível uma vitória dos povos livres DEPOIS do Norte estar conquistado! Eu considerei que o Norte era só Erebor pois foi onde existiu a batalha mais "séria"/negra para os Povos Livres! Lórien conseguia repelir bem os ataques e Thraduil, com certeza, também o conseguiria!
Mas, supondo que Erebor caiu, os anões dispersaram, tal como os homens de Dale e Esgaroth, restam no Norte, Thranduil, Celeborn, e talvez os Beornenses!
Discordo. Foi Sauron que, assim como Átila, o Huno, uniu os homens de Rhûn e Harad sob um ideal comum: destruir todos os povos livres da Terra-Média a troco de dá-los maiores domínios (o que, acho que, seria impossível de acontecer. Sauron, em sua ganância, acabaria por enviar seus orcs e úlairi contra os seus "aliados", tomando toda a Terra-Média para si). Sem a liderança de Sauron eles ficariam perdidos, sem coesão, tornando mais fácil que um ataque bem planejado os derrotasse de vez.
Imagina-te na pele de um líder de Rhûn ou Harad! Viajaras com um exército para uma terra longínqua com promessas de terras e riquezas e para te vingares dos antigos inimigos! Mas, em vez disso, vês-te sozinho, acabaste de conquistar uma fortaleza duradoura e não tens inimigos imediatos tirando Thranduil, que acredito que não sairia do abrigo da floresta para uma batalha em campo aberto!
Nenhum comandante e muito menos um Easterling deixaria esta oportunidade fugir! Trataria de destruir qualquer pequena oposição em redor de Erebor enquanto a fortificava à minha maneira! Enviaria mensageiros para o meu povo para dar notícias da nova terra e com certeza, muitos correriam para se juntar a mim nas novas terras!
Com uma ligação terrestre directa com Rhûn, os reforços vindos daí seriam fáceis de alcançar! Além de que podiam subir (se tivessem essa tecnologia) pelo rio corredor! (viajei!
)
Eles eram selvagens e sedentos de poder e riquezas! E ambos conhecemos ocasiões em que se organizaram e lutaram com Gondor! Sim, provavelmente com Sauron por trás, mas mesmo assim, com certeza que tinham o hábito de guerrear e não seria um problema!
Você pode até estar certo nessas suas estimativas, torugo, mas esqueceu-se de levar em consideração uma coisa: Gondor e Rohan teriam 15 mil homens, sim, mas seriam 15000 homens que teriam acabado de lutar nos Pelennor e que ainda teriam viajado desde Gondor até Erebor, o que, além de deixá-los ainda mais cansados, daria aos orientais tempo suficiente para devastar toda a região dos arredores de Erebor: Valle e Esgaroth, talvez até se aventurando na Floresta das Trevas, onde duvido que os elfos de Thranduil deixassem barato. mas também existe a possibilidade de, ao chegarem lá os homens de Gondor e Rohan encontrarem os orientais já acomodados, uma vez que foram rechaçados em Taur-nu-Fuin e não possuíam mais os mantimentos necessários para continuar a viagem de volta até suas terras natais, onde se fortaleceriam até conseguirem um exército forte suficiente para atacar Gondor.
Concordo! Mas isso só mostra que uma derrota dos Povos Livres seria provável! Isto, claro, se Gondor e Rohan fossem "a correr" ajudar o Norte! Havia uma possibilidade de tentarem recuperar forças e descansar (que eu não acredito)! Se os exércitos dos povos livres fossem apanhados entre, imaginemos, Erebor e um exército de reforços, eles poderiam sofrer pesadas baixas!
Outra possibilidade seria os homens de Rhûn e Harad, tomando um caminho diverso do tomado por Gondor e Rohan, encontrarem esses dois países praticamente desertos e conseguirem, mesmo sem poder contar com sua força total, conquistá-los.
Extremamente improvável eles passarem "uns ao lado dos outros" sem se notarem! Acredito mais num ataque do Sul! Talvez os corsários restantes ou os Haradhrim que se acreditavam ser muitos!
Bem, entrarei em uma leve contradição com o que disse acima, mas vamos lá. Digamos que, apesar dos homens feridos e cansados, Gondor e Rohan conseguiram chegar a Erebor com um contingente considerável de elfos e homens e encontraram os homens de Rhûn e Harad a postos, esperando por eles. Eu duvido que as forças inimigas fossem páreo para os povos livres.
Já disse que considero que dependendo do número (lembra-te que o número 15000 é um exagero) dos soldados dos Povos Livres a batalha poderia pender para uns e outros!
Os olifantes eram ótimas máquinas de guerra, porém tem de se levar em conta que os Campos de Pellenor ficava apenas a uma pequena distância de Mordor, enquanto eles teriam de percorrer uma distância gigantesca, atravessar praticamente um continente inteiro para chegar a Rhovanion. Imagine o tanto que teria de ser gasto em suprimentos só para alimentar um único mûmak. Quem dirá um destacamento inteiro deles.
Concordo completamente! A minha alusão a Olifantes foi mais ilustrativa que qualquer outra coisa! Seria extremamente difícil, a não ser que já existisse alguma força a caminho pelo Oriente para chegar a Rhûn!
Além disso, não acredito que a Montanha fosse invadida tão facilmente. Vide o exemplo de Moria: quando Sauron atacou e os anões perceberam que não haveria mais salvação, eles se trancaram em suas minas e ficaram em segurança lá. O mesmo, acredito eu, seria possível de ocorrer com Erebor. Os anões se trancariam lá com o máximo possível de sua gente (e, talvez, de homes de Valle e Esgaroth) até que o inimigo fosse embora ou que eles se fortalecessem o suficiente para tentar um contra-ataque.
Isso nem está muito em discussão porque a pergunta é SE O NORTE TIVESSE CAÍDO, portanto, tenha sido como foi, eles perderam e agora têm de aguentar com as consequências!
Por fim, acredito que Gondor e Rohan eram mais fortes queRhûn e harad, militarmente falando. A disciplina militar de Gondor e Rohan, suas estratégias, seus equipamentos e tudo o mais era (a meu ver) muito melhor que a dos orientais que me parecem muito mais selvagens. Some isso à agilidade e precisão dos guerreiros élficos e o resultado é uma vitória fácil.
Sim, aqui concordo! Mas, consideremos uma força debilitada e cansada de, digamos 10000 homens (um número mais aceitável se considerarmos as forças presentes em Pelennor!) juntamente com, não mais, creio, do que 7000 elfos de Thranduil reforçados com os de Lórien.
Do lado inimigo, imagino na batalha de Dale, entre 10000 e 15000 homens (comparando com os 18000 de Pelennor), os orcs tinham fugido depois da queda de Sauron, mas Erebor era deles! Imagine-se que restaram dez mil easterlings!
Tinhamos 10000 x 17000(um número ainda assim exagerado)!
Realmente seria difícil perder para tal número SE os Orientais não tivessem numa fortaleza! Eu acho que o mais importante é isto! Tal como disseste, Erebor era uma fortaleza fantástica que poderia aguentar muito bem um cerco prolongado! Sendo assim e já tendo enviado os mensageiros que referi em cima, os Easterlings guardar-se-iam na montanha fazendo ataques relâmpago e matando o maior número possível de inimigos ao longe! Os elfos pouco poderiam fazer contra rocha pura! Os Cavaleiros de Rohan igualmente, pelo terreno que imagino acidentado e os homens de Gondor não seriam uma força bélica de tanto poder assim, ainda mais se nos lembrarmos que muitos dos melhores ficaram a guardar o reino!
Se chegassem reforços na altura certa, os Povos Livres sofreriam muito, talvez perdendo a batalha, ainda que nos pareça improvável! Considere-se também que os servos de Sauron perderam a força de vontade mas, se soubessem de alguma batalha destas, provavelmente juntar-se-iam aos Easterlings para chacinarem inimigos! Aragorn e Éomer passaram muitos anos a matar os orcs restantes e muitos deles fugiram para Norte! Além dos que já lá estavam e que teriam vencido a batalha de Dale (pois é isso que estamos a supor)...
Acho que já me extendi um pouco, mas acho que mostrei bem o meu ponto de vista!
;D
EDIT: Iiiih! Só agora vi o tamanho que ficou esse post!