• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Terra-Média e o Planeta Terra

Thantalas gostei muito do seu post!
Sempre imagine que a terra media seria o nosso proprio planeta em uma época passada! Pelo que li de todos no topico acho que não estava tão errada!


Na própria biografia de Tolkien escrita por Michael White fica claro como que a Terra média e Arda como um todo se enquadra nas mitologias humanas e nos espaços de nosso planeta.
 
Há quem diga, e eu não fiz essa experiência ainda, que sobrepor-se os mapas da Europa e da TM em escala, a massa continental da TM vai coincidir com a da Europa, mais precisamente da Escandinávia ao norte da África, onde estaria localizada Harad.

Essa experiencia eu vou ter que fazer!!!:mrgreen:
Deve ser no mínimo incrível você sobrepor os mapas e ver que as formas coincidem!!:yep:
 
Essa experiencia eu vou ter que fazer!!!:mrgreen:
Deve ser no mínimo incrível você sobrepor os mapas e ver que as formas coincidem!!:yep:


Há um livro chamado Explicando Tolkien, de Ronald Kyrmse, que existe essa experiência (eu sabia que tinha visto/lido em algum lugar:mrgreen:), no capítulo A "Terra-média é a Europa?". Lá estão os dois mapas sobrepostos. Claro que as formas, o "desenho", dos dois continentes são diferentes, mas nota-se que a TM ocupa boa parte da Europa se colocada de acordo com as latitudes sugeridas por Tolkien na citação do meu outro post.
 
Há um livro chamado Explicando Tolkien, de Ronald Kyrmse, que existe essa experiência (eu sabia que tinha visto/lido em algum lugar:mrgreen:), no capítulo A "Terra-média é a Europa?". Lá estão os dois mapas sobrepostos. Claro que as formas, o "desenho", dos dois continentes são diferentes, mas nota-se que a TM ocupa boa parte da Europa se colocada de acordo com as latitudes sugeridas por Tolkien na citação do meu outro post.

Sim, é um ótimo livro para quem quer conhecer Tolkien de uma forma mais abrangente.
 
Encontrei dois mapas que são sobreposições dos mapas da Terra-média e da Europa. No primeiro, pode-se notar que a TM foi colocada “dentro” da Europa, sobre a região do leste europeu, fazendo com que a TM ocupe todo o espaço. Neste mapa nota-se como a Vila dos Hobbits e Valfenda estão aproximadamente na mesma latitude de Oxford (Inglaterra), Gondor na mesma latitude de Florença (Itália) e Pelargir na mesma latitude da antiga Tróia, território da atual Turquia. Posições idênticas as que Tolkien sugeriu nesta citação da carta 294, do livro As Cartas de J. R. R. Tolkien (p.355):

A ação da história acontece no noroeste da "Terra-média", equivalente em latitude às regiões costeiras da Europa e às costas setentrionais do Mediterrâneo. [...] Se a Vila dos Hobbits e Valfenda forem consideradas (como pretendo) como estando por volta da latitude de Oxford, então Minas Tirith, 600 milhas ao sul, está por volta da latitude de Florença. As Fozes do Anduin e a antiga cidade de Pelargir estão por volta da latitude da antiga Tróia.

attachment.php

É importante notar neste primeiro mapa, que a Vila dos Hobbits (Hobbiton), Valfenda (Rivendell), Gondor e Minas Tirith e Pelargir, não estão localizadas exatamente onde deveriam estar no mapa da TM, apenas nas posições latitudinais para comparação.

Certamente Tolkien deve ter calculado essas distâncias todas para estimar mais ou menos o tempo que suas personagens levariam percorrendo esse vasto território. Já que, obviamente, a Vila dos Hobbits foi o primeiro ponto de partida de Frodo e Cia. em direção à Valfenda, que por sua vez, foi ponto de partida da Sociedade do Anel até o Sul da TM.

Neste segundo mapa, pode-se notar que a TM foi colocada na localização exata em que a Europa se encontra no globo terrestre. Sendo assim, o ponto vermelho no meio do mapa, que representa a Vila dos Hobbits, está exatamente sobre Oxford.
Lembrando que as linhas vermelhas representam a TM, as azuis seus rios e mares internos, enquanto que as linhas verdes representam o Continente Europeu.

attachment.php

Tomando por base essas localizações, nota-se que o Mar de Rûn está no leste europeu, Mordor entre a Itália e a Península Balcânica, sendo que o Mar de Nurnen em Mordor está nos territórios da Croácia e Bósnia-Herzegovina; e as Fozes do Anduin muito próximas da localização de Florença.

Obviamente, por terem “formas” diferentes, nessa sobreposição boa parte da Península Ibérica acabou ficando de fora, bem no meio do mar, assim como também fica bem no meio do Mar do Norte, entre a Ilha Britânica e a região do litoral noroeste da Alemanha, próximo também à Dinamarca, o ponto azul que representa a região em que está localizada Valfenda.

MiddleEarthEurope.1.jpgMiddleEarthEurope.JPG
 
Última edição:
Eädsohn, muito obrigado por postar os mapas sobrepostos aqui!!! Aliás, ótimo post também. Não só por postar os mapas, mas pela explicação clara sobre eles e as idéias do Professor sobre as localizações!! :joinha:
 
Não gostei desse último mapa!!!

Portugal é no meio do mar!!!!!...
:rofl:

Vou escrever uma fanfic em que existe uma ilha nesse ponto... :lol:

;D
 
Agora que parei pra pensar, é incrível a capacidade, ou a noção geográfica que Tolkien tinha para conseguir fazer algo deste nível. Ele deve ter feito muitas pesquisas para chegar onde chegou concerteza, mas ainda assim é fascinante a quantidade de fatores que Tolkien levou em conta quando criou a Terra-média (da 3ª Era, neste caso) para que o resultado fosse algo coerente com a nossa realidade!!
 
Realmente, além de escritor, foi um bom analista e pensador.Refletiu, sem dúvidas, e concluiu que seria bacana fazer algo em cima de um continente já criado.É uma excelente base.Já eu, quando desenho mapas em RPG, faço tudo à mão, de qualquer jeito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo