1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Terceira Guerra Mundial???

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thor_theOld, 11 Abr 2007.

  1. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    As relações diplomáticas entre a China e o Japão estão piorando cada vez mais, e uma vasta rede de alianças asiáticas já está sendo traçada em ambos os lados, com a China se aproximando diplomaticamente da suas antigas rivais India e Taiwan... Além da questão dos "Manuais de História" lançados pelo governo de Tokyo, a disputa foi acirrada pela "crise do Mar da China", região rica em gás natural e petróleo... Ambos os países querem os direitos de exploração da região estratégica, e nenhum parece disposto abrir mão de nenhum detalhe... A China já está explorando os recursos da região desde 2003, mas agora prepara-se para intensificar o processo, e o Japão já está concedendo direitos de exclusividade de tais recursos a empresas japonesas, considerando-os propiedade de sua "área exclusiva". Manifestações de milhares de universitários chineses contra o Japão prosseguem em Pequim, atraindo milhares de jovens em protestos contra o "revisionismo historico" japonês, que omitiu "crimes de guerra" do exército imperial nipônico durante a 2º Guerra Mundial nos novos manuais de historia para os estudantes japoneses. Recentemente, um atentado envolvendo 10 mil universitários ocorreu contra a embaixada japonesa em Pequim, mas não houve feridos. Estranhamente, a polícia que sempre reprime qualquer manifestação, (mesmo pacífica), se limitou a impedir a entrada de manifestantes na embaixada, mas nada fez para "debandar" a multidão, como de costume... O governo chinês declarou a imprensa mundial que a atitude japonesa sobre a história é "um grave insulto, e uma provocação"... Os gastos militares de ambos os países vem crescendo em ritmo alarmante, e submarinos chineses tem invadido frequentemente as águas territorias japonesas em missões de espionagem e reconhecimento. Será que esta crise está ainda longe de ser solucionada? Os estrategistas de Pequim e Tokyo já estão tomando medidas militares "preventivas" secretas?
     
    Última edição: 11 Abr 2007
  2. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Fonte?
     
  3. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Agências de notícias China Daily, Xin-Hua, BBC de Londres, e mais outras agências noticiárias internacionais de quase todos os países...
    Você assite notícias, ou ao menos lê jornais, ou acompanha noticiários na net?
     
    Última edição: 11 Abr 2007
  4. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Sim, bastante. Mas essa dos sub-marinos espiões é nova pra mim, etc. Por isso perguntei.

    Mas sei lá, acho que hoje em dia difícil acontecer uma guerra em escala mundial.
     
  5. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Citação de agência Xinhua:

    "Wen kicks off 'ice-thawing' visit to Japan
    (Xinhua)
    Updated: 2007-04-11 16:04
    Chinese Premier Wen Jiabao waves before his departure for Japan at a military airport in Songnam, south of Seoul April 11, 2007. [Reuters]
    TOKYO -- Chinese Premier Wen Jiabao arrived in Tokyo Wednesday for a three-day official visit he described as an "ice thawer" of Sino-Japanese ties following the "ice-breaking" trip to China last October by his Japanese counterpart Shinzo Abe.
    Special coverage:Premier Wen Visits ROK, Japan
    Related readings: Premier Wen hopes to 'melt ice' in Japan China remains committed to denuclearization goal on Korean Peninsula Premier Wen meets with President Roh Moo-Hyun Wen meets with youths in Seoul Wen meets with S.Korea counterpart Premier to talk over nuke issue with S.Korean president China tech giants look to Japan for expansion Wen Jiabao's Japan visit Premier Wen visits SK Telecom in Seoul

    The visit is the first by a Chinese premier since 2000 and occurs against the backdrop of the two countries working hard to mend relations.
    Their relationship turned frosty under Abe's predecessor, Junichiro Koizumi, largely due to his annual visits to the Yasukuni shrine, where Japan's war dead including 14 class-A World War II criminals were enshrined.
    "If Prime Minister Abe's visit to China... can be described as an ice breaker, then I hope my visit to Japan will be an ice thawer," Wen told the press before his visit.
    Abe chose China as the destination for his first overseas trip after taking office in September, a move believed to be a sign of the new prime minister's eagerness to improve relations with China.
    The Chinese Foreign Ministry officials have revealed that the economic issue will be high up on Wen's agenda.
    China and Japan will draft a joint document spelling out the two countries' aspirations to build a strategic, mutually beneficial relationship, and the major tasks involved in this relationship, according to Chinese officials.
    A Chinese Foreign Ministry spokesman said that through the visit, Wen also hopes to promote long-term educational, cultural and youth exchanges between the two countries that would boost good-neighborly relations between China and Japan.
    During his stay, Wen is expected to hold talks with Abe and deliver a speech in the Japanese Diet (or parliament), the first by a Chinese leader in 22 years.
    In the 35 years since they normalized relations, China and Japan have witnessed a steady growth of bilateral exchanges. The two countries also disagree over historical issues and dispute over natural gas fields in the East China Sea".

    Sabe-se que durante a última crise diplomática China-Taiwan, antecedente a este fatos, navios espiões chineses frequentemente incursionaram nas águas territoriais taiwanesas... Mas ao que indica a especulação internacional, a "NASA chinesa", (CNSA- Agência Espacial Chinesa), tería planos de criar um programa de espionagem por satélites nos próximos anos, e uma estação orbital já está sendo construída em Xangai, com entrada em órbita prevista para 2010...



    Bem, não é segredo que o nacionalismo chinês está sendo cuidadosamente manipulado pelo governo da China para um possível "revanchismo" contra o Japão, mas tendo petróleo na jogada, a coisa se complica ainda mais... A Coréia do Sul também manifestou publicamente seu apoio a causa chinesa. A Coréia do Norte, diplomaticamente isolada, não tem nenhum "aliado" e nem "partido" nesta história toda... A India, uma provável candidata a nova potência regional econômica até 2010, devido a investimentos de firmas multinacionais de língua inglesa no país, está tentando ficar tão nêutra quanto possível... Os EUA recentemente tiveram um leve atrito diplomático com a China, mas acabaram cedendo as exigências chinesas, para evitar uma situação de impasse, claro que éra uma cousa mínima, eu nem lembo mais o assunto... Mas é difícel determinar qual lado obteria apoio americano, pois o Japão é o maior parceiro comercial dos EUA, e a China, o maior mercado consumidor mundial, de extremo interesse para as empreses americanas, e demais multinacionais, inclusive européias. Claro que não acho que a questão desencadeará uma guerra imediata, (nem que fosse bilateral), mas pelos preparativos, eu diría que se houver uma 3º WW, a China podería ser uma provável candidata a iniciar tal conflito, e os estrategistas de Pequim também tem ciência de tal questão, mas o que não se sabe é se tal conflito interessa ao governo chinês, ou se é temido pelo mesmo... Mas com a Nova Corrida Espacial entre China, Rússia e EUA, e com a "unilateral corrida armamentista chinesa", eu penso que a situação pode-se complicar muito mais do que imagina nossa vã filosofia...

    Superpotência militar para não atacar ninguém? Os EUA é a única potência militar atual, e ataca outros países com frequência... Na época da Guerra Fria, a antiga URSS tmbém chegou a atacar países na África, mas as notícias foram muito abafadas, inclusive no "mundo livre", e note-se que éram 2 superpotências militares na época... Superpotências militares pacíficas são a meu ver uma ilusão, (os EUA e os iraquianos que o digam)... Existem vazamentos de informações militares que caíram em conhecimento global, sobre há quantas anda o programa nuclear chinês... A China hoje exporta tecnologia nuclear a países como o Irã. Os russos e chineses desenvolveram em parceria um modelo de míssel nuclear transcontinental, que é mais rápido que as atuais defesas anti-mísseis americanas, e teoricamente conseguiría furar o bloqueio anti-nuclear dos EUA... Penso que isto seja só o começo de uma nova corrida armamentista geral, disfarçada de nova corrida espacial e científica. No entanto é inegável que o Japão está provocando a China, e a China está provocando o Japão, o que resultará sobre tal impasse é importante a nível estratégico... Se ambos os países quisessem evitar uma guerra, porque continuaríam os atritos mútuos? A concersa ía bem diferente quando ambos éram parceiros comerciais duas décadas atrás... Os interesses de ambos estão em cada um ajustar uma guerra favorável para sí, mas daqui a alguns anos mais, provavelmente, para terem tempo de manobrarem suas alinaças. Porém um conflito bilateral entre potências que arrastam seus aliados, torna-se um cnflito mundial!
     
    Última edição: 11 Abr 2007
  6. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Sem falar que:

    A China é a principal alida da Coréia do Norte, arquirrival da Coréia do Sul, que por sua vez é aliada dos EUA, aliados de Taiwan, inimigos da China.
    A China reclama partes da India como seu territorio, que mantém uma disputa com o Pakistão pela Cachemira, de modo que este e a China estão bastante proximos. A China, após invadir o Tibt (cujo lider, o Dalai Lama, está atualmente exilado na India, num governo de exilio), também reclamou o Butan (aliado da China) e a região indiana do Sikkin como seu territorio. ~E os Estados Unidos são um aliado da India.

    Enquanto isso, no oriente médio, o Iraque caminha para um governo xiita que poderia se aproximar do Irã, enquanto que no norte o kurdistão alcança um breve periodo de independencia, entrando mais tarde em guerra com a Turquia. Uma póssivel aliança Iraque xiita-Irã-Pakistão-Afeganistão pos taliban poderia ser possivel, enquanto que grupos islamicos tomam o poder na Arabia Saudita, no Egito, no Iêmen, na Jordania e na Argélia, de modo que Israel se ve novamente em perigo, sendo que ao sul do libano o Hezbollah (apoiado por Irã e Siria) volta a atacar israel. Nem preciso lembrar que Israel eh um aliado dos EUA^^
     
  7. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Genial!!!!!!!! Muito bem afirmado! No entanto, a situação dos EUA é ambigua, pois por um lado ele busca acordos comerciais com a China, e por outro a tem como nova concorrente em qualquer setor, inclusive seu mercado interno está cada vez mais recebendo uma avalancha de produtos chineses, (como ocorreu com a avalancha de produtos japoneses no pós 2º Guerra), que vencem a concorrência devido a preços muito baixos. E a concorrência espacial só apimenta a mistura...
     
  8. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Esse tópico poderia ter sido criado umas 20 vezes nos ultimos 6 anos
    E se a valinor existisse junto com a internet desde 1950, uns 1000 tópicos iguais a esse poderiam ter surgido também

    Por que nesse interregno, várias conformações e variáveis poderiam ter criado uma 3ª guerra mundial, como o Irã prender 15 marinheiro britânicos, as investidas dos Eua no Oriente Médio, quem sabe, a própria Colombia tomada pelas Farc, etc... e tal.

    Mas, pelo que vejo, este tópico tem fundamento, não que possa acontecer a terceira guerra, e sim fatos que no futuro poderiam causar um conflito de algumas proporções que poderiam se tornar mundiais

    A imprensa daqui não vem divulgando muito esses fatos da Ásia, por isso é difícil de achar fontes em sites de lingua portuguesa e espanhola.

    Não, talvez devamos consultar nostradamus :lol: ele não errou

    Não duvido da hipótese de uma guerra que possa tomar metade da população mundial (Ásia)
     
  9. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    A questão é: todos estes outros "alarmes falsos" foram sobre fatos isolados, que não vem crescendo gradativamente no decorrer das décadas. Já o assunto tratado neste tópico é algo que vem sempre se tornando mais evidente, e já dura vários anos, não é? E uma guerra generalizada na Àsia iria certamente acabar envolvendo os EUA e a Europa...
     
  10. Darth-Vytros

    Darth-Vytros Lorde sombrio de SITH

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Isto é ridiculo.
    eu provocarei a terceira guerra.
     
  11. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    :rofl:

    Muito bom.

    xxxxxxxxxxxxxx

    E concordo com o que o Ryu falou. :yep:
     
    Última edição: 11 Abr 2007
  12. Darth-Vytros

    Darth-Vytros Lorde sombrio de SITH

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    :hahanao:
    eu falo sério.
     
  13. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Com um conjunto que usa imagens dos Power Rangers? Eu acho que não. :roll:

    Enfim. Eu sempre tive a impressão de que no futuro as nações iram se fragmentalizar cada vez mais e o passaporte vai acaba se tornando um documento essencial, mas sempre que existem esses conflitos e rusgas entre algumas potências, a impressão é que existem áreas unidas cada vez maiores.
    Em resumo, minha imaginação fica oscilando entre um futuro com muitos países do tamanho de cidades e nações hiper-grandes e continentais. :think:
     
  14. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Ditto.

    Nossa, a minha vontade de argumentar aqui realmente está zero. :P
     
  15. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    :amem: A minha tb, portanto vou fazer um quote do ryu e depois dizer mais umas palavrinhas.

    Exato, e sem nem começar a mencionar a Guerra Fria, que tinha altas chances de ser uma grande guerra. Não saiu do implícito.

    Quem é esse mesmo? Ah é o polêmico ex-sith. Vc troca de nick sempre que troca de tema?
     
  16. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Eu penso que a 3a guerra inevitavelmente um vai acontecer. Só vem sendo adiada.

    E penso que infelizmente acontecerá pelo bem mais precioso: a água.

    Apesar da rivalidade China/Japão ser histórica se um conflito de grandes proporções acontecer ainda penso que começará no Oriente Médio muito bem previsto pelo Nostradamus.
     
  17. Olórin

    Olórin ai que uó

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Tipo, eu acho isso de fragmentar mais uma coisa meio complexa...
    Eu ainda acho que num futuro bem futurista mesmo a idéia vai ser de a Europa se tornar um unico país e tal. Wtv..

    Eu acho beeem improvavel uma guerra mundial acontecer novamente. Sei lá, eu acho que o mundo tá um pouco mais consciente e sabe que uma guerra assim destruiria o mundo e ninguem ia ganhar e etc.

    Os Mamilos vão dominar o mundo! :uhu:
     
  18. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    A China vem construíndo bunkers anti-nucleares para civis desde 1950, e continua até hoje com tais projetos... Sería realmente só prevenção, ou algo sendo planejado, para um futuro próximo?... Este tipo de projeto visa não só proteger parte essencial da população, mas resguardar setores essenciais da indústria e economia chinesa, no caso de uma guerra possível nuclear. O Oriente Médio é um outro tradicional foco de tensão, mas como não existe nenhuma potência no Oriente Médio, (excetuando-se Israel, que no entanto é uma aliada tradicional do bloco americano e ocidental, e uma potência militar a nível regional, não global...), penso que sería um dos locais com menos probabilidade de se iniciar ali um conflito...
     
  19. Olórin

    Olórin ai que uó

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Um mundo só com meia duzia de chineses e baratas não seria muito legal. :neutral:
    Ainda aposto na não guerra.
     
  20. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: A Terceira Guerra Mundial????????

    Infelizmente Olórin, muitas lideranças globais, sejam americanas, russas, ou chinesas, não pensam da mesma forma que você, e consideram uma guerra-nuclear como mais um recurso estratégico na manga, (embora um recurso de emergência, ainda assim eles consideram viável)...
     

Compartilhar