Armitage
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Vocês sabiam que existem várias teorias a respeito do RPG e como ele é jogado? Desde os primórdios do nosso hobbie , tenta-se identificar e classificar tendencias e aspectos do jogo.
A título de curiosidade, aqui vai uma das mais antigas (e bem estabelecidas) dessas teorias, que foi criada em 1997:
- O Modelo Triplo (Threefold Model):
Essa teoria tenta agrupar e organizar estilos e aspectos de jogo em categorias lógicas. Esses aspectos e estilos envolvem desde mecânicas de regras, características de cenários, comportamentos de jogadores, ações permitidas dentro e fora de jogo, como a partida de um grupo flui, etc.
Aqui estão as 3 categorias:
- Gamista / Joguista: Esse estilo promove e valoriza uma competição justa para os jogadores (não necessariamente os personagens ). A competição geralmente envolve combate tático ou alguma outra atividade que desafie primariamente os jogadores. Esse estilo valoriza o conhecimento e aplicação das regras - ou seja, os mais proficientes nas regras têm mais chance de ter melhores resultados dentro do jogo.
- Narrativista / Dramatista: Esse estilo valoriza a criação conjunta de uma narração e história interessantes, acima até das regras se for o caso.
- Simulacionista: Esse estilo valoriza a experiência in-game pura, sem inteferencias e considerações meta-game , ou seja, uma simulação de fato. É o estilo mais complicado de se explicar e de se achar. A idéia aqui é explorar como seria de fato experimentar aquele ambiente, usando recursos únicos do personagem (e não do jogador). Uma espécie de Escapismo Hardcore.
Todos sistemas, jogadores e partidas acabam promovendo todos os 3 estilos. Mesmo assim geralmente é possível identificar o(s) estilo(s) predominante(s).
Ex. de jogo que promove estilo predominantemente Joguista: D&D, Shadowrun;
Ex. de jogo que promove estilo predominantemente Narrativista: Everway, Vampire;
Ex. de jogo que promove um estilo predominantmente Simulacionista: Unknown Armies, GURPS.
A aplicação dessa baboseira toda é meio dificil - a melhor aparentemente é o design de jogos. Inclusive há um site da internet dedicado a explorar essas teorias e criar jogos com isso em mente (www.indie-rpgs.com ). Alguns exemplos de jogos de sucesso criados utilizando-se essas idéias são: The Pool, Riddle Of Steel, Unknown Armies, Sorcerer, My Life With Master, Over the Edge.
E aí, acharam interessante essa baboseira toda?
Em qual categoria vocês acham que se encaixam, no momento?
A título de curiosidade, aqui vai uma das mais antigas (e bem estabelecidas) dessas teorias, que foi criada em 1997:
- O Modelo Triplo (Threefold Model):
Essa teoria tenta agrupar e organizar estilos e aspectos de jogo em categorias lógicas. Esses aspectos e estilos envolvem desde mecânicas de regras, características de cenários, comportamentos de jogadores, ações permitidas dentro e fora de jogo, como a partida de um grupo flui, etc.
Aqui estão as 3 categorias:



Todos sistemas, jogadores e partidas acabam promovendo todos os 3 estilos. Mesmo assim geralmente é possível identificar o(s) estilo(s) predominante(s).
Ex. de jogo que promove estilo predominantemente Joguista: D&D, Shadowrun;
Ex. de jogo que promove estilo predominantemente Narrativista: Everway, Vampire;
Ex. de jogo que promove um estilo predominantmente Simulacionista: Unknown Armies, GURPS.
A aplicação dessa baboseira toda é meio dificil - a melhor aparentemente é o design de jogos. Inclusive há um site da internet dedicado a explorar essas teorias e criar jogos com isso em mente (www.indie-rpgs.com ). Alguns exemplos de jogos de sucesso criados utilizando-se essas idéias são: The Pool, Riddle Of Steel, Unknown Armies, Sorcerer, My Life With Master, Over the Edge.
E aí, acharam interessante essa baboseira toda?

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