• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A televisão aliena as massas?

Orion

Jonas
Esse tema é muito discutido. Alguns dizem que o futebol aliena o povo ou é o "'opio" do povo, pelo menos do brasileiro. A mnha pergunta é se a televisão contribui para essa alienação. Sim ou não? Por que?

Eu particularmente acho que isso é variável e depende do que você esteja assistindo. Se você vê Big Brother, Casa dos Artistas ou quaisquer desses programas, você inevitavelmente está sendo alienado, mesmo que seja algo momentaneo. Eu não quis dizer que só por que você bota no BBB foi se tornou um alienado.

Se formos pegar o sentido da palavra alienação, praticamente tudo aliena. Mas televisão demais aliena?
 
bLaCk_oRiOn disse:
Mas televisão demais aliena?

Sim, aliena. Se vc gosta muito dee um dedterminado programa que passa na TV. Vamos dizer que esse programa passa as 19:30 da noite no Canal X. Vamos dizer que na quinta, o programa terminou com "Continua no Proximo Episodio". Vc vai parar tudo pra ver esse programa, fazendo qualquer coisa, desmarcando qualquer coisa. Isso eh alienação.
 
Como vc falou, depende do que a pessoa assiste...
Creio que grande parte das pessoas daki tem capacidade de escolher os melhores programas para assistir, mas a grande parte dos brasileiros preferem programas de qualidade inferior, então cabem as emissoras melhorarem a qualidade de seus programas.
 
A tv aliena muito pq nela nos vemso todo tipo de coisa e ficamso viciados em novelas e coisads do tipo...
 
A TV não aliena. As pessoas que se alienam. :P

E para atender a demanda popular, eles fazem programas mais alienantes. Os que se aventuram a fazer algo de qualidade são ignorados.
 
Primula disse:
A TV não aliena. As pessoas que se alienam. :P

E para atender a demanda popular, eles fazem programas mais alienantes. Os que se aventuram a fazer algo de qualidade são ignorados.
Exatamente o que eu penso
O maior problema é que a tevê está ficando cade vez mais alienante, com esses Reality shows e essas outras porcarias :?
 
Realmente, são as pessoa que se deixam alienar, se não fosse isso, programas de péssima qualidade como Ratinho e esses realities (nem devia se chamar assim, pois é uma situação totalmente irreal a que uma pessoa normal se submeteria). Se as pessoas não se contentassem tanto com a pouca qualidade da programação certamente o nível da televisão subiria muito.
 
Hoje em dia, tudo no mundo gira em torno da midia. A televisao aliena por todos os lados possiveis, mas se vc tiver um controle do que voce está assistindo, vc acaba nao sofrendo tanto as consequencias. A tv "estraga" muita gente, mas o que fazer? Melhor viver com ela do que sem. E quanto a BBB, Casa dos artistas, novelas e outros porgramas: é por isso que prefiro tv a cabo. :)
 
A TV aliena pessoas acríticas, que engolem tudo sem questionar ou avaliar a veracidade. Ou seja, a grande massa é alienada pela TV sim!!!

Infelizmente vivemos num país que sofre de profunda miséria cultural e, na minha opinião, esse é um fenômeno mundial. Fala-se muito em cultura, divulga-se, publica-se muito, mas pouco se conhece, pouco "entra na cabeça".

A mídia tema a fama de ser o quarto poder, porém, acho que pode ser considerado o primeiro. É só avaliar: a televisão levanta e depõe quem ela quiser; cria uma imagem totalmente verossímel de qq um (seja negativa ou positiva); é utilizada pelo governo para manipular, enganar e induzir; faz o mundo ter pena dos EUA por causa do 11 de setembro... 8O (sem mais comentários... :roll: )
 
Na verdade, creio que a tv manipula aqueles abertos à sua influencia. Se ela aliena, o manipulado se alienará. Se ela estimulasse cultura, o manipulado ficaria mais culto. Simples asssim.

Mas tambem há o fator inverso. A tv manipula o quanto o manipulado permite e quer. Ênfase no "querer"
 
vcs estaum divergindo quanto o significado do verbo alienar

Fox disse:
Na verdade, creio que a tv manipula aqueles abertos à sua influencia. Se ela aliena, o manipulado se alienará. Se ela estimulasse cultura, o manipulado ficaria mais culto. Simplkes asssim.

Mas tambem há o fator inverso. A tv manipula o quanto o manipulado permite e quer. Ênfase no "querer"

vc usou o verbo alienar como sinônimo de "manipular"

Primula disse:
A TV não aliena. As pessoas que se alienam.

E para atender a demanda popular, eles fazem programas mais alienantes. Os que se aventuram a fazer algo de qualidade são ignorados.

vc usou o verbo alienar como sinônimo de viciar

o dicionário diz: alienar=tornar alheio;ceder,transferir;alucinar

entaum,baseando-me nessa definição,eu digo q sim,a TV aliena as massas....ela passa uma imagem ilusória..as novelas só trazem gente rica e as pobres são sempre bem-arrumadas e falam bem...no BBB(programa q eu gosto,poém eu sou um dos alienados),naum há gente pobre,há apenas gente meio q "falida",mas q teve boa educação e tal.....ahhhh e sim,eu sou chato e curioso
 
jhonybueno disse:
vcs estaum divergindo quanto o significado do verbo alienar

Fox disse:
Na verdade, creio que a tv manipula aqueles abertos à sua influencia. Se ela aliena, o manipulado se alienará. Se ela estimulasse cultura, o manipulado ficaria mais culto. Simplkes asssim.

Mas tambem há o fator inverso. A tv manipula o quanto o manipulado permite e quer. Ênfase no "querer"

vc usou o verbo alienar como sinônimo de "manipular"

Nada disso. Eu usei "manipular" com o significado de "manipular" mesmo. Você que entendeu errado. Leia de novo meu post. :)
 
jhonybueno disse:
Primula disse:
A TV não aliena. As pessoas que se alienam.

E para atender a demanda popular, eles fazem programas mais alienantes. Os que se aventuram a fazer algo de qualidade são ignorados.

vc usou o verbo alienar como sinônimo de viciar

o dicionário diz: alienar=tornar alheio;ceder,transferir;alucinar

entaum,baseando-me nessa definição,eu digo q sim,a TV aliena as massas....ela passa uma imagem ilusória..as novelas só trazem gente rica e as pobres são sempre bem-arrumadas e falam bem...no BBB(programa q eu gosto,poém eu sou um dos alienados),naum há gente pobre,há apenas gente meio q "falida",mas q teve boa educação e tal.....ahhhh e sim,eu sou chato e curioso

Acho que não... viciar seria a internet, hehe... se fosse para você me corrigir, o termo correto seria "enganar" já que na minha visão é que a TV não pode ter controle absoluto da mente de alguém.

(Não é como o vigarista na tua frente, o vendedor inescrupuloso que tenta te empurrar alguma coisa goela abaixo e se encontra resistência, adapta-se ao obstáculo que o "trouxa" apresentar e ataca de outra forma. A TV não tem essa capacidade de resposta rápida.)

Alucinar seria o mesmo que certas drogas alucinates, hehe...?

Bem de qualquer forma, as pessoas não tem de ligar a TV e serem alienadas. Muitos usam a alternativa "TV paga" e que a massa não tem essa alternativa para escapara da droga da TV. Bem, eu non tenho essa alternativa, e escolho não me alienar vendo TV.

Ou seja, a escolha de aceitar ou não a mentira imposta pela TV não, vem das pessoas e não da TV. O problema é que as pessoas escolhem ser alienadas, seja por pressão da sociedade (você viu o que fizeram ontem no BBB?), seja porque tem preguiça de pensar em algo diferente pra fazer. (dá pra ficar cantando/dançando com o rádio, dá pra fazer tricô, dá pra ler um livro, dá pra escrever algum conto/crônica/poesia, dá pra praticar meditação zen - ou no meu caso ficar dãaaan/contemplativo/bokê, dá pra brincar com os cachorros, dá pra arrumar um pouco a casa, dá pra inventar algo novo na cozinha)

É mais rápido culpar a TV, mas as pessoas tem uma parcela de culpa. Afinal elas não prestigiam as alternativas (TV Cultura, por exemplo.)
 
Primula disse:
jhonybueno disse:
Primula disse:
A TV não aliena. As pessoas que se alienam.

E para atender a demanda popular, eles fazem programas mais alienantes. Os que se aventuram a fazer algo de qualidade são ignorados.

vc usou o verbo alienar como sinônimo de viciar

o dicionário diz: alienar=tornar alheio;ceder,transferir;alucinar

entaum,baseando-me nessa definição,eu digo q sim,a TV aliena as massas....ela passa uma imagem ilusória..as novelas só trazem gente rica e as pobres são sempre bem-arrumadas e falam bem...no BBB(programa q eu gosto,poém eu sou um dos alienados),naum há gente pobre,há apenas gente meio q "falida",mas q teve boa educação e tal.....ahhhh e sim,eu sou chato e curioso

Acho que não... viciar seria a internet, hehe... se fosse para você me corrigir, o termo correto seria "enganar" já que na minha visão é que a TV não pode ter controle absoluto da mente de alguém.

(Não é como o vigarista na tua frente, o vendedor inescrupuloso que tenta te empurrar alguma coisa goela abaixo e se encontra resistência, adapta-se ao obstáculo que o "trouxa" apresentar e ataca de outra forma. A TV não tem essa capacidade de resposta rápida.)

Alucinar seria o mesmo que certas drogas alucinates, hehe...?

Bem de qualquer forma, as pessoas não tem de ligar a TV e serem alienadas. Muitos usam a alternativa "TV paga" e que a massa não tem essa alternativa para escapara da droga da TV. Bem, eu non tenho essa alternativa, e escolho não me alienar vendo TV.

Ou seja, a escolha de aceitar ou não a mentira imposta pela TV não, vem das pessoas e não da TV. O problema é que as pessoas escolhem ser alienadas, seja por pressão da sociedade (você viu o que fizeram ontem no BBB?), seja porque tem preguiça de pensar em algo diferente pra fazer. (dá pra ficar cantando/dançando com o rádio, dá pra fazer tricô, dá pra ler um livro, dá pra escrever algum conto/crônica/poesia, dá pra praticar meditação zen - ou no meu caso ficar dãaaan/contemplativo/bokê, dá pra brincar com os cachorros, dá pra arrumar um pouco a casa, dá pra inventar algo novo na cozinha)

É mais rápido culpar a TV, mas as pessoas tem uma parcela de culpa. Afinal elas não prestigiam as alternativas (TV Cultura, por exemplo.)

eu entendo o q vc quer dizer...eu concordo,as pessoas só saum alienadas se quiserem,mas eu acho q eh aih q estah o x da questaum....a TV naum engana as pessoas?tornando-as alienadas???



eh isso aih mesmo,Sr.Fox:vc explicou no seu próprio post o "seu" sentido para alienar,eu soh quis salientar o assunto do meu post
 
A TV aliena sim... :roll:
Eu estava conversando sobre o extremo mau gosto da novela das 7 da Globo, que eu não consigo ver por nada, mas a coordenadora de corredor da faculdade concordou comigo: nossa, a novela não tem história, etc etc... E aí eu perguntei pra ela: e o que vc vê então? E ela: a novela, ué? 8O
Isso quer dizer que mesmo sendo um lixo, a pessoa não muda da Globo....eu fiquei meio chocado com isso... O canal acaba por ser seu companheiro, mesmo estando em, vamos dizer, má fase, como se a pessoa tivesse casado com ele :!: e se apoiado, tranformando aquilo no seu escape da realidade...Como a Primula disse, a pessoa, mesmo achando aquilo ruim, não desliga a TV para ler um livro ou escutar música!!
Eu lembro que uma vez o SBT ficou fora do ar por algumas horas e o ipobe mediu, se não me engano, 3 pontos de audiência 8O ... Eu me assusto com essas coisas....
 
A TV aliena mto a massa na minha opinião.... as pessoas não param de ver ela pra fazer outras coisas (quem aqui jah não fez alguma coisa com a televisão ligada?) e apesar de não estar prestando atenção vc acaba captando algumas coisas...

Um exemplo de como a TV aliena e manipula a massa eh o Collor... a globo pois o Collor na presidencia e depois tirou ele de lah.... como?

Simples, vc esta vendo o JN e aparece o Collor ajudanto as criancinhas, os pobres, etc etc.... em destaque. Ai depois aparece sem brilho nenhum os podres do Collor e ninguem percebe pq so grava a noticia q foi destaque.... qual eh a noticia q vc lembra qdo pensa em um jornal? A primeira q (segundo o jornal, não vc) acha a mais importante.

Sobre isso assistão "Cidadão Kane" (q mostra como 1 pessoa manipula 1/2 EUA) e Leiam "Muito além o Cidadão Kane" q mostra como a Globo manipulou o Brasil nas ultimas decadas.

P.S. Cidadão Kane eh considerado o melhor filme feito ate hj pelos criticos...
 
Bom, eu tento não me deixar alienar. Tipo, se tiver algo mais legal pra fazer na hora de ver o meu programa favorito, depois eu arrumo um jeito de ver.
Eu vi o 1o Big Brother inteiro. Mas no 2o eu vi como era inútil perder tempo vendo. Mas o resto da família é muuuuito viciado em BBB. Não só em BBB como em Globo. Aki é assim: tá assistindo alguma coisa em algum lugar, deu propaganda, muda pra Globo. Naum acontece o tempo todo, todas as vezes, mas acontece muito. E confesso q qd naum tenho o q fazer, ligo a TV. Fazer o q, fui criado assim. Mas venho tentando mudar.
E a televisão é uma arma, pode ser usada para alienar ou para mostrar a verdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo