jhonybueno disse:
Primula disse:
A TV não aliena. As pessoas que se alienam.
E para atender a demanda popular, eles fazem programas mais alienantes. Os que se aventuram a fazer algo de qualidade são ignorados.
vc usou o verbo alienar como sinônimo de viciar
o dicionário diz: alienar=tornar alheio;ceder,transferir;alucinar
entaum,baseando-me nessa definição,eu digo q sim,a TV aliena as massas....ela passa uma imagem ilusória..as novelas só trazem gente rica e as pobres são sempre bem-arrumadas e falam bem...no BBB(programa q eu gosto,poém eu sou um dos alienados),naum há gente pobre,há apenas gente meio q "falida",mas q teve boa educação e tal.....ahhhh e sim,eu sou chato e curioso
Acho que não... viciar seria a internet, hehe... se fosse para você me corrigir, o termo correto seria "enganar" já que na minha visão é que a TV não pode ter controle absoluto da mente de alguém.
(Não é como o vigarista na tua frente, o vendedor inescrupuloso que tenta te empurrar alguma coisa goela abaixo e se encontra resistência, adapta-se ao obstáculo que o "trouxa" apresentar e ataca de outra forma. A TV não tem essa capacidade de resposta rápida.)
Alucinar seria o mesmo que certas drogas alucinates, hehe...?
Bem de qualquer forma, as pessoas não tem de ligar a TV e serem alienadas. Muitos usam a alternativa "TV paga" e que a massa não tem essa alternativa para escapara da droga da TV. Bem, eu non tenho essa alternativa, e escolho não me alienar vendo TV.
Ou seja, a escolha de aceitar ou não a mentira imposta pela TV não, vem das pessoas e não da TV. O problema é que as pessoas escolhem ser alienadas, seja por pressão da sociedade (você viu o que fizeram ontem no BBB?), seja porque tem preguiça de pensar em algo diferente pra fazer. (dá pra ficar cantando/dançando com o rádio, dá pra fazer tricô, dá pra ler um livro, dá pra escrever algum conto/crônica/poesia, dá pra praticar meditação zen - ou no meu caso ficar dãaaan/contemplativo/bokê, dá pra brincar com os cachorros, dá pra arrumar um pouco a casa, dá pra inventar algo novo na cozinha)
É mais rápido culpar a TV, mas as pessoas tem uma parcela de culpa. Afinal elas não prestigiam as alternativas (TV Cultura, por exemplo.)