• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Supremacia Bourne (The Bourne Supremacy, 2004)

Bellcross

Ei, Ó o Auê aí ó !
logo.jpg


Elenco: Matt Damon (Jason Bourne); Franka Potente (Marie Kreutz); Joan Allen (Helen Landy); Karl Urban; Brian Cox (Abbott); Julia Stiles (Nicolette)


Equipe Técnica: Paul Greengrass (Diretor); Tony Gilroy (Roteirista); Frank Marshall, Paul Sandburg, Patrick Crowley (Produtores) - baseado no livro homônimo de Robert Ludlum


--------------------------------

Bem... na minha opinião o filme não passou de mais um pipoca de nivel medio/baixo. Tenho visto os criticos falarem muito bem do filme, dizendo que é ação do inicio ao fim.
O problema é que o negócio não é bem assim... no inicio o filme é até um pouco monotono, e só no segundo ato que a ação começa a rolar solto. O recurso de Hand Cam foi utilizado de forma tão demasiada que as cenas de ação ficam confusas e não da pra entender quase nada do que está se passando.
Outra coisa que me desagradou foi o fato do "vilão" só aparecer no começo e no fim do filme tendo em vista que ele ficou super cool.

O que me agradou de verdade, foram as paisagens e os lugares variados... a cada 15 minutos a imagem se projeta para outro país... isso realmente ficou legal !!
A Trilha sonora ta fodonica... em certas cenas eu me empolgava mais por causa da musica do que por causa do filme em si.

Anyway... 2.5/5

Pra quem se interessar aqui vai aCritica do Pablo Vilaça
 
Bom... eu vi ainda em julho nos EUA e disse pra todos, é pior q o 1o mas nao chega a ser ruim.


SPOILERS









Pra mim, o inaceitável foi aquele truque onde o vilão confessa todos seus crimes pro mocinho q sorrateiramente grava a conversa e se safa de todos os problemas. Fala sério... isso já deixou de ser aceitável desde q o Eddie Murphy parou de fazer O Tira da Pesada.












FIM DE SPOILLER


Tirando o fato por mim citado acima, que ESTRAGOU completamente o filme... ele seria bom, do mesmo nível do 1o.
 
Filme muito bom, superior sim ao primeiro, todas as jogadas de espião que o Bourne faz são muito bem sacadas, ao contrario dos filmes de espiões atuais, o Bourne usa apenas aparatos que estão a disposição, e não carros de controle remoto e aparelhos ultra-high-tech.

o filme foi sim muito bom, continunando o primeiro com uma historia plausivel, com os mesmos personagens e com cenas de ação improved.

Sacadas muito boas:

-Ele se deixando pegar em Napoles e trocando o chip do celular com o agente italiano e escapando facilmente.
-A briga entre ele e o outro agente treadstone na casa dele.
-Ele vigiando a base de operacoes em Munique e conseguindo "sequestrar" a agente que servia na França usando os bondes.
-Ele saindo do trem, pulando no barco e voltando no trem pra enganar a policia.
-Ele descobrindo em que apartamento a comandante de operações estava usando aquela simples e brilhante tecnica dos telefone.
-A sequencia toda final da perseguição na Russia, inclusive com aquela cena no supermercado, perfeita. (tiro-vodka-meias-gole vodka-cuspe vodka-roubo carro).

É sim o melhor filme de espionagem dos ultimos 4 anos.
 
Po, vcs são exigentes demais. Eu gostei mesmo desse filme, ele nao "rouba" muito nas essas de ação e elas ficaram muito bem feitas. Faz muito tempo que nao vejo uma sequencia de ação tao bem feita quanto a perseguição final na Russia. :clap:
 
O filme é muito bom, me agradou bem mais que o primeiro.
A história é interessante, os atores estão bem, o diretor também e as cenas de ação, Meu Deus. :mrgreen:

Aquela perseguição de carros deve ser a melhor desde a de Operação França.
 
este filme é maravilhoso.. :D

Quem nao gosta deste filme é porque nao gosta de filmes de espionagem pós James Bond....

Eu atualmente acho que este é o melhor filme de espionagem já feito.... A Trilha sonora tá cativante mesmo.... as cenas nem se falam.. :D
 
Po... Muito foda, gostei desse filme... Os caras estão de parabéns... Faz tempo que num vejo um filme bom que nem esse...
 
Também achei bem melhor que o primeiro.

Tipo, alguma coisa sempre está acontecendo em cada segundo do filme. Não somente em termos de ação mas de trama também. E é uma trama totalmente intrigante, tensa em sua própria natureza e enriquecida pelas cenas de ação que nunca são gratuitas.

A trilha e a edição, e até aquela câmera delirante, constituem um ritmo frenético que ficou totalmente foda. Enfim, um thriller de primeira.

:clap:
 
Não é meu tipo de filme mas achei sensacional..e o Karl Urban arrasou como o bandido russo (além dele temos outro ator da trilogia 'Senhor dos Anéis', o ator que fez o Celeborn...aposto que muita gente nem percebeu!).
 
Sabia que aquele cara era o Éomer hehehe... Mas num fazia nem idéia de que o Éomer falasse tão bem russo hehe...
 
Bah, realmente a Lu resumiu tudo.

O Filme é muito bom, um thriller de espionagem e ação muito bons.

Confesso q pensei: Matt Damon fazendo filme de pancadaria e tiro ? Blearg. Mas ele é muito bom. O cara com uma revista faz e acontece.

E dirigindo um taxi Lada ele é o bixo.

Ouvi dizer q vai ter mais uma continuação. O primeiro eu gostei do clima "Teoria da Conspiração" mas este é bem inteligente...
 
Adorei :grinlove: :grinlove: :grinlove: , e olha que tenho aversão a filmes de espionagem, acho eles todos a cara do James Bond, porém esse tem cenas de ação fantásticas, bom elenco- Matt Damon excelente,brilhante. Franka Potente idem, pena que morre nas cenas iniciais do longa, aliás gostei demais do Identidade Bourne, o que mais me fez adorar o filme foi as filmagens pela Europa, nada de ficar somente pelos Estados Unidos. Cada locação belissíma. :grinlove: Verdadeiros postais.

E a cena da perseguição no táxi, bastante tensa realmente. Um primor.

A única coisa que pode dar uma certa vertigem é o movimento de câmera, tinha hora que não dava pra ver quase nada dos acontecimentos, mas de certa forma essa câmera tensa, que balança o tempo todo dá um aspecto dinâmico e nunca perde o protagonista- você fica mais ansioso, e sente sua atenção mais voltada ao Bourne. Além de que no fim do filme você pode sentir dor de cabeça.

O Karl Urban impecável. Um assassino de primeira linha, me fez esquecer várias vezes o éomer de SDA.

Lu eu vi a participação do ator que fez o Celeborn, muito boa por sinal, reconheci ele na hora.

Uma trama intrincada, em que você não pode se desviar muito da tela, pois perde a noção do que está para acontecer ou aconteceu, um imenso quebra cabeça, que aos poucos vai definindo qual a verdadeira indetidade de Jason Bourne e de seu ex grupo de operação.

E agora estou ansiando pelo terceiro :obiggraz:
 
O Karl Urban foi tão bem como russo assassino hehe.... Que eu fiquei na dúvida dele ser o Éomer hehe...
 
Apesar de não ter visto o 1° (entendi a história do mesmo jeito) eu gostei. É um filme bem divertido, as cenas de ação ficaram muito boas na minha opinião. SPOILER

Concordo com o Fingolfin sobre a parte do gravador, dava pra ter sido melhor isso

FIM DO SPOILER
De resto eu gostei sim, a história é bem legal e eu pelo menos fiquei na ponta da cadeira na hora da perseguição de carro pela Rússia, essa cena eu achei a melhor do filme, só não acho que seja pra tanto como aparecia em algumas críticas como a "melhor perseguição de carros".
 
Consegue criar um nível de tensão e diversão suficiente pra manter o interesse, princ. porque o Bourne é quase um super-herói, lutando muito mais rápido do que é obviamente possível para um ser humano, fazendo respiração boca-a-boca debaixo d'água, criando uma bomba com uma revista e uma torradeira, etc. Nada muito criativo no roteiro, mas feito com estilo e energia. E o ponto de partida da trama foi foda.

60
 
Eu adorei, achei um dos filmes de ação mais interessantes dos últimos anos.
O fato de que o Bourne estava envolvido na coisa toda só pra salvar a própria pele, e que o filme te deixa em uma posição em que vc acaba torcendo pra ele o tempo todo fez ele um filme vencedor. É impossível desgrudar os olhos da tela, pois quando não está tentando escapar da máfia russa, está tentando escapar da CIA, e o jeito como ele é mais esperto que todos é super cool.
E a cena final com aquela música do Moby ficou demais. :obiggraz:

E ele detona o primeiro, em todos os aspectos que vc possa imaginar.
 
Presto disse:
Então porque só 60?

"Só"? É muito mais do que eu achei que daria.

Anyway, o filme é bom, mas não extraordinário. O esquema genérico de espionagem é claramente a principal preocupação - em detrimento ao tema sobre identidade - o que faz o filme não ser muito interessante pra eu querer assistir de novo.
 
Bom filme de ação. Mesmo nível do primeiro. Belas locações, boa noção de ralidade devido a exploração cotidiana não-glamourosa dos lugares. Me incomodou levemente o exagerado treme-treme da câmera, gosto quando alguns diretores usam isso para dar urgência em certos pontos, mas em alguns momentos as tomadas estavam muito mexidas, mas no geral não comprometeu, afinal a história é boa. A persegução final de carros foi ótima tb pricipalmente o momento do túnel, adrenalina pura. O final no apartamento russo fez o filme subir um pouco mais o meu conceito, foi interessante.

Uma falha do roteiro foi a falta de um antagonista forte, não há um inimigo realmente perigoso para fazer o antagonismo à Bourne. Mas creio que o filme não tinha a intenção de focar um duelo mas sim apenas o ponto de vista do personagem principal, o seu drama.

Que venha mais uma continuação.

Nota: 7/10
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo