DEUSES E DIVINDADES
A Música da Criação
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Definitivamente no universo de Tolkien, a música é o princípio organizador por trás de toda criação. A concepção mística de Tolkien sobre o mundo como uma manifestação da grande composição musical parece pressupor um cosmo musical que seja um sistema eternamente harmonioso criado por uma Inteligência Suprema. Também pressupõe que, codificada na "Grande Música" nas "Esferas do Mundo", está tudo o que foi, é ou será - incluindo o destino de cada homem e cada ser vivo na criação.
Com isso, Tolkien não está sendo tão inventivo, mas inteiramente consistente com uma antiga tradição metafísica. A "Grande Música" de Tolkien tem seus precedentes históricos na "Música das Esferas", o mais velho e constante tema na vida intelectual européia. A "Música das Esferas" é um sistema abrangente de tom e número que confere ao universo uma estrutura lógica e supre a estrutura metafísica da maioria das principais religiões do mundo, desde o cristianismo até o islamismo, desde o budismo até o hinduísmo.
Na maioria das civilizações antigas, o estudo da música era reconhecido como o meio primário de compreensão do universo. Universal entre os humanos é a habilidade de reconhecer notas musicais harmônicas. No som de uma oitava (dois "dós" sucessivos em uma escala musical) existe um evento abstrato e matemático que é ligado precisamente a uma percepção sensorial física. Mesmo sem treinamento intelectual - sem interrupção de pensamento, imagem ou conceito - reconhecemos imediatamente a recorrência do tom inicial de uma oitava. É a mesma nota, ainda que diferente. Está em um nível diferente. Nossa resposta intuitiva e emocional ao som coincide com um sistema exato, intelectual e abstrato de medidas.
A essência da percepção de harmonia está no fato de ser o único momento no universo criado em que os mundos intelectual e físico são um só. Como o filósofo racionalista e matemático do Iluminismo Gottdried Wilhelm von Leibniz (1646 - 1716) afirmaria dois milênios após sua descoberta, "a música é um exercício aritmético oculto de uma alma que não tem consciência de que está calculando". A codificação da base aritmética da música feita pela irmandade dos pitagorianos na Grécia Antiga foi o verdadeiro início da ciência. Pela primeira vez, o homem descobriu que verdades universais podiam ser explicadas por meio de investigação sistemática e do uso de símbolos lógicos como os encontrados na matemática.
Assim, o homem interno e o cosmo podiam ser unidos por meio de uma música universal. A mente do homem podia relacionar-se à estrutura do universo, e isso levou Platão à concepção de "alma do mundo" baseada na estrutura músico-aritmética da oitava. Essa conclusão filosoficamente verossímil foi transferida posteriormente a uma crença absoluta no universo musical fundamentado nos princípios de harmonia matemáticos. E esse foi o início da pretensa ciência da astrologia.
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[grifo meu]