• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A sordidez das pequenas coisas (Alessandro Garcia)

Anica

Usuário
Livro novo saindo pela Não Editora, para o pessoal de Poá tem convite para o lançamento que será nesta quinta (sete de outubro):

attachment.php


Trailer do livro >> http://bit.ly/9kpXEW

Mais sobre a obra:

LANÇAMENTO: Maldades, perversões e tensões do ordinário

Livro de contos A sordidez das pequenas coisas, de Alessandro Garcia, será lançado pela Não Editora no dia 7 de outubro

Interpretar o mundo e levar suas nuances e características para a literatura é perceber a beleza e a poesia. Mas a tarefa pode ir além: há aqueles capazes de enxergar as pequenas maldades e perversões que se escondem no cotidiano. Os velhos das praças e suas rotinas vazias, o pai que tenta explicar à filha o capitalismo impregnado em bonecas e brinquedos, o abandono do lar e seus vestígios, a aridez do subúrbio e as brincadeiras maldosamente inocentes das crianças.

A sordidez das pequenas coisas, de Alessandro Garcia, será lançado pela Não Editora no dia 7 de outubro de 2010 (quinta-feira), a partir das 19h, no Zelig Bar, em Porto Alegre.

Os personagens de A sordidez das pequenas coisas são pessoas comuns que passaram por experiências também estritamente comuns. No entanto, através da prosa minuciosa de Alessandro Garcia, exibem suas heranças de dores e conquistas, e acabam tornando-se singulares em suas trajetórias e micromundos. O autor faz florescer a humanidade, mesmo que cercada de miséria e desencanto, em 20 contos que podem desde retomar o mistério dos quadros de crianças chorando do espanhol Giovanni Bragolin até construir pequenos simulacros de Cortázar e ironias metaliterárias emulando David Foster Wallace.

Conforme a apresentação do livro, feita pelo escritor e editor Augusto Sales: “A relevância do volume que o leitor tem nas mãos está justamente na habilidade demonstrada pelo autor ao amplificar a trivialidade de seus personagens, traduzindo-a com generosidade e encantamento em matéria viva, rica e profunda. Alessandro Garcia descreve pequenas obsessões, traumas domésticos e aparentes irrelevâncias do dia a dia com profundidade e singeleza, construindo, com engenhosidade, universos distintos e complexos a partir de compostos repletos de simplicidade, valendo-se de elementos de lembrança pessoal e memória coletiva.”

Alessandro Garcia nasceu em Porto Alegre, em 1979. Escritor e publicitário, participou das coletâneas Cenas de oficina (Unidade Editorial, 2000), Ficção de polpa – Volume 1 (Fósforo, 2007 – Não Editora, 2008) e Ficção de polpa – Volume 3 (Não Editora, 2009). Publicou em revistas literárias como Ficções, além de escrever para Digestivo Cultural, Cronópios, Scream & Yell, Portal Literal, entre outros. É colunista do Paralelos do Globo Online, além de manter seu blogue no endereço www.alessandrogarcia.com. A sordidez das pequenas coisas é sua estreia individual na literatura.


Não Editora - A Não Editora foi criada em 2007. Em dezembro de 2008, recebeu o Destaque de Editora do Ano no Prêmio Açorianos de Literatura. Seu Conselho Editorial é formado pelos escritores Antônio Xerxenesky, Guilherme Smee, Luciana Thomé, Rodrigo Rosp e Samir Machado de Machado.
A sordidez das pequenas coisas está à venda em diversas livrarias de Porto Alegre e do Brasil, como Livraria Cultura (inclusive venda pela Internet), Livraria Saraiva, FNAC, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Livrarias Porto, Palmarinca, Palavraria, Letras & Cia, entre outras. A lista completa de pontos-de-venda pode ser consultada no site www.naoeditora.com.br.

LANÇAMENTO DE A SORDIDEZ DAS PEQUENAS COISAS, com sessão de autógrafos do autor.
Data e horário: 7 de outubro de 2010 (quinta-feira), a partir das 19h.
Local: Zelig Bar (Rua Sarmento Leite, nº 1086 – Cidade Baixa – Porto Alegre - RS).

Preço: R$ 25,00 (exemplar) / Formato: 14 x 21 cm / 176 páginas

E um passarinho me contou que logo sai uma "rizzenha" sobre o livro, se é que vocês me entendem :timido:
 
Hehehe Chegou hoje aqui no trabalho, mas chegou um livro pra resenhar pro Amálgama e tenho que dar prioridade pra ele (prazos e tal) >.<

Odeio essas editoras de POA que sempre fazem lançamentos em dia que tenho aula! Semana passada no relançamento de Areia nos Dentes foi a mesma coisa =[

E o trailer ficou ótimo, hein!
 
O cotidiano é o aspecto abordado pela maioria dos contistas. O dia a dia do cidadão normal, pacato, é material para muitas histórias. Um bom escritor consegue transformar a vida de qualquer um em algo interessante para ser lido. Alessandro Garcia é um desses novos nomes da literatura que pega da vida simples temas para centrar os seus textos, e em A Sordidez das Pequenas Coisas, lançado pela Não Editora, são coisas assim que ele dá ao leitor: o cotidiano puro, pensamentos de pessoas simples e suas histórias que rendem assunto para muitos outros contos.

Alessandro Garcia narra de forma elaborada. Compõe longos parágrafos com frases permeadas de vírgulas e diversas linhas de pensamento. O ritmo denso não é regra, mas todos os contos apresentam uma certa profundidade que instiga o leitor a olhar cada vez mais fundo no que o autor narra. O que ele vê então é a sujeira que envolve as pessoas e relações diárias. Histórias com um ar de decadência, comportamento sórdido mantido pelas personagens que chega a ser obsessivo. As tramas geralmente envolvem a classe média e a vida no subúrbio, retratando dramas e segredos que essas personagens, homens, mulheres ou crianças, guardam dentro de si.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo