• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A sombra da Sombra

Morgomir

Ou não.
Qual é a opinião de vocês sobra a Sombra e a Escuridão no Legendarium? Digo, para mim existem 3 tipos de sombras, a sombra (como de uma árvore), a Sombra que está ligada à degradação e ao terror (coisas de Melkor), e a Sombra de Vazio e de caos (vide Ungoliant). A Sombra estilo Melkor vem da fumaça, do ocultamento, do medo, e do desconhecido. A Sombra do Vazio está ligada à falta de iluminação, à ignorância, à valta de visão........ Então, viajei muito ou faz sentido?
 
Re: A sombra da Sombra.

Qual é a opinião de vocês sobra a Sombra e a Escuridão no Legendarium? Digo, para mim existem 3 tipos de sombras, a sombra (como de uma árvore), a Sombra que está ligada à degradação e ao terror (coisas de Melkor), e a Sombra de Vazio e de caos (vide Ungoliant). A Sombra estilo Melkor vem da fumaça, do ocultamento, do medo, e do desconhecido. A Sombra do Vazio está ligada à falta de iluminação, à ignorância, à valta de visão........ Então, viajei muito ou faz sentido?

Não viajou muito, não, mas eu não entendi porque a sombra do vazio está ligada à ignorância; não que esteja errado, só queria saber porque você acha isso.
 
Re: A sombra da Sombra.

Digo, para mim existem 3 tipos de sombras, a sombra (como de uma árvore), a Sombra que está ligada à degradação e ao terror (coisas de Melkor), e a Sombra de Vazio e de caos (vide Ungoliant). A Sombra estilo Melkor vem da fumaça, do ocultamento, do medo, e do desconhecido. A Sombra do Vazio está ligada à falta de iluminação, à ignorância, à valta de visão......

Olha, pra mim são só 2 ...a sombra (da árvore, como vc mesmo deu o exemplo) e a outra,a Sombra que representa tudo o que é mal.Exemplo, Fulano caiu na sombra ou Morgoth é a Sombra.Essas duas frases falam da mesma sombra, o mal.:devil:
 
Re: A sombra da Sombra.

Não viajou muito, não, mas eu não entendi porque a sombra do vazio está ligada à ignorância; não que esteja errado, só queria saber porque você acha isso.

Acho que usei o termo errado. Talvez não à ignorância, mas à irracionalidade, ao impulso, instinto. Como, por exemplo, Ungoliant tinha uma fome interminavel, como o abismo de Moria era tenebroso (assim como as criaturas velhas e terríveis que poderiam habitar lá). Agora me fugiram outros exemplos, mas provavelmente eles existem.
 
Re: A sombra da Sombra.

Bom, a idéia das três Sombras não me é repudiante naum. Tem a sombra, A Sombra e Ungoliant...uma força q nem mesmo Morgoth poderia entender
 
Re: A sombra da Sombra.

Eu não entendi qual é a dúvida. Qual a discussão.
 
Re: A sombra da Sombra.

A Sombra é a Sombra. Entendam como quiserem.


Já a sombra é a sombra que qualquer ser vivo projeta ao ser iluminado, etc.
 
Re: A sombra da Sombra.

Humm.. Sei lá. Acho que temos que ver como que a sombra age sobre nós.

A sombra de Ungoliant é algo que domina, engole tudo o que é bom, toda a alegria e transforma tudo em medo. A sombra dela é algo que acaba com a luz no sentido divino.
A sobra da árvore é só a projeção dela mesma contra a luz.

Então considero a sombra de Morgoth e a de Ungoliant como duas variações da mesma sombra.

=P

*Brisa*
 
Re: A sombra da Sombra.

Se for só a discussão da definição de sombra existem duas:
A literal que se refere a sombra de uma arvore, à nossa sombra, etc.
E a metáfora, que é a sombra no sentido so que é mau. Aí exemplifica-se Sauron, Melkor, etc... É isso?
 
Última edição:
Re: A sombra da Sombra.

De um modo geral, você pode pensar na Sombra como ausência de Luz ou na Sombra como algo que possui existência própria. Já a sombra da árvore, pra mim, só pode ser vista como a luz ausente.

Agora, dentro das obras de Tolkien, acredito que a Sombra só possa ser a ausência da Luz, pois, se ela existir como algo consubstancial, deve ter sido criada por ou ser proveniente de Eru, o que não encontra eco nas crenças do autor nem nos livros. Então, nas obras, a Sombra e a sombra seriam ambas fruto da ausência de da Luz e de luz.
 
Re: A sombra da Sombra.

A Sombra de Vazio e de caos (vide Ungoliant). A Sombra do Vazio está ligada à falta de iluminação, à ignorância, à falta de visão...

É provável que seja isso mesmo. A fome insaciável que Ungoliant possuía e seus instintos irrefreáveis são uma clara representação de ignorância. Mesmo porque este aspecto é comum nas atitudes puramente bestiais de Ungoliant, pois estas se mostram mais como sombras de irracionalidade e de instintos selvagens, próprios de bestas, feras e monstros que seguem puro instinto, instinto este que é aúnica lei que, tanto Ungoliant como os estado de caos conhecem, o instinto.

Por fim, quanto a semelhança entre as definições de sombra, isto ocorre porque definimos sombra e escuridão figuradamente justo como a ausência de algo, associado portanto a idéia de ignorância, o mal em si e demais conceitos ligados a noção de vazio.
 
Última edição:
Re: A sombra da Sombra.

A Sombra é uma metáfora. Bela metáfora, por sinal.


E ao meu ver metáforas não deviam ser racionalizadas. Estraga a beleza.
 
Para mim também são apenas 2 sombras. A sombra falta de luz e A Sobra metáfora, para o mal e taçz. Bem simples. :obiggraz:

Sobre essa idéia de "sombra ignorâcia" acho que ela são se aplica de verdade Às Obras, pelo menos não nesse conceito de uma das sombras ( não que não existam coisas do tipo porém acho que fica estranho com esse conceito ).
 
Última edição:
Concordo com o que Ka Bral o Negro e Maranwë Tinúviel disseram; por um lado é uma metáfora e não deve ser racionalizada, e de outro a sombra de Morgoth e de Ungoliant são a mesma sombra, na verdade uma sombra que engole a luz, que leva ao medo no coração dos homens.
 
Também acho a mesma coisa, a Sombra de Morgoth e de Ungoliant é a mesma, aquela que causa medo, a sobre de terror que essas criaturas espalham pela terra.
Sobre a "sombra de ignorância", acredito que não se ligue a ungoliant, mas que seja como uma sombra que cobre a visão de um ser. Um belo exemplo disso é quando alguma coisa muito séria está acontecendo, mas as pessoas não querem enxergar isso, ou simplesmente não tem capacidade para ver o que ocorre realmente, assim podemos dizer que uma sobre a está cobrindo, ou ela está em meio as sombras. Não sei se conseguiram entender o que eu uis dizer aqui rsrs, mas eu tentei :D
 
Re: A sombra da Sombra.

Sombra igual a ausencia de Luz?

Sim. Assim como o mal também é ausência de bem e a ingnorância a ausencia de conhecimento profundo sobre determinado assunto.

Quanto a diferença entre Morgoth e Ungoliant, um era mau racionalmente, o outro instintivamente.
 
Re: A sombra da Sombra.

Sim. Assim como o mal também é ausência de bem e a ingnorância a ausencia de conhecimento profundo sobre determinado assunto.

Quanto a diferença entre Morgoth e Ungoliant, um era mau racionalmente, o outro instintivamente.

Muito bem observado. Mas o que podemos considerar como mau na obra de Tolkien? Digo, Melkor a primeira vista parece mau mas ele poderia muito bem ser louco, tolo ou descrente. Reparem que grande parte das desgraças de Arda são causadas graças à descrença nos Valar ou em Eru. A falat de fé seria a fonte da maldade?
 
Re: A sombra da Sombra.

Muito bem observado. Mas o que podemos considerar como mau na obra de Tolkien? Digo, Melkor a primeira vista parece mau mas ele poderia muito bem ser louco, tolo ou descrente. Reparem que grande parte das desgraças de Arda são causadas graças à descrença nos Valar ou em Eru. A falta de fé seria a fonte da maldade?


Apesar de que todas as coisas criadas por Morgoth parecem insanas, e que os próprios atos também tenham essa aparência, em momento algum ele age por impulso, pelo contrário, quase tudo em Morgoth é racionalizado ao extremo, sem presença até memso de sentimento, a não ser ódio, desprezo e ambição, que são muito racionais, memso sendo sentimentos. Ele age o tempo todo como se estivesse em um jogo de Xadrez contra seus inimigos, se importanto com as "peças" que caem apenas por sua importância estratégica.

Quanto a falta de fé e bondade (na presente questão, analizando-as uma ligada a outra, e só assim) ser a origem do mal, a falta delas na verdade é o próprio mal. É o fato de que Morgoth sobrepôs o orgulho de seu poder a fé e a bondade (características de Eru, que também é racional, mas de uma forma correta, sabendo ser "racional ao lidar com racionalidade") que o levou a "descer através do fogo e da ira, em enormes labaredas, até as Trevas."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo