• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A sombra da Sombra

Qual é a opinião de vocês sobra a Sombra e a Escuridão no Legendarium? Digo, para mim existem 3 tipos de sombras, a sombra (como de uma árvore), a Sombra que está ligada à degradação e ao terror (coisas de Melkor), e a Sombra de Vazio e de caos (vide Ungoliant). A Sombra estilo Melkor vem da fumaça, do ocultamento, do medo, e do desconhecido. A Sombra do Vazio está ligada à falta de iluminação, à ignorância, à valta de visão........ Então, viajei muito ou faz sentido?


Hmm... também não acho que foi muita viagem sua não, porque não é possível que exista apenas um tipo de sombra na Terra média, até pq em SdA tem "sombras vivas", que pareciam atender á vontade de Sauron.
 
Então, Rogério, me parece que você resuma tudo no estilo "Melkor não tinha ética"?

Não sei se a ética em si, mas algum outro tipo de auto-controle. Ele leva a racionalidade ao extremo em seu objetivo de dominar Arda, justo porque não podia criar algo seu de verdade. No mais, ele quer fazer valer sua vontade, mesmo porque Eru nunca lhe impôs limite algum explicitamente e sendo assim ele tampouco reconhece a autoridade dos Valar, e portanto talvez ele próprio se sinta o "injustiçado" da história. Ele não tem limites, porque quem os impõe são os Valar, seus inimigos, de quem ele nunca aceitara ordens.

Existem dois pontos de vista que devem ser analizados, tanto os Valar como Morgoth cometem erros na história, e nem Melkor aceitaria limites impostos pelos Valar, nem os Valar aceitariam limites impostos por Melkor. No fim, o erro de Morgoth foi levar sua vontade as últimas consequências, não importando o que surgisse em sua frente, por esse exagero ele acabou tomando algumas decisões erradas e acabou perdendo.
 
Quanto as motivações de Morgoth, acho que Rogério está certo, Morgoth ia contra os Valar por falta de barreiras impostas por seu superior (no caso, Eru), mas ainda sim, não quer dizer que ele ia contra o Grande Senhor, tanto que Eru fala, no Ainulidalë, aqueles que vão além de seus desígnios, ainda sim, servirão como uma mera ferramenta de Eru para criar coisas ainda mais fantásticas. Ou seja, Melkor foi, na verdade, o inventor de Eru...
Quanto a questão das sombras, acho que existem duas, também, a sombra de Ungoliant pode ser vista como a mesma que Melkor: A sombra de Terror e Medo, e a outra da ausência de luz (vide Óptica, qualquer livro de física do 2º ano ^^)
 
Viajou nada, amigo... Tolkien viajou muito mais ao lidar com as "Sombras" de um modo quase físico, palpável.

Quando Ungoliant matou as árvores, toda Eä foi "engolida" por uma sombra densa, que abafou até mesmo os sons... Dentro da própria Ungoliant deu-se a entender que existia um Vazio dimensional dentro dela. É como se a sombra, em alguns locais, fosse a ausência de criação de Ilúvatar, espaços vazios na Criação... Afinal, existe maior expressão do terror do que a escuridão?
 
E sombra como a ausência da vida? Ausência não só do conhecimento mas de sentimentos e atos "iluminados"?

A sombra de Melkor era diferente da de Ungoliant? Por quê? Não vejo diferença em se tratando dos dois. Seria como tentar diferenciar o mal dos dois. Que a meu ver, são faces do mesmo Mal, egoísta em ambos.
A sombra destes só é diferente da ausência da "Luz" no Vazio, coisa que é um tanto contraditória após a chegada de Eru e dos Ainur.

Nusssss:eek::doido::babar: Doideira, né?
 
A sombra que Tolkien mostra muitas vezes é como se a inexistência fosse algo existente.
Um paradoxo, que vai além da compreensão da razão...

Assim como outros acontecimentos, como o "A magia élfica", a construção do mundo pela música dos Ainur... entre outros...

Tentar explicar com os conhecimentos adquiridos em nossa cultura, seria tentar ofuscar a profundidade do tema.
 
Também acho que não há diferença entre Melkor e Ungoliant. A Sombra é a mesma.

Então, haveriam duas sombras: a nossa sombra projetada, e a Sombra do mal.
 
Até o momento, dentro dessa discussão metafísica, está dando nisso! Mas ainda existe, como o elson disse, "um paradoxo"...
 
Mas eu penso que pode haver diferença. Melkor é mal "pq ele quer". Ungoliant é má pq isso é de sua natureza. Acho que e SombraMelkor pode ser alguma coisa mais voltada para um prpósito "x" do que a sombra de Ungoliant.
 
A sombra de Melkor era diferente da de Ungoliant? Por quê? Não vejo diferença em se tratando dos dois. Seria como tentar diferenciar o mal dos dois. Que a meu ver, são faces do mesmo Mal, egoísta em ambos.

Em suma, os dois são trevas e os dois são maus, mas há um aspecto que distingue um do outro, a racionalidade, Morgoth não teve nenhum de seus atos cometido por impulso, todos eles foram pensados e planejados, Ungoliant pelo contrário ege por impuldo, por instintos selvagens de devorar tudo o que existe, tanto que devorou a si própria.
 
Mas eu penso que pode haver diferença. Melkor é mal "pq ele quer". Ungoliant é má pq isso é de sua natureza. Acho que e SombraMelkor pode ser alguma coisa mais voltada para um prpósito "x" do que a sombra de Ungoliant.

Eu acho que não há diferença entre eles. Ninguém é mau porque quer ser mau. Se o Melkor é mau porque ele quer, é porque é da natureza dele ser mau.

E até o Melkor toma atitudes por impulso, só que a diferença é que ele costuma planejar mais e melhor do que a Ungoliant, que praticamente não planeja nada. Mas isso não distingue os dois quanto à sua natureza má, mas sim quanto à sua racionalidade:joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo