• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Sina de Túrin

Gui.

Usuário
Então Gwindor disse a Túrin: - Que o esforço se pague com esforço igual! Mas o meu corpo estava malfadado, e o teu é vão,pois os danos do meu corpo estão além do alcance da cura, e preciso deixar a Terra-média. E, embora tenhas meu amor,filho de Húrin, ainda assim lamento o dia que te salvei dos orcs. Se não fossem tuas proezas e teu orgulho,eu ainda teria o amor e a vida,e Nargothrond ainda resistiria um pouco mais. Agora,se me amas.deixa-me! Corre até Nargothrond e salva Finduilas. E por último te digo: só ela te separa da tua sina. Se não a salvares, tua sina não deixará de te encontrar. Adeus!

Eu lia esse trecho do silma, e estou com um dúvida agora:

Porquê a sina de Túrin seria 'destruída' se ele salvasse Finduilas? E qual teria sido o fim dele? :think:
 
Mais adiante você entende Gui. Não vou falar porque vai perder a graça, mas nesse capítulo mesmo você entenderá o que acontecerá ao filho de Húrin após ir atrás de Finduilas e que fim ele tem...

Se ele encontrasse ela viva, ele não ficaria nos bosques, não ficaria com a irmã e o que aconteceu com ele poderia não acontecer. Embora eu ache que a maldição de Morgoth à linhagem de Húrin cairia sobre ele de qualquer jeito.
 
Última edição:
A sina de Turin começou, se estabeleceu e se fortaleceu pelo orgulho desmedido do próprio Turin, pois ele sempre teve duas alternativas: ele poderia continuar a seguir o seu orgulho e, dessa forma, tentar se vingar de melkor e seus aliados, levando a desgraça para onde quer que fosse; ou se conformar com a sua humilde posição de mortal, embora valoroso, mas apenas um filho de Eru que não tinha poderes para enfrentar melkor.

Melkor sabia que não poderia amaldiçoar Turin simplesmente e de forma definitiva, pois todos os filhos de Eru (em especial a raça dos homens) tinham o livre arbítrio dado pelo Uno; assim, melkor teria que preparar "uma opção, que embora errada e insensata, parecesse ser a única possivel" aos olhos de Turin, fazendo com que o mesmo se amaldiçoasse ao não perceber que a ele também existia uma outra opção para seguir a sua vida. Para isso, melkor contou não apenas com o orgulho de Turin, mas também com o orgulho da mãe dele.

Se ele salvasse Finduilas, ele teria que abrir mão de seu orgulho e se conformar em ser um simples filho de Eru e ele sabia disso, contudo, ao encontrar o dragão (que usou toda a sua astúcia para a continuação dessa sina), Turin deixou seu orgulho falar mais alto e, assim, achou que poderia enfrentar o dragão, matá-lo e ainda por cima salvar Finduilas e o reino desta ao mesmo tempo; sendo considerado um grande herói por tal feito, tão grande quanto Beren...Mas obviamente isso não ocorreu, e assim ele decidiu partir e seguir o seu orgulho, que era uma das únicas coisas que lhe restavam, até o fim...
 
Última edição:
Creio que a maldição de Morgoth acompanharia sempre os filhos de Húrin.

Se Túrin tivesse tomado outras ações e não ter dado atenção ao seu orgulho, as desgraças não deixariam de acontecer, seriam somente de outras formas.
 
Ou, se ele conseguisse manter o orgulho sempre sob controle (o que NÃO é a cara do Turin) ele pudesse afastar o efeito da maldição.

Tolkien sempre me dá a sensação de que a maldição existe, mas só "pega" porque q pessoa deixa
 
Finduilas, se Túrin conseguisse amar uma elfa da mesma forma que Beren conseguiu, poderia mantê-lo num único lugar e assim, talvez, gerar uma outra linhagem de Meio-Elfos.


Tá!! Mas você vai me perguntar ou se perguntar: Porquê?? Como isso poderia acontecer??

A resposta não posso comentar pois pelo que disse no começo desse debate me impossibilita, para não estragar sua leitura e que você tire suas próprias conclusões. No entanto, adianto que minha resposta seria baseada em conclusões minhas, meramente, mas é uma coisa que poderia acontecer, e isso para não citar a História de Huor e Tuor.

Há uma outra elfa no passado de Túrin, chamada "Nellas", e pelo que dá para supor da idéia dele quanto à elas, elfas, é que não mereciam sua atenção, visto que ele era filho de um grande guerreiro e Senhor dos Homens, e também descendente de Beren... Ou seja, o mau de Túrin era o orgulho herdado de Morwen, adianto, assim como seu amor por ela!
 
é..... Tô precisando reler o Silmarillion... Mas agora q eu estou no "As Duas Torres"! Então vai demorar pra voltar pro Silma! Mas juro que vou fazer um caderno de anotações pra discutir aqui com a mesma qualidade que vocês!
 
Na minha opinião, para os filhos de Húrin, a concorrência era desleal.
Não dá pra lutar contra Melkor de igual pra igual. Acho que o Túrin fez o melhor que pode dentro do seu alcance, dentro da sua personalidade e da época que vivia.
 
É, e além da sina instituída por Melkor, temos que nos lembrar do orgulho que ambos os filhos de Húrin herdaram de Morwen. E esse orgulho foi justamente a "ferramenta" que possibilitou que a sina se concretizasse.

Se Morwen tivesse sido um pouquinho menos orgulhosa e tivesse permanecido em Doriath, se Túrin tivesse sido um pouco menos orgulhoso, talvez o desfecho tivesse sido diferente. Sob este prisma, Finduilas era justamente aquela que representava a "queda" do orgulho de Túrin e assim talvez fosse a sua salvação. Se acreditarmos que seria possível escapar da maldição de Melkor.
 
Concordo com todos quanto ao orgulho de Turin ter sido a ferramenta usada por Melkor pra realizar suas maldições...
Porem não foi apenas isso...
O poder de glurung sobre niniel e Turin foi de grande influencia, Turin iria salvar Finduilas sim, porem ao encarar Glaurung foi submetido ao poder do dragão e caiu em suas mentiras...
E se ele salvasse Finduilas, não teria deixado de haver maldição nem conclusões funestas, apenas mudariam de forma...
 
Conforme disso o nosso amigo Húrin, o mal do Túrin era seu orgulho. Ouso dizer que nem mesmo Níniel recebeu dele todo amor que uma esposa deveria receber de um marido. Da mesma forma, apesar do fato já exposto sobre Túrin não ir para os bosques caso ficasse com Finduilas, nada impede que ele continuasse a ser domado pelo orgulho e teimosia mais uma vez e fizesse outra loucura e, quem sabe, até se encontrasse novamente com a irmã e acontecesse de novo o que aconteceu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo